Esta época, em termos desportivos, saiu toda ao lado. Contratar alguém com o perfil do Anselmi era o que eu achava que ia acontecer no início da época: corte com o passado, treinador estrangeiro, com outras ideias. Não. Escolheu-se o adjunto do treinador que estava, alguém sem experiência como treinador principal e sem equipa técnica. Erro.
Depois, quando inevitavelmente foi despedido, num momento que exigia alguém para juntar os cacos, dar estabilidade e conseguir melhorar individual e coletivamente a equipa, optou-se pelo tal perfil disruptivo. A meio da época, num momento conturbado, a que se somaram saídas importantes. Novo erro. A chegada do Anselmi, no timing em que foi, foi um erro. A comprová-lo: a equipa não melhorou (até acho que regrediu), há invenções atrás de invenções, ofensivamente somos zero (e a promessa era de um futebol ligado e de ataque...) e na defesa umas baratas tontas autênticas. O plantel é fraco, mas a organização e as dinâmicas tinham de lá estar. E não estão. Parece-me que nada, a não ser o contrato, indica que deva continuar na próxima época.
Por isso, à terceira, que AVB - finalmente - acerte no treinador. Já aqui disse: causa-me impressão como os grandes erros de AVB, que foi treinador de sucesso, foram nas escolhas dos treinadores (João Brandão incluído).