Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,840
11,941
mmmkk disse:
A verdade absoluta é que esta geração de Portistas não sabe o que é ser um underdog, pois foi mesmo isso o que sempre fomos ao longo das décadas de 50, 60 e 70. Ganhávamos de vez em quando. Havia um "1" clube em Portugal. Havia o Benfica. E depois havia outro clube de lisboa com quem o clube poderoso mantinha rivalidade e alternava títulos, que era o Sporting.

O 25 de Abril revolucionou o país e também o futebol. Clubes amparados pelo estado durante anos , perderam esse conforto descarado e nunca mais foram ninguém. Neste caso o Sporting, o irmão fanhoso do clube do regime. E mesmo o clube expoente máximo do imperialismo centralista abalou por todos os lados com a data. Já outros clubes, até então ostracizados e amarrados a um cheiro a bafio que sustentava tudo o que fosse anexado à capital, aproveitaram o momento para finalmente se soltarem dessas amarras e crescerem, tal era a sede e a fome de sucesso, alimentada por um ódio e de um sentimento de injustiça perante décadas a fio de favorecimento vomitoso aos clubes da "capital do império".

Facilmente o Porto se emancipou e cresceu, enquanto os clubes do regime foram definhando. Mas o Benfica apesar de ter passado pelas suas décadas de deserto, nunca deixou de ser quem é, O clube do regime, o clube do amparo, do 4º poder, nem o nacional-benfiquismo deixou de existir. A desigualdade de tratamento nunca deixou de existir. O favorecimento nunca deixou de existir. Acontece que desde que o clube do regime começou a perder fulgor, passadas 3 décadas e pouco, finalmente começou a restruturar-se e a crescer de novo e a ocupar o seu lugar do passado.
Não vamos fazer confusões, o Benfica é maior que nós. Tem uma força bruta, tem os adeptos, tem a imprensa, tem as influências, tem a primazia de ser o clube da capital, e por tudo isso todos os favorecimentos e ajudas associados, e nós lutamos com armas desiguais. para lhes fazermos frente sempre tivemos que correr o dobro, não há hipótese.

Esta recuperação paulatina de hegemonia que o Benfica tem reclamado nos últimos anos não é contra natura, bem pelo contrário, é a ordem natural do funcionamento das coisas neste país ultra centralista. Nós sempre fomos o underdog que uma vez liderados por uma personalidade superiora como Pinto da Costa, soubemos durante 3 décadas fazer frente e suplantar o poderio do rival da capital. Isso sim, é contra natura. Mas nós fizémo-lo durante 30 anos. É algo inacreditável o que a liderança de Pinto da Costa conseguiu fazer, sabendo que nunca jogámos com as mesmas armas que eles, mesmo sabendo que nunca tivemos a força dos adeptos, da imprensa ou dos poderes do nosso lado.

Esta geração de Portistas não viveu esse tempo, nasceu nos anos dourados do Porto, de quando finalmente começou a ganhar com regularidade, e não consegue aceitar ver o Porto perder uma hegemonia que conseguiu conquistar durante um bom período da sua história mais recente. Mas a verdade é que o Benfica começar a ganhar cada vez com mais regularidade é de facto a ordem natural dos que têm mais meios ao seu dispor. E este país que ainda tresanda a centralismo por todos os lados jamais permitirá -nem nunca perdoou- o sucesso ao Porto.

Somos um clube que cresceu muito nesta liderança de Pinto da Costa. Já não somos tão frágeis como o éramos noutras eras. Temos que aproveitar o legado e as condições fabulosas que esta Presidência nos deixou. Temos condições para nos mantermos competitivos e vencedores no futuro pós Pinto da Costa. Mas temos também que talvez pôr em hipótese que historicamente não somos a força número 1 do futebol nacional por tudo aquilo atrás mencionado. O nosso caminho é mantermos a nossa autenticidade, o nosso carácter, a nossa fome de vencer, a nossa forma de ser e estar. E estou certo que ao mantermos a nossa identidade nunca nos teremos de preocupar.
O nosso caminho é termos um clube de Excelência, com uma equipa de gestão de qualidade inquestionável que trabalha em prol do clube.

Um caminho em que as melhores praticas de gestão desportivo/ financeiras sejam um.exemplo para todos os clubes mundiais.

Isto é o que devemos SER.

O passado é o passado, e problema atual é que  quem nos Deu muito, está a Tirar tudo.

O clube está a regredir à anos- e isso é culpa EXCLUSIVAMENTE nossa.

A História é História, acreditar que a Historia molda e condiciona o futuro é um sinal de desistência e incapacidade.

Conseguimos o mais difícil, tornar o FCP um clube mundial e aumentar enormemente a nossa massa adepta.

A questão é: Que futuro queremos para o FCP?

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
mmmkk disse:
A verdade absoluta é que esta geração de Portistas não sabe o que é ser um underdog, pois foi mesmo isso o que sempre fomos ao longo das décadas de 50, 60 e 70. Ganhávamos de vez em quando. Havia um "1" clube em Portugal. Havia o Benfica. E depois havia outro clube de lisboa com quem o clube poderoso mantinha rivalidade e alternava títulos, que era o Sporting.

O 25 de Abril revolucionou o país e também o futebol. Clubes amparados pelo estado durante anos , perderam esse conforto descarado...

... O nosso caminho é mantermos a nossa autenticidade, o nosso carácter, a nossa fome de vencer, a nossa forma de ser e estar. E estou certo que ao mantermos a nossa identidade nunca nos teremos de preocupar.
Os meus parabéns! Fala a experiência da vida!
Pelo que dizes no teu post já não deves ser um jovem de 40 anos.

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,760
3,350
41
Almada
Jules Winnfield disse:
O que aconteceu foi dinâmica de treinador.... aconteceu-nos o mesmo com Mourinho e AVB, embora não consiga atingir esse nível....
Muita atenção a este lage, passa a imagem de agricultor mas não é parvo nenhum e está bem rodeado

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Edarf disse:
Muita atenção a este lage, passa a imagem de agricultor mas não é parvo nenhum e está bem rodeado
Quando digo que não atinge esse nível estou a referir a nível europeu...

A nível interno tem todos os astros para limpar tudo, tudoooo!!! E não estou a dizer só está época.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,137
26,706
Gaia
Filipe01 disse:
O nosso caminho é termos um clube de Excelência, com uma equipa de gestão de qualidade inquestionável que trabalha em prol do clube.

Um caminho em que as melhores praticas de gestão desportivo/ financeiras sejam um.exemplo para todos os clubes mundiais.

Isto é o que devemos SER.

O passado é o passado, e problema atual é que  quem nos Deu muito, está a Tirar tudo.

O clube está a regredir à anos- e isso é culpa EXCLUSIVAMENTE nossa.

A História é História, acreditar que a Historia molda e condiciona o futuro é um sinal de desistência e incapacidade.

Conseguimos o mais difícil, tornar o FCP um clube mundial e aumentar enormemente a nossa massa adepta.

A questão é: Que futuro queremos para o FCP?
-------------------------------

O Presidente já não tem capacidade para preparar a proxima década.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,840
11,941
grandeporto disse:

Nem a próxima epoca, nem levar o clube para onde ele deve ir.

E a culpa não é da História, é mesmo a falta de condicoes para gerir um clube de topo.

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,760
3,350
41
Almada
grandeporto disse:

Se conseguir preparar os próximos 15dias sem se esquecer de nada é uma sorte. Na verdade nos tb somos fundidos, quando ganhamos é Pinto da Costa olé, quando perdemos é Pinto da Costa xoné, é óbvio que a azia é dura de passar, mas o Porto e JNPC estão ligados por um cordão umbilical que não dá para cortar. Vai ser muito complicado o pós presidente isso é mais do que certo. A não ser que surja um Midas portista, nunca se sabe

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Não faz puto de sentido estar a responsabilizar uma pessoa com mais de 80 anos pelos destinos de um Clube que é nosso.

Malta na flor da idade e da vida choraminga que seja alguém com quilómetros de estrada a traçar o caminho do futuro?

Pinto da Costa já fez e muito a parte dele, compete agora aos mais novos fazer pela vida...

... seremos todos pussys, filhinhos do papa e da mama habituados a viver à pala da herança desportiva do Clube e sem qualquer espírito de iniciativa?

Há muito que deixamos de ser vítimas, somos cúmplices...

Há muito que deixou de ser tempo de perguntar o que pode o Clube e Pinto da Costa fazer para nós, já passa da hora de perguntarmos o que podemos fazer pelo Clube...

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,433
10,608
grandeporto disse:

proxima decada ? o presidente já deixou de ter capacidade de preparar o que quer que seja desde 2014 mas o chutão do herrera na epoca passada fez passar um pano nos graves problemas da equipa que vao continuar enquanto lá estiver

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,947
2,383
mmmkk disse:

O 25 de Abril revolucionou o país e também o futebol. Clubes amparados pelo estado durante anos , perderam esse conforto descarado e nunca mais foram ninguém. Neste caso o Sporting, o irmão fanhoso do clube do regime. E mesmo o clube expoente máximo do imperialismo centralista abalou por todos os lados com a data. Já outros clubes, até então ostracizados e amarrados a um cheiro a bafio que sustentava tudo o que fosse anexado à capital, aproveitaram o momento para finalmente se soltarem dessas amarras e crescerem, tal era a sede e a fome de sucesso, alimentada por um ódio e de um sentimento de injustiça perante décadas a fio de favorecimento vomitoso aos clubes da "capital do império".

Facilmente o Porto se emancipou e cresceu, enquanto os clubes do regime foram definhando. Mas o Benfica apesar de ter passado pelas suas décadas de deserto, nunca deixou de ser quem é, O clube do regime, o clube do amparo, do 4º poder, nem o nacional-benfiquismo deixou de existir. A desigualdade de tratamento nunca deixou de existir. O favorecimento nunca deixou de existir. Acontece que desde que o clube do regime começou a perder fulgor, passadas 3 décadas e pouco, finalmente começou a restruturar-se e a crescer de novo e a ocupar o seu lugar do passado.
Não vamos fazer confusões, o Benfica é maior que nós. Tem uma força bruta, tem os adeptos, tem a imprensa, tem as influências, tem a primazia de ser o clube da capital, e por tudo isso todos os favorecimentos e ajudas associados, e nós lutamos com armas desiguais. para lhes fazermos frente sempre tivemos que correr o dobro, não há hipótese.

Esta recuperação paulatina de hegemonia que o Benfica tem reclamado nos últimos anos não é contra natura, bem pelo contrário, é a ordem natural do funcionamento das coisas neste país ultra centralista. Nós sempre fomos o underdog que uma vez liderados por uma personalidade superiora como Pinto da Costa, soubemos durante 3 décadas fazer frente e suplantar o poderio do rival da capital. Isso sim, é contra natura. Mas nós fizémo-lo durante 30 anos. É algo inacreditável o que a liderança de Pinto da Costa conseguiu fazer, sabendo que nunca jogámos com as mesmas armas que eles, mesmo sabendo que nunca tivemos a força dos adeptos, da imprensa ou dos poderes do nosso lado.

Esta geração de Portistas não viveu esse tempo, nasceu nos anos dourados do Porto, de quando finalmente começou a ganhar com regularidade, e não consegue aceitar ver o Porto perder uma hegemonia que conseguiu conquistar durante um bom período da sua história mais recente. Mas a verdade é que o Benfica começar a ganhar cada vez com mais regularidade é de facto a ordem natural dos que têm mais meios ao seu dispor. E este país que ainda tresanda a centralismo por todos os lados jamais permitirá -nem nunca perdoou- o sucesso ao Porto.

Somos um clube que cresceu muito nesta liderança de Pinto da Costa. Já não somos tão frágeis como o éramos noutras eras. Temos que aproveitar o legado e as condições fabulosas que esta Presidência nos deixou. Temos condições para nos mantermos competitivos e vencedores no futuro pós Pinto da Costa. Mas temos também que talvez pôr em hipótese que historicamente não somos a força número 1 do futebol nacional por tudo aquilo atrás mencionado. O nosso caminho é mantermos a nossa autenticidade, o nosso carácter, a nossa fome de vencer, a nossa forma de ser e estar. E estou certo que ao mantermos a nossa identidade nunca nos teremos de preocupar.
Muito do que dizes é verdade, mas estragas tudo quando dizes que o Boifica é maior que nós!!

Além de ser uma completa mentira, faz-te pareceres um verdadeiro fadista, k@ralho!!!!

E fado é música para os lados de Alfama, que nada tem a ver com as nossas raízes!!

F*da-se o que é que isso quer dizer???

O Boifica um clube maior que nós???

Um clube que teve 0 pontos na Champions no ano passado??

Um clube que tem menos historial que nós na Europa e no Mundo???

Um clube que em pleno século XXI tem menos seguidores nas redes sociais??

Um clube que tem pelo menos os últimos 4 campeonatos roubados, e assim ainda consegue ter mais campeonatos que nós??

Um clube que contra nós em confrontos directos ganhou 87 e perdeu 93 jogos????

Deixemo-nos de tretas parolas!!

Só se fosse por ter toda a CS a favor, ter o Estado a Federação nas mãos....

Então e o que dizer desses saloios quando comparados com os ditos "grandes" da Europa????

Não passam duma rica m3rda.....

O futebol existe para se jogar dentro das 4 linhas, e aí não tem que contar a suposta "grandeza" mais ou menos balofa que é criada pelos sistemas de poder montados, como muito bem descreveste!!

E aí como é fácil de ver só nos ganham quando somos incompetentes como aconteceu ontem....

Depois explico melhor....

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,558
17,563
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Um user outro dia foi suspenso por usar a palavra "mumificar" - bem ou mal foi o Administrador que decidiu e está decidido! Mas como isto não é um Tribunal ("que decidiu e está decidido") proponho que seja mumificado o abominável homem não das neves mas....das barbas que desde os anos 80 à falta de trabalhinho é o angariador de assinaturas das recandidaturas de PdC (como se ele precisasse disso mas pronto...). Sempre que esse "abominável homem das barbas" me abordou nestes 30 e tal anos e já foram várias a lengalenga era sempre a mesma"ele não quer e precisamos dele, etc". Cerca de 15 anos atrás ao ve-lo antes que ele falasse para mim abordei-o eu; "Ó Cerqueira? de pasta e bloco na mão, não me diga que ele não quer outra vez?" - Resposta "isso mesmo, tamos tramados se não o convencermos".
Proponho que se mumifique o Cerqueira porque senão este mundo já não será o que era. Está agora por exemplo a chover desde as 8,15 porque não choveu ontem?! Talvez se tivesse ganho com o chutão e fé em Marega...É por isso que não sou crente o tempo nunca está aquilo que quero ou raramente.
Agora que ainda estou em choque estou e não quero conversa com ninguém e diz-me a minha namorada com aquela tirada do costume que só me enfurece "para que te chateias, eles estão a marimbar-se e a comemorar o carnaval". Eu não acredito até um dia...

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
ryback disse:
proxima decada ? o presidente já deixou de ter capacidade de preparar o que quer que seja desde 2014 mas o chutão do herrera na epoca passada fez passar um pano nos graves problemas da equipa que vao continuar enquanto lá estiver
Acredito que a malta esteja chateada e tal, querem que o PdC abandone a SAD sem nenhum candidato por perto... Mas considerar que o campeonato da época passada foi um golpe de sorte é isso sim abominável, depois de tudo o que jogamos, de tudo o que enfrentamos considerar que foi um acto de sorte é apenas e só triste.

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,947
2,383
Devenish disse:
Um user outro dia foi suspenso por usar a palavra "mumificar" - bem ou mal foi o Administrador que decidiu e está decidido! Mas como isto não é um Tribunal ("que decidiu e está decidido") proponho que seja mumificado o abominável homem não das neves mas....das barbas que desde os anos 80 à falta de trabalhinho é o angariador de assinaturas das recandidaturas de PdC (como se ele precisasse disso mas pronto...). Sempre que esse "abominável homem das barbas" me abordou nestes 30 e tal anos e já foram várias a lengalenga era sempre a mesma"ele não quer e precisamos dele, etc". Cerca de 15 anos atrás ao ve-lo antes que ele falasse para mim abordei-o eu; "Ó Cerqueira? de pasta e bloco na mão, não me diga que ele não quer outra vez?" - Resposta "isso mesmo, tamos tramados se não o convencermos".
Proponho que se mumifique o Cerqueira porque senão este mundo já não será o que era. Está agora por exemplo a chover desde as 8,15 porque não choveu ontem?! Talvez se tivesse ganho com o chutão e fé em Marega...É por isso que não sou crente o tempo nunca está aquilo que quero ou raramente.
Agora que ainda estou em choque estou e não quero conversa com ninguém e diz-me a minha namorada com aquela tirada do costume que só me enfurece "para que te chateias, eles estão a marimbar-se e a comemorar o carnaval". Eu não acredito até um dia...
Uma vénia para este post!!

Parabéns, Devenish!

27 Maio 2016
3,652
1
29
Faro, Algarve
Renovar com o treinador antes do jogo do ano...

Um acto de gestão fantástico!!!!

No final do ano o que faz?!? Mantém o treinador, já pressionado e a construir um plantel quase inteiro?!?

Despede pagando o dobro da indemnização que pagaria antes da renovação?!?

Embora a atitude tenha sido boa, no sentido em que demonstrou confiança no treinador, não é menos verdade que um clube enorme não se gere por feelings e confianças!

Um treinador que perde o campeonato, estando a 7 pontos de vantagem a mais de meio da competição... Ainda por cima no campeonato português, jamais pode ser o nosso treinador!

Fala bem nas CI's, é portista de verdade, mas aqui exige-se qualidade! E perder o campeonato assim é só pura e dura incompetência...

Mas vejamos:
-Militão valorizado e vendido? Check!
- Dinheiro, muito dinheiro, vindo da Champions? Check!
- Apaziguar do descontentamento relativo a esta direção? Check!

Ou seja, nos parâmetros mais importantes para esta direção, o Sérgio cumpriu todos! Somos uma empresa financeira, a parte desportiva vem por acréscimo... Algo que já vem a ser visto desde há bons tempos!

A mim ainda ninguém me explicou como é que as renumerações da direção têm vindo a subir constantemente...!

Resta-nos a taça de Portugal... Por favor, epa pelo menos... Ganhem isso pelo menos!!!

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,433
10,608
jaco250 disse:
Mas considerar que o campeonato da época passada foi um golpe de sorte é isso sim abominável, depois de tudo o que jogamos, de tudo o que enfrentamos considerar que foi um acto de sorte é apenas e só triste.
Nao interessa jogar bem durante 26 ou 27 jornadas e cair a pique nas restantes
Para se ser campeão é preciso ser regular a época inteira

Ano passado deitamos ao lixo 5 ptos de vantagem salvos ao minuto 90 na luz naquela que foi a nossa única vitória nas últimas 3 épocas diante deles , nao fosse isso e 90% desta malta ja tinha pedido a cabeça do Sérgio por ter perdido esse título

Este ano foram 7 ptos novamente deitados ao lixo mas desta vez não houve golo e o titulo fica praticamente fora de alcance.

D

DaniMontana

Guest
Jules Winnfield disse:
Quando digo que não atinge esse nível estou a referir a nível europeu...

A nível interno tem todos os astros para limpar tudo, tudoooo!!! E não estou a dizer só está época.
So limpa se continuarmos a querer ir para o campo com estes avançados.

Infelizmente estes que temos já deviam ter saído para entrar um que não precisa-se de 7 ou 8 oportunidades para fazer 1 golo.

Já agora que venham uns médios com golo e alguém que saiba marcar livres diretos, se não for pedir muito!

D

DaniMontana

Guest
Filipe01 disse:
Nem a próxima epoca, nem levar o clube para onde ele deve ir.

E a culpa não é da História, é mesmo a falta de condicoes para gerir um clube de topo.
Falta de condições ou será que continuam a querer o que sempre fizeram anos seguidos esperando o mesmo resultado?

O mundo evolui a cada instante, será que os nossos dirigentes acompanharam a evolução ou estagnaram?