Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,091
Só vejo uma explicação para isto.

PdC, está com o rabo (muito) preso. Podia-se ir embora, mas não lucrava. Assim, ficou, abdicou de defender o clube e contratou os treinadores convenientes para as negociatas para assim poder gerar milhões em prol dele e dos seus.

Pelo que fez no passado, acha-se intocável, e, em troca de muito dinheiro, passou a borrifar-se para o clube e nem sequer se importa de sair com o nome na lama. Familiares, amigos, claque (para protegê-lo), etc, etc, etc, anda tudo a ganhar dinheiro, muito dinheiro.

No meio disto, quem sofre é quem ama o FC Porto. Até quando, é a minha pergunta.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,091
Em 2002 o clube estava uma grande bandalheira, cheio de interesseiros e vivia para as negociatas. Hoje, está MUITO PIOR! Desta vez nem sequer houve interesse em revitalizar o clube, nem por parte de PdC nem por parte das claques.

Ao longo dos tempos, ia havendo uma negociata ou outra, já nos dias de hoje, o FC Porto apenas contrata jogadores bons EXCEPCIONALMENTE, e mesmo assim, são raríssimos os que não vêm pagos a PESO DE OURO!

Somos um entreposto. Tachos, cunhas, negociatas...é só escolher. Que estamos reféns de algo, de alguém ou de muita gente, parece-me claro como a água.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
o acordo terá sido selado na bairrada, naquele famoso almoço.. (boifica domina tudo e todos, FC Porto não levanta ondas, PdC é visto com respeito até pelos Regimes, talvez venha a ter honras lá em baixo, o apito dourado etc é varrido para baixo do tapete por parte das galinhas, amigos e familiares instalam-se no FC Porto; eis o novo objectivo de PdC)

juca magalhães acha que o principal no FC Porto não é o futebol, mas sim a componente turística. (universo FC Porto torna-se manso, chega Casillas, Lopetegui, chega Porto Canal com elogios e noticias fofinhas sobre a capital, equipamentos do FC Porto rosa e castanho, utilização primordial do amarelo, museu como principal atracção do Clube, etc)

xando pdc (roubos ao clube, comissões, empresários, abutres, contratações inacreditáveis, jornalistas nojentos convidados para dragões de ouro, ofensas a adeptos e sócios do Clube, etc)

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,091
Blashyrkh disse:
o acordo terá sido selado na bairrada, naquele famoso almoço.. (boifica domina tudo e todos, FC Porto não levanta ondas, PdC é visto com respeito até pelos Regimes, talvez venha a ter honras lá em baixo, o apito dourado etc é varrido para baixo do tapete por parte das galinhas, amigos e familiares instalam-se no FC Porto; eis o novo objectivo de PdC)

juca magalhães acha que o principal no FC Porto não é o futebol, mas sim a componente turística. (universo FC Porto torna-se manso, chega Casillas, Lopetegui, chega Porto Canal com elogios e noticias fofinhas sobre a capital, equipamentos do FC Porto rosa e castanho, utilização primordial do amarelo, museu como principal atracção do Clube, etc)

xando pdc (roubos ao clube, comissões, empresários, abutres, contratações inacreditáveis, jornalistas nojentos convidados para dragões de ouro, ofensas a adeptos e sócios do Clube, etc)
Falta o final. PdC passa a ser visto como um traidor pelos verdadeiros Portistas.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Blashyrkh disse:

Essa teoria parte de um erro normal que muitos adeptos ainda estão a cometer, que é de o de achar que PdC aos 80 anos e depois de ter estado ás portas da morte pouco tempo atrás, pode ser o mesmo homem que nos liderou durante a maior parte das últimas 3 décadas, em que outra actividade é que vocês realisticamente acham que alguém com esta idade e desgaste físico tem condições de se manter no topo ?!!

E a industria futebol é tudo menos uma actividade que não está sujeita a pressão constante, ou seja, não é propriamente trabalhar  numa fundação ou num organismo público.

O que vocês estão a assistir é ao ego de um homem que não percebe que o seu tempo passou, porque provavelmente adivinha que se sentirá irrelevante quando deixar de ser aquilo que se habituou a ser durante tanto tempo, um protagonista principal na actividade mais mediática do país, isso, e todos os «pequenos» prazeres e regalias que lhe trazem a função a si e a quem dele está próximo.

A cumplicidade que existe entre PdC e o regime é acidental, não existe vontade de perder, já não estão é criadas condições para ganhar porque somado ao que escrevi atrás, um PdC débil já não foi capaz de:

1.Gerir os apetites das fracções internas do clube como sempre fez até 2011, porque não tinha condições pessoais nem vontade de se desgastar com isso, assim como deu prioridade á relação pessoal que tinha com as pessoas que o rodeavam sem se preocupar com as consequências que isso traria a longo prazo ao nível financeiro e desportivo no que se refere á construção do plantel.

2.Controlar os bastidores do futebol português, que obviamente voltaram a ser controlados pelo regime, o verdadeiro dono natural e por inércia dos mesmos e da CS portuguesa, que sem contrapeso recuperou o controlo total do que a dado momento da sua história teve que partilhar.

3.Ser influenciado facilmente por terceiros (e pelo seu próprio ego) na escolha de treinadores, sem se importar com o que era melhor para o clube, que era achar alguém que fosse capaz de ajudar a aplicar uma gestão desportiva equilibrada ao plantel e ganhar títulos.

É óbvio que o regime á distância percebe tudo isto e tenta gerir a situação em função disso mesmo, diz á CS para não levantar ondas porque vê maior perigo nos calimeros, provavelmente também disse aos amigos no MP para fazer o mesmo, e tenta ao máximo não entrar em conflitos connosco porque não nos vê como ameaça maior.

E PdC de certa forma agradece, porque lhe afagam o ego e porque já não tem real vontade de dar tudo numa luta sem quartel, a minha única duvida é mesmo se a saída do Antero trouxe de facto algo novo para o clube, e se há neste momento gente, nomeadamente o nosso novo DG que esteja genuinamente interessada em criar um novo projecto desportivo.

É algo que só veremos com o tempo.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,855
28,243
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Todos nós conhecemos o presidente há muito tempo e ver o que tem sido o seu comportamento e a sua acção mostra como há anos que não defende o clube...é tao simples quanto isto!

A razão só ele pode explicar mas um presidente que não defende o clube, não o prepara, não o fortalece, não tem qq visão ou estratégia...um presidente que recusa modernizar seja o q for, q cada vez que tem q ir buscar alguém para a estrutura assegura q so vem quem ele já conhece e ninguém novo para não vir com perguntas...

Não temos presidente! Não temos!

A direcçao e o presidente não estão la para garantir que ganhamos, quem vê a sua acçao percebe que há algo MUITO grave e MUITO estranho, Pinto da Costa estaria nestes últimos anos em guerra aberta...a diferença é brutal.

Nós andamos a ser comidos por lorpas, vai aquela gente toda para o treino...enquanto a direcçao "atraiçoa" o clube.

Eu não tenho a mínima duvida, nós adeptos temos que exigir a queda da direcçao antes que o regime ganhe o penta, a direcçao e este não-presidente tem que sair urgentemente.
Chego a um ponto que sinceramente não sei se não é melhor perder copiosamente pq andarmos ceguinhos com vitorias aflitas num campeonato sujo so serve para perpetuar que la continue esta direcçao inútil...

Os adeptos têm que dizer basta a isto.

Por Amor de Deus está nacara de TODOS...este Presidente e esta direcçao não acertam uma, não têm competência em campo nenhum, arruinaram tudo, andam no futebol a fazer um papel que se fosse o regime a escolher não seria melhor. Acho mesmo que a saída do Antero foi um ultimo sinal que aquilo deu o berro final.
Nós andamos de mentira em mentira mas acima de tudo esta ideia...a direcçao e o presidente não defendem o clube, não o gerem, não o planeiam, so o destroem e para la continuarem vao continuar a mentir-nos com TUDO.

Eu hoje em dia quando vejo o presidente a falar doi-me a ALMA! Veem-me as lagrimas aos olhos ao ver a figura actual do presidente, uma parodia ao que foi, uma piada de mau gosto, um Homem que todos os dias através da sua indiferença e incompetência defende mais a capital do que o próprio o clube...isto é algo que me magoa profundamente. Nem consigo expressar o quanto.

Nunca lhe vou perdoar o que ele fez ao clube. Ele comigo podia perder 100 títulos, desde que soubesse que tinha o mesmo preisdente que tudo dá, que tudo faz, representante do espirito lutador do norte e desta alma invicta lusitana...contra centralismos, facsismos e salazarismos...
Agora esta direcçao e este presidente de hoje através das suas acções e das suas gestões são um grande amigho do regime, o melhor amigo mesmo...e não há nada que o explique, não consigover nada que explique a actual direcçao e o actual presidente a não ser um conluio de favorecimento ao regime...

E como não quero, não posso e não vou acreditar nisso...não pode ser!!!...so peço que se va embora...

SEJA como for, com eleições vamos ficar SEMPRE muito melhores, vamos ficar livres e a saber a verdade!!!

Está na hora, andamos aqui a carregar um peso enorme como se fosse um castigo, como se fossemos obrigados a ser castigados, a pagar uma punição...como se tivéssemos todos que sofrer e perder e ser humilhados como paga dos anos anteriores.

Chega, temos que agir.

Muito magoado com o presidente, muito mesmo. Sempre o pus nos píncaros. Ontem quando o vi na bancada ate me doeu o peito.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,091
A única coisa que poderia fazer com que o perdoássemos,seria um apito encarnado, com retirada de títulos ao regime por corrupção.

Como é óbvio, não irá acontecer, nem ele quer.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
apocalypto disse:
A única coisa que poderia fazer com que o perdoássemos,seria um apito encarnado, com retirada de títulos ao regime por corrupção.

Como é óbvio, não irá acontecer, nem ele quer.
Já não é uma questão dele querer Ivan, ele pode nesta fase da sua vida se ter aburguesado e não ter isso como prioridade, mas mesmo que quisesse, ele não conseguiria porque perdeu completamente qualquer influência.

E depois estás a falar de algo que mesmo quando ele a tinha, não foi capaz de materializar, pela simples razão de que a única influência que PdC alguma vez teve foi quando lutava pela controlo das instituições do futebol com o regime, e o tipo de influência que referes é algo que só quem tem acesso ao MP possui, e só conheço um clube que encaixa nesse perfil.

Eu sei que é mais fácil acreditar tudo isto é uma grande cabala, que bastava a PdC querer e tudo voltava ao normal, mas não, depois de anos de desleixo, mesmo que ele neste momento e activamente estivesse á procura de mudar a situação, pura e simplesmente já não consegue no curto/médio prazo.

A verdadeira critica que há a fazer, é que ele não está activamente á procura de mudar a situação, mas aí a explicação é simples, PdC pela idade e estado físico que tem, neste momento exerce o cargo como uma pré reforma, faz-me lembrar aqueles grandes jogadores que voltaram aos 35 anos para o seu clube de origem num golpe populista, mas que possuem poucas condições de oferecer rendimento desportivo e ao se aperceberem disso vão tentando gerir a sua imagem na perspectiva emocional para tentar justificar esse ultimo contrato milionário que receberam.

PdC está agarrado ás «pequenas» regalias e prazeres que o cargo lhe oferece a ele e quem lhe é próximo, dentro de uma bolha onde nem entra toda a informação de forma real, nem de onde ele sai para fazer algo útil pelo clube.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Há meia dúzia de anos atrás ouvi um responsável da SAD e do Clube responder a um simples adepto que o grande conflito não era com os adversários (lampiões e calimeros), mas sim dentro do clube, entre os interesses instalados.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,930
18,201
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
Ainda estou para ver se alguém sugere o Presidente da FPF para Presidente do FC Porto. O homem que mete as coisas nos eixos, tal e qual como o clube do regime quer.
Sem problemas. Venha ele.

Quando saiu, ainda ganhávamos. Quando foi para a FPF, a seleção ganhou em todos os escalões.

Larga as obsessões.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Miguel Alexandre disse:
Todos nós conhecemos o presidente há muito tempo e ver o que tem sido o seu comportamento e a sua acção mostra como há anos que não defende o clube...é tao simples quanto isto!

A razão só ele pode explicar mas um presidente que não defende o clube, não o prepara, não o fortalece, não tem qq visão ou estratégia...um presidente que recusa modernizar seja o q for, q cada vez que tem q ir buscar alguém para a estrutura assegura q so vem quem ele já conhece e ninguém novo para não vir com perguntas...

Não temos presidente! Não temos!

A direcçao e o presidente não estão la para garantir que ganhamos, quem vê a sua acçao percebe que há algo MUITO grave e MUITO estranho, Pinto da Costa estaria nestes últimos anos em guerra aberta...a diferença é brutal.

Nós andamos a ser comidos por lorpas, vai aquela gente toda para o treino...enquanto a direcçao "atraiçoa" o clube.

Eu não tenho a mínima duvida, nós adeptos temos que exigir a queda da direcçao antes que o regime ganhe o penta, a direcçao e este não-presidente tem que sair urgentemente.
Chego a um ponto que sinceramente não sei se não é melhor perder copiosamente pq andarmos ceguinhos com vitorias aflitas num campeonato sujo so serve para perpetuar que la continue esta direcçao inútil...

Os adeptos têm que dizer basta a isto.

Por Amor de Deus está nacara de TODOS...este Presidente e esta direcçao não acertam uma, não têm competência em campo nenhum, arruinaram tudo, andam no futebol a fazer um papel que se fosse o regime a escolher não seria melhor. Acho mesmo que a saída do Antero foi um ultimo sinal que aquilo deu o berro final.
Nós andamos de mentira em mentira mas acima de tudo esta ideia...a direcçao e o presidente não defendem o clube, não o gerem, não o planeiam, so o destroem e para la continuarem vao continuar a mentir-nos com TUDO.

Eu hoje em dia quando vejo o presidente a falar doi-me a ALMA! Veem-me as lagrimas aos olhos ao ver a figura actual do presidente, uma parodia ao que foi, uma piada de mau gosto, um Homem que todos os dias através da sua indiferença e incompetência defende mais a capital do que o próprio o clube...isto é algo que me magoa profundamente. Nem consigo expressar o quanto.

Nunca lhe vou perdoar o que ele fez ao clube. Ele comigo podia perder 100 títulos, desde que soubesse que tinha o mesmo preisdente que tudo dá, que tudo faz, representante do espirito lutador do norte e desta alma invicta lusitana...contra centralismos, facsismos e salazarismos...
Agora esta direcçao e este presidente de hoje através das suas acções e das suas gestões são um grande amigho do regime, o melhor amigo mesmo...e não há nada que o explique, não consigover nada que explique a actual direcçao e o actual presidente a não ser um conluio de favorecimento ao regime...

E como não quero, não posso e não vou acreditar nisso...não pode ser!!!...so peço que se va embora...

SEJA como for, com eleições vamos ficar SEMPRE muito melhores, vamos ficar livres e a saber a verdade!!!

Está na hora, andamos aqui a carregar um peso enorme como se fosse um castigo, como se fossemos obrigados a ser castigados, a pagar uma punição...como se tivéssemos todos que sofrer e perder e ser humilhados como paga dos anos anteriores.

Chega, temos que agir.

Muito magoado com o presidente, muito mesmo. Sempre o pus nos píncaros. Ontem quando o vi na bancada ate me doeu o peito.
completamente de acordo.

@Branco respeito e até concordo com quase tudo que dizes, mas 80 anos ou 18, debilitado ou não, quando lhe questionaram o que achava sobre os vouchers, deveria e podia, fosse qual fosse a sua condição, dizer pelo menos: "é uma vergonha". mas como não disse, para mim ainda mais claro ficou: vendeu-se. porquê? bem... um dia a história dirá certamente.

Azul

Tribuna Presidencial
3 Dezembro 2013
13,935
44
Barrigana disse:

Quando saiu, ainda ganhávamos. Quando foi para a FPF, a seleção ganhou em todos os escalões.

Larga as obsessões.
Basicamente, era quase o único que dava a volta a isto rapidamente.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Barrigana disse:

Larga as obsessões.
O FC Porto não ganhava por causa dele apesar de ter feito um bom trabalho. É competente nas finanças. Aquilo que ele disse é mentira? Ele não disse aquilo?

Não foi no reinado dele na FPF que o Benfica foi tri campeão da forma como todos vemos? Não foi no reinado dele que foi arquivado o caso dos vouchers?

Achas mesmo que essas vitorias nos escalões são por causa dele. Aliás, nem me parece que isso seja verdade porque lembro de Portugal ter perdido aquela final frente à Suécia.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,091
Quanto ao F.Gomes, custa-me entender como é que permite, enquanto Portista, que o seu clube seja completamente espezinhado.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,930
18,201
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
O FC Porto não ganhava por causa dele apesar de ter feito um bom trabalho. É competente nas finanças. Aquilo que ele disse é mentira? Ele não disse aquilo?
Referes-te a quê?

Philipp disse:
Não foi no reinado dele na FPF que o Benfica foi tri campeão da forma como todos vemos? Não foi no reinado dele que foi arquivado o caso dos vouchers?
Ele não é rei. E tb não é o presidente do conselho de arbitragem e do conselho de justiça. E se os próprios dirigentes do Porto não tiveram problemas com isso, por que raio um ex-dirigente com relações cortadas com atual direção haveria de se preocupar mais?
Já agora, para o tri contribuiu mais o génio do Lopetegui do que Gomes.

Philipp disse:
Achas mesmo que essas vitorias nos escalões são por causa dele. Aliás, nem me parece que isso seja verdade porque lembro de Portugal ter perdido aquela final frente à Suécia.
Tens razão, durante o mandato dele Portugal apenas igualou o melhor resultado de sempre nesse escalão apenas pela 2a vez e 20 anos depois. Coisa pouca. Há que dar atenção aos pormenores mesquinhos.

As vitórias são tanto dele como seriam as derrotas que os obsessivos como tu não se cansariam de lhe apontar o dedo.