Liga das Nações 2024/25

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,405
1,740

Diogo Costa, o herói nacional

Capitão do FC Porto defendeu um penálti na final da Liga das Nações e deu o título a Portugal

Portugal venceu a Liga das Nações à boleia do capitão do FC Porto, que voltou a vestir a capa de herói numa grande competição europeia. No desempate por penáltis da final disputada em Munique (2-2), Diogo Costa defendeu o quarto pontapé da seleção espanhola e permitiu que Rúben Neves selasse o triunfo luso por 5-4 nas grandes penalidades.

Novamente titular e totalista na baliza lusa, o número um português tinha sido o único representante azul e branco a atuar durante os 120 minutos do duelo decisivo. Rodrigo Mora não foi opção de Roberto Martínez e, ao contrário do que sucedera na meia-final contra a França, desta feita Samu não saiu do banco da Espanha, que tinha vencido a última edição do torneio.

"O meu foco naquele momento, juntamente com os meus companheiros, era elevar a aura e ajudarmo-nos uns aos outros. Fi-lo em prol equipa, é sempre esse o meu pensamento, e estamos muito felizes. Não foi só a minha defesa, os nossos penáltis foram todos muito bem batidos e estamos muito felizes por ganharmos este troféu. Se dissesse o meu segredo as pessoas começavam a perceber, mas eu confio muito no instinto, leio sempre o corpo e os olhos do adversário, mas é muito feeling e ir com tudo para a bola. É bastante notório que temos imensa qualidade, mas a qualidade mais importante é a equipa, e temos capacidade de trazer muitas coisas para Portugal", declarou o guarda-redes portista no rescaldo de mais uma exibição memorável.

Última edição: