FC Porto
1
GD Chaves
0
Dec 29, 2023 at 08:45 PM

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,860
3,539
E eis que aqui chegamos passados 5 meses (!!!) da época ter começado... jogamos pouco, muito pouco, talvez até menos que nos primeiros jogos desta caminhada, e isso é um facto incontestável. A equipa em vez de melhorar neste período parece que cristalizou e não de uma forma positiva. Não há ideias, improviso, criatividade, arrojo, alegria, chama. Pouco ou nada sai de uma forma natural e fluída, tudo como que perro, preso e o que vai saindo aqui e ali parece em sacrifício e à base do coração.

Descontrolo a roçar a anarquia na fase defensiva em muitos jogos onde a porosidade da nossa defesa é de arrepiar, demasiada lentidão na fase ofensiva, passes laterais e para trás de levar à exaustão, falta de coragem para assumir o 1x1, arriscar, improvisar, quando a coisa aperta lá vem os lançamentos longos dos centrais à procura de profundidade bastantes vezes contra blocos baixos, erros em barda a nível de passe, decisão e finalização, etc... Muitos jogos perdidos, demasiados ganhos em cima da meta e "à rasca" e, acima de tudo, uma qualidade de jogo que deixou a desejar na maioria dos 26 encontros disputados até agora (18 V, 1 E, 7 D, 46 golos marcados, 25 sofridos, Supertaça perdida e eliminados da Taça da Liga).

Infelizmente estamos numa fase em que ver um jogo do FCP é um desconsolo de fazer qualquer um ficar tolo. Sofre-se em demasia. Exasperante. Arrisco mesmo dizer que estamos perante o Porto mais fraco e previsível da vigência do SC no Dragão e até em largos anos.

O que nos levou a isto?

» Saturação do técnico e/ou dos jogadores?​
» A mensagem não passa como passava? Pelo tempo? Pelo estilo de liderança? Pela criação de anti-corpos entre as partes? Pela mudança de jogadores?​
» Estilo de jogo e escolhas demasiado previsíveis?​
» Ausência de planos B e C em termos tácticos devidamente operacionalizados?​
» Falta de qualidade?​
» O não resolver cabalmente dos problemas de lesões do ano anterior e que voltaram a suceder na 1ª metade desta época?​
» Plantel demasiado extenso (30 jogadores mais uma equipa B com outros 30 à disposição e ainda com a possibilidade de chamar atletas dos Sub-19 e Sub-17) para gerir de uma forma estável e sobre carris os egos, ambições, expectativas e até os treinos? Alertei no Verão para os problemas que isto poderia vir a causar em termos de gestão de recursos humanos, já para não falar no despesismo.​
» Falta de investimento ou mau investimento? É que se formos atentar ao que se investiu nas últimas duas épocas quase que chegamos aos 85 M€ gastos. Sinceramente não me parece que se possa chamar a isso tempo de vacas magras. Será que se gastou o dinheiro onde se devia?​
» Mau planeamento da época? Chegada tardia de potenciais elementos chave (Varela, Nico, Iván Jaime) que falharam inclusive o estágio de pré-época, não colmatar de debilidades evidentes do grupo (DC, DE, DD, MC), ir para uma temporada muito exigente com 4 centrais sendo que dois (os putativos titulares, Pepe e Marcano) com 40 e 36 anos e um historial clínico recente preocupante, ir para a competição com 12 jogadores para 4 posições (ED/ED/SA/PL), não antever/precaver uma possível saída de Otávio no mercado de Verão, adquirir um avançado quando já se tinham 4 no plantel e que agora acaba cedido para a Grécia, opção por manter jogadores em fim de contrato e com a cabeça algures, manter outros que se via que iriam ser a 3ª, 4a ou 5a opção na posição e com salários elevados (Grujic, Toni), etc...​
» Foco desviado por Assembleias Gerais e pelas eleições no horizonte?​
...​
Sinceramente já não sei qual das opções acima será a mais acertada nesta fase ou se não serão todas em conjunto...

Uma coisa é certa, este não me parece de todo ser o caminho que acabará em festejos azuis e brancos nos Aliados em Maio. Algo tem de mudar. Apesar dos factores externos existentes, que os há como ainda hoje foi bem visível, temos forçosamente de olhar principalmente para dentro.

Uma introspeção séria e humilde de todos é OBRIGATÓRIA! Não vale de nada continuar a bater com a cabeça na parede nos mesmo preceitos e formas se eles não funcionam como tem sido dolorosamente visível. Temos de encontrar soluções, dentro e fora de portas. Cada um deve assumir as suas responsabilidades, sem sacudir a água do capote. Se assim não for...
Somos o Benfica dos anos 90. Está à vista de todos, só não vê quem não quer!

Incompetência a todos os níveis e vai dar no mesmo resultado.
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,860
3,539
Ontem o jogo até me pareceu mais fluído e com mais ideias. Fui só eu a ficar com essa impressão? A certa altura pensei que até iamos escalar o resultado. Achei que até ao golo do João Mário estavamos bem, por cima do jogo.

Mesmo depois do golo não ficamos atrás, continuamos a ir para cima mas a entrada do Galeno... Credo.

Mas eu vi o jogo de longe, não estive 100% atento.
 
  • Like
Reações: Vinha

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
23,639
20,104
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Bem me parecia que este árbitro de ontem não me era estranho
Árbitro, internacional, a apitar na primeira divisão e que não marcou este penalti a nosso favor, há uns anos, num Viseu Porto B


Fica apresentado
Não foi irradiado depois de um lance assim, e ainda expulsou o Bernardo por protestos
Incrível como na altura estava de frente para o lance e diz que não há nada lol

Estava também de frente para o lance na cotevelada ao Zé Pedro em que marca a falta ao contrário..
 
  • Like
Reações: Vinha

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,948
15,449
Foi só mais um jogo horrível, com vitória pela margem mínima, contra a pior equipa da Liga. No final, não fosse a trave e o Diogo Costa e perdíamos mais uns pontinhos em casa!
É tudo demasiado mau…
 
  • Like
Reações: Filipe01 e Emanujor

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
11,138
16,539
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Como está a ressaca? O vinho servido está cada vez mais podre.

Enquanto continuarmos a ganhar, as coisas vão passando, o problema vai ser o estrondo da queda quando se voltar a perder.

Agora é cabeça no sítio, vem ai a melhor deslocação da época a nível interno.
 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,821
2,835
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Conclusao, estamos pior, mas por incrivel que pareça temos muito menos para recuperar. Portanto ainda ha motivos para confiar que Sergio Conceicao pode dar a volta a isto, como ja fez noutras epocas. Nada esta perdido, por mais cinzento que esteja.
Gostava de concordar contigo, e espero bem que aconteça o q dizes, mas a situaçao nao me parece igual. Antes de mais começamos a epoca passada a jogar mto bem, até ao mundial mais ou menos, entao o Taremi estava fantástico. Mas fomos perdendo alguns pontos, com algum azar à mistura. Dp começamos a jogar super mal, dp do mundial, e os lamps cavaram uma distancia q nao julguei recuperavel, mas começamos a apresentar um futebol sólido, menos bonito mas sólido e fomos ganhando tantas vezes q nos aproximamos mm. Acabou a nao chegar pelos motivos q apresentaste. Este ano acho q parecemos estar completamente disfuncionais, nao se vê nada de nada, seja taticas, seja opçoes sobre quem joga ou nao, e mm o balneario nao parece nada "à Porto". Eu estou mto pessimista, mas numa coisa tens razao, a distancia nao é nada problematica, e até recebemos ambos os mouros na 2a volta, portanto se estivessemos eficazes estaria altamente confiante. A minha desconfiança é mm em nós proprios, nao parecemos estar a conseguir jogar nada de jeito e a situaçao nao está com ares de ir mudar para melhor nos proximos tempos. Mas nunca se sabe, ao menos estao a limpar o balneario, concordemos ou nao, estao a tentar fazer qq coisa. A ver vamos se resulta. Eu espero bem q sim.
 
  • Like
Reações: fjpfcp

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
11,653
18,317
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Continuo com sérias dúvidas se prefiro um central ou um médio agora em Janeiro.
Já sabemos que estamos mal no centro da defesa, mas estou cansado de ver esta dinâmica morta entre Eustaquio e Varela no meio campo.
Com um jogador diferente à frente do Varela, a equipa podia melhorar muito.
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
33,012
23,331
62
Aveiro
Os nossos centrais ontem foram talvez o 4º e o 5º do plantel considerando as análises e expectativas no início da época.
 

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
1,338
1,444
E preocupante ver esta equipa cada vez a jogar pior….ontem foi muito mau. A sorte foi apanharmos um Chaves. A passadeira do nosso lado direito e espacis nas costas nao fazem antever nada bom contra equipas a serio.

enfim, sempre a espera q esta equipa faca um click….q nao acontece.