Liga Portugal Betclic 2025/2026

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,451
17,270
As alíneas a seguir ao Ponto 1, salvo se...dizem tudo. Logo aqui já não dava para marcar para o dia seguinte:

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará, ou completará, em data, a estabelecer por acordo entre os clubes; na falta de acordo, a Liga Portugal decidirá a data e hora do jogo;

É ilegal o que a liga está a fazer. E isto também é um ataque do Arouca ao nosso clube. Eu cortava relações com o SL Arouca C.
Acho que se enquadra.

O que podemos discutir é porquê é que na impossibilidade de haver acordo entre os dois clubes, a liga escolhe uma data que o Porto não queria.

Agora legalmente acho que não temos muita razão para avançar. Até podemos avançar só para criar ruído mas parece-me claro de que, no caso de não existir acordo entre clubes, é uma decisão unilateral da liga.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
42,562
73,409
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O que podemos discutir é porquê é que na impossibilidade de haver acordo entre os dois clubes, a liga escolhe uma data que o Porto não queria.
Mas nesse artigo em que isso é referido, tens o "salvo se" com as alíneas todas, entre elas o facto de uma das equipas jogar na europa na semana seguinte. Ou seja, a Liga pode sim marcar o jogo a seu belo prazer mas NÃO para a semana em que há competições europeias.

É ilegal o que a Liga está a fazer.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,137
25,170
34
Vila Das Aves
Factos

Encosta foi a Arouca

Presidente da Câmara fez as declarações que fez muito antes do sorteio

Jogo calhou nas festas e antes do clássico

Portanto para que exista aqui um arranjinho, isto nao pode ter sido apenas uma casualidade. Nao foi so um azar ter calhado o jogo nesse fim de semana, nao foi so um azar que alem disso calhasse o classico logo a seguir, nao foi so um azar que ninguem do Arouca se tivesse lembrado de informar que neste fim de semana nao podia jogar em casa

Nao faco ideia se e possivel ou nao, mas devíamos comecar por exigir uma auditoria externa por entidade estrangeira ao sorteio. Porque para “calhar” desta maneira certamente que foi programado e deve haver provas disso ( percebo pouco de informatica )

O que se esta a passar neste inicio de campeonato e uma vergonha sem fim e que vai piorar com a chegada do Mourinho. Cansado de ter que ver o meu clube competir nesta Podridão.
Eu por acaso já ando há algum tempo a achar estranho os nossos sorteios.

Dei-me ao trabalho de ver as primeiras 10 jornadas das últimas 4 temporadas e o padrão é este:

4x com Gil Vicente
4x com Rio Ave
3x com Sporting
3x com Arouca
3x com Braga
3x com Moreirense
3x com benfica
2x seguidas com Vitória

Se não há aqui marosca..

• Like
Reações: Flames

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,451
17,270
Mas nesse artigo em que isso é referido, tens o "salvo se" com as alíneas todas, entre elas o facto de uma das equipas jogar na europa na semana seguinte. Ou seja, a Liga pode sim marcar o jogo a seu belo prazer mas NÃO para a semana em que há competições europeias.

É ilegal o que a Liga está a fazer.
Como eu leio: na falta de condições para se jogar na data marcada, o jogo deve ser efectuado nas 30 horas seguintes. Se houver jogo europeu de uma das equipas, deve-se jogar numa data em que ambas as equipas estejam de acordo. Caso não haja acordo, a Liga decide. Mas não diz explicitamente que não deve ser nessa semana.

Se é verdade que queríamos o jogo para o final de outubro, e não foi marcado para essa data, isso implica que o Arouca não estava de acordo e que prefere jogar a 29 de Setembro do que em Outubro. Estão no seu direito.

Já não percebo é porque é que a liga, tão interessada na luta pelo ranking europeu, ceda aos interesses do Arouca e não aos do Porto, que terá jogo europeu 3 dias depois.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,137
25,170
34
Vila Das Aves
Como eu leio: na falta de condições para se jogar na data marcada, o jogo deve ser efectuado nas 30 horas seguintes. Se houver jogo europeu de uma das equipas, deve-se jogar numa data em que ambas as equipas estejam de acordo. Caso não haja acordo, a Liga decide. Mas não diz explicitamente que não deve ser nessa semana.

Se é verdade que queríamos o jogo para o final de outubro, e não foi marcado para essa data, isso implica que o Arouca não estava de acordo e que prefere jogar a 29 de Setembro do que em Outubro. Estão no seu direito.

Já não percebo é porque é que a liga, tão interessada na luta pelo ranking europeu, ceda aos interesses do Arouca e não aos do Porto, que terá jogo europeu 3 dias depois.
A liga só cede aos interesses de um certo clube, clube esse que vai daqui a uns dias jogar (finalmente) contra o Rio Ave porque (pasmem-se) adiaram o jogo para que pudessem preparar a jornada europeia contra os turcos.

Se bem me recordo, o Santa Clara também chegou a pedir o adiamento de uma jornada por causa da liga conferência e ficaram a xuxar no dedo.

• Like
Reações: nmp

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
42,562
73,409
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas não diz explicitamente que não deve ser nessa semana.
Diz na alínea b)

"salvo se..."

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará, ou completará, em data, a estabelecer por acordo entre os clubes; na falta de acordo, a Liga Portugal decidirá a data e hora do jogo;

Ora se marcam o jogo para segunda....segunda já é a semana do jogo da UEFA. Parece-me clara a regra.

Do que percebo da regra é que se o um dos clubes tiver jogo na uefa na semana seguinte tem que se decidir por outra data que não essa semana.

• Like
Reações: nmp

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,451
17,270
A liga só cede aos interesses de um certo clube, clube esse que vai daqui a uns dias jogar (finalmente) contra o Rio Ave porque (pasmem-se) adiaram o jogo para que pudessem preparar a jornada europeia contra os turcos.

Se bem me recordo, o Santa Clara também chegou a pedir o adiamento de uma jornada por causa da liga conferência e ficaram a xuxar no dedo.
Mas isso é verdade e não merece contestação.

Resumindo, a lei está mal feita, a Liga podia dar um jeito, mas preferiu foder-nos com 3 jogos em 6 dias, porque acontece slb nessa semana.

A minha intervenção é só porque acho que a marcação para segunda-feira não contraria a lei.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,451
17,270
Diz na alínea b)

"salvo se..."

Ora se marcam o jogo para segunda....segunda já é a semana do jogo da UEFA. Parece-me clara a regra.

Do que percebo da regra é que se o um dos clubes tiver jogo na uefa na semana seguinte tem que se decidir por outra data que não essa semana.
Acho que não. O jogo seria sempre nas 30 horas seguintes. Não podendo (daí o "salvo se"), tem que haver acordo. Não havendo acordo, a liga marca. Mas não impede que seja nessas 30 horas.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
42,562
73,409
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Acho que não. O jogo seria sempre nas 30 horas seguintes. Não podendo (daí o "salvo se"), tem que haver acordo. Não havendo acordo, a liga marca. Mas não impede que seja nessas 30 horas.
Hummm...percebo o que queres dizer mas se a Liga decidir marcar para a mesma semana do jogo da europa isso não entra em contradição com a tal alínea b) que impede que isso aconteça? Não havendo acordo e havendo esse impedimento legal da mesma semana de jogo europeu o lógico era a liga marcar unilateralmente, sim, MAS para outra semana sem jogos europeus.

Isto é filha da putice para nos deixar de rastos antes do clássico.

P.S. o @Tiago Silva poderá elucidar melhor a malta sobre isto.

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
616
295
Conquistas
1
48
  • Jorge Costa
Também é essa a leitura que faço.
Não é dito que, não havendo acordo, a Liga não possa marcar o jogo para essas 30 horas seguintes.
Pode ir "contra o espirito" da lei ou do que legislador queria, na altura que a redigiu, mas não me parece ilegal.

Demonstra só a má vontade/ fé da Liga.

nmp

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2015
8,338
7,640
Percebo o que dizes, mas não sou jurista, sou engenheiro e tenho sempre dificuldade em perceber estes "articulados" legislativos porque parece que dão sempre margem a segundas interpretações!
Em todo o caso, a minha interpretação é que o jogo não pode ser marcado nas 30h seguintes. O que a Liga pode é impor uma data (falta de acordo entre os clubes), no entanto, nunca pode ser na janela das 30h nem na semana das competições europeias, pois desvirtua o princípio jurídico que se pretende salvaguardar pela alínea b):
"salvo se..."

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte (...);

Para mim é claramente ilegal, mas cheguem-se à frente os juristas (@Tiago Silva).
No limite penso que dá sempre para meter uma providência cautelar em tempo útil que irá provocar o adiamento do jogo.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,170
7,574
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Diz na alínea b)

"salvo se..."

Os meus tres centimos do assunto...

O que ta no regulamento tá tremendamente AMBIGUO!
Como tá ambiguo, quem decide decidiu, como tal, havendo pouco tempo para reverter as coisas até porque implica que os treinadores preparem as equipas expecificamente para aqueles contextos, isto vai ficar assim e não irá dar em qualquer alteração!

Revoltante? SIM, por ser um claro atropelo ao bom senso!
Portanto, para mim isto é simples, ha que introduzir uma regra CLARA:

- As equipas tem que ter um minimo de 72h de diferença entre jogos OFICIAIS!
- Não sendo garantidas essas 72 horas, o jogo apenas poderá ser cumprido se AMBOS os clubes e liga tiverem de acordo:
  • A liga tem que validar com a operadora de transmissao.
  • Os clubes VISITADOS passam a ter que obter um documento da autarquia onde dão o OK, sendo que esse documento da autarquia tem que ter devidamente um parecer autorizado pela PSP e Bombeiros.
Isto tem que ser PROCESSUAL, CLARO e TRANSPARENTE.

Contudo, independetemente do resultado, que obviamente que seja vitoria nos 3 encontros falados, temos que continuar a fazer barulho e levar o tema mais alem, até porque alguem tem que formalizar um pedido de desculpas e assumir a culpa neste assunto.

No nosso caso, pelo que vejo, não estão reunidas as condições para haver equidade entre as equipas.
Demos um parecer negativo CLARAMENTE JUSTIFICADO pela proximidade à competição europeia.

E neste caso os unicos culpados são o Arouca e a Liga, porque autorizaram a marcacao do jogo para uma data à qual havia um conflito, contudo o unico prejudicado aqui for quem tava alheio a isto tudo. PRICELESS!

Ja agora, era engraçado o Farioli no final do encontro na flash trazer este grafico directamente na flash:
(não sei se não deveria trazer já no final do encontro com o rio ave)

Onde na condição de treinador, ainda pra mais outsider, tem que perguntar claramente se é aqui que a organização da nossa Liga quer estar!
Ficar mal em frente às cameras tem impacto, é preciso por o dedo na ferida! Esta malta é burra que dói!

• Like
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
42,562
73,409
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
" A solução encontrada pela Liga Portugal levanta dúvidas quanto ao seu efetivo enquadramento no regulamento em vigor. Da leitura do Regulamento, salvo melhor opinião, decorre que, em situações em que um dos clubes envolvidos no jogo alterado participe nas competições europeias na semana seguinte, a janela temporal aplicável se estende para além das 30 horas e até 6 semanas da data inicialmente estipulada: e não, obrigatoriamente, no espaço de 30 horas imediatamente seguintes."

8 Fevereiro 2023
16,985
22,015
O FC Porto é a equipa com mais golos de bola parada (5) na 🇵🇹Liga Betclic 2025/26:
🔹4 golos após pontapé de canto (28,5% dos seus golos)
🔹50% do total de golos de canto de todas as equipas

O FC Porto é a equipa que mais golos marca na 1.ª parte na Liga Betclic 2025/26:
🔹9 golos (1.ª parte)
🔹3 golos (0-15)
🔹3 golos (16-30)
🔹3 golos (31-45)

O FC Porto estabelece o valor máximo de xPoints (2.78/3.00) na 🇵🇹Liga Betclic 2025/26, os golos madrugadores e as oportunidades concedidas explicam este valor tão elevado.