Juniores (Sub 19) - 2023/2024

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,825
1,348
24
Barcelos
Têm? Não sei.

Não me parece. Não sei a altura do Diogo, no zerozero diz que tem 1,84, não sei se será verdade. O Gonçalo não tem essa estatística no zerozero.

A sensação que tenho, por olhómetro, é que o Diogo está no meu limiar mínimo de altura para um GR do FC Porto sénior. O Gonçalo ainda está abaixo.

Na presença de baliza, sinto mais segurança com o Diogo, em especial nas bolas paradas (cantos, sobretudo), embora concorde que o Gonçalo tem melhor jogo de pés. Sendo esse o seu ponto forte.
Por comparação de fotos diria que o Gonçalo Silva tem aproximadamente a altura do Bernardo Ferreira. Até o acho um pouco mais alto. Segundo o Zerozero, o Bernardo tem 1,80. Diria que o Gonçalo terá entre 1,80 e 1,82. Temos também que ter em atenção que é um ano mais novo que o Diogo. Sinceramente não acho que seja por aí que um se diferencie do outro.
Reconheço que o Diogo fez a última fase final de juniores num nivel elevado e neste jogo esteve particularmente bem a nível de jogo com os pés mas isso não muda em nada a minha opinião. O Gonçalo Silva é mais talentoso. Elogiaste (e bem) o papel do Diogo no golo do Gonçalo Sousa. Pois bem, o Gonçalo nesta época já teve duas ações similares (Braga e Rio Ave) que também culminaram em golo.
E há uma característica no Gonçalo Silva que não vejo nem no Gonçalo Ribeiro. A sua auto confiança. Pode até errar, mas cada ação dele é feita com aquela atitude destemida de não ter medo de errar. Revela uma personalidade forte (não confundir com arrogância)
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,825
1,348
24
Barcelos
Concordo.
Mas as infraestruturas têm um papel importante para atrair e reter talento.
E já agora, para atrair e reter bons formadores.
As condições de trabalho não se resumem ao dinheiro que pinga na conta no fim do mês.
Concordo. Não digo o contrário. Só digo que muita gente tem uma noção errada do que é uma infraestrutura como a academia e o seu papel
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,825
1,348
24
Barcelos
Se tiveres melhores condições consegues ter melhor planeamento de treinos.

A questão das condições acaba por ser importante também para fixar o talento, ao criares condições para eles dormirem e desenvolverem outras actividades entre elee. Coisa que hoje em dia tens longe do Olival e escasso, pelo que ainda tens muita malta a fazer viagens longas para treinar! Isso prejudica a qualidade de treino obviamente.
Não é necessariamente assim. Tudo o que é preciso para executar um bom treino a nível de material existe em qualquer recinto desportivo. Se me falares que a nivel de recuperação pós treino/jogos ou a nivel de reforço muscular os nossos jovens não têm as melhores condições, aí estamos de acordo. Mas mesmo nessas situações existem formas de contornar essas limitações.
A nível de treino propriamente dito não vejo qualquer influência negativa.
Concordo com a parte em que a Academia será importante não só para reter talento como também para ter uma maior abrangência a nível de talento. Mas mesmo com essas limitações, o trabalho está a ser muito bem realizado. Dou apenas dois exemplos que confirmam o meu ponto. Artem Haponenko e Anha Candé.

Quanto às viagens longas para os treinos, conheço miúdos que fazem 45min/1h para treinar em clubes sem expressão a nível nacional (embora esses jogadores compitam nos nacionais)
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,415
13,979
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Não é necessariamente assim. Tudo o que é preciso para executar um bom treino a nível de material existe em qualquer recinto desportivo. Se me falares que a nivel de recuperação pós treino/jogos ou a nivel de reforço muscular os nossos jovens não têm as melhores condições, aí estamos de acordo. Mas mesmo nessas situações existem formas de contornar essas limitações.
A nível de treino propriamente dito não vejo qualquer influência negativa.
Concordo com a parte em que a Academia será importante não só para reter talento como também para ter uma maior abrangência a nível de talento. Mas mesmo com essas limitações, o trabalho está a ser muito bem realizado. Dou apenas dois exemplos que confirmam o meu ponto. Artem Haponenko e Anha Candé.

Quanto às viagens longas para os treinos, conheço miúdos que fazem 45min/1h para treinar em clubes sem expressão a nível nacional (embora esses jogadores compitam nos nacionais)
São vários. Ainda á dois anos conheci um miudo no Rio Ave que fazia umas 3h para treinar e jogar.

A formação toda no mesmo espaço acho traria mais importância até para outros departamentos do que para os jogadores em si. Claro que sabendo e reconhecendo que a estrutura á volta é a base para que o resto do trabalho fique facilitado e essa é a ideia.
Falo em termos logisticos de certos departamentos como fisios e etc. É uma coisa pouco falada mas, importantissima nos dias de hoje.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,276
São vários. Ainda á dois anos conheci um miudo no Rio Ave que fazia umas 3h para treinar e jogar.

A formação toda no mesmo espaço acho traria mais importância até para outros departamentos do que para os jogadores em si. Claro que sabendo e reconhecendo que a estrutura á volta é a base para que o resto do trabalho fique facilitado e essa é a ideia.
Falo em termos logisticos de certos departamentos como fisios e etc. É uma coisa pouco falada mas, importantissima nos dias de hoje.
É muito isso. Para além da questão meramente espacial, a vantagem de ter uma Academia é muito importante para todos os recursos humanos. Vai retirar preocupações que hoje existem dada a complexidade de gestão atual. Por exemplo, em cada fim-de-semana em que coincidam 3 ou 4 jogos do Nacional em casa, é uma dor de cabeça por causa dos espaços para jogar. Isso retira foco às pessoas, que estão preocupadas com isso em vez de se poderem focar no mais importante, que são os atletas e o seu desenvolvimento. Vai desde o Team Manager ao treinador, que nem sabe em que tipo de piso vai jogar.

Ter uma Academia é poder ter o Departamento Pedagógico e os treinadores diariamente no mesmo espaço, a poderem conversar e trocar ideias sempre que lhes apetecer, e não a terem que marcar uma hora num outro espaço qualquer para poderem discutir um caso específico. É ter todo o Departamento Médico junto a poder olhar em conjunto para cada jogador.

Todas estas pequenas coisas e outras que advém desta proximidade, todas somadas, traduzem-se numa maior capacidade para desenvolver o atleta, que é esse o grande propósito.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,501
21,317
Gaia
O salto e o gesto de quase contentamento com que este arbitro marcou o penalty diz tudo, vem aí mais um padre.

Não estou a negar o penalty, estou apenas a constatar a atitude quase desfiante do padreco.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,501
21,317
Gaia
Aqui está uma coisa rara na A, um bom remate de fora da área.
Parabéns ao João Teixeira por este grande golo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,501
21,317
Gaia
A qualidade desta equipa não dá margem para estes padres nos tramarem, Anha Candé vira.
Que pena tenho de só poder ver o resto logo à noite, depois de uma azia, estava a tomar o pequeno almoço deliciado por esta equipa e a caír sms para sair.