Devenish disse:
Todos foram ídolos em 78 e 79 porque fomos campeões após 19 anos sem cheirar. Eu tinha 5 anos em 1959 e lembro-me lá como foi aquilo e para agravar e muito o meu pai faleceu de forma ignóbil numa operação de pouco risco no ano anterior em Outubro daí talvez eu ter perdido todas as memórias da minha infância anterior à morte dele, não recordo. Já em 78 tinha 24 anos e aí sim tenho tudo na cabeça - tu tinhas 11 ou 12 já eras adolescente ou caminhavas para lá nesse ano.
Todos foram heróis nesse ano e seguinte mas nem todos eram craques só que foram campeões. Creio que isso responde ao que penso do Fonseca, um bom guarda-redes mas longe de ter sido dos melhores se é que existe significação objetiva para definir isso.
Tinha 10 anos no final dessa temporada, faço anos no princípio do Outono!
Nasci a meio da travessia do deserto e cresci com a rapaziada da brincadeira a ser quase toda do 5lb... era eu a excepção a par do meu amigo Paulo, um sportinguista...
Valia a família que felizmente era Portista, tanto a paterna como a materna!
Fonseca, Gabriel, Simões, Freitas, Murça, Rudolfo, Oliveira alguns dos meus primeiros heróis!
Fernando Gomes, o expoente máximo desses tempos, o único que me dava títulos para poder contrapor as conversas desses comparsas das brincadeiras...
O Bi-Bota ao vencer Néné, Jordão e outros permitia-me dar algum troco a todos eles que ano, após ano, festejavam títulos...
P.S. A magia duma caderneta de cromos é algo inesquecível e que perdurará na minha memória enquanto esta não me atraiçoar! As horas que passávamos à volta disso!