#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.01

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.01 Performance da Época

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,898
45,693
Eu também não estou optimista.

Ou melhor dito.

Não estou como a maioria que acha que só mudar de treinador resolve o problema.

Para mim o mais difícil é acertar em 4 ou 5 jogadores que virem a qualidade da equipa completamente.
Ah aí isso não é de certeza. Melhores jogadores trarão mais capacidades individuais e melhores tomadas de decisão, mas se não houver organização colectiva é para esquecer...

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,315
6,350
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
É o mesmo que disse que ia saborear uma vitória contra o Estoril e que está sempre a falar em competir.
Pela primeira vez com o técnico argentino, o FC Porto alcançou duas vitórias consecutivas. Anselmi está satisfeito e mais feliz ficou em casar essa vitória com o ambiente vibrante no Estádio: «Ganhámos pela primeira vez dois jogos seguidos, sentimos apoio durante todo o jogo, os adeptos vieram em grande número. Uma tarde de sol de domingo, uma verdadeira tarde de futebol, onde o encorajou as pessoas.Fez-me lembrar de quando era adolescente e o meu pai chamava-me para o campo. Isto é futebol. A tarde de domingo com a tua gente e com o triunfo.»

O treinador do FC Porto falou ainda sobre o clássico frente ao Benfica. Mas pouco, porque quer desfrutar primeiro do sucesso na Amoreira. «Vai ser uma semana especial, sem dúvida alguma. Mas acabámos agora de jogar, há que saborear a vitória e a partir de amanhã pensamos na próxima partida», atirou.

Querer fazer caso destas declarações já é um bocadinho querer pegar por pegar, não?

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
10,557
11,150
Ah aí isso não é de certeza. Melhores jogadores trarão mais capacidades individuais e melhores tomadas de decisão, mas se não houver organização colectiva é para esquecer...
Mas jogar sem extremos desiquilibradores vai resultar no tugao??

É que se fosse ao menos um 3-4-3 como o amorim..

Pode-se argumentar que o inter joga assim é tem sucesso mas essa é a maneira mais difícil de ter sucesso aqui

É que o que está provado que funciona por décadas de campeonato é um 4-3-3 com extremos desiquilibradores..

Não percebo este fetiche por tentar reinventar algo que não precisa

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,166
5,139
A minha situação mantém-se porque já se percebeu que o homem é de fetiches e teimoso. Queimou-se. Já não há volta a dar. Espero é que o André já tenha percebido o mesmo se não é ele quem se vai queimar.
Deixa-te disso, amigo Dexter. Se ele de repente, "por milagre", desiste daquela táctica de três defesas, olha mais para os jogadores que tem e menos para a teoria, consegue equilibrar a equipa e ganhar os próximos cinco jogos (três dos quais no mundial), a maior parte dos que estão aqui a pedir-lhe a cabeça vão começar a dizer que se calhar vale a pena dar mais algum tempo ao homem. No futebol tudo pode mudar muito rapidamente.

A minha posição é esta: não sei se é melhor manter o Anselmi ou mudar, mas como tenho quase a certeza de que o AVB não o vai despedir em Junho, acho que é absurdo estar a malhar em cima do homem constantemente. Quer gostemos quer não, vai ser o nosso treinador na próxima época. E portanto só nos resta apoiar, confiando no discernimento do AVB.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,222
203,053
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Hoje temos um lance que mostra que aquela cena do Eustaquio pode ser problemática, para além dos jogos passados

Vejam o lance da defesa do Cláudio e quem aparece a defender o cruzamento com uma velocidade digna de uma idosa
Agora ver aquilo vezes e vezes e vezes por jogo...upa upa

faapvags

Arquibancada
15 Maio 2016
234
146
44
Esmoriz
Jogam? O Perez dá 10 a 0 ao Eustáquio. Até um Borges mexe mais com o jogo do que o fita preta.
A sorte do Borges é as minhas serem brancas.... Parece um burro a correr, baixa a cabeça e não passa a bola a ninguém, só vê que tem de cruzar quando vê uma linha perto dos pés.... É muito fraco

blu

Bancada central
11 Março 2012
1,448
486
O problema é que este treinador é teimoso e já disse numa conferência de imprensa que não vai mudar de desenho táctico.
Veremos o que vai acontecer.
O presidente tem a palavra, espero que desta vez ouça o director desportivo.

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
31,276
46,814
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Fui só eu que reparei no que ele disse quando reconheceu que o FC Porto estava a fazer um mau campeonato?

"...o clube luta por lugares mais acima".

Um discurso de quem não faz ideia onde está.
O discurso tem que ser LUTA PARA SER CAMPEÃO! Que merda e essa de lutar por lugares mais acima? O 3 é mais acima do que o 4.. ! É para o terceiro que lutamos?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,198
91,640
41
O discurso tem que ser LUTA PARA SER CAMPEÃO! Que merda e essa de lutar por lugares mais acima? O 3 é mais acima do que o 4.. ! É para o terceiro que lutamos?
Ele falou em lugares (plural). Presumo que se refira ao primeiro e ao segundo. Portanto, o segundo, para ele, poderia ser satisfatório.

• Like
Reações: Eclipsisboy

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
771
1,385
O que está aqui em causa não é uma questão de moralidade, é de competência.
O que dizes parte de um ponto que, à superfície, parece razoável: dar tempo, dar pré-época, dar reforços.
Mas a pergunta que tem de ser feita é: dar tempo a quê? A que modelo? Com que base?

Tu próprio disseste que o Anselmi precisa de vários reforços.
Mas vamos por partes, porque o problema aqui nem é só dizer que são precisos reforços — é que nem os perfis que apontas encaixam no modelo de jogo que o próprio Anselmi tenta impor.

"1 médio centro de jeito"
O quê é um médio centro de jeito, será um médio de construção? Um box-to-box?
Porque no modelo do Anselmi, o meio-campo joga com dois interiores muito altos e um “líbéro” disfarçado a sair de trás.
Se metes um médio criativo a jogar de frente para o jogo, vais deixá-lo pendurado — sem apoios curtos, sem linhas de passe, sem espaço entrelinhas porque a ocupação do meio-campo no desdobramento para 3-4-3 dele é desorganizada.

"2 extremos de jeito"
E onde é que vão jogar, exatamente?
O Anselmi não usa extremos abertos clássicos.
Usa dois avançados interiores (falsos extremos, se quiseres), que jogam por dentro — e que precisam de entender-se com o avançado-centro e os médios que vêm de trás.
Ou seja, queres investir em extremos quando o modelo nem os acomoda — a não ser que mudes completamente o sistema.

"1 ponta-de-lança experiente com golo"
Claro, todos os clubes do mundo querem esse. Até no Distrital.
Mas se o tens, vais pedir-lhe que jogue isolado, sem apoio interior real, com cruzamentos que não chegam e num sistema onde não há ocupação de área consistente.
Basta ver o que (não) acontece com o Samu.
Podes ir buscar o Harry Kane — se for para estar sozinho entre centrais sem chegada, não serve de nada.

"1 líbero"
Aqui então é poesia total.
Sabes que tipo de jogador é que esse papel exige?
Alguém com leitura defensiva apurada para fechar transições.
Capacidade de subir ao meio-campo para participar na construção.
Velocidade para cobrir profundidade.
Tomada de decisão sob pressão.
E ainda liderança para orientar a linha defensiva.
O líbero no modelo do Anselmi tem de ser central com saída, médio com critério, velocista com timing e líder com voz.
Tens ideia de quantos jogadores no mercado sabem fazer isso tudo… e estão ao alcance financeiro do FC Porto?
É que nós estamos a falar do mercado como se houvesse vários Beckenbauers com cláusula de 3 milhões prontos a assinar. Isto numa posição para o qual nenhum jogador é formado porque é uma "posição morta".
E se arranjares um — quem vai proteger os centrais quando esse líbero sobe e deixa o espaço livre nas costas?
Que estrutura defensiva vai segurar esse risco?
Com os mesmos centrais lentos e ou sem leitura? Com laterais que não conseguem fechar por dentro?
Vamos ter de contratar laterais e centrais.

Ou seja, estás a dizer que ele precisa praticamente de uma equipa nova.
Então a pergunta é: se o modelo dele só pode funcionar com jogadores novos para todas as posições… será que o modelo é adequado ao que o clube pode oferecer?

E mesmo que todos cheguem — o que garante que os comportamentos coletivos, que hoje são descoordenados, vão magicamente encaixar?

Não estamos a falar de dar tempo a um treinador que está a mostrar caminho, mas precisa de afinar detalhes.
Estamos a falar de alguém que chegou há meses, e desde então a equipa piora em todos os indicadores — posicionais e comportamentais.

Quanto à Champions, dizes que falhar não é dramático.
Mas neste momento, falhar a entrada direta na Champions representa mais do que perder receitas.
É adiar a recuperação financeira, comprometer reforços, e manter o clube fora da montra que atrai talento.

E atenção: não se está a dizer que o treinador tem de sair “só porque perdeu.”
Tem de sair porque não melhorou nada — e insiste num modelo que não se adequa ao plantel, nem ao campeonato, nem ao momento do clube.

Portanto, sim, podemos dar pré-época, reforços e crédito.
Mas só se houver sinais de que há base para isso.
E neste momento, tudo o que vemos é um modelo que exige muito — mas dá pouco.
E esse tipo de aposta, para um clube como o FC Porto, não é ambição. É roleta.
Curvo-me perante a tua sapiência futebolística. Mas diz-me só uma coisa: se no lugar do Fábio jogasse o Nico, no lugar do Pepê jogasse o Luís Diaz e no lugar do Eustáquio a libero jogasse um Ricardo Carvalho, achas que seria a mesma coisa, mesmo com toda a incapacidade que atribuis a Anselmi?

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,222
203,053
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Curvo-me perante a tua sapiência futebolística. Mas diz-me só uma coisa: se no lugar do Fábio jogasse o Nico, no lugar do Pepê jogasse o Luís Diaz e no lugar do Eustáquio a libero jogasse um Ricardo Carvalho, achas que seria a mesma coisa, mesmo com toda a incapacidade que atribuis a Anselmi?
Eu acho que a posição central do trio melhora com o Zé Pedro, imagina o Ricardo Carvalho 😂😂😂😂

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,166
5,139
Se isso acontecer já vou para a próxima época desanimado, mesmo que façamos um grande mercado

Que a aposta dê certo
O ânimo ou desânimo depende exclusivamente dos resultados. Se ganhássemos os próximos cinco jogos e déssemos luta a um Atlético Madrid nos oitavos do mundial, a confiança para a próxima época subia logo em flecha.
E com isto não estou a dizer que estou muito confiante nessas cinco vitórias. Mas não acho impossível.

Última edição: