Percebo vários pontos que referes mas parece-me muito nele uma contradição juvenil sem sustento, sem chão tático para algo minimamente aceitável.
Não fui é de todo, como muitos foram a cuspir na merda de qualidade dos jogadores. Vários desses mesmos continuam cá agora e afinal até sabem jogar bem mais. E imaginar o plantel de agora nas suas mãos...
É novo, tem tempo mas tenho mesmo muitas dúvidas que consiga aprender e aplicar rápido ou sequer alguma vez, em continuidade, em equipa de dimensão mais alta até na América do Sul.
Evolui-se, mas há maus sinais intrínsecos (e foram muitos mesmo) que ditam traços inaptos que estarão lá sempre.
Acho que ha muita relativizaçao sobre o papel dos jogadores. Se a equipa do ano passado era minimamente aceitavel, nao tinhamos corrido com metade do plantel e comprado 6 titulares.
É dificil imaginar que se o Froholdt tivesse na dupla de médios e o Borja sainz no ataque isso mudaria significamente a qualidade de jogo?
É dificil imaginar que se tivessemos o Fábio Vieira no lugar do Froholdt a nossa pressao seria muito menos eficaz?
Atençao, o Farioli parece-me bastante competente e muito superior ao Anselmi mas a matéria prima é muito diferente.
Há jogadores que estao a render mais também porque estao inseridos num contexto de muito melhor qualidade. Por exemplo, se temos o Gabri e o Froholdt no meio campo, o PP nao tem que fazer muitos movimentos interiores porque dominamos o meio campo. Assim, nao é exposto ao seu pior aspecto de jogo e pode focar-se no que é melhor. O problema do Anselmi é que nao tinha nenhuma área boa - o meio campo nao dominava, o ataque nao conseguia pressionar, a defesa nao conseguia sair a jogar, a defesa nao dominava nos duelos por isso nao havia grandes possibilidades de se fazer estes tradeoffs tacticos.
A qualidade dos jogadores e a sua adequaçao ao modelo é critica. Temos o Ruben que tinha uma maquina no scp e agora jogam miserávelmente no united. O Vitor Pereira que recuperou o wolves mas agora sem Matheus Cunha e o lateral esquerdo está com imensas dificuldades.