Isso que dizes é muito engraçado, menos no facto desse lance que tiras print o Eustáquio saltou na pressão porque se esqueceu que ele é o defesa do meio.Não existe tal coisa num sistema a 3 defesas, eu desafio alguém a colocar uma equipa de sucesso com o raio de um libero, num 2+1. Não existe.
Há que ter a noção de que o sistema de 3 defesas está precisamente "programado" para fazer dos laterais verdadeiros alas ou o sistema de 3 centrais é totalmente inútil. No momento da saída de bola, se há 3 jogadores atrás, isso quer dizer que os centrais dos lados vão estar mais abertos e os laterais/alas mais abertos e na profundidade vão estar.
Para quê inventar esta variação em que Eustaquio, depois da bola sair de trás, junta-se ao meio-campo, deixando apenas dois defesas atrás? Obviamente que quando perdíamos a bola tínhamos este a correr desnorteado para o centro da defesa e víamos o Marcano e o Nehuen constantemente a ter que fazer as compensações quando não estavam no um para um.
Deixe-se de inventar mas é, pelo menos, nisto.
Isto é precisamente o que estou a falar, equipe totalmente mal posicionada com aquele buraco causado pelo tal líbero.
![]()
Podes ver aí, 0:50 segundos de vídeo, estava tudo bem se o Eustáquio se comportasse como um defesa e não um burro que foi tentar encurtar o ar.
É por isso que eu digo, quando tentas coisas mais arrojadas, convém teres jogadores com inteligência tática para saber interpretar o que lhes é pedido.