Memorias das fases finais de Europeus e Mundiais

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Ric_Sousa disse:
Talvez a equipa que mais gosto me deu ver jogar numa fase final. Um tiki-taka mas não exagerado (até tendo em conta que o "maestro" Bergkamp conseguia sempre arranjar soluções mais directas que o passe para o lado e para tras)


E claro Portugal 2000, mas esses de forma mais parcial talvez :)
Portugal era superior à Holanda em 2000. Foi a melhor selecção de sempre de Portugal.
 

Luís casals

Tribuna
6 Junho 2016
3,709
1,081
Laranja mecânica ,na Alemanha que perdeu a final de 1974 contra os mesmos alemães ,tiveram muito azar .

A equipa era a base do Ajax dos anos 70

A nossa seleção de 84 ,que perdemos ingloriamente contra a França ,jogávamos muito .

Tenho estas recordações .
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Philipp disse:
Portugal era superior à Holanda em 2000. Foi a melhor selecção de sempre de Portugal.
Holanda de 1998... bem diferente de Holanda 2000 (diferença de Hiddink para Rijkaard)...

Mas mesmo a Holanda 2000 não sei como se pode afirmar (friamente) que era inferior a Portugal. Fizeram uma competição com os mesmos méritos...
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Lembrei-me deste @bluevertigo também nesse saudoso Mundial.

Rose Bowl. Ao sol. Lembro-me de estar a ver este jogo bem tarde (madrugada dentro?), torcendo pela Colômbia mas a ficar "raivosamente" rendido ao génio de Hagi. Não era um desconhecido. O 7 era o canhoto (DE/ME/MCe) Munteanu. Raducioiu a pedir na área. Mas Hagi já tinha visto tudo antes e faz aquela maravilha!
Roménia com 3 centrais a fechar baixo mas com limpeza e a destilar veneno nas saídas em registo falso lento para depois acelerar e estocar.

Com esse do Hagi estava instalado o choque. 0-2. E era preciso correr atrás para virar. Agonia. Ainda 1-2 mas mesmo a fechar o 1-3. E que "grandes nomes" tinha a Colômbia. Mas foi o começo da perceção que a desilusão podia mesmo acontecer. Passes e mais passes sempre sob a batuta de Valderrama. Mas tudo demasiado lento. Sem arte para furar nem espaço para explodir (Asprilla, El Tren Valencia, Freddy Rincón).
 
Última edição:
P

portu

Guest
Rose Bowl. Ao sol. Lembro-me de estar a ver este jogo bem tarde (madrugada dentro?), torcendo pela Colômbia mas a ficar "raivosamente" rendido ao génio de Hagi. Não era um desconhecido. O 7 era o canhoto (DE/ME/MCe) Munteanu. Raducioiu a pedir na área. Mas Hagi já tinha visto tudo antes e faz aquela maravilha!
Roménia com 3 centrais a fechar baixo mas com limpeza e a destilar veneno nas saídas em registo falso lento para depois acelerar e estocar.

Com esse do Hagi estava instalado o choque. 0-2. E era preciso correr atrás para virar. Agonia. Ainda 1-2 mas mesmo a fechar o 1-3. E que "grandes nomes" tinha a Colômbia. Mas foi o começo da perceção que a desilusão podia mesmo acontecer. Passes e mais passes sempre sob a batuta de Valderrama. Mas tudo demasiado lento. Sem arte para furar nem espaço para explodir (Asprilla, El Tren Valencia, Freddy Rincón).
Vi este jogo com o meu pai, madrugada dentro, sim senhor.
Foi o Mundial de que mais gostei até hoje. Talvez mesmo pelos momentos passados com o velho a ver a bola até de madrugada, escondidos da minha mãe.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Rose Bowl. Ao sol. Lembro-me de estar a ver este jogo bem tarde (madrugada dentro?), torcendo pela Colômbia mas a ficar "raivosamente" rendido ao génio de Hagi. Não era um desconhecido. O 7 era o canhoto (DE/ME/MCe) Munteanu. Raducioiu a pedir na área. Mas Hagi já tinha visto tudo antes e faz aquela maravilha!
Roménia com 3 centrais a fechar baixo mas com limpeza e a destilar veneno nas saídas em registo falso lento para depois acelerar e estocar.

Com esse do Hagi estava instalado o choque. 0-2. E era preciso correr atrás para virar. Agonia. Ainda 1-2 mas mesmo a fechar o 1-3. E que "grandes nomes" tinha a Colômbia. Mas foi o começo da perceção que a desilusão podia mesmo acontecer. Passes e mais passes sempre sob a batuta de Valderrama. Mas tudo demasiado lento. Sem arte para furar nem espaço para explodir (Asprilla, El Tren Valencia, Freddy Rincón).
Era uma Roménia superlativa. Eu não me lembro de ver outra igual, pelo menos no meu tempo de ver futebol.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,514
4,252
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Os Camaroes no Italia 90. Desde o festival de pancadaria no primeiro jogo ate aos golos do Roger Milla e aquela eliminacao ingloria contra os ingleses

Sent from my M2007J17G using Tapatalk
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,517
105,521
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Lembrei-me deste @bluevertigo também nesse saudoso Mundial.

O Mundial de 1994 é um marco para mim.
Só foi pena o nosso falhanço de lá estar propiciado por um golo fora-de-jogo da Itália e pela estranha incapacidade em golear a Estonia em casa.

Esse verão quente, a organização impecável dos americanos, vários jogos míticos, os equipamentos...
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
O Mundial de 1994 é um marco para mim.
Só foi pena o nosso falhanço de lá estar propiciado por um golo fora-de-jogo da Itália e pela estranha incapacidade em golear a Estonia em casa.

Esse verão quente, a organização impecável dos americanos, vários jogos míticos, os equipamentos...
O carro-maca...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O Mundial de 1994 é um marco para mim.
Só foi pena o nosso falhanço de lá estar propiciado por um golo fora-de-jogo da Itália e pela estranha incapacidade em golear a Estonia em casa.

Esse verão quente, a organização impecável dos americanos, vários jogos míticos, os equipamentos...
Até a Arábia Saudita tinha uma equipa engraçada. E há um golo deles incrível nesse Mundial.
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,178
4,300
Conquistas
14
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Madjer
Mundiais para mim é até 1998. A partir daí, foi sempre a descer. Deixaram de ter magia.

O excessivo número de jogos que vemos todos os anos durante a época tiram às fases finais destas grandes competições o toque especial e ansiedade que antes existia para ver todo aquele espetáculo. Hoje pouco mais é do que somar umas dezenas de jogos aos que vemos todo o ano...

Antes não era assim. Jogos na tv eram raros, basicamente transmitiam jogos europeus das equipas portuguesas, as finais europeias, fases finais de mundiais e euros e às vezes um jogo ou outro do campeonato, a final da taça e a final da taça de Inglaterra. Era isto. Só para o final da década de 90 é que começaram a dar em grande número nomeadamente com o aparecimento da sporttv..

México 86, Itália 90 e USA 94 são os mais marcantes. França 98 e os Europeus de 88 e 92 também (saudades desses Euros com apenas 8 selecções sempre a rasgar...).

Mas desilusões atrás de desilusões. Nunca ganhava quem eu queria, excepção feita ao Euro 88.
 
Última edição: