Nuno Espírito Santo

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Pah, o NES parece que gosta de imitar os bons exemplos dos outros, e até lhe dou muito valor por isso.

Sei que ele não curte o Guardiola, mas está na cara o que tem de fazer (ver adiante).

O nosso treinador, lamento dizer mas isto não tem nada de desrespeitoso, é apenas uma consideração pessoal,  tem um bocadinho cara de quem é mais do que os outros e que pensa que "mija" água de colónia, cheio de "conices" e da PDM... por aqui não merecia muita ajuda de um plebeu...

Mas como é treinador do nosso Ilustre clube, como é o nosso treinador, vou ajudá-lo e fazer-lhe o favor de dizer como deve jogar. Cá vai:

Iker

Layun    Felipe  Marcano  Telles

Danilo/Rúben Neves

Corona    Oliver    Otávio  Brahimi

André Silva

Com o Layun a fazer as tais cenas dos Laterais a jogar pelo interior que funcionam bem a estancar contra ataques...

Aqui em nossa casa tem de ser assim. Se quer fazer do Dragão uma Fortaleza, como se farta de rezar aos 4 ventos, é fogo para cima deles e não jogar como uma ave de rapina....

jamesrodriguez

Bancada lateral
22 Julho 2016
821
442
A conversa sobre a continuidade do Nuno é inconsequente, claro que não vai sair agora, nem despedido nem pelo próprio pé.

O meu problema com ele não são os resultados. O JJ, que eu gostava muito de ver no Porto porque considero que é o melhor do lote de treinadores ao qual temos acesso, o ano passado, por esta altura, já tinha falhado o acesso à Champions, tinha empatado em casa com o Paços de Ferreira para o campeonato e levou 3-1 em casa do Lokomotiv na primeira jornada da Liga Europa.

Se esse tivesse sido o caminho do Nuno até agora, então aí é que estávamos a dizer mal dele.

O problema do Nuno não é propriamente esse. Se o Nuno tivesse o Porto a jogar à bola a sério e o Copenhaga empatasse aqui num charuto aos 95', eu estava triste mas estava descansado. Porque sabia que havia trabalho competente a ser feito e espaço para melhorar.

Só que o Nuno, pelo menos até então, tem princípios e uma forma de ver o jogo que não se coaduna com aquilo que os Portistas querem. E estando posta de parte a solução da sua saída, resta ao Nuno alterar aquilo que quer para o Porto ou insistir no mesmo que, quanto a mim, não vai trazer sucessos.

Se, à margem disso, a pré-época foi extremamente mal planeada pela SAD, se o próprio Nuno não tem grande suporte por parte da SAD e se existe todo um rol de outros problemas nos gabinetes do Dragão? Ora pois, é verdade. Claro que afetam o Nuno.

Mas, apesar da tudo, a SAD conseguiu dar a Nuno um jogador como Óliver, por exemplo. E o que é que ele faz com semelhante matéria prima? Pelo menos ontem, uma bela de uma desgraça. A equipa teve André Silva, Otávio, Brahimi, Óliver, Corona, Layún, Alex Telles e Diogo Jota em campo. Há imensa qualidade individual e técnica para explorar neste lote. Ainda tem jogadores para continuar a fazer crescer como João Carlos Teixeira ou Rúben Neves. Tem mérito em, aparentemente, os ter agarrado em torno de uma objetivo e com um sentido de equipa razoável. Mas falta o resto, falta o futebol.

Eu até entendo quem prefere ignorar o óbvio, escudando-se um bocado na conversa do "temos que apoiar, não vale a pena criar ondas, que não trazem nada de bom". Só que a última vez que eu senti aquele formigueirozinho de ver o Porto foi quando vencemos o Bayern por 3-1 e isso já lá vai há ano e meio. Já não tenho, e sei que quase ninguém tem, pachorra para andar aqui com conices. Os Portistas precisam de resultados e bom futebol. Ontem, nem um, nem outro. Não pode ser.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,979
20,976
Vila Nova de Gaia, 1975
kal-el disse:
Pelo que estão aí a dizer, o Messi também não é um extremo de jeito...

Pessoal, Corona, Brahimi, Otávio e o Jota são jogadores de primeira linha, a equipa devia estar a voar com eles..

Isso do extremo que vai à linha e cruza tipo Conceição e Capucho ficou com o Jardel, no século passado...

Ronaldo, Griezman, Hazard, Neymar, etc, é este o perfil atual com elevado desempenho...
Realmente, há muita fente que parece cristalizada no tempo.

O tempo dos extremos de linha acabou.

Porque acham que o Bayern com Douglas Costa, Robben e Ribery coloca os dois primeiros na...direita e o último na...esquerda?...

Idem para Ronaldo e Bale ou Neymar e Messi.

E tantis outros...

r9moreira

Tribuna
12 Março 2012
2,549
248
37
O futebol evoluiu... Ha muita gente que ainda vê o futebol de antigamente.

Mas penso que o nuno tem mesmo de começar a apertar com o treino da organização ofensiva. Ehb que a transição ofensiva, defensiva e a própria organização defensiva são ja razoáveis ou pelo menos nao comprometem. Ha que saber eh ganhar aos copenhagas desta vida... E domingo ja aí está outro.

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,558
7,484
O Marco Silva está livre.

E para Dezembro / Janeiro já não falta muito. Talvez este ano a pré-época comece mais cedo, e assim tenhamos tempo para planear a equipa e época.

SouDragao

Tribuna
5 Setembro 2016
3,077
2,334
Linkx disse:
O Marco Silva está livre.

E para Dezembro / Janeiro já não falta muito. Talvez este ano a pré-época comece mais cedo, e assim tenhamos tempo para planear a equipa e época.
Já chegamos a este ponto ? O Lopetegui ainda aguentou mais ... Precisava de se adaptar ao nosso campeonato né ?

dragao1616

Bancada central
5 Março 2007
1,605
319
Conquistas
3
  • Maio/17
  • Junho/17
  • Julho/18
As poucas dúvidas que tinha ... ficaram ontem dissipadas
Não é o treinador que nos vai levar de volta ás vitórias . Apesar de gostar dele como pessoa , acho que tem muitas limitações do ponto de vista táctico e estratégico . Ontem foi demasiado visível .
A determinada altura depois do nosso golo , parecia que estávamos a jogar com o Bayern ou Barcelona .
Que mantenha a equipa unida e motivada , ás vezes o inesperado acontece .

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
2,073
1,726
kal-el disse:
Pelo que estão aí a dizer, o Messi também não é um extremo de jeito...

Pessoal, Corona, Brahimi, Otávio e o Jota são jogadores de primeira linha, a equipa devia estar a voar com eles..

Isso do extremo que vai à linha e cruza tipo Conceição e Capucho ficou com o Jardel, no século passado...

Ronaldo, Griezman, Hazard, Neymar, etc, é este o perfil atual com elevado desempenho...
Compreendo o que dizes mas discordo com a parte do extremo que vai a linha e cruza que ficou no seculo passado.. As mentalidades é que parece que ficaram por lá... O futebol de hoje tanto é dinamico para extremos como os que temos como é dinamico para extremos como os "do seculo passado". Veja-se a dinamica do SCP e SLM do JJ: Bryan Ruiz, Bruno Cesar..Gelson Martins, Gaitan, Salvio.. tudo extremos "do seculo passado"..  O golo da vitoria do Real Madrid ontem, foi um golo "À moda do seculo passado".. É por isso que eu digo e repito que o nosso plantel esta desequilibrado.. Soluçoes interiores não nos faltam.. Agora soluçoes de profunidade temos somente os laterais e nada mais.. E aqui é que esta a chave do sucesso.. Contra equipas fechadas essas soluçoes "do seculo passado" seriam a chave para desbloquear um futebol tao previsivel como aquele que temos visto no NGC nos ultimos anos!! Para terminar, só para relembrar o passado... Na ultima vez que fomos campeoes.. quem nos deu o titulo?? Kelvin.. mais um extremo que foi a linha e que nos deu uma enorme alegria!!

happy dragon

Tribuna
13 Julho 2015
2,737
0
dragao1616 disse:
As poucas dúvidas que tinha ... ficaram ontem dissipadas
Não é o treinador que nos vai levar de volta ás vitórias . Apesar de gostar dele como pessoa , acho que tem muitas limitações do ponto de vista táctico e estratégico . Ontem foi demasiado visível .
A determinada altura depois do nosso golo , parecia que estávamos a jogar com o Bayern ou Barcelona .
Que mantenha a equipa unida e motivada , ás vezes o inesperado acontece .
Concordo, acho Nuno muito "á Mourinho", mentalidade defensiva á espera do erro do adversário... isso resultava a uns anos.. hoje em dia é preciso ir para cima deles.. mentalidade ofensiva..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,393
51,818
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
happy dragon disse:
Concordo, acho Nuno muito "á Mourinho", mentalidade defensiva á espera do erro do adversário... isso resultava a uns anos.. hoje em dia é preciso ir para cima deles.. mentalidade ofensiva..
O 1 ano de mourinho em particular foi do melhor futebol que já vi, e era muito ofensivo os adversarios nem cheiravam a bola..

BrunoMateus

Bancada lateral
11 Março 2012
607
0
FCP82 disse:
Compreendo o que dizes mas discordo com a parte do extremo que vai a linha e cruza que ficou no seculo passado.. As mentalidades é que parece que ficaram por lá... O futebol de hoje tanto é dinamico para extremos como os que temos como é dinamico para extremos como os "do seculo passado". Veja-se a dinamica do SCP e SLM do JJ: Bryan Ruiz, Bruno Cesar..Gelson Martins, Gaitan, Salvio.. tudo extremos "do seculo passado"..  O golo da vitoria do Real Madrid ontem, foi um golo "À moda do seculo passado".. É por isso que eu digo e repito que o nosso plantel esta desequilibrado.. Soluçoes interiores não nos faltam.. Agora soluçoes de profunidade temos somente os laterais e nada mais.. E aqui é que esta a chave do sucesso.. Contra equipas fechadas essas soluçoes "do seculo passado" seriam a chave para desbloquear um futebol tao previsivel como aquele que temos visto no NGC nos ultimos anos!! Para terminar, só para relembrar o passado... Na ultima vez que fomos campeoes.. quem nos deu o titulo?? Kelvin.. mais um extremo que foi a linha e que nos deu uma enorme alegria!!
A mensagem é bonita, mas estragaste tudo a considerar o Bryan Ruiz e o Gaitan como extremos do seculo passado.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,465
7,941
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Lope era posse inócua e "andebol". NES parece apostar demasiadamente na espera para tentar matar em transição. Nunca estamos satisfeitos. "Bom" sinal. Apesar de algumas lacunas no plantel, espero sinceramente natural aperfeiçoamento e evolução com NES.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,848
6,355
Um treinador que tem medo da posse de bola não é um treinador para equipa grande. Pode resultar, se o treinador for muito bom, ou seja, se souber muito bem o que quer. Mas Simeones (ou mesmo Ivics) não andam por aí aos pontapés. Há treinadores que privilegiam mais o processo defensivo, como Mourinho, mas se forem bons as suas equipas sabem trocar a bola e não têm medo da área adversária. O NES parece ter simplesmente fobia ao risco (como aliás já Lopetegui tinha, a diferença é que a este o medo o levava a optar pela posse de bola inconsequente), o que indicia um treinador tímido, inseguro, de equipa pequena. Como disse, um treinador com esse perfil não serve para um clube que está habituada a ser dominador, a ser temido e respeitado e, mais do que tudo, a vencer. Receio que a direcção tenha cometido um erro tremendo, mais um, ao contratar um treinador com as características que o NES parece ter. Porque em Portugal não se pode ser campeão quando se tem medo de atacar. É impensável dar a bola ao adversário quando se joga em casa. 
Pode-se perguntar se temos o plantel ideal, mas eu estou convencido de que pelo menos para consumo interno seria mais do que suficiente, se o treinador mostrasse as capacidades que ainda não conseguiu mostrar. Digo mais, com o plantel que tem, o FCP tinha obrigação de ganhar em casa e fora a todos os adversários do 5º lugar para baixo. (E aliás o mesmo se aplica ao regime e aos largatos). Na Champions é um pouco diferente, mas mesmo assim é inadmissível perder pontos em casa com um Copenhaga. Ou melhor, o que é realmente inadmissível é não ter sequer merecido mais do que o empate. Sinceramente, na Champions nunca vi um jogo tão fraco do Porto em casa. Nem tem comparação com o de Artmedia, onde demos abébias inacreditáveis, mas pelo menos produzimos volume de jogo para ter marcado quatro ou cinco golos.
Seja como for, na Champions nada está perdido, e no campeonato muito menos. Temos equipa para trazer de Leicester pelo menos um empate, e para vencer todos os restantes jogos. Mas para isso é preciso que NES demonstre rapidamente que vale muito mais do que tem mostrado. Vai conseguir? Infelizmente, tenho muitas dúvidas.

John19

Tribuna
20 Agosto 2012
3,948
1,205
grandeporto disse:
A desfaçatez é atrevida.
Já conseguem por rótulos no NES, como se ele tivesse alguma culpa do que se tem passado.!
No futebol apresentado em campo a culpa é dele. Ponto.

A estratégia de jogar na expectativa frente a uma equipa como o Copenhaga é de quem? Até podíamos empatar com a equipa a jogar mal, falhar muitos golos ou o adversário ter um bom dia mas desta maneira não. Parece o Rio Ave.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
10,209
10,059
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
BrunoMateus disse:
A mensagem é bonita, mas estragaste tudo a considerar o Bryan Ruiz e o Gaitan como extremos do seculo passado.
Na pratica nao é mentira. Claro que são jogadores que procuram jogo interior mas nao jogam de "pé trocado". Bryan Ruiz na esquerda, assim como Gaitan.