Juniores (Sub 19) - 2025/2026

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
14,468
17,262
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Não me preocupa o titulo. Preocupa-me a integridade física dos jogadores 😬.
Estes miúdos já foram fustigados por lesões várias vezes
Fazemos como no cabaz que ainda á pouco tempo lhes oferecemos em alcochete. Nem vontade para dar porrada eles ficaram, só queriam que o jogo acabasse.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,645
9,166
Percebo.

Eu acho as 2 coisas importantes mas tendo a consciência que para o futuro a integridade é mais importante porque tem uma carreira pela frente.

Agora se está impunidade que eles têm continuar fica tudo em questão a integridade e a capacidade do Porto ser competitivo porque fica impossível competir com uma equipa que não respeita regras e que sente que pode fazer tudo porque nada lhe acontece.

• Like
Reações: Tmgd99

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
103,284
250,762
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Salvador é melhor central que o irmão. Curiosamente é o irmão que recebe os elogios (infundados na minha opinião) e dele praticamente ninguém fala.

Ps: aprecio muito o Marco Silva. Outro underdog da nossa formação
O Luís tem futebol a menos nos últimos anos
E atrasa a evolução

Os 2 centrais hoje controlaram o jogo e mantiveram o Santa Clara dentro da sua área durante 90% do jogo

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,122
2,534
26
Barcelos
Eu concordo com quase tudo o que leio de ti. Mais uma vez concordo, mas tenho de colocar uma alínea.

Se continuarmos como até ao término de 2024/25, sei é que daqui a 10 anos ninguém consegue lembrar-se de 3 titulos do Porto nos 3 escalões juntos.

E ganhar também faz parte da formação. Chamem a isto mini Youth League.

Eu entendo o segundo plano dos troféus, não admito o relativizar dos mesmos. Digo até que é preocupante.
Se o FCP for campeão eu vou festejar atenção. Eu só não faço disso uma prioridade absoluta nem a prova de que há qualidade ou não nos escalões de formação. A mim preocupa-me mais ver talento nos jogadores mesmo que não sejam campeões porque é sinal de que tanto no recrutamento como no desenvolvimento as coisas estão a ser bem feitas do que andar a ser campeão a todo o custo com jogadores que não se vislumbra futuro como acontece para os lados da segunda circular

• Like
Reações: Um Portista

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,122
2,534
26
Barcelos
Fazemos como no cabaz que ainda á pouco tempo lhes oferecemos em alcochete. Nem vontade para dar porrada eles ficaram, só queriam que o jogo acabasse.
Verdade. Mas ambos sabemos que em Alcochete as coisas funcionam de forma um pouco diferente.
Por exemplo, um Tomás Peixoto com duas lesões graves tem vindo paulatinamente a ganhar confiança e protagonismo. Está a uma entrada assassina de distância de acabar a sua carreira a alto nível

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,122
2,534
26
Barcelos
O Luís tem futebol a menos nos últimos anos
E atrasa a evolução

Os 2 centrais hoje controlaram o jogo e mantiveram o Santa Clara dentro da sua área durante 90% do jogo
Eu acompanho de perto o percurso do Luís desde os iniciados. Muitos dos defeitos que tinha nessa altura ainda os tem agora. E não foi por falta de minutos

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
14,468
17,262
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Verdade. Mas ambos sabemos que em Alcochete as coisas funcionam de forma um pouco diferente.
Por exemplo, um Tomás Peixoto com duas lesões graves tem vindo paulatinamente a ganhar confiança e protagonismo. Está a uma entrada assassina de distância de acabar a sua carreira a alto nível
Isso estão todos sempre. Os nossos também têm piton.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,365
3,941
Lisboa, 1979
O Salvador é melhor central que o irmão. Curiosamente é o irmão que recebe os elogios (infundados na minha opinião) e dele praticamente ninguém fala.

Ps: aprecio muito o Marco Silva. Outro underdog da nossa formação

Concordo que o Salvador é um bom projecto de central. Também sou muito apreciador do Marco Silva. Aliás, tenho muita curiosidade em saber se haverá paciência com este miúdo e se chegará à B. Está rodeado de talento, mas é muito bom central. Será um pena não chegar onde chegaram António Ribeiro, Levi Faustino, etc...tudo centrais que ficam a milhas dele.

Quanto à tua apreciação do Luís Gomes, já sabemos que não concordamos. Não sei se é melhor central que estes miúdos que estão a chegar. Sei que da sua geração e vizinhas é o melhor a longa distância. E que devia ter muitos mais minutos na B.

Se algum deles vai chegar à A? Muitas vezes chega quem não esperamos. Depende muito no que estes miúdos se dedicarem a partir daqui e de não se deslumbrarem com os primeiros contratos "a sério" que irão fazer.

Boa vitória. Ir a Vila do Conde será, a meu ver determinante. Passar lá é meio caminha andado. Para receber o regime, creio que a equipa estará bem motivada. A deslocação ao pardieiro de alcochit, se tudo correr bem, será uma formalidade.

É sepre bom ganhar. E dá projecção aos miúdos. Isso é importante.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,833
30,620
Gaia
Para ser coerente tenho a dizer que se criticava quando eramos derrotados e por vezes goleados até em casa, agora tenho a dizer o que dizia, ganhar e jogar é importante porque ganhar e ter títulos cria mística, cria valor na marca FC Porto, e dá confiança a todos.

Desde que não seja, como é nosso caso, ganhar sem ser à custa de catanados, mas à custa de talento e esforço, venham títulos ainda por cima contra tudo e contra todos, do berço aos A.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,122
2,534
26
Barcelos
Concordo que o Salvador é um bom projecto de central. Também sou muito apreciador do Marco Silva. Aliás, tenho muita curiosidade em saber se haverá paciência com este miúdo e se chegará à B. Está rodeado de talento, mas é muito bom central. Será um pena não chegar onde chegaram António Ribeiro, Levi Faustino, etc...tudo centrais que ficam a milhas dele.

Quanto à tua apreciação do Luís Gomes, já sabemos que não concordamos. Não sei se é melhor central que estes miúdos que estão a chegar. Sei que da sua geração e vizinhas é o melhor a longa distância. E que devia ter muitos mais minutos na B.

Se algum deles vai chegar à A? Muitas vezes chega quem não esperamos. Depende muito no que estes miúdos se dedicarem a partir daqui e de não se deslumbrarem com os primeiros contratos "a sério" que irão fazer.

Boa vitória. Ir a Vila do Conde será, a meu ver determinante. Passar lá é meio caminha andado. Para receber o regime, creio que a equipa estará bem motivada. A deslocação ao pardieiro de alcochit, se tudo correr bem, será uma formalidade.

É sepre bom ganhar. E dá projecção aos miúdos. Isso é importante.
Aí também veremos qual é a verdadeira visão desta direção para a formação. Para mim não há dúvidas de que o Marco terá que chegar até à equipa B.

Verdade, definitivamente não temos a mesma visão sobre a valia do Luis Gomes. Também não concordo que seja o melhor central da geração deles e vizinhas. Mas o tempo irá dar razão a uma das partes ou a nenhuma 🤣.

Chegar à equipa A envolve sempre fatores que não depende exclusivamente do rendimento e potencial dos atletas. É preciso existir não só predisposição para isso assim como o contexto ideal e não me parece que neste momento o clube esteja numa dessas fases

• Like
Reações: TennantWho

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,365
3,941
Lisboa, 1979
Aí também veremos qual é a verdadeira visão desta direção para a formação. Para mim não há dúvidas de que o Marco terá que chegar até à equipa B.

Verdade, definitivamente não temos a mesma visão sobre a valia do Luis Gomes. Também não concordo que seja o melhor central da geração deles e vizinhas. Mas o tempo irá dar razão a uma das partes ou a nenhuma 🤣.

Chegar à equipa A envolve sempre fatores que não depende exclusivamente do rendimento e potencial dos atletas. É preciso existir não só predisposição para isso assim como o contexto ideal e não me parece que neste momento o clube esteja numa dessas fases
De acordo. Até digo mais, o mais dramático é saber que depende mais de fatores exteriores do que do esforço e do talento do jogador.

Pegando no Luís Gomes, como exemplo.

Seria muito mais fácil começar a fazer carreira na A, apanhando um quarteto de centrais como tinha o FC Porto na época passada. Cada um pior que outro.
Esta época? O grau de dificuldade subiu exponencialmente.

DragaoDesdeDia1

Bancada central
17 Agosto 2025
1,236
723
De acordo. Até digo mais, o mais dramático é saber que depende mais de fatores exteriores do que do esforço e do talento do jogador.

Seria muito mais fácil começar a fazer carreira na A, apanhando um quarteto de centrais como tinha o FC Porto na época passada. Cada um pior que outro.
ate digo todos os de 2005 depois dos mercados que fizemos esta epoca, vao ter muita dificuldade em arranjar lugar na A. O Andre Oliveira mesmo que nao tivesse lesionado teria que esperar que o Vasco fosse vendido,que o Lima nao lhe passa-se a frente e mesmo assim seria apenas o 3o MC da A. O Tiago Andrade por exemplo tambem precisava de passar o Goncalo Sousa e o Andre Miranda para ter uma opertunidade na A.

a opertunidade para os de 2004/2005 tinha sido na epoca desastrosa que tivemos na epoca passada, se nao foi nessa altura ja me parece muito dificl alguma vez ser

• Like
Reações: miguel1000

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,122
2,534
26
Barcelos

Verdade. Mas se o FCP quiser ser um clube que tem como pilar a formação (dito pelo presidente na campanha eleitoral), esse paradigma terá que mudar.
Não quero ver o meu clube a desperdiçar talento da formação para apostar em jogadores de qualidade duvidosa vindos de outras paragens como têm feito os dois estarolas de Lisboa.

O exemplo dos centrais é um excelente caso de estudo. Que sentido faz ter contratado o Prpic que tem tido escassos minutos (atenção que eu até acho que o miúdo tem qualidade) tapando por completo o espaço de equipa A ao Brás e ao Luís?
Não faz sentido a vários níveis

• Like
Reações: Drago e TennantWho

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,365
3,941
Lisboa, 1979
Verdade. Mas se o FCP quiser ser um clube que tem como pilar a formação (dito pelo presidente na campanha eleitoral), esse paradigma terá que mudar.
Não quero ver o meu clube a desperdiçar talento da formação para apostar em jogadores de qualidade duvidosa vindos de outras paragens como têm feito os dois estarolas de Lisboa.

O exemplo dos centrais é um excelente caso de estudo. Que sentido faz ter contratado o Prpic que tem tido escassos minutos (atenção que eu até acho que o miúdo tem qualidade) tapando por completo o espaço de equipa A ao Brás e ao Luís?
Acredito que a contratação do Prpic tem muito que ver com o trauma do quarteto de centrais da época anterior. Onde nenhum era opção viável.

Prpic é tão miúdo como o Brás, mas vinha de uma época a titular no Hajduk. Se algum dos centrais contratados não tivesse o rendimento esperado, julgo que a estrutura achou que o Prpic estaria numa posição de experiência intermédia e poderia estar mais em condições de segurar a "zaga".

Mas estou de acordo contigo. Se o clube quer trilhar o caminho de ter na formação um pilar na sua política desportiva, o FC Porto tem que ter outra atitude.

Olho para alguns jogos na primeira liga e vejo dois laterais, um esquerdo e outro direito, que passaram no FC Porto (embora um deles só na B) e acho um desperdício enorme não terem tido espaço no FC Porto A. Tivemos laterais direitos mais banais e temos laterais esquerdos mais banais do que esses rapazes. Enfim, é só um exemplo.

• Like
Reações: TennantWho

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
103,284
250,762
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Temos algum central esquerdino na formação acima dos sub 17?

O Prpic é logo diferente por esse aspeto

peterdragon

Bancada central
11 Agosto 2025
1,194
2,477
A próxima jornada será decisiva...

Vamos ao Rio Ave e os vermelhos ao Santa Clara! Ambos jogos muito difíceis!

Para já temos 4 pontos de vantagem! Veremos depois do final desta jornada! Sendo que faltarão apenas 5 jornadas e receberemos os vermelhos em casa. SE ganharmos no Rio Ave e limparmos os vermelhos em casa... É desta que o título será nosso! No ano passado roubaram-nosno título no Seixal. Percebemos ali que este ano seria contra tudo e contra todos mas que poderia ser nosso... Vai ser!

• Love
Reações: DragaoDesdeDia1