KO FINAL: GUARDA-REDES

KO FINAL: Quem foi o melhor Guarda-Redes da história do FC Porto?


  • Total de eleitores
    115
  • Votação fechada .
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a Final escolhida pelos utilizadores do Portal para o melhor Guarda Redes da história do FC Porto.
Votem!

Jozef Mlynarczyk
- 88 Jogos

- 1 Liga dos Campeões
- 1 Taça Intercontinental
- 1 Supertaça Europeia
- 2 Campeonatos Nacionais
- 1 Taça de Portugal
- 1 Supertaça


Vítor Baía
- 566 Jogos

- 1 Liga dos Campeões
- 1 Taça UEFA
- 1 Taça Intercontinental
- 10 Campeonatos Nacionais
- 5 Taças de Portugal
- 9 Supertaças
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,319
21,348
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O palmarés do Baía ao serviço do Porto é verdadeiramente impressionante.

Só lhe faltou uma Supertaça Europeia.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Raba disse:
O palmarés do Baía ao serviço do Porto é verdadeiramente impressionante.

Só lhe faltou uma Supertaça Europeia.
Ele diz que a tem no palmarés com essa conquista em 1997 contra o Borussia Dortmund, apesar de não ter jogado.
 

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,961
18,201
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Raba disse:
O palmarés do Baía ao serviço do Porto é verdadeiramente impressionante.

Só lhe faltou uma Supertaça Europeia.

Concordo, mesmo assim olhando para o do Mly e vendo o número de jogos que fez por nós também tem um grande palmarés.

Em relação ao voto vai para o Vitor Baia, nada mais a dizer.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Dois monstros das redes!

O Jozef foi um upgrade enorme no nosso clube quando veio e fez parte de um grupo histórico!
O Vítor não há nada que se possa dizer que não seja repetir o dito por tantos... O melhor, de longe!

Não vi o Barrigana, não posso dizer se foi 19 mas acredito em que o viu defender. A começar no presidente.
O meu 1º foi o Fonseca. Gostava muito dele, mesmo muito.
 

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,961
18,201
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
K92 disse:
Dois monstros das redes!

O Jozef foi um upgrade enorme no nosso clube quando veio e fez parte de um grupo histórico!
O Vítor não há nada que se possa dizer que não seja repetir o dito por tantos... O melhor, de longe!

Não vi o Barrigana, não posso dizer se foi 19 mas acredito em que o viu defender. A começar no presidente.
O meu 1º foi o Fonseca. Gostava muito dele, mesmo muito.
Podes falar um bocadinho do Fonseca? Não conheço e gosto sempre de ler/ouvir quem conhece os Jogadores mais antigos.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Nonnenmacher disse:
Podes falar um bocadinho do Fonseca? Não conheço e gosto sempre de ler/ouvir quem conhece os Jogadores mais antigos.
Infelizmente não posso falar muito, foram poucos os jogos que vi.. :)
Era miúdo, não vivia no Porto e os jogos que vi dele foram os poucos da televisão, excepção feita a visitas do FCP a Aveiro ou Coimbra.

Guardo imagem de um GR ágil e destemido, às vezes em demasia... :))
Numa época em que reinavam Damas e Bento o nosso Fonseca também era grande.
Para mim, estava ao nível desses dois, também, grandes guarda-redes!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,513
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Se vamos falar do Fonseca teremos que falar do Américo que esse sim foi um extraordinário guarda-redes, vem  do tempo da década de 50 onde foi campeão em 58-59, depois atravessou o "deserto" como todos na década de 60 mas ainda ganhou uma Taça de Portugal onde fez uma exibição notável. Esteve no Mundial de 66 e de forma inexplicável nunca foi utilizado mas no ano a seguir fez 9 jogos consecutivos tendo depois dado o lugar a um jovem de nome Damas que creio todos sabem quem foi.
Destaco na Wikipedia esta frase que define o que ví dele;
Américo foi sem dúvida um dos melhores goleiros portugueses e isso é reconhecido com a frase escrita e referida por um autor de um livro dedicado às antigas glórias do FC Porto "Américo ia atrás da bola como um gato ia atrás de um rato".
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Devenish disse:
Se vamos falar do Fonseca teremos que falar do Américo que esse sim foi um extraordinário guarda-redes, vem  do tempo da década de 50 onde foi campeão em 58-59, depois atravessou o "deserto" como todos na década de 60 mas ainda ganhou uma Taça de Portugal onde fez uma exibição notável. Esteve no Mundial de 66 e de forma inexplicável nunca foi utilizado mas no ano a seguir fez 9 jogos consecutivos tendo depois dado o lugar a um jovem de nome Damas que creio todos sabem quem foi.
Destaco na Wikipedia esta frase que define o que ví dele;
Américo foi sem dúvida um dos melhores goleiros portugueses e isso é reconhecido com a frase escrita e referida por um autor de um livro dedicado às antigas glórias do FC Porto "Américo ia atrás da bola como um gato ia atrás de um rato".
Do Américo, tal como do Barrigana, não posso falar.
Nasci em 67, o Fonseca foi o meu 1º ídolo das redes no FCP. :)
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,513
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
K92 disse:
Do Américo, tal como do Barrigana, não posso falar.
Nasci em 67, o Fonseca foi o meu 1º ídolo das redes no FCP. :)
Todos foram ídolos em 78 e 79 porque fomos campeões após 19 anos sem cheirar. Eu tinha 5 anos em 1959 e lembro-me lá como foi aquilo e para agravar e muito o meu pai faleceu de forma ignóbil numa operação de pouco risco no ano anterior em Outubro daí talvez eu ter perdido todas as memórias da minha infância anterior à morte dele, não recordo. Já em 78 tinha 24 anos e aí sim tenho tudo na cabeça - tu tinhas 11 ou 12 já eras adolescente ou caminhavas para lá nesse ano.
Todos foram heróis nesse ano e seguinte mas nem todos eram craques só que foram campeões. Creio que isso responde ao que penso do Fonseca, um bom guarda-redes mas longe de ter sido dos melhores se é que existe significação objetiva para definir isso.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Em antes do Fonseca ainda me lembro do Rui (um jogador que não teve sorte era bom e na melhor fase teve uma lesão algo complicada para a época),do Tibi e do Torres,todos medianos diria eu o Fonseca só ganhava desses por ser constante e me lembro de uma portentosa exibição dele em Chamartin ainda era assim denominado o estádio do Real Madrid onde apenas só perdemos por 1 a 0,porque o homem estava inspiradíssimo.Diria que acima de tudo era um grande profissional.Na sucessão dele é que estivemos algo mal para encontrar um guarda-redes de nível,poderia ter sido o Zé Beto mas sabemos que era de luas,o Amaral era algo irregular e somente com a vinda do Mlynarzyck é que dormimos descansados e ainda me lembro nesse meio de um tal de Borota o pior guarda-redes que vi envergar a nossa camisa e nos custou sermos eliminados por um clube da quarta divisão inglesa no caso o clube galês do Wrexham.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Só para quem não viu e desses que enumerei gostava do Torres mas foi uma contratação algo atípica em nosso clube pois veio acabar sua carreira já longa no Vitória de Setúbal em nosso clube e só me lembro dele numa época nas Antas.Sei que ele depois abandonou a cerreira e se dedicou á fotografia em Setúbal pois era sua profissão era uma guarda-redes de um certo nível e tinha altura pois nunca gostei de baixinhos nessa posição.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
Votei Jozef porque achei que ele não merecia perder por muitos, mas o Baía é sem dúvida o melhor!
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Cresci com um poster gigante do Baía (talvez maior do que eu na altura) no meu quarto, portanto dificilmente nao votaria Baía.

Para quem falou no Borota, a seguir a está KO goat podíamos fazer um dos.mais cepos.
Ia ser bem renhido na baliza, entre Borota, Kralj ou Wozniak.
 

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,961
18,201
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Calabote disse:
Cresci com um poster gigante do Baía (talvez maior do que eu na altura) no meu quarto, portanto dificilmente nao votaria Baía.

Para quem falou no Borota, a seguir a está KO goat podíamos fazer um dos.mais cepos.
Ia ser bem renhido na baliza, entre Borota, Kralj ou Wozniak.
Já dei essa sugestão no tópico geral, depois de outro colega ter dado para se fazer aos treinadores, acho que vai ser engraçado. 😂

Só espero que o Quintana e o Sonkaya apareçam 👌
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Calabote disse:
Para quem falou no Borota, a seguir a está KO goat podíamos fazer um dos.mais cepos.
Ia ser bem renhido na baliza, entre Borota, Kralj ou Wozniak.
Para mim é o Borota mas em antes do Rui e para quem tem mais idade que eu e viu pois eu não vi em nosso anos mais tarde lembro que jogou pelo Espinho quando estes subiram,mas meu pai falava tão mal dele que atrevo-me a dizer que pode ser um elegível um tal de Anibal foi na época que o Américo teve a lesão que acabou com sua carreira,o Rui estava lesionado e só restava ele,bem foi nessa época que conseguimos ficar em nono lugar a pior classificação de sempre,meu pai dizia que ele foi determinante para isso,mas eu não vi.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Devenish disse:
Todos foram ídolos em 78 e 79 porque fomos campeões após 19 anos sem cheirar. Eu tinha 5 anos em 1959 e lembro-me lá como foi aquilo e para agravar e muito o meu pai faleceu de forma ignóbil numa operação de pouco risco no ano anterior em Outubro daí talvez eu ter perdido todas as memórias da minha infância anterior à morte dele, não recordo. Já em 78 tinha 24 anos e aí sim tenho tudo na cabeça - tu tinhas 11 ou 12 já eras adolescente ou caminhavas para lá nesse ano.
Todos foram heróis nesse ano e seguinte mas nem todos eram craques só que foram campeões. Creio que isso responde ao que penso do Fonseca, um bom guarda-redes mas longe de ter sido dos melhores se é que existe significação objetiva para definir isso.
Tinha 10 anos no final dessa temporada, faço anos no princípio do Outono! :)
Nasci a meio da travessia do deserto e cresci com a rapaziada da brincadeira a ser quase toda do 5lb... era eu a excepção a par do meu amigo Paulo, um sportinguista...
Valia a família que felizmente era Portista, tanto a paterna como a materna! :)

Fonseca, Gabriel, Simões, Freitas, Murça, Rudolfo, Oliveira alguns dos meus primeiros heróis!

Fernando Gomes, o expoente máximo desses tempos, o único que me dava títulos para poder contrapor as conversas desses comparsas das brincadeiras...
O Bi-Bota ao vencer Néné, Jordão e outros permitia-me dar algum troco a todos eles que ano, após ano, festejavam títulos...

P.S. A magia duma caderneta de cromos é algo inesquecível e que perdurará na minha memória enquanto esta não me atraiçoar! As horas que passávamos à volta disso! 
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Morais disse:
Em antes do Fonseca ainda me lembro do Rui (um jogador que não teve sorte era bom e na melhor fase teve uma lesão algo complicada para a época),do Tibi e do Torres,todos medianos diria eu o Fonseca só ganhava desses por ser constante e me lembro de uma portentosa exibição dele em Chamartin ainda era assim denominado o estádio do Real Madrid onde apenas só perdemos por 1 a 0,porque o homem estava inspiradíssimo.Diria que acima de tudo era um grande profissional.Na sucessão dele é que estivemos algo mal para encontrar um guarda-redes de nível,poderia ter sido o Zé Beto mas sabemos que era de luas,o Amaral era algo irregular e somente com a vinda do Mlynarzyck é que dormimos descansados e ainda me lembro nesse meio de um tal de Borota o pior guarda-redes que vi envergar a nossa camisa e nos custou sermos eliminados por um clube da quarta divisão inglesa no caso o clube galês do Wrexham.
Também lembro bem do Tibi e um pouco do Rui.
O Torres, vaga ideia. Sinceramente, nem consigo lembrar bem da figura.

Concordo em absoluto contigo, foi longa a espera até à chegada do Jozef... :)
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
K92 disse:
Também lembro bem do Tibi e um pouco do Rui.
O Torres, vaga ideia. Sinceramente, nem consigo lembrar bem da figura.

Concordo em absoluto contigo, foi longa a espera até à chegada do Jozef... :)
O Tibi teve duas fases essa primeira que substitui o Rui de pois ele sai do clube (penso que foi para a tropa mas não estou certo) depois veio o Torres depois o Fonseca e ele regressa pelo meio do percurso do Fonseca algo assim se não estou enganada na cronologia.
O Torres era um português invulgarmente alto para nossos padrões.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Morais disse:
O Tibi teve duas fases essa primeira que substitui o Rui de pois ele sai do clube (penso que foi para a tropa mas não estou certo) depois veio o Torres depois o Fonseca e ele regressa pelo meio do percurso do Fonseca algo assim se não estou enganada na cronologia.
O Torres era um português invulgarmente alto para nossos padrões.
O Tibi até ficou marcado pela frase: vai buscar Tibi.
Era puto, não lembro como surgiu mas deve ter sido comentário de algum lampião da rádio ou televisão nalgum jogo em que sofremos umas quantas, digo eu...
Sei que ficou e os vermelhuscos gostavam de mandar-me essa boca...
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.