Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,966
191,572
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Um PdC já não tem lugar no futebol atual.

O futebol mudou... o país mudou... as pessoas que ficavam alucinadas com os discursos dos anos 90 no pavilhão, hoje não ligavam nenhum porque já está mais que batido.

Vocês vivem presos nos anos 80/90 com os presidentes estrela... os berlusconis, os pintos, os gil e gil, os tapis e outros que tantos. Os populistas/popularuchos. Engraçados, cômicos, enérgicos, passam bem na tv, mas rodeados de gente duvidosa.

O único que sobrevive é o Florentino porque tem uma inteligência muito acima dos outros, além disso é dono de Madrid e não se mete com esquemas que envolvam meliantes.

Precisamos de um Portista, apaixonado pelo clube, que não use o clube como elevador social, sem dogmas, sem mantras (a não ser o de pôr os interesses do Porto acima de tudo) e que leve o Porto para o séc XXl.

O Porto é uma empresa. Uma das maiores do país. Um empresa que só vai dar lucros de a bola entrar e a bola só entra se tiver os melhores a chutar o esférico. Os melhores só se conseguem com boa saúde financeira. Por isso temos que gerir o Porto como uma empresa e não como um clube de bairro.
Não vejo o Tininho do Real como essa malta que descreves

Aquilo é puro sangue frio
Não é um Rei Sol, não há discursos a atacar ninguém, não há nada disso

Há o Real Madrid, o seu caminho, o seu projeto, a sua cultura e a sua história
Seja Ronaldo, seja Ramos, seja Benzema, seja Iker, seja quem for; não se agarrou a nenhum e correu com todos quando não queriam entrar no caminho do Real de Florentino
É preciso ter tomates para ser Florentino porque tomou decisões de gajo corajoso

O resto que dizes é demasiado evidente, concordo com tudo
 

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,689
12,361
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Vou correr o risco de ser paternalista/altivo, mas não vou resistir. Estou a citar este teu post, mas ele é só um exemplo. Logo na página anterior tem posts que catalogam potenciais votantes de PdC em tachistas, ou velhos, ou burros ou qualquer outra designação menos própria.

Neste forum se fizesses uma sondagem e colocasses como opções:

a) Quase de certeza que voto em AVB
b) Quase de certeza que voto em PdC
c) Estou indeciso em quem voto, ou se voto.

Eu julgo que a) ganharia de forma esmagadora (80 ou + %) e as alineas b) ou c) seriam residuais.

Esses 80 ou + % daqui não são suficientes para pensar que está ganho. Há muita gente para lá deste forum que vai pela b) e as coisas não estarão desequilibradas.

E depois há gente que tem preferência e até pode nem votar por achar que está no papo (seja qual for o lado) ou que não estará mobilizada para ter que ir votar.

E há gente que até pode estar na c).

Se achas/acham que está no papo, não se preocupem. Podem continuar a destratar quem pensa o contrário porque são burros, mamões, velhos, iletrados, têm agenda ou falta de coluna vertebral.

Vou-te dar o meu exemplo: Eu estou na alínea b), mas poderia estar perfeitamente na c) se gostasse/confiasse na vontade/autenticidade/portismo do AVB.
Não vale a pena estarmos a discutir essa minha percepção, porque não superei o trauma A ou B. Não é isso que se trata.

Quando olho para Luis Montenegro ou Rui Rio há um em que eu podia votar e outro em que nunca votaria. Isso depende da nossa percepção (errada ou não) do lider. Mais do que o projeto, se vai subir ou descer impostos, fazer reformas na justiça ou não. É o personagem.
E até posso ver mais defeitos no que ponderaria votar do que no outro.

Dito isto: Não sendo AVB o candidato e podendo ser outra pessoa com o mesmo impacto que ele está a ter, a mesma possibilidade de vitória eu poderia estar na C. Porquê? Se leres a resposta que dei ao domribeiro perceberás.

Vamos imaginar que era esse o caso e que estava em dúvida por aquilo que o PdC me deu ao longo da minha vida, da tal gratidão, da luta que ele travou contra o regime, etc e tal.

Mesmo tentando ser racional na análise que precede o meu voto, de cada vez que leio o que aqui se escreve, a ausência do minimo dos minimos de consideração que eu acho que o PdC merece ter, o escárnio, tenho um instinto emocional de me querer afastar de vós.
Aqui não é altivez. É a única altura em que entra a gratidão, a memória, a felicidade vivida. Não me posso alinhar com "esta gente".

O mesmo quando ouço os habituais inimigos do Porto a cascar no PdC nas tvs.
Não é nada que deva contar, mas há um instinto do portismo que nos leva a querer distância de certa gente, mesmo que eles até estejam a falar verdade.
Imagina um inglês que até pode estar a criticar de forma certeira o William Wallace. Há todo um instinto Porto, que é mais histórico do que racional a querer aproximar-se do William Wallace.

Nós funcionamos assim: Se um user AVB deste forum que eu considero escrever um post 100% igual ao que o Rui Santos vai dizer hoje á noite há 2 reacções:

1 - O user X poderá ativar o meu lado racional e obrigar-me a tentar refutar o que ele escreve mentalmente para alimentar o meu suposto "pintismo". Se não conseguir arranjar uma explicação interior está lançada a semente.

2 - Se eu ouço o Rui Santos, ele ativa imediata e instantaneamente o meu lado emocional. É quase impossível que ele consiga plantar uma semente porque fico a pensar (desconfiados como os irredutiveis dragões são) de qual a intenção real que está inerente ao ataque.


Se eu estivesse na c) (já confessei que não estou e porquê), passava aqui um dia a ler as crónicas de escárnio à desgarrada ao Pinto da Costa (que é alguém que gosto e a quem estou reconhecido) e o meu instinto era totalmente emotivo: "PQP esta gente que não tem respeito nem memória"

Poderia votar PdC sem qualquer raciocinio lógico senão o de não querer estar junto de quem assim procede. Até podia ser PdC, mas não estar mobilizado e rapidamente me mobilizaria só para vos dar uma lição.

É irracional, não faz o menor sentido, mas nós agimos muitas vezes com base nessas molas.

Mais: se alguém está indeciso se vota no PdC, no Chega ou em qualquer outra votação o conselho que dou (lá está o paternalismo) é o não diminuam, desprezem ou cataloguem essas pessoas.
Podem não ser burros. Podem saber ler e escrever. Podem não ter tacho à espera. Podem saber fazer contas.

Se forem burros, analfabetos, tachistas, mamões e gente sem espinha não vale a pena tentar argumentar contra porque essa agenda será imutável.
Se por acaso não forem (ou não se acharem) nada disto, o resultado será o habitual nessas circunstâncias.

Quando alguém se sente destratado ou insultado por uma parte/facção/individuo há 2 reações possíveis:

a) Cristaliza o seu pré-julgamento, ganha repulsa pelos ofensores e vota sobretudo pela emoção/despeito/ressabiamento.
b) Opta pelo lado defendido pelos ofensores (vamos admitir que é o certo) porque não gosta de ser ofendido.

Qual é que achas que prevalece?
O que te disse não pretendia insinuar que tens/interessas-te por tacho só pelo facto de defenderes a continuidade de PdC.

Naturalmente que muitos users aqui estão a ir na crista da onda de criticar só porque sim mas a bem da verdade a maior parte nem votante é nas próximas eleições.

Aqui deveríamos discutir quem é a melhor opção para o Porto no futuro e perdoa-me mas estás com divagações e hipotéticas conjecturas a mais.

O próprio PdC disse que este será o seu último mandato (talvez se tenha esquecido do número de vezes que já o disse inconsequentemente) e no fundo um voto dele é não para replicar os últimos 40 anos mas sim os últimos 4.

Olhando para os últimos 4 anos, podemos considerar que PdC esteve bem aquém dos seus pergaminhos e até do seus rivais Rui Costa e Varandas. Se desportivamente até teve algum sucesso, incomparável com o passado todavia, financeiramente e estruturalmente o clube andou muito para trás que na minha opinião comprometerá o futuro a longo prazo.

É de esperar que PdC com 90 deixe o clube melhor que ele estava com 86,já depois de quatro anos de fraca gestão? Aqui para muitos entra a gratidão em acreditar em algo melhor mas a gratidão deve estar vincada no museus, na alameda e até no nome do estádio que sou a favor de ter o seu nome, mas nenhum mandato adicional deverá voltar a ter Pinto da Costa nele.
 
  • Like
Reações: StrecherBearer

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,042
67,248
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não vejo o Tininho do Real como essa malta que descreves

Aquilo é puro sangue frio
Não é um Rei Sol, não há discursos a atacar ninguém, não há nada disso

Há o Real Madrid, o seu caminho, o seu projeto, a sua cultura e a sua história
Seja Ronaldo, seja Ramos, seja Benzema, seja Iker, seja quem for; não se agarrou a nenhum e correu com todos quando não queriam entrar no caminho do Real de Florentino
É preciso ter tomates para ser Florentino porque tomou decisões de gajo corajoso

O resto que dizes é demasiado evidente, concordo com tudo
Eu falei no tino porque chegou a ser um presidente estrela nos primeiros anos de 2000... envolvido em algumas polemicas.

Tanto é que saiu porque tinha muitos críticos.

Esta versão do Florentino é provavelmente a melhor que vi de um presidente no futebol.

Tudo o que tu dizes mais o dinheiro que trazia com ele e as influências que move sem muito barulho ou discursos emocionais.

A primeira era um pouco mais excêntrica, talvez por necessidade de se dar a conhecer no futebol
 
  • Like
Reações: Gatão1983 e Master

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,634
17,453
33
Vila Das Aves
Eu falei no tino porque chegou a ser um presidente estrela nos primeiros anos de 2000... envolvido em algumas polemicas.

Tanto é que saiu porque tinha muitos críticos.

Esta versão do Florentino é provavelmente a melhor que vi de um presidente no futebol.

Tudo o que tu dizes mais o dinheiro que trazia com ele e as influências que move sem muito barulho ou discursos emocionais.

A primeira era um pouco mais excêntrica, talvez por necessidade de se dar a conhecer no futebol
Faltou ao presidente criar uma versão semelhante, por isso é que o nosso clube estagnou.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,966
191,572
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Faltou ao presidente criar uma versão semelhante, por isso é que o nosso clube estagnou.
Criou mas esticou-se demasiado no tempo
O Florentino vai deixar o Real com grande avanço sobre o Barcelona, com um grande plantel virado para a próxima década e com umas infraestruturas novas e impecáveis para o futuro do clube, tanto a nível de receita como a nível de grandeza

Está tipo PdC mas há 20 anos
Só que duvido que o Florentino queira ficar no Real até aos 90, a ver o clube sem dinheiro e a ser ultrapassado pelo Atlético
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,546
5,604
Acho que infelizmente agora com o apoio do SC vai ganhar de novo

Infelizmente vamos ter que aguentar mais 4 anos disto e nao faco ideia que sobrará do clube..
 

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,689
12,361
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
No ano em que o Sr JNPC decidiu com o seu homólogo bracarense contratar por 20 milhões um DC que não tinha tido até então sequer um época inteira de bom nível podia ter alternativamente com o mesmo dinheiro adquirir Nehuen Pérez 9M€, Kaiky 7M e Ostigaard por 5M.

Alguém acha que a política desportiva é a mesma de há 20 anos?
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,291
11,264
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Uma pequena história. O filho de uns amigos meus joga no Braga. E é considerado um dos jogadores mais talentosos a nível nacional na sua idade. Já foi convidado para ir para os 3 grandes e o Carnide anda em cima dele há já 2 anos. O ano passado o pai dele "chateou -se" com o Braga e alguém do Porto soube e entrou em ação. Sabem o que aconteceu? O miúdo (tem 12 anos) disse ao pai que preferia continuar no Braga, porque tem melhores condições. 7/8 jogadores do ano dele são provenientes do Grande Porto. Há 10 anos um jovem jogador preferir o Braga ao Porto era impensável. Mas hoje é uma realidade.
 

Victor Carlos

Arquibancada
9 Março 2012
279
128
Eu falei no tino porque chegou a ser um presidente estrela nos primeiros anos de 2000... envolvido em algumas polemicas.

Tanto é que saiu porque tinha muitos críticos.

Esta versão do Florentino é provavelmente a melhor que vi de um presidente no futebol.

Tudo o que tu dizes mais o dinheiro que trazia com ele e as influências que move sem muito barulho ou discursos emocionais.

A primeira era um pouco mais excêntrica, talvez por necessidade de se dar a conhecer no futebol
O Florentino Perez soube-se reinventar, fez lhe bem esse tempo de ausencia da presidencia, ele agora tem 76 anos, já o PdC tem 86 anos e sinceramente não o vejo a reinventarse para que haja uma mudança que o clube precisa. No último domingo viu-se um PdC muito fragilizado.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,033
16,754
Vila Nova de Gaia, 1975
O que é que eu escrevi que não seja factual?

A única coisa suscetível de interpretação foi a qualidade dos serviços públicos ser melhor ou pior do que em 2008.
Aí é que pode haver interpretações subjetivas.

Eu nem sequer estou a incitar ao voto no Chega, na CDU ou em qualquer outro partido.
Estou a usar a mesma bitola que é usada perante os apoiantes de Pinto da Costa.

"Pega lá estes factos e agora diz-me como és capaz."

O Tails argumentou e tentou explicar (como eu no caso do PdC) o racional dele em poder optar pela "situação" com problemas.

Tu atiraste-me com os 40 anos. Como julgo que te arrependeste dos 40 (porque a base dos opositores a PdC vai para os últimos 10/15) nem quis ir demagogicamente por aí que é a arma eleitoral do pintismo da gratidão. Onde estávamos em 1982 e onde estamos em 2024.

Centrei-me nos 15 em que há uma queda das condições de vida. Sem apresentar contexto. Apenas factos.

Tu dizes-me que não vemos com os mesmos olhos? Posso responder assim também quando me disserem que temos uma divida gigante e uma grave situação financeira?

"Não vejo o FCP com esses olhos."
Que factos é que apresentas para a queda das condições de vida nos últimos 15 anos?

O IDH? O PIB per capital? Os níveis de desigualdade? O salário mínimo ajustado pela inflação? Os níveis de literacia? A esperança média de vida? Os apoios sociais existentes?

E porquê exatamente 15 anos? Para ser imediatamente antes da maior crise financeira a nível mundial desde a década de 30 do século passado?
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,485
3,082
O Florentino Perez soube-se reinventar, fez lhe bem esse tempo de ausencia da presidencia, ele agora tem 76 anos, já o PdC tem 86 anos e sinceramente não o vejo a reinventarse para que haja uma mudança que o clube precisa. No último domingo viu-se um PdC muito fragilizado.
Um PdC muito fragilizado já se vê há muito tempo. A partir do momento em que é filmado a sair do Estádio amparado pelo braço ou inventa jogadores fantasma e está tudo bem, a realidade do que se passa neste clube fica traçada. E a inoperância para a contrariar também.

Ir ao Fortune 500 e contar as empresas com CEOs ativos com idade próxima à de JNPdC.
 

John Wayne

Superior
14 Dezembro 2023
79
252
Se o Sr. Pinto da Costa ganhar garanto aqui que a partir de Abril não pago nem mais uma cota até entrar nova direção vou desligar completamente de tudo já não tenho idade para aturar isto.
 
  • Like
Reações: jcmp17

Victor Carlos

Arquibancada
9 Março 2012
279
128
Um PdC muito fragilizado já se vê há muito tempo. A partir do momento em que é filmado a sair do Estádio amparado pelo braço ou inventa jogadores fantasma e está tudo bem, a realidade do que se passa neste clube fica traçada. E a inoperância para a contrariar também.

Ir ao Fortune 500 e contar as empresas com CEOs ativos com idade próxima à de JNPdC.
Realmente somos o unico clube grande que tem um presidente com essa idade. O Bayern tinha o Beckenbauer como presidente honorario, podiamos perfeitamente fazer o mesmo mas as abutres que rodeiam à volta de PdC não querem isso pela as razões obvias que conhecemos. Estou cada vez mais desiludido do estado do nosso clube.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,485
3,082
Realmente somos o unico clube grande que tem um presidente com essa idade. O Bayern tinha o Beckenbauer como presidente honorario, podiamos perfeitamente fazer o mesmo mas as abutres que rodeiam à volta de PdC não querem isso pela as razões obvias que conhecemos. Estou cada vez mais desiludido do estado do nosso clube.
No Top 20 do Global 500, apenas 6 têm mais de 60 anos. O mais velho tem 64. Podia ser filho de Pinto da Costa.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,890
2,854
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Mais valia desistir, mas fdx.

Ele falou em lucros de 2023 altos. Nunca ninguem falou em dezenas de milhoes de capitais proprios positivos

Voces estao a confundir esta merda.

Sao

LUCROS DE MILHOES NAS CONTAS DE 2023.

CAPITAIS PROPRIOS POSITIVOS OU PERTO DE POSITIVOS

sao coisas diferentes.
Entendamos isto: o que se vai passar vai ser a venda da Porto comercial e uma jingajoga de propriedades e valores percecionados de empresas do grupo que tornam os capitais positivos. Na realidade vamos continuar com o mesmo nível de endividamento e as mesmas dificuldades de pagamento que até agora.
 

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,485
5,489
Realmente somos o unico clube grande que tem um presidente com essa idade. O Bayern tinha o Beckenbauer como presidente honorario, podiamos perfeitamente fazer o mesmo mas as abutres que rodeiam à volta de PdC não querem isso pela as razões obvias que conhecemos. Estou cada vez mais desiludido do estado do nosso clube.
PdC, por tudo o que tem feito nos últimos tempos, tanto na gestão do clube como nas atitudes e desrespeito para com os sócios, não merece ficar como presidente honorário.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.