Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,860
9,019
43
Porto
Os frutos são a formação de jogadores com qualidade para vingar na equipa A, não são títulos de formação.

Vejo as duas equipas e não acho que o trabalho que fizemos com esta geração seja necessariamente pior.

Espero que não se aposte num modelo resultadista, não é por acaso que metade destas equipas do Benfica e Sporting são jogadores de ascendência africana.
Eu também concordo com os teus 2 primeiros parágrafos.

Já na última parte do que escreveste, já não concordo assim tanto.
É verdade que há ali muitos jogadores com dscendência africana e que conseguem fazer diferença com a questão física, não há como desmentir isso, mas eu vejo que existe ali muito mais do que isso. Têm miúdos com muita qualidade, têm equipas colectivamente compactas, têm criado espírito de grupo e (fico claramente com esta sensação) sinto que preparam jogadores que se adaptam melhor na fase da transição de futebol juvenil para o futebol sénior. É pelo menos a percepção que eu tenho.

Tentando explicar de uma forma muito simples, sinto que no caso deles há jogadores que conseguem singrar na futebol sénior porque foram muito trabalhados enquanto que no nosso caso apenas vejo jogadores "predestinados" a conseguir fazê-lo. Sinto que eles conseguem fazer um trabalho físico e mental com os miúdos que nós não temos conseguido fazer.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,403
6,683
1) 1 golo do Benfica precedido de falta.
2) Benfica com alguns jogadores de qualidade, não foi por acaso que também tiveram alguns jogadores na seleção nacional que foi agora campeão europeia
3) Além disso e talvez a razão mais importante, o Benfica dá muita ênfase a jogadores fisicamente mais desenvolvidos que neste escalão faz sempre a diferença. Tenho algumas dúvidas que alguns destes jogadores que agora ainda fazem a diferença, o venham a fazer quando forem seniores.

• Like
Reações: COTADRAGÃO

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,804
2,229
25
Barcelos
Mas tipo justificou a falta de títulos com apostar em jogadores mais jovens… e penso que essa justificativa não colhe… porque os rivais também pulam jogadores de escalões…

Parece algo inovador apostar no desenvolvimento sem títulos… e até estratégico… mas se os outros fazem o mesmo… os títulos são um indicador relevante
Jogadores do SLB mais novos que jogaram nos juniores esta época: Mauro Furtado, Stevan Manuel, Jaden Umeh, Tomás Soares, Rafael Quintas.

Jogadores do FCP mais novos que jogaram nos juniores esta época: Martim Schelmik, José Afonso, Guilherme Carvalho, Bernardo Lima, João Abreu, Tomás Peixoto, Mateus Mide, Rodrigo Gonçalves (sub16).

As diferenças são claras a nível do perfil de jogadores que sobem de escalão

• Like

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,860
9,019
43
Porto
Tens noção de quantos títulos ganharam as gerações de 1999 e 2000 na formação?

O SLB aposta em jogadores fisicamente mais fortes. O Daniel Banjaqui tem assim tanta qualidade? O Mauro Furtado? Ricardo Neto? Anísio Cabral? Dylan Neves?
Duvido que alguns deles cheguem sequer à equipa B do SLB quanto mais à principal
Por acaso acho que o Banjaqui tem qualidade. O Mauro Furtado também tem muita qualidade e o Dylan destruiu os nossos miúdos, tanto física como tecnicamente.
Não consigo prever o futuro e por isso não sei o que eles darão no futebol, mas parece-me que, pelo menos nestes 3 nomes, não é apenas a questão física que os faz impor-se.

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
430
1,142
Jogadores do SLB mais novos que jogaram nos juniores esta época: Mauro Furtado, Stevan Manuel, Jaden Umeh, Tomás Soares, Rafael Quintas.

Jogadores do FCP mais novos que jogaram nos juniores esta época: Martim Schelmik, José Afonso, Guilherme Carvalho, Bernardo Lima, João Abreu, Tomás Peixoto, Mateus Mide, Rodrigo Gonçalves (sub16).

As diferenças são claras a nível do perfil de jogadores que sobem de escalão
Mas a mouraria também tem uma excelente formação. Já os calimeros têm o hábito de ter alguns jogadores que ficam no mesmo escalão uns anos valentes.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,535
13,411
Mas tipo justificou a falta de títulos com apostar em jogadores mais jovens… e penso que essa justificativa não colhe… porque os rivais também pulam jogadores de escalões…

Parece algo inovador apostar no desenvolvimento sem títulos… e até estratégico… mas se os outros fazem o mesmo… os títulos são um indicador relevante
Quais outros fazem o mesmo. Os que estragam o João Veloso pondo nos sub-23 e que aos 20 anos ainda são suplentes da B. O Benfica raramente pula escalões. Veremos se não estragam o Tomás Soares nos sub-23 até aos 19/20.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,804
2,229
25
Barcelos
Por acaso acho que o Banjaqui tem qualidade. O Mauro Furtado também tem muita qualidade e o Dylan destruiu os nossos miúdos, tanto física como tecnicamente.
Não consigo prever o futuro e por isso não sei o que eles darão no futebol, mas parece-me que, pelo menos nestes 3 nomes, não é apenas a questão física que os faz impor-se.
O Banjaqui tecnicamente é limitadissimo. Defensivamente impõe-se facilmente graças ao enorme poderio físico neste escalão. Quando apanhar jogadores que consigam equiparar-se fisicamente vai ter enormes dificuldades. Já se viu uma amostra disso no Euro.

O Mauro Furtado até tem qualidade técnica para um central. Tem péssimas decisões tanto a nível de passe como de condução. Defensivamente também tem muitas limitações no posicionamento e em coisas básicas como quando fazr contenção, antecipação, apoios...

O Dylan Neves é aquele jogador extremamente rápido que tanto o SLB como o SCP têm nas suas academias e que usam constantemente nas segundas partes para rebentar com as defesas adversárias. Dificilmente terá carreira em primeiras ligas

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,535
13,411
Banjaqui é jogador de formação. Quero ver parar um Gyokeres como o Martim fez aos 18.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,535
13,411
O Banjaqui tecnicamente é limitadissimo. Defensivamente impõe-se facilmente graças ao enorme poderio físico neste escalão. Quando apanhar jogadores que consigam equiparar-se fisicamente vai ter enormes dificuldades. Já se viu uma amostra disso no Euro.

O Mauro Furtado até tem qualidade técnica para um central. Tem péssimas decisões tanto a nível de passe como de condução. Defensivamente também tem muitas limitações no posicionamento e em coisas básicas como quando fazr contenção, antecipação, apoios...

O Dylan Neves é aquele jogador extremamente rápido que tanto o SLB como o SCP têm nas suas academias e que usam constantemente nas segundas partes para rebentar com as defesas adversárias. Dificilmente terá carreira em primeiras ligas
Só não concordo com o Mauro Furtado. Precisa é de um bom formador porque a qualidade está lá.

Agora Anisio, Dylan, Banjaqui, Neto nem de primeira liga serão.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,804
2,229
25
Barcelos
Mas a mouraria também tem uma excelente formação. Já os calimeros têm o hábito de ter alguns jogadores que ficam no mesmo escalão uns anos valentes.
O Lamine Fawler (2009) que saiu este ano do SLB para o Famalicão há dois anos jogava nos sub16 do SLB contra jogadores sub17 sendo ainda sub14. Já nem vou falar em casos mais antigos como o Ronaldo Camara que reza a lenda que ao dia de hoje ainda podia jogar nos sub17

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,804
2,229
25
Barcelos
Quais outros fazem o mesmo. Os que estragam o João Veloso pondo nos sub-23 e que aos 20 anos ainda são suplentes da B. O Benfica raramente pula escalões. Veremos se não estragam o Tomás Soares nos sub-23 até aos 19/20.
Isso é mentira. O SLB também faz os jogadores subir de escalão. O problema é serem na sua esmagadora maioria jogadores fisicamente imponentes sem grande talento

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,535
13,411
Isso é mentira. O SLB também faz os jogadores subir de escalão. O problema é serem na sua esmagadora maioria jogadores fisicamente imponentes sem grande talento
O Benfica tem posto resultados a frente da formação. Basta ver a Prioste/Veloso.

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
2,050
1,700
Na minha modesta opinião, e indo por partes, começo por uma questao de base:

Qual a principal função da formação?

Posto isto, começo por questionar se faz sentido açambarcar atletas para jogarem em equipas A,B,C de cada escalão... para mais tarde, 80% serem dispensados? Qual o proposito disto? Alguem me pode explicar?

2. Existe algum projeto real, para o FCP rentabilizar os seus talentos de modo a que os mesmos tenham oportunidade no futuro na equipa principal? Ou estamos só a fazer "publicidade" formativa para mais tarde virem empresarios ou seja la quem for, colocar atletas estrangeiros no lugar daqueles que formamos hoje?

3. Nao fara mais sentido, ter menos atletas (os melhores), e lentamente ir faze-los evoluir sem saltar patamares? Hoje em dia, querem todos ser Rodrigos Mora ou Lamines Yamal. E necessário ter cuidado com os patamares de maturação.

4. Nao concordo nada com a ideia que o fator fisico por si só seja o principal para se ganhar titulos. Muitos desses atletas ja estao mais do que maturados e daqui a 3 anos, veremos onde estarão. Para mim, é mais importante ter um modelo de jogo unico em todos os escalões em que os atletas se sintam identificados com o mesmo para que possam evoluir tecnica, fisica, tactica e mentalmente.

Sou apologista de modelos de formação como escolas como o Ajaz ou Barcelona têm.

Penso que terá melhores resultados no futuro.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,557
1,791
Sub-17 derrotados no Seixal

2-1 foi o resultado frente ao Benfica na última jornada do campeonato

A equipa de sub-17 do FC Porto perdeu no Seixal (2-1) e não conseguiu conquistar o título nacional. Na 18.ª e última jornada da fase final do campeonato, os azuis e brancos estiveram em vantagem graças a um golo de Marco Silva (44m) - que desviou de cabeça ao segundo poste um cruzamento de Tomás Peixoto -, mas os lisboetas chegaram ao empate no minuto seguinte, num lance em que Tomás Soares domina com o braço antes de marcar, e consumaram a reviravolta aos 53.

Com este resultado, os Dragões terminaram o percurso na prova em terceiro lugar com 41 pontos, menos três do que o SC Braga e a seis do adversário desta ronda.

Os juvenis portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, João Pinto, Marco Silva (Guilherme Carvalho, 87m), Martim Chelmik, Yoan Pereira, Gonçalo Oliveira (Rayan Demirci, 65m), Bernardo Lima, Mateus Mide (Eduardo Ferreira, 78m), Duarte Cunha (Rúben Barbosa, 78m), Tomás Peixoto (Francisco Fernandes, 65m) e Tcherno Jamanca.

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
43,642
33,303
63
Aveiro
Se o empate não tem surgido logo de seguida mesmo a fechar a primeira parte, provavelmente o resultado tinha sido outro.

Última edição:
  • Like