Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,804
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Mike_Walsh disse:
Não perdemos o tri. Seria o Bi. Tínhamos ganho o de 89/90, mas perdido o anterior.
Exacto. Dei-me conta logo depois que me tinha enganado. Não sei o porquê de ter dito que perdemos o tri. Eles tinham ganho em 89, com imensos jogos a serem ganhos por 1-0 e o Vata a ser bola de prata, e nós em 90.

Tiaguinho

Superior
29 Agosto 2016
66
65
Mike_Walsh disse:
A mística e tal é muito bonita, mas não podiam dar outro exemplo?
A sério que ninguém sabe quem foi o Geraldão e o que é que ele fez?
O GEraldão simplesmente deixou-se corromper, oferecendo a vitória ao Benfica no Campeonato Nacional de 1990/91 - aquele dos golos do César Brito no Estádio das Antas, já devem ter ouvido falar...
Nao postei por ser o Geraldao mas pelo conteúdo... Enfim, mesmo em relação a esse episódio ele diz que e mentira! Eu sinceramente não sei se e verdade ou não!

MF – É verdade que assinou um pré-contrato com o Benfica em 1991?
G – Mentira pura! Isso nunca aconteceu, jamais. O que se passou foi isto: eu estive quatro temporadas no FC Porto, quase sempre como titular, e nunca fui aumentado nem convidado para renovar. Só a dois meses do final do contrato é que o presidente Pinto da Costa me fez uma proposta.

MF – E não aceitou?
G – Não. E arrependo-me até hoje. Nesse momento faltou-me cabeça fria ou ter uma conversa tranquila com a direção. Não estive bem com o clube e o FC Porto não merecia, pois sempre fui tratado de forma maravilhosa. De repente surgiu uma proposta do PSG e o senhor Pinto da Costa aceitou. Fiquei a dever aos adeptos e aos meus colegas uma saída de outra forma.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,672
99,243
Em Braga assobia-se a equipa...que tem mais pontos nesta altura do que na época passada. O que diz o seu presidente sobre isso? "Os adeptos têm a sua razão em assobiar".

Isto no Braga!!! Num clube que conquistou a taça de portugal e que se consolidou como o quarto grande em Portugal a grande distância dos outros.

Por aqui temos um presidente que ataca quem assobia e adeptos que atacam os adeptos que assobiam...num clube que não ganha NADA DE NADA no futebol há três anos!

A sério, ACORDEM crl!!! Envergonha-me esta postura do Presidente e desses adeptos. É típico de equipas pequenas.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,672
99,243
Os assobios desaparecem quando o clube voltar ao que era e deixar de ser a brincadeira que é actualmente, simples, simples, simples.

M

Mike_Walsh

Guest
Tiaguinho disse:
Nao postei por ser o Geraldao mas pelo conteúdo... Enfim, mesmo em relação a esse episódio ele diz que e mentira! Eu sinceramente não sei se e verdade ou não!

MF – É verdade que assinou um pré-contrato com o Benfica em 1991?
G – Mentira pura! Isso nunca aconteceu, jamais. O que se passou foi isto: eu estive quatro temporadas no FC Porto, quase sempre como titular, e nunca fui aumentado nem convidado para renovar. Só a dois meses do final do contrato é que o presidente Pinto da Costa me fez uma proposta.

MF – E não aceitou?
G – Não. E arrependo-me até hoje. Nesse momento faltou-me cabeça fria ou ter uma conversa tranquila com a direção. Não estive bem com o clube e o FC Porto não merecia, pois sempre fui tratado de forma maravilhosa. De repente surgiu uma proposta do PSG e o senhor Pinto da Costa aceitou. Fiquei a dever aos adeptos e aos meus colegas uma saída de outra forma.
Mas isso é mentira. Caso contrário, ele que era o melhor jogador e marcador, por que razão saiu da equipa à 21.ª jornada quando o Porto estava em primeiro, foi mandado para o Brasil e só regressou 2 meses depois quando o Porto já estava em segundo? O próprio Benfica confirma que é verdade e não tinha nenhum interesse nisso.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,987
30,413
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Fil disse:
Gostava de entender o porquê de para ti, coisas como a mistica são paneleirices. Acho que é de dominio publico, que uma das grandes vantagens que nos permitiu dominar o futebol portugues de forma flagrante como o fizemos, foi essa mistica. Mistica é união, é compreender o meio onde estamos inseridos, é toda a gente se sentir rodeada de um ambiente de grande fervor clubistico, gerado pelos que estão no clube há mais tempo e que vão passando a mensagem, e por os interesses do clube acima dos individuais. @Regod
Não gosto de místicas e coisas assim.

Para mim não me entra esses adjetivos recentes.

Ter jogadores da casa que ensinem os mais novos é normal e essencial em qualquer desporto.

Na nba tens atletas com anos de casa que ensinam os mais novos não é por isso que chamam de mística.
É o processamento normal que aqui foi preferido em favor do dinheiro e interesses pessoais

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,804
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Regod disse:
Não gosto de místicas e coisas assim.

Para mim não me entra esses adjetivos recentes.

Ter jogadores da casa que ensinem os mais novos é normal e essencial em qualquer desporto.

Na nba tens atletas com anos de casa que ensinam os mais novos não é por isso que chamam de mística.
É o processamento normal que aqui foi preferido em favor do dinheiro e interesses pessoais
Não são adjectivos recentes. Tem décadas.

Se o teu problema é apenas com a nomenclatura que se atribui, então isso é apenas questão de pormenor, porque o essencial está lá, e acabaste de dar conta disso mesmo.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
emm84 disse:
Na final de Tóquio, palavras de Geraldão numa entrevista em 2012..

«O presidente e o capitão decidiram que íamos jogar de manga curta, para não demonstrar fraqueza. Foi uma decisão que o grupo aceitou e lá fomos nós!»

Descubram as diferenças..
Em 2004 foi igual, quando fomos a Moscovo. Estavam uns 12 graus negativos. Tudo a meter camisolas compridas, luvas, gola alta, e o Bicho a querer jogar de manga curta.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,987
30,413
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Fil disse:
Não são adjectivos recentes. Tem décadas.

Se o teu problema é apenas com a nomenclatura que se atribui, então isso é apenas questão de pormenor, porque o essencial está lá, e acabaste de dar conta disso mesmo.

Não gosto da palavra, nao é nada de mais é algo que para qualquer equipa devia fazer se quer ter sucesso.

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,703
2,335
Conquistas
4
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Vlk disse:
Se não conseguem ter voz o problema é deles próprios ou dos outros? Também não precisamos de alguém que não tenha voz.

Uma certeza: Rui Moreira ou Fernando Gomes (fpf) dificilmente não ganhariam umas eleições contra esta Direcção.
Não tenho opinião sobre o F.Gomes, mas o Rui Moreira é demasiado certinho para o futebol. É preciso alguém capaz de combater nos bastidores o dominio encarnado.

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,703
2,335
Conquistas
4
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Fil disse:
Gostava de entender o porquê de para ti, coisas como a mistica são paneleirices. Acho que é de dominio publico, que uma das grandes vantagens que nos permitiu dominar o futebol portugues de forma flagrante como o fizemos, foi essa mistica. Mistica é união, é compreender o meio onde estamos inseridos, é toda a gente se sentir rodeada de um ambiente de grande fervor clubistico, gerado pelos que estão no clube há mais tempo e que vão passando a mensagem, e por os interesses do clube acima dos individuais. @Regod
Mas a mística não é só na equipa, era algo que transpirava pela direcção, pois quem mandava no clube tinha jogo de cintura e inteligência de perceber onde estavam os centros de decisão e como os trazer para Norte. Veja-se quem manda na liga, na federação e nos conselhos de arbitragem hoje.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,804
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
nwnp disse:
Mas a mística não é só na equipa, era algo que transpirava pela direcção, pois quem mandava no clube tinha jogo de cintura e inteligência de perceber onde estavam os centros de decisão e como os trazer para Norte. Veja-se quem manda na liga, na federação e nos conselhos de arbitragem hoje.
Acho que estás a misturar as coisas.

Primeiro, claro que a mistica vem de cima, de quem manda. Veio de Pinto da Costa e de José Maria Pedroto.

O resto que dizes acho que não tem a ver com mistica, mas sim com outras coisas, como mexer-se bem nos locais proprios.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,858
28,262
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
apocalypto disse:
Os assobios desaparecem quando o clube voltar ao que era e deixar de ser a brincadeira que é actualmente, simples, simples, simples.
Apocalypto, acho que nunca é demais referir...existe uma desilusão que leva a assobios, mas grande parte também se deve ao facto da direcção e o Presidente se esforçar para que os adeptos sejam ignorados.
Não há plataforma para dirigires as justas criticas, estão todas manipuladas, é um faz de conta constante, cortam as pernas aos adeptos em todo o lado, até as eleições foram montadas para esconder e dificultar a critica.
Temos um clube onde a grande preocupação da direcção e do Presidente é não dar voz aos adeptos, não os ouvir, não haver nenhum assumir de culpas e responsabilidades e isto acumula-se, acumula-se, gera um mau estar um sentimento de injustiça tremendo...o que resta para extravasar? O que acontece num reino onde se tenta calar tudo? Onde se finge uma paz podre?
Repara nisto...depois de mil achaques jurar que não havia problemas e que era tudo invenção de benfiquistas e de falsos adeptos, sai um Homem de 26 anos no clube, com alta relevância e numa altura altamente critica do clube...qual o respeito pelos adeptos? "Sai por razoes pessoais". Ou seja, "engulam isto! E Caluda!".
Seja desacautelado falar mais sobre o tema ou não, não há qualquer respeito pelos adeptos, nao há respeito pelo facto de jurarem que é tudo invenção dos media do regime e que só os maus adeptos engolem e depois afinal era verdade, e nao há respeito porque os adeptos nao merecem a mínima comunicação a mais pequena palavra.
Saiu um director MUITO relevante de vinte e tal anos no clube!
Isto é um perfeito exemplo do que o clube é hoje...a direcção criou e aumenta todos os dias um abismo entre o clube e os adeptos, uma distancia impensável, e vê os adeptos sem outlet, sem para onde se virarem, os adeptos do FCPorto nem têm na claque quem os represente!!!!!!!!!!! nem isso têm!!!!! A claque representa o braço armado dos interesses da direcção, nao representam nada dos adeptos e perante tudo isto como reage? Perante o abandono total a que votou os adeptos como reage?...queixa-se dos assobios...
A sério este Presidente já ultrapassou todos os limites possíveis, todos! O que ele tem feito e dito nestes últimos anos MUITO dificilmente terá alguma vez perdão!

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Miguel Alexandre disse:
Não há plataforma para dirigires as justas criticas, estão todas manipuladas, é um faz de conta constante, cortam as pernas aos adeptos em todo o lado, até as eleições foram montadas para esconder e dificultar a critica.
Por isso e que o Pinto da Costa so sai quando quiser. Nao acredito que ninguem serio, com intencoes de ganhar, concorra contra ele... Seria humilhado na praca publica...

(desculpem a falta de acentos, e teclado ingles)

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,975
12,203
apocalypto disse:
Haja dedicação. qualidade, compromisso e luta que podem vir algumas derrotas mas os assobios deixarão de existir.

Agora quando na bancada um adepto vê de uma forma gritante problemas que se perpetuam e parece que ninguém intervém, os assobios vão continuar a existir.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,804
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Miguel Alexandre disse:
Corro o risco de ser mal interpretado, mas o que nos faz falta não é colocar estas palavras em lado nenhum!

(...)
No geral, concordo.

O Cube tem de modernizar-se, concordo com uma grande melhoria na gestão da nossa imagem em termos de marketing. Na minha opinião, tem de assentar a edificação do projecto e da estrutura, numa base de, visão estratégica, humildade, simplicidade e trabalho, traduzida na "mística", na vontade inesgotável de vencer, no aproveitamento da sua formação, e na máxima exploração de todos os mercados, quer em termos de marketing, quer em termos de aquisições de jogadores. Hoje em dia, só contratamos jogadores e treinadores associados ao empresário x e y, e apenas em nichos muito limitados de mercado. Isto tem de acabar! Temos de criar condições para ter outra vez várias referencias, e um balneário forte, mas para isso é necessário que antes tenhamos gente capaz de implementar novamente essa mentalidade. Com tudo isto, os grandes jogadores que temos, e viremos a ter, terão outra vez condições para explodir e para potenciar o nosso modelo económico-desportivo. Voltaremos a atrair os melhores jogadores, e o ciclo repetir-se-à. Também convém ter treinadores capazes!

Olho para o Barça, e vejo um modelo. A La Masia. Hoje em dia, têm na equipa vários jogadores da formação. É verdade que ultimamente não têm ascendido muitos à equipa principal, mas para entrar naquela equipa é preciso ter muito valor, é sem duvida muito complicado. Piqué, Sergi Roberto, Busquets, Alba, Iniesta, Messi. 6 na equipa principal. E já saíram Puyol, Xavi, Valdés, Pedro, e Fabregas. Com estes faria um 11. Poderiamos apostar forte na formação para ter uma identidade forte. E para mais, tendo o Barça outra capacidade financeira que não temos, é mais vital para o FC Porto apostar no crescimento das camadas jovens.

Não sou favorável em apostar na formação só porque sim, acho é que deveríamos apostar forte para no futuro tirar mais dividendos, e fornecer a equipa principal com jogadores capazes de envergar a nossa camisola. Ou pode ser apenas uma questão de aproveitar esses talentos. Algo que acontece muito pouco agora. Claro que nem todos terão o que é preciso, e haverão oportunidades que não deverão ser rejeitadas, por isso, nesses casos há que explorar os mercados espalhados por esse mundo fora, e contratar assertivamente, em prol do clube, sem pensar nas carteiras de cada um.

Independentemente disto, aceito outros modelos de gestão, desde que sejam proveitosos, desportiva e financeiramente, para o FC Porto.

O "Somos Porto" neste momento é uma tanga, porque é só de boca, e na prática não se vê nada. Não tem efeitos práticos. Mas essa mensagem teria impacto, se neste momento fossemos muito fortes. Não sendo, são apenas palavras que ninguém leva a sério. Atenção que eu não sou particularmente favorável à frase em si, ou a outra qualquer do género. Poderia nem existir, a verdadeira mensagem que tem de passar é a de que estamos bem vivos, fortes, e com capacidade para ombrear e eventualmente sermos mais fortes que os nossos rivais como vinha a ser hábito, e a fazer boas campanhas na Europa. Isso só se consegue com liderança, e com ela um discurso forte, para adeptos e adversários.

Não temos isto porquê? Em grande parte por aquilo que dizes e criticas em relação ao Presidente.
Não soube delegar os poderes, e perdeu o controlo. A politica de contratações passou a ser um caos, as comissões o pão nosso de cada dia, e aqui chegamos. Não soube sair de cena. Quis manter-se no topo, e dar a outros os poderes, pensando ele que ninguem se aproveitaria. Ou não, sabe-se lá... Passou a ser uma pessoa mais interessada com o seu umbigo e o dos seus amigos, do que com o FC Porto. E é isto que não tem perdão, mesmo tendo ganho tudo e mais alguma coisa durante 30 anos, e nos colocado no patamar a que chegámos, nada justifica se aproveitar desse facto para encher a barriga, fazendo-nos passar por parvos, que é como me sinto perante as entrevistas dadas, e intervenções de vez em quando, só quando lhe convém. Ao fim e ao cabo, a falta de liderança é contagiosa, e passa para adeptos, treinadores, e jogadores. Todos sentem, e isso reflecte-se no resultados que a equipa obtém.

M

Mike_Walsh

Guest
Filipe01 disse:
Haja dedicação. qualidade, compromisso e luta que podem vir algumas derrotas mas os assobios deixarão de existir.

Agora quando na bancada um adepto vê de uma forma gritante problemas que se perpetuam e parece que ninguém intervém, os assobios vão continuar a existir.
Os assobios vão existir sempre. Já existiam e numa quantidade incrível quando o Porto era Campeão Europeu e Mundial.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Não sei se os colegas portistas estão a par do escândalo inglês denunciado pelo The Telegraph. Começou com uma história a resultar na demissão do ex-selecionador inglês Sam Allardyce, no mesmo dia que foi publicada.

Continua com vídeos de verbas que elementos da equipa técnica do QPR e do Barnsley aceitaram para facilitar negócios com um pretenso fundo de investimento.

Comissions em inglês, comissões em português, LOL.

(existem mais referências a isto no tópico da Premier League...)

No Brasil também sobejam relatos da existência de esquemas mais do que banalizados em que terceiros ganham lucro sobre propriedade de clubes, especialmente nas transferências de jogadores. Com tentáculos que já se estendem aos jogadores de formação (é ver do recente negócio Gabriel Jesus quanto sobrou para o Palmeiras...)

Diz o sábio povo que nas costas dos outros vemos as nossas. Acrescento que qualquer semelhança do acima referido com a nossa realidade dificilmente será coincidência.

Trago este assunto a este tópico pelo seguinte: estes esquemas, que vamos sabendo também acontecer no nosso clube, são uma pratica generalizada e parecem ser o código da estrada no mercado de transferências de jogadores.

Óbvio que é um problema, que nos está a afetar sobremaneira, nós que nos financiamos na última década quase em exclusivo por este canal.

Compete a quem ter o nosso máximo poder encarar este problema também como uma oportunidade de corrigir as coisas.

E se demorar muito tempo, a partir de certo ponto #somoscumplices, e não vitimas...

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,139
757
Draconem disse:
Em 2004 foi igual, quando fomos a Moscovo. Estavam uns 12 graus negativos. Tudo a meter camisolas compridas, luvas, gola alta, e o Bicho a querer jogar de manga curta.
Nessa temporada também acabamos a primeira jornada da Champions com apenas um ponto, depois de, como este ano, termos empatado em casa com o adversário "médio" (nem o mais complicado nem o mais fraco) e termos perdido em Inglaterra.
Não ganhamos até à 5ª jornada.. chegamos lá só com 2 pontos.
E depois ganhamos na Rússia e ao Mourinho em casa.. passamos em 2º com mais um ponto do que o CSKA.

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,703
2,335
Conquistas
4
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Fil disse:
Acho que estás a misturar as coisas.

Primeiro, claro que a mistica vem de cima, de quem manda. Veio de Pinto da Costa e de José Maria Pedroto.

O resto que dizes acho que não tem a ver com mistica, mas sim com outras coisas, como mexer-se bem nos locais proprios.
Só te mexes bem se tiveres interesse e motivação em fazê-lo. Se só ocupares cargos para ter o teu ao fim do mês...é o que a actual direcção faz, vivem para a comissão, não para o clube.