Vou dar a minha opinião atendendo a que o assunto parece estar encerrado e digo parece porque se o mercado fechou em Inglaterra não fechou noutros lados e podem existir situações que desconheçamos.
Se realmente Marega é para ficar e é nessa base que vou escrever direi o seguinte;
- Compete em 1ª mão ao jogador compreender esta questão básica; Vou ficar e quero sair um dia para um contrato muito melhor ou para um ambiente diferente tenho que fazer por isso senão ninguém me "pega" - pensando assim por raciocínio próprio ou por ajuda exterior (FCP, empresário,outras pessoas) vou colocar a cabeça no lugar, esquecer o que aconteceu e fazer uma época tão boa como a anterior.
- Se isso acontecer, e tanto pode demorar horas como dias, compete a SC verificar se ele está pronto para competir. Se estiver pronto para competir não nos podemos dar ao luxo de o desperdiçar quando todos sabemos que era peça fulcral na equipa e não fomos reforçados nesse lugar (nem aliás em nenhum mas isso não vem aqui ao caso).
- Procedimentos tipo "sargentão" da "qualidade" Paulo Bento ou outros são dispensáveis e se mostram às massas como funciona "bem o quartel" não ajudam os resultados desportivos. Se Paulo Bento não tivesse sido dispensado nunca teríamos sido apurados para o europeu - logo não o teríamos ganho. SC é duro mas não é um "sargentão" rude e bruto digamos que é mais um oficial inteligente e que sabe fazer a cabeça de quem precisa disso. Tem a experiência de nunca ter sido um jogador fácil e tem inteligência para olhando para si no passado saber o que fazer agora com subordinados. Tem dado provas mais que suficientes disso.
Uma nota final para quem escreve, e tantas vezes li aqui e noutros lados, que Marega é massa bruta, que não sabe rececionar uma bola, etc.
Não percebem nada de futebol. Se um jogador é "massa bruta" não sabe recionar uma bola nunca será jogador de futebol - Marega não faz dribles deliciosos mas tem qualidade para se desmarcar, receber a bola, levantar a cabeça dar um toque para o lado se apertado e servir colegas - se acham isso fácil calcem umas chuteiras e vão para dentro do campo e terão uma desilusão muito grande.
É fácil estar atrás de um teclado, falar num café, na rua, no estádio de uma atividade muito desgastante em que se não tiveres ATRIBUTOS não és jogador de futebol ou de qualquer modalidade - não pensas rápido, não sabes dominar rápido uma bola e és logo atropelado ou desarmado pelo adversário.
Noutra modalidade, ciclismo, Joaquim Agostinho que começou a pedalar aos 23 anos era massa bruta, não tinha técnica/escola de ciclista e chegou aonde chegou. Eu lembra.me do que se dizia 40 e alguns anos atrás dele, da maneira que o rebaixavam. O que teria sido então se tivesse começado cedo e ter tido "escola".