Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Vlk disse:
2 Ligas dos Campeões
2 Ligas Europa
2 Taças Intercontinentais
Uma infinidade de títulos nacionais

Nem ele próprio conseguiria estragar o trabalho da sua vida.

É preciso ter-se muita, mas mesmo MUITA, falta de noção da História do Porto e do futebol mundial para se dizer que 4 anos estragam os 30 anteriores. Nem 10 anos sem ganhar nada o fariam, nem 20.....
Eu por esses títulos já lhe dei os parabéns...
não vou é passar uma vida a agradecer-lhe por tudo o que fez.

Já agradeci vezes suficientes...

Neste momento quem gravita à sua volta não merece que eu continue a aplaudir todo o mal que têm feito ao clube.

Que vá festejar com o filhinho, com o pinho, com o mendes, e com o nes...

Agora vou aguardar.. pelo seu agradecimento ao clube e aos sócios  pela vida recheada de luxos e fartura que esta presidência lhe  permitiu ter.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,804
28,127
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Pois a mim confesso que NAO me custa nada dar os parabéns.

Não podemos permitir de forma nenhuma que os últimos anos manchem um trabalho impensável, inacreditável.
O Presidente está de parabéns por uma obra extremamente difícil de fazer neste país salazarista e centralista ao cumulo.
Não pode haver um Portista que não entenda e perceba a profundidade da obra de Pinto da Costa, foi algo irrepetível.
Está na historia por mérito próprio, na historia mas não a regional, não a nacional, está na historia MUNDIAL.
É um marco, por si só é uma referencia e será sempre uma referencia.

Está de parabéns e merece-o, não pode haver quem não reconheça isto, simplesmente não pode.

Agora falhou na percepção e visão deste ultimo ciclo, entrámos há 5 ou 6 anos numa nova fase do futebol e até é do país e o Presidente falhou redondamente. Na minha opinião falhou por um misto de falta de visão do que é este moderno que se avizinhava e de razões internas de questões de interesses internos.
E com a resistência em perceber o mal que fez está-nos a fazer ainda mais mal...gostava muito que o Presidente percebesse duma vez por todas que tem que se aguentar às consequências pessoais (sejam elas quais forem) e sair do clube o mais depressa possível, pelo bem do clube. Não mostra capacidade para ser solução e cada vez que se mexe ou fala arruina mais o pouco que resta de paz neste clube.

Que perceba com urgência que o timing actual do futebol exige soluções novas, gente com novos contactos, com novas valências que diversifique os investidores e as parcerias, precisamos de gente nova, com nova ambição e novas competências...é evidente que o seu velho manual já não funciona, seja porque está preso por todo os interesses que foi semeando ou porque deixou o clube chegar a um ponto lastimável ou porque não soube quanto a mim responder adequadamente ao maio embuste politico do futebol que foi o Apito Dourado ou porque simplesmente o futebol mudou a uma velocidade que um Homem de 79 anos não consegue acompanhar...ou tudo junto...pouco importa, o que importa é que saia e entregue o clube aos adeptos, precisamos de novo sangue, precisamos que a actualidade e os tempos modernos entrem no clube, abram as janelas e deixem um novo ar entrar no Dragão.

Nunca perdoarei o que fez e permitiu ser feito nestes últimos anos, mas NUNCA deixarei de reconhecer o que fez pelo clube, e por isso Parabéns e um profundo agradecimento por tudo de bom que deu ao clube.

FCPorto sempre...a UNICA voz verdadeiramente livre, corajosa e com orgulho próprio neste país profundamente retrogrado. O país que se cuide porque quando o Dragão voltar a ter voz, quando as suas palavras voltarem a fazer sentido e mobilizar o povo...que se cuidem porque nada voltará a ser o mesmo.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

12.684 DIAS DE PINTO DA COSTA

É oficialmente o presidente com a maior longevidade de sempre no futebol mundial

Jorge Nuno Pinto da Costa está há 12.684 dias na presidência do FC Porto, revela a edição desta sexta-feira do jornal “O Jogo”, registo que o torna o presidente com a maior longevidade de sempre no futebol mundial – já era o presidente com mais títulos da história do futebol –, superando oficialmente o espanhol Santiago Bernabéu, que de acordo com os números ocupou esse cargo no Real Madrid durante 12.683 dias.

Pinto da Costa tomou posse como presidente a 23 de abril de 1982, que é o mesmo que dizer que já está no cargo há 34 anos, oito meses e 19 dias, tendo sido reconduzido 12 vezes ao longo deste tempo. Mas o percurso de Pinto da Costa no FC Porto vai muito para além destes quase 35 anos como presidente do clube, pois acumulou quase 20 como seccionista, diretor e chefe do departamento de futebol. Se já era o presidente mais titulado à escala mundial, a partir de agora é também o que ocupa esse cargo há mais tempo.

Ora, no que diz respeito a troféus, os 58 que já ergueu no futebol profissional são um registo ímpar. Duas Taças Intercontinentais, duas Ligas dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 20 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças, eis o pecúlio de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

KB24

Arquibancada
11 Janeiro 2017
319
0
Cuidado com as gratidoes eternas.

Cada um tem os seus principios e a sua forma de ver as coisas como é evidente. Falando por mim, sou pouco dado a gratidoes eternas. Nao sou ingrato, muito longe disso, e nao é por acreditar pouco nas "gratidoes eternas" que o passarei a ser.

PdC fez imenso pelo clube mas tambem ganhou muito com o clube. A vida boa e tudo o que tem deve isso ao FC Porto. Nao é nenhum coitadinho que sacrificou riqueza pelo clube. Longe disso. Foi uma win win situation para ele. Levou o clube a patamares altos ao mesmo tempo que foi enchendo os bolsos (creio que nao ha mal referir isto, até porque somos todos adultos o suficiente para o perceber).

Os titulos que ele conquistou jamais serao apagados da minha memoria. A forma como ele defendia o clube tambem nao esqueço.

Mas infelizmente, isto tudo é passado. Hoje, mais que nunca, os interesses sao encher os bolsos aos familiares e compadres. Arranjar mulheres novas. Dormir nos camarotes. Sorrir apos um mau resultado.

Depois, o facto de se agarrar ao poder desta maneira, nao conseguindo reconhecer que esta inapto para tal funçao (normal, a idade nao perdoa) demonstra ganancia e pode-se legitimamente questionar e desconfiar das razoes.
Amor ao clube nao sera de certeza.

Todos sabem (ou deveriam saber) que quando se perpetua uma liderança até à hora da morte é um pessimo sinal. Exemplos nao faltam. Nao no futebol necessariamente, mas vale para tudo.

Ao mesmo tempo que fez muito pelo clube, tambem o clube sofreu muito à custa dele. E ainda sofre.

Nunca soube separar a vida privada da vida do clube. Teve sempre aquela necessidade de mostrar as suas novas "aquisiçoes" em publico. E Deus sabe o quanto essas suas damas foram um problema para o FC Porto (que é o que me interessa... se foram problema para ele é-me indiferente nem tenho nada a ver com isso).

Hoje temos um clube numa situaçao financeira caotica (nao me interessa a casa dos outros) quando tinhamos tudo para ser mais pujantes que nunca e nao assistirmos ao que estamos a assistir. E se chegamos a este ponto o responsavel chama-se Pinto da Costa.

Se PdC tivesse tido o bom senso de nao se recandidatar e ir aproveitar a reforma deixando o clube seguir a sua vida. Neste momento, mesmo frustrado com os seus ultimos anos e a situaçao financeira deixada, pelo menos teria demonstrado honra e respeito pelo clube. E quanto a mim, mesmo que escaldado, ainda teria o meu respeito.

Mas a partir do momento em que ele decide continuar e perpetuar-se no poder, é finito. Com isto demonstra que o seu interesse nao é o clube de maneira alguma. Com isso demonstra que o seu interesse é continuar no poder e viver sossegadinho no trono e os beneficios derivados a isso. Com isso vamos continuar à mercê das sanguessugas, com o seu Filho na primeira fila, que vao definitivamente sugar o que (pouco) que resta ao clube. E responsavel disto é e vai ser so um: Pinto da Costa.

Por isso nao me venham falar em gratidoes eternas.

Se um dia um estranho qualquer salvar a vida ao vosso Filho vocês vao sentir uma gratidao enorme a esse senhor. Iram dizer-lhe "estarei-lhe eternamente grato, você salvou a vida ao meu filho".
Passado uns anos, esse senhor viola o seu Filho.
Em que é que ficamos? Continuam eternamente gratos por lhe ter salvado a vida?

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Parabéns @KB24 e a todos os outros que têm a clarividência de saber pesar e separar as coisas.

Pinto da Costa foi mais do que parabenizado por tudo o que conquistou, diria até que demasiado, pois já  fui um dos que já andou com ele ao colo.
Viciou-se no poder e em outras coisas.
O sinal maior da sua inteligência teria sido saber sair, não soube, não quer saber.
Está viciado, agarrado, perdido.

O clube está sem líder, está em modo de auto-destruição avançada, ele está a ser o problema principal do clube e aqueles que não conseguem ver isso e diferenciar o Pinto da Costa dos oitentas ou noventas com este de hoje são tão problema quanto ele.

Os números, os factos estão aí, mais do que nunca estão acessíveis.
Crus.

Quem grita olé, incentivado por quem pertence à máquina destruidora, é tão culpado quanto eles.
Há que saber diferenciar as coisas.

Há uma realidade, construída também por Pinto da Costa, com a qual é preciso lidar.
Porque não vai ser ele a resolvê-la, foi ele a criá-la e está a mantê-la, com punhos de ferro.

20 Março 2015
3,017
859
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Eclipsisboy disse:
De que te interessa a conta bancária dele? A mim interessa-me os títulos que ele já nos deu a ganhar! E que vai continuar a dar!

Agora o ganha sempre e o acerta sempre não existe! Existe sim o ganha mais vezes e acerta mais vezes! E esse, quer queiram quer não é Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa!
Interessa-me na medida em que é dinheiro roubado ao clube.

KB24

Arquibancada
11 Janeiro 2017
319
0
Eclipsisboy disse:
De que te interessa a conta bancária dele? A mim interessa-me os títulos que ele já nos deu a ganhar! E que vai continuar a dar!

Agora o ganha sempre e o acerta sempre não existe! Existe sim o ganha mais vezes e acerta mais vezes! E esse, quer queiram quer não é Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa!
A conta bancaria dele, mesmo que uma parte muito muito pequena, tem la dinheiro resultante do suor de trabalhadores portistas que amam o clube e lhe dao dinheiro.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,584
98,982
Bruno 99 disse:
Há um forista (que não os habituais "bem informados") que se quiser "abrir o livro", terá muito a dizer acerca das guerras entre Antero Henrique e Alexandre Pinto da Costa.
Venha de lá essa informação!

Sei é que, com essa guerra, o clube é que perdeu, e não me parece que tenha ficado melhor com a saída do AH...

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Antero é e sempre foi polémico, controverso, entre os Portistas.
Nunca devia ter alcançado tanto poder, nunca devia ter tido tanta liberdade e devia ter sido responsabilizado por muita asneira que fez.
Porque foi mais do que recompensado pelo bem que fez.
Foi mais um a fomentar a corrida para este precipício.

Alexandre nunca devia ter sido levantada a poribição de entrar nas instalações do FC Porto.

Culpa de todas estas situações é de Jorge Nuno Pinto da Costa.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Como se vê agora, percebe muito de futebol... percebe!!!
Teve condições internas que provavelmente nenhum outro terá (o caos no regime por anos)...

Eu já pensei como  muitos e idolatrava o homem...
Quantas as vezes ele passou por mim junto à praia (a última vez com a carolina), quantas as vezes colegas queriam cumprimenta-lo e eu dissuadia com um "respeita o homem, deixa-o passear livremente"...

Esse era o meu respeito e consideração por Pinto da Costa!

Não sei que "nomes" ele perdeu e que realmente levava o FCPorto para a frente... e ninguém desaprende assim...
Esses que o acompanhavam é que tiveram o maior mérito... essa é uma conclusão lógica olhando ao amadorismo como tem gerido o FCPorto!!!

Será que no dia de hoje seria capaz de andar a pé livremente no meio de milhares de adeptos como o fazia no passado?

Não me acredito que tenha coragem, a mascara caiu...

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,654
386
Felicitar o presidente por este marco na sua vida não me faz confusão nenhuma, o mérito é todo dele.
Estes últimos 3 anos e os 3 que faltam para acabar o mandato não vão, nem podem, manchar o trabalho de uma vida. O mais certo é que saia pela porta pequena ou até corrido, mas vai ser sempre lembrado como o arquitecto do FC Porto moderno, europeu e ganhador.

Vitor M

Arquibancada
11 Março 2012
198
21
52
Trofa - Porto
Vieira_Amares disse:
Pelos últimos 30 anos merece uma estátua à porta do Dragão e que mudemos o nome do estádio para o seu nome.

Pelos últimos 3 merece ser corrido!

Tão simples quanto isto!!
Melhor comentário, para visualizar os 30 anos de Pinto da Costa !

Duraes

Bancada lateral
10 Março 2012
860
31
Obrigado KB24 por um post tão lúcido que espelha na plenitude exatamente o que penso.

Cada um com a sua opinião, somos livres de pensar como bem entendemos, por isso eu digo-o sem qualquer pejo que me resuco a dar os parabéns a PC.
Foram 30 anos maravilhosos, onde tudo conquistámos (é preciso lembrar que PC não foi o único responsável por isso), no entanto estes 4 anos deitaram tudo por terra e jamais terei o respeito ou admiração que outrora tive por este senhor. O FCP está no fosso, e esse fosso será ainda maior quando PC e companhia deixarem o clube. Se vivemos dias negros, então esses serão ainda piores, porque não será mais possível esconder todos os danos que têm sido feitos.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Parabéns FC Porto por teres o presidente com maior longevidade no cargo.

Parabéns Portistas por em 1982 terem sabido escolher o homem certo.

octavio

Superior
31 Agosto 2016
38
0
Por vontade que tivesse de dar os parabéns não consigo depois de estar a destruir tudo que criou  não tem esse direito o clube é dos sócios não seu presidente , por favor saia pelo seu próprio pé ainda é tempo se continuar vai sair não pela porta pequena mas sim por um túnel muito estreito o Senhor e seus pares acorde presidente como tal não posso dar os parabéns outra hora seria o primeiro a dar   

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,804
28,127
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Infelizmente temos 364 dias do ano para nos queixar e pedir a demissão a um Presidente que há anos que devia estar longe da direcção do clube, hoje é um dia único, é um marco irrepetível que muito dificilmente alguém o irá ultrapassar e isso tem que ser assinalado.

O Mundo de presidentes de futebol é um mundo estranho, não é um mundo de caridade, eles ganham muito bem, mas a pressão, a exigência, a visão que é necessária para lá estar com muito sucesso está ao alcance apenas duma elite minúscula, é ISTO que este dia representa, é importante que nós os Portistas tenhamos o bom senso de perceber isto. Este dia não é apenas 13/01/2017, este dia representa décadas acumuladas que levam Pinto da Costa ao nível de lenda do futebol.
Hoje não podemos nos aprisionar pelo presente, porque hoje assinala-se algo intemporal, um dia mais tarde vamos ter a percepção correcta do que este dia representou e tenho a certeza que vai haver portistas que vao lamentar não o terem percebido hoje.

Eu tenho sido o critico numero um de Pinto da Costa, tenho adjectivado a sua presidência nos ultimos anos com palavras muito pouco simpáticas, acho que é mesmo inaceitável o que anda a fazer e perpetuar e estou absolutamente convicto que o futuro do clube passa pela sua demissão, agora isso HOJE não me impede de perceber que este é um dia único e simbólico do que foi o FCPorto nas ultimas décadas.

Infelizmente o Presidente que hoje comemoramos já "nao existe" e hoje sobra a sombra dalguem que foi grande e muito melhor que os outros e resta apenas a silhueta dum Homem que nao soube prever o futuro e sair na altura correcta para ele e para o clube.

Se por alguma razão absurda o Presidente estiver a ler, um abraço de parabéns e agradecimentos presidente, Eu não tenho duvidas que se eternizou. Agora por favor, saia, e deixe-nos salvar o clube.
Se por alguma