José Maria Pedroto (1928 - 1985)

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Penso que, sem desprimor para todos os grandes vultos que atravessaram a grandiosa história do nosso clube, José Maria Pedroto é a figura que juntamente com José Nuno Pinto da Costa fez com que o FCPORTO encontrasse contra ventos e máres, e que ventos e que marés, o seu imorredoiro destino!
 

Blue Chip

Bancada central
9 Agosto 2006
1,184
0
Caros amigos portistas:

A reportagem é simplesmente OBRIGATÓRIA para todo o portista que quer saber o que somos hoje e porque Somos Porto.

A origem da mística está lá. Quem quiser saber porque é que somos diferentes está lá.

Eu que vivi aqueles tempos em que o Porto era gozado porque até o Boavista jogava melhor, vai perceber porque é que a encruzilhada histórica que juntou 2 vultos enormes (Pedroto e PC) levou a que o FCP não se tornasse um Belenenses.

Quem quiser saber o que é a Revolta portista, está lá, quando Pinto da Costa disse largos dias tem 100 anos ou quando Pedroto incendiava um balneário de guerreiros como disse José Neto.

Quem quiser saber porque é que o Porto nunca pode ser um clube \"simpático\" porque senão é comido, está lá.

Estes 2 homens portistas foram 2 revolucionários, a forma como eles congeminaram, dentro dum carro (Pedroto ainda era treinador do Boavista) o Porto do futuro é simplesmente deliciosa.

Pedroto era um génio, um líder que tanto impunha respeito como era um pai para os jogadores. Um homem que falava sem medo. Por alguma razão ele acho que só com Pinto da Costa ele podia voltar ao FCP para fazer este clube ressurgir.

É a história das almas gémeas.

Por isso, ganhar no FCP é muito mais do que ganhar mais um campeonato ou uma taça, ali luta-se sempre por algo mais do que está em jogo, luta-se contra uma constante injustiça e discriminação. Contra a tentativa de nos esmagarem e nos humilharem. Por isso conquistámos o que conquistámos.

Vejam, por amor de Deus, vejam tudo, gravem e voltem a ver.
 
J

jovifcp

Guest
A reportagem está já no youtube, dividida em 5 partes. É só pesquisar pelas palavras chave e encontram logo.
 

Blue Chip

Bancada central
9 Agosto 2006
1,184
0
Aliás, o recurso ao José Neto e a tudo o que ele trazia (estatísticas, feed-backs dos jornais, estudo dos adversários) é a confirmação que se tem de recuar até Pedroto quando se diz que Mourinho introduziu isto e aquilo no futebol (para além dos mind games em que Pedroto também era um mestre).
 

Blue Chip

Bancada central
9 Agosto 2006
1,184
0
É isso... Pedroto já sentia necessidade há 40 anos de recorrer aos aspectos científicos do jogo que hoje estão tanto na voga. Não quero dizer que todos os outros treinadores do FCP que mencionaste não tenham trazido nada de novo.
 
U

Ultra Dragon

Guest
> patitu Comentou:

> Ninguem consegue colocar a gravação para sacar?

Não queria ver só no final do mês.
__________________

Ja anda pelo youtube....

http://www.youtube.com/watch?v=m5JJ_vIrIJI&feature=related

O link ira encaminhar para o resto da reportagem...
 
R

r.a.martins

Guest
Lamento (ou não) dizer isto, mas a verdade é que há muito poucas coisas que me emocionem para lá do futebol, de coisas e histórias do futebol, do meu Porto.

Isto tudo tem a ver com a ligação umbilical que temos a um Clube, que nasce e acontece a partir de um determinado momento mítico marcante, que dificilmente sabemso identificar qual é.

Sobre isso, recomendo uma crónica do MST acerca de levar pela 1ª vez o seu filho ás Antas. Está tudo lá.

Também acabei a reportagem com um nó na garganta e de lágrimas nos olhos. E não vivi na era Pedroto, vivi as consequências dessa era.

Assim como também acabo de lágrimas nos olhos quandop vejo qualquer vídeo de 1987 no Prater. E tinha 2 anos. Não me recordo de nada.
Mas sei que estava a ver o jogo em casa e desatei a chorar com o berreiro que ia em casa e então o meu pai pegou em mim abraçou-me e disse-me: \"filho, não chores, vê isto porque concerteza nunca mais vais ver isto na tua vida\".

Mentira. Engano do meu pai.
Passados 16 anos estava ao lado dele numa bancada de Sevilha, também com o meu avô (pai do meu pai, não aquele que me iniciou nos futebóis).
E passados 17 anos estava com o meu pai em Gelsenkirchen.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Só agora tive a oportunidade de ver o reporttv sobre o Pedroto... fiquei com um nó na garganta, está um trabalho jornalistico de grande nivel, ainda por cima, com um tema que nos é tão querido.

Vou rever tudo desde o principio.
 
U

Ultra Dragon

Guest
Pensei que tinha sido a único a acabar de ver a reportagem com lágrimas nos olhos mas afinal tenho quem me acompanhe.....
 

FCP_King

Bancada central
9 Junho 2007
2,477
264
Conquistas
1
Porto, 1991
  • Campeão Nacional 19/20
> Ultra Dragon Comentou:

> Pensei que tinha sido a único a acabar de ver a reportagem com lágrimas nos olhos mas afinal tenho quem me acompanhe.....

-------------------------------------------------------------------

Era impossível não ficar, ainda por cima como acabou. Deu-me um arrepio ver o nosso Presidente tão emocionado
 
M

MrKoko

Guest
Mestre, mexe aí os teus cordelinhos e vê se dás tino á nossa equipa!!!!
Ultimamente tem sido difícil...
 
C

Costinha_87

Guest
O Mestre Pedroto foi a seguir ao NGP a pessoa mais importante do NGC. O grande braço direito do NGP.