Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
Subestimas, claramente, o papel de um presidente e de uma estrutura.

O que não deixa de ser curioso, num clube que tudo ganhou nos últimos 40 anos com um presidente e umas duas dezenas de treinadores.
Claramente que não percebeste o que escrevi.

Quando eu digo que a peça chave dum clube é o treinador, não estou a dizer que o que está à volta é irrelevante ou secundário.

O que reafirmo é que a falha nessa escolha chave porá imediatamente tudo em causa. Projecto, estrutura, competência de profissionais da SAD, jogadores, tudo.

Quem escolhe, o mantém e apoia é a peça chave.
Alguma decisão da SAD em 2003 na gestão de ativos é questionada?

Os jogadores, dirigentes, roupeiros não pareciam mais competentes do que são?

Olha para o valor do plantel do Porto no final do bicampeonato de Vítor Pereira (que não era um supertreinador mas mostra competência) e anda meio ano para a frente.

Lucho dispensado, Porto fora da Champions, Otamendi vendido ao desbarato, Danilo, Alex, Mangala pareciam medianos.

A perda de valor em ativos ou em prémios de desportivos é gigante quando a competência técnica falha.

A perda de valor em bloqueios a vendas, amuos, contratações de veteranos com altos salários para fazer balneario, empréstimos sem opção de compra, etc etc também é gigante.

Onde um presidente dum clube português tem mesmo que acertar é no treinador.

Isso não menoriza o seu papel. Responsabiliza-o na escolha.
Aliás foi isso que fez chegar PdC até aqui. Aos 42 anos disto.

Acertar mais do que os outros e saber gerir melhor do que os outros quando o apoiar e quando o despedir.
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,593
15,939
Vila Nova de Gaia, 1975
Claramente que não percebeste o que escrevi.

Quando eu digo que a peça chave dum clube é o treinador, não estou a dizer que o que está à volta é irrelevante ou secundário.

O que reafirmo é que a falha nessa escolha chave porá imediatamente tudo em causa. Projecto, estrutura, competência de profissionais da SAD, jogadores, tudo.

Quem escolhe, o mantém e apoia é a peça chave.
Alguma decisão da SAD em 2003 na gestão de ativos é questionada?

Os jogadores, dirigentes, roupeiros não pareciam mais competentes do que são?

Olha para o valor do plantel do Porto no final do bicampeonato de Vítor Pereira (que não era um supertreinador mas mostra competência) e anda meio ano para a frente.

Lucho dispensado, Porto fora da Champions, Otamendi vendido ao desbarato, Danilo, Alex, Mangala pareciam medianos.

A perda de valor em ativos ou em prémios de desportivos é gigante quando a competência técnica falha.

A perda de valor em bloqueios a vendas, amuos, contratações de veteranos com altos salários para fazer balneario, empréstimos sem opção de compra, etc etc também é gigante.

Onde um presidente dum clube português tem mesmo que acertar é no treinador.

Isso não menoriza o seu papel. Responsabiliza-o na escolha.
Aliás foi isso que fez chegar PdC até aqui. Aos 42 anos disto.

Acertar mais do que os outros e saber gerir melhor do que os outros quando o apoiar e quando o despedir.
Percebi perfeitamente o que disseste.

A escolha do treinador é extremamente importante. É, provavelmente, a decisão operacional mais importante a ser tomada.

Mas não é mais importante do que quem está a montante e tem te tomar essa e múltiplas outras decisões operacionais e estruturais na vida do clube.

Mourinho teve o mesmo impacto no regime? AVB teria o mesmo rotundo sucesso nos lagartos?

Um grande cozinheiro sobrevive com maus ingredientes? Ótimos ingredientes são um sucesso na mão de um fraco cozinheiro?

Porque se subestima o mérito e a importância de quem consegue juntar o grande cozinheiro aos ótimos ingredientes, isto é, de quem coloca as peças certas nos lugares certos para permitir obter os melhores resultados?...
 
Última edição:
  • Like
Reações: RK e Gatão1983

somosporto78

Superior
23 Maio 2016
66
79
Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.
 

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
15,898
35,681
Conquistas
5
Para mim seria uma ingratidão dos sócios se ele perder as eleições. Simples.
"Estou convencido que será o último mandato, também tenho direito de gozar a vida e o FC Porto. Não estou a garantir, mas mal do FC Porto se nenhum dos possíveis candidatos não se assumirem nos próximos anos. Estou convencido que com o Rui Moreira, o André Villas-Boas e o António Oliveira, apesar de ter dito que não quer, ficaria super descansado e super feliz porque sabia que podia ver sem responsabilidade o FC Porto a continuar na senda de triunfos"

Ingratidão? Então mas...
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,178
10,810
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
E mesmo assim no caso do senhor dos hambúrgueres as urnas foram dar um passeio até parte incerta.

É diferente mas é um aviso para quem acha que o AVB papa isto de caras... os lamps, além de haver sócios com 30 ou 40 votos, ainda tem as casas em si que valem dezenas de votos.

Isto era uma tarefa hercúlea para o tipo dos hambúrgueres, além de haver muito mais gente desiludida com pdc do que havia com o orelhas.

Podemos é contrapor que existe um culto doentio à volta do jorge nuno, coisa que o orelhas não tinha.

Mesmo assim o noronha teve uma boa votação, e não duvido que tenha havido umas maroscas orelhonas.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
Tenta fazer o mesmo exercício para os comentários do PdC sobre o AVB hoje tendo em conta o histórico (2020, possível candidatura do AVB em 2024).

Vê se encontras essa coerência.
Estás a misturar assuntos.

O exemplo que dás é de campanha eleitoral. Se as manas Mortágua se candidatarem à liderança do bloco em listas separadas não é de esperar que distribuam flores.

Pinto da Costa quer ser presidente em 2024 e AVB pode impedir esse seu desejo.

AVB quer ser presidente em 2024 e PdC pode impedir esse seu desejo.

É a arma coerência tem efeito boomerang se quiseres ir por aí :

Em Maio de 2021. No auge da crise financeira, do FPF e pouco antes do início dos 2 anos de estudo e preparação para o cargo:

"O meu clube está muito bem entregue, muito bem gerido, tem um presidente que nos levou ao sucesso nacional e internacional como mais nenhum outro, e continuo a defendê-lo sempre, pelo que não posso esgotar as minhas intenções em cada entrevista. Tudo o que eu fizesse em relação à presidência do FC Porto teria que ser algo arrebatador, no sentido de que fosse uma escolha unânime e que os próprios portistas o sentissem dessa forma. Se assim não for não vale a pena, porque conheço a nação portista, porque me conheço a mim próprio e tenho a noção do que é preciso para gerir um clube desta dimensão. "
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,125
2,217
Vila Nova de Gaia, 1981
Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.
Voces dizem-lhe ou digo-lhe eu?
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,178
10,810
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Não seremos? Interessante.
Não sei se já ouviste falar do processo dos emails. O nosso clube investiu recursos e queimou colaboradores para conseguir demonstrar que o Benfica tinha construído uma rede de influências para dominar a arbitragem, corromper jogadores, etc. Um verdadeiro polvo criado e alimentado para prejudicar o nosso clube. E quem foi o arquiteto dessa teia? Um tal de Luís Filipe Vieira.
Estranhamente o nosso presidente sabendo de tudo isso, afirmou numa entrevista à RTP que era amigo do Luís Filipe Vieira. Então o presidente que não se deixa enganar e não é anjinho permite que um amigo tenha montado um esquema que prejudicou o clube quer desportiva, quer financeiramente?

Mais anjinho que isto parece me impossível.





Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.
 
Última edição:

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,068
15,873
Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.
Eu gostava de perceber onde é que vocês conseguem ver a comunicação social contente com a derrota de Pinto da Costa! É que não consigo mesmo...
O que mais se vê são comentadores/cartilheiros/cronistas a defender Pinto da Costa e o seu legado. Já nem falo nos idiotas úteis que diariamente berram em frente às câmaras das TV inimigas (CNN e CMTV) em defesa de Pinto da Costa. Vejam o Otávio Machado por exemplo que, curiosamente, andava há 20 anos a atacar Pinto da Costa!

Quanto à parte de não sermos anjinhos com o Pinto da Costa, digamos que é uma afirmação no mínimo duvidosa! Estamos a falar do mesmo senhor que chama de inimigos aos jornais de Lisboa mas depois convida os directores dos mesmos para eventos, estamos a falar da mesma pessoa que disse recentemente que a malta do conselho de arbitragem (ou lá o que era) era tudo gente muito séria e competente, estamos a falar da mesma pessoa que acabou de dizer há meia dúzia de dias em entrevista à RTP que era amigo do Vieira (que é só o gajo que mais nos tentou foder nas últimas décadas). Ainda podemos falar da forma como verga o clube aos interesses de empresários, aos interesses do filho e até da claque!
Se isto não é ser anjinho a vários níveis então não sei o que será!
 
Última edição:

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,481
14,316
Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.
Tal como não fomos anjinhos, e muito incompetentes, nos últimos 10 anos ? Não sei se é pior ter esta crença ou atribuir a palavra "futuro" a alguém com 86 anos.
 
Última edição:

Rubickus

Arquibancada
7 Junho 2022
312
1,010
Dificilmente arranjamos algum Presidente com a dedicação ao Clube como Pinto da Costa. Ninguém precisa de tomar as dores do Pinto da Costa. É só ver o que era o FC Porto antes e depois de Pinto da Costa.
Porque será que a comunicação social está tão feliz com uma possível derrota do Pinto da Costa? E a seguir vem o resto Liga, Federação, etc.
Uma coisa é certa com Pinto da Costa não iremos ser anjinhos. Isso para mim já é uma garantia de futuro.

 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
15,998
51,319

E o silêncio ensurdecedor por parte de quem dirige o FC Porto?

Onde está a pujança?

Onde está a vitalidade e energia do presidente? Só a usa para atacar os sócios do clube e o candidato adversário?

Onde anda o Vítor Baía?

O AVB quer um Porto fofinho? Mas há Porto mais fofinho que este Porto? Mas há Porto mais conveniente para os adversários que este Porto?
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.