#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.02 Performance da Época

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,262
91,772
41
O que está aqui em causa não é uma questão de moralidade, é de competência.
O que dizes parte de um ponto que, à superfície, parece razoável: dar tempo, dar pré-época, dar reforços.
Mas a pergunta que tem de ser feita é: dar tempo a quê? A que modelo? Com que base?

Tu próprio disseste que o Anselmi precisa de vários reforços.
Mas vamos por partes, porque o problema aqui nem é só dizer que são precisos reforços — é que nem os perfis que apontas encaixam no modelo de jogo que o próprio Anselmi tenta impor.

"1 médio centro de jeito"
O quê é um médio centro de jeito, será um médio de construção? Um box-to-box?
Porque no modelo do Anselmi, o meio-campo joga com dois interiores muito altos e um “líbéro” disfarçado a sair de trás.
Se metes um médio criativo a jogar de frente para o jogo, vais deixá-lo pendurado — sem apoios curtos, sem linhas de passe, sem espaço entrelinhas porque a ocupação do meio-campo no desdobramento para 3-4-3 dele é desorganizada.

"2 extremos de jeito"
E onde é que vão jogar, exatamente?
O Anselmi não usa extremos abertos clássicos.
Usa dois avançados interiores (falsos extremos, se quiseres), que jogam por dentro — e que precisam de entender-se com o avançado-centro e os médios que vêm de trás.
Ou seja, queres investir em extremos quando o modelo nem os acomoda — a não ser que mudes completamente o sistema.

"1 ponta-de-lança experiente com golo"
Claro, todos os clubes do mundo querem esse. Até no Distrital.
Mas se o tens, vais pedir-lhe que jogue isolado, sem apoio interior real, com cruzamentos que não chegam e num sistema onde não há ocupação de área consistente.
Basta ver o que (não) acontece com o Samu.
Podes ir buscar o Harry Kane — se for para estar sozinho entre centrais sem chegada, não serve de nada.

"1 líbero"
Aqui então é poesia total.
Sabes que tipo de jogador é que esse papel exige?
Alguém com leitura defensiva apurada para fechar transições.
Capacidade de subir ao meio-campo para participar na construção.
Velocidade para cobrir profundidade.
Tomada de decisão sob pressão.
E ainda liderança para orientar a linha defensiva.
O líbero no modelo do Anselmi tem de ser central com saída, médio com critério, velocista com timing e líder com voz.
Tens ideia de quantos jogadores no mercado sabem fazer isso tudo… e estão ao alcance financeiro do FC Porto?
É que nós estamos a falar do mercado como se houvesse vários Beckenbauers com cláusula de 3 milhões prontos a assinar. Isto numa posição para o qual nenhum jogador é formado porque é uma "posição morta".
E se arranjares um — quem vai proteger os centrais quando esse líbero sobe e deixa o espaço livre nas costas?
Que estrutura defensiva vai segurar esse risco?
Com os mesmos centrais lentos e ou sem leitura? Com laterais que não conseguem fechar por dentro?
Vamos ter de contratar laterais e centrais.

Ou seja, estás a dizer que ele precisa praticamente de uma equipa nova.
Então a pergunta é: se o modelo dele só pode funcionar com jogadores novos para todas as posições… será que o modelo é adequado ao que o clube pode oferecer?

E mesmo que todos cheguem — o que garante que os comportamentos coletivos, que hoje são descoordenados, vão magicamente encaixar?

Não estamos a falar de dar tempo a um treinador que está a mostrar caminho, mas precisa de afinar detalhes.
Estamos a falar de alguém que chegou há meses, e desde então a equipa piora em todos os indicadores — posicionais e comportamentais.

Quanto à Champions, dizes que falhar não é dramático.
Mas neste momento, falhar a entrada direta na Champions representa mais do que perder receitas.
É adiar a recuperação financeira, comprometer reforços, e manter o clube fora da montra que atrai talento.

E atenção: não se está a dizer que o treinador tem de sair “só porque perdeu.”
Tem de sair porque não melhorou nada — e insiste num modelo que não se adequa ao plantel, nem ao campeonato, nem ao momento do clube.

Portanto, sim, podemos dar pré-época, reforços e crédito.
Mas só se houver sinais de que há base para isso.
E neste momento, tudo o que vemos é um modelo que exige muito — mas dá pouco.
E esse tipo de aposta, para um clube como o FC Porto, não é ambição. É roleta.
Não é apenas roleta. É roleta russa com 3 balas na câmara.

• Like
Reações: bad_person

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
22,366
37,236
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
O FC Porto nunca jogou tão mal!!

Pelo menos nos últimos 35 anos.

Atacado tem de ser obviamente, voltou a cometer os mesmos erros, ÓBVIOS, que tem cometido desde que cá chegou. Com decisões anti natura, com tácticas sem sentido.

Acabamos por vencer o jogo sem saber ler nem escrever.

Anota aí esta, Tomás Perez que entrou MUITO BEM, para a semana, senta no banco.

Pepê volta a ser titular, e Eustaquio também.
Não exageremos.

Não jogávamos assim tão mal a muito tempo isso é verdade.

Mas eu ainda vi o Porto em 2004/2005 acabar o campeonato com 39 golos marcados.

• Like
Reações: mrcl23

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
31,333
46,873
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Mais um jogo de merda em que o que te safou foi o GR. Mais um jogo tenebroso.

Espero que a decisão já esteja mais do que tomada e que seja a de mandar este artista embora. Se for o contrário, então o presidente lá saberá o que está a fazer e Deus queria que corra tudo bem e que eu esteja enganado quanto a qualidade do treinador.

Cá estarei para dizer que me enganei e que graças a Deus que o presidente é que tinha razão e eu não percebo nada disto! 🙏🏽

Sim, porque o que todos queremos é que o nosso clube GANHE! Se ganhar com o Anselmi, então está tudo bem !

Sevilha14

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2012
15,482
12,437
Não exageremos.

Não jogávamos assim tão mal a muito tempo isso é verdade.

Mas eu ainda vi o Porto em 2004/2005 acabar o campeonato com 39 golos marcados.
E ser humilhado pelo estrela da Amadora?

E ser goleado pelas galinhas em casa?

Acredita, não é exagero. NUNCA VI O FC PORTO JOGAR TÃO MAL.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,911
45,740
Sem bola sou capaz de concordar, mas naquilo que é a saída de bola vês algo de assim muito revolucionário?

O médio mais defensivo juntar aos centrais na construção?

Não me parece nada de muito revolucionário, muito sinceramente.

Agora, o Porto tem um problema de qualidade individual, nomeadamente nos médios (incompreensível o Tomás não jogar mais) que é assustadora.

Convido-te, por exemplo no jogo de hoje, a ver quantas vezes o eustáquio recebia a bola sem oposição e falhava passes dados, ou tomava decisões incompreensíveis.

Convido-te a ver quantas bolas o Fábio Vieira e o Eustáquio (ou o Varela quando é ele a jogar) conseguem recuperar em zona ofensiva.

O Porto tem jogadores que não são competitivos por natureza, podes meter a tática que quiseres.
Uma coisa é sair com bola por trás com o médio defensivo no meio dos centrais para dar largura e fazer crescer os laterais nos corredores, outra é ter um jogador (neste caso o Eustaquio) constantemente nos momentos sem bola entre os centrais que, por mas posicionamento ou insegurança, jogam "em cima " uns dos outros e provocando que quando um é batido os outros também são. Uma coisa é ter o médio defensivo a ajudar a construir num primeiro momento com bola e quando esta "entra" nas linhas seguintes saltar da sua posição e voltar à origem. Isso não acontece no FC Porto quando Eustaquio está por ali. Ou pelo menos acontece poucas vezes. O que falas tem a ver com as características individuais dos jogadores, com as suas capacidades ou incapacidades técnicas e táticas. Ora, se já num sistema "tradicional" essas capacidades ou incapacidades se notam, o que dizer quando lhes é pedido ou proposto fazer coisas que não sabem ou que não estão talhados para o fazer? Expor um jogador com debilidades ao erros é a pior coisa que se pode fazer. É como ter uma bomba relógio prestes a estourar. A melhor forma de defender e colocar a r render um jogador é colocá-lo num contexto onde todas as suas fragilidades possam ser escondidas. De o forte do Eustaquio não é a velocidade, porquê colocá-lo como último homem? Se o forte do Fábio Vieira não é são as recuperações de bola ou o processo defensivo, porquê colocá-lo numa posição onde sem bola é preciso batalhar, correr, marcar adversários e saber ocupar espaços? Há algo aqui que não faz sentido...

rucaque

Tribuna
21 Maio 2007
2,637
3,199
Conquistas
8
Gondomar
  • Paulinho Santos
  • José Maria Pedroto
  • Rui Filipe
  • João Pinto
Só para ver se eu percebi bem: os muitos cepos do plantel são os internacionais ou ex-internacionais portugueses, brasileiros, argentinos e espanhois, e outros, que não se comparam com os mega craques vindos da liga 3 do Estrela e Moreirense. É isso?

• Like
Reações: caxas72

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
22,366
37,236
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
E ser humilhado pelo estrela da Amadora?

E ser goleado pelas galinhas em casa?

Acredita, não é exagero. NUNCA VI O FC PORTO JOGAR TÃO MAL.
Levamos 4.0 em casa do nacional, 3.1 do Braga, perdemos com beira mar em casa.

Mas pronto outros tempos.

Mas desde essa época que não me lembrava de algo assim tão mau, e tivemos períodos maus depois entre estes dois períodos.

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,326
6,438
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Uma coisa é sair com bola por trás com o médio defensivo no meio dos centrais para dar largura e fazer crescer os laterais nos corredores, outra é ter um jogador (neste caso o Eustaquio) constantemente nos momentos sem bola entre os centrais que, por mas posicionamento ou insegurança, jogam "em cima " uns dos outros e provocando que quando um é batido os outros também são. Uma coisa é ter o médio defensivo a ajudar a construir num primeiro momento com bola e quando esta "entra" nas linhas seguintes saltar da sua posição e voltar à origem. Isso não acontece no FC Porto quando Eustaquio está por ali. Ou pelo menos acontece poucas vezes. O que falas tem a ver com as características individuais dos jogadores, com as suas capacidades ou incapacidades técnicas e táticas. Ora, se já num sistema "tradicional" essas capacidades ou incapacidades se notam, o que dizer quando lhes é pedido ou proposto fazer coisas que não sabem ou que não estão talhados para o fazer? Expor um jogador com debilidades ao erros é a pior coisa que se pode fazer. É como ter uma bomba relógio prestes a estourar. A melhor forma de defender e colocar a r render um jogador é colocá-lo num contexto onde todas as suas fragilidades possam ser escondidas. De o forte do Eustaquio não é a velocidade, porquê colocá-lo como último homem? Se o forte do Fábio Vieira não é são as recuperações de bola ou o processo defensivo, porquê colocá-lo numa posição onde sem bola é preciso batalhar, correr, marcar adversários e saber ocupar espaços? Há algo aqui que não faz sentido...
Estou totalmente de acordo, mas acho que há aqui dois cenários possíveis:

1. O treinador percebe finalmente que esse conceito não resulta, e abandona a ideia;

2. O Porto contrata um jogador que consiga ser central e médio ao mesmo tempo (uma espécie de Danilo ou John Stones) e a coisa até começa a engrenar.

Eu acho que o Anselmi não é tão teimoso como se diz, e está aberto a mudar, não acreditas nisso?

Sevilha14

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2012
15,482
12,437
Levamos 4.0 em casa do nacional, 3.1 do Braga, perdemos com beira mar em casa.

Mas pronto outros tempos.

Mas desde essa época que não me lembrava de algo assim tão mau, e tivemos períodos maus depois entre estes dois períodos.
Tomara Eu estar positivo em relação ao futuro e achar que estamos no caminho certo, mas filha da puta, chega ao fim de semana e à hora de jogar o FCPorto e eles conseguem sempre me dar razão para estar assim tão pessimista.

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,326
6,438
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Mais um jogo de merda em que o que te safou foi o GR. Mais um jogo tenebroso.

Espero que a decisão já esteja mais do que tomada e que seja a de mandar este artista embora. Se for o contrário, então o presidente lá saberá o que está a fazer e Deus queria que corra tudo bem e que eu esteja enganado quanto a qualidade do treinador.

Cá estarei para dizer que me enganei e que graças a Deus que o presidente é que tinha razão e eu não percebo nada disto! 🙏🏽

Sim, porque o que todos queremos é que o nosso clube GANHE! Se ganhar com o Anselmi, então está tudo bem !
Às vezes também acertas.

Sim senhor.