Nuno Espírito Santo

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Henrique13 disse:
Ah, faltou-me uma coisa! Há quem goste, há quem não goste (eu gosto), mas a verdade é uma: estamos a jogar com o sistema do JJ.
Eu não sou um fan dum sistema do JJ mas não comparemos a dinâmica e as movimentações duma equipa do JJ e duma equipa do NES.
 

inot1982

Tribuna Presidencial
28 Agosto 2013
11,251
9,549
Eu sinceramente estou a gostar destes últimos jogos. Defensivamente estamos fortes e ofensivamente estamos mais dinâmicos.
Precisamos de dois jogadores atacantes para o banco.
Por exemplo. Saídas de Depoitre e o Adrian e que não contam e entradas do Luiz Adriano e do Marega.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

NUNO: “DOMINÁMOS O JOGO E A VITÓRIA É JUSTA”

Para o treinador dos Dragões, o FC Porto fez “um bom jogo” frente ao Marítimo (2-1)

Nuno Espírito Santo considerou “muito importante” o triunfo do FC Porto sobre o Marítimo (2-1), o quarto consecutivo para os azuis e brancos. Após a vitória no jogo antecipado da 15.ª jornada, no Estádio do Dragão, os portistas passam a somar 31 pontos e reduzem para um, pelo menos provisoriamente, a diferença que os separa da liderança do campeonato. O FC Porto volta a entrar em campo na segunda-feira, às 20h00, novamente no Estádio do Dragão, diante do Desportivo de Chaves, em partida da 14.ª ronda da prova.

Três pontos importantes
“É uma vitória muito importante para nós, pois permitiu-nos somar mais três pontos. Ainda não estamos na posição que queremos estar, mas é importante continuar a somar. Dominámos o jogo e a vitória é justa. Na parte final, o Marítimo começou a despejar bolas e a fazer jogo direto, mas também é preciso saber defender quando o momento assim o exige. No cômputo geral, fizemos um bom jogo.”

Menos espaço, mais rapidez
“O Marítimo apresentou uma linha de cinco defesas e tirou-nos espaço, mas deveríamos ter sido mais rápidos na circulação da bola, apesar de termos criado oportunidades para marcar. O golo chegou num momento importante, antes do intervalo, e isso permitiu-nos retificar algumas coisas na segunda parte. Aí, procurámos aumentar o resultado e continuar a dominar. As equipas preocupam-se mais em contrariar o nosso jogo do que propriamente em jogar. O Marítimo praticamente não existiu em termos ofensivos e no único remate enquadrado fez um grande golo.”

Golo sofrido 744 minutos depois
“Mesmo com o golo sofrido, a nota só pode ser positiva, pois conquistámos os três pontos. O golo tinha de aparecer mais tarde ou mais cedo, e a realidade é que foi um golaço. Se tínhamos que sofrer, que fosse assim. Não individualizamos a prestação defensiva. A equipa é feita de cumplicidades, entre todos. Existe um trabalho defensivo muito importante por parte de todos. Cumprir a tarefa é fundamental para a consolidação e construção de uma equipa.”

Pressão no líder?
“Pressão temos nós, que estamos atrás. A chave é ser persistente e trabalhar, mas a pressão é para quem vai atrás. Esperava ganhar este jogo e somar os três pontos, pois era o que queríamos. Nem todos os jogos serão feitos de goleadas, mas esta vitória não deixa qualquer tipo de dúvida. A diferença pontual não significa nada neste momento da competição. Queremos vencer, somar pontos e aproximar-nos do topo da tabela, que é onde queremos estar.”

Focados no Desportivo de Chaves
“Foi o 11 do FC Porto que entendemos para este jogo. Na segunda-feira, vamos ver. Agora é recuperar, trabalhar e preparar com determinação o jogo com o Desportivo de Chaves.”

Antijogo?
“Sofrer um golo da forma que sofremos, no momento em que sofremos, transmite sempre intranquilidade, mas os jogadores não sentiram que a vitória estivesse em causa.”

Brahimi
“O Brahimi fez um bom jogo. Fez um golo, uma assistência e um grande trabalho para a equipa. Estamos felizes com ele e com todos os jogadores que fazem parte deste plantel. Não há qualquer problema com nenhum jogador. A equipa técnica procura sempre estar ao lado de todos os jogadores de forma a saber o momento em que serão úteis à equipa.”

Obrigado, Dragão
“Aproveito para agradecer a todos os adeptos que vieram ao Estádio do Dragão, num dia com mau tempo e numa altura do ano em que as prioridades são outras. Humildemente, pedimos que voltem a estar cá connosco na segunda-feira para nos ajudar a conquistar mais uma vitória.”
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Foi o Jorge Jesus que criou o 4-1-3-2? Estamos sempre a aprender coisas novas, se o Jesus tiver a patente registada pode sempre processar o Nuno e sacar umas notas.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu acho que a equipa cresce por 4 factores:

1.Porque começou a fazer pressão alta, agora recupera a bola lá na frente e não oferece tanta iniciativa de jogo ao adversário.

2.Recuperação e formatação do Brahimi a um jogo mais colectivo, aqui há quem critique o Nuno por só ter acontecido agora e ter prescindido do argelino durante demasiado tempo, eu não estou certo se não foi isso que permitiu que isto esteja a acontecer, lembrar que nos 2 anos que o Nuno aqui não esteve, o argelino de forma geral foi uma desilusão apesar de por exemplo a forma de jogar do Loptegui até o favorecer mais.

3.Prescindir definitivamente de tentar viabilizar certos jogadores só porque são activos que a SAD precisa de valorizar, Herrera, Adrian, Depoitre, etc.

4.Salto anímico com a vitória frente ao Braga nos últimos minutos, e sequência de vitórias que está a empolgar os jogadores e a acalmar os adeptos.


Aquilo que ainda falta para um crescimento mais sustentado:

1.Melhor qualidade na circulação de bola no último terço de terreno e mecanização de jogadas tipo que sejam coerentes com as características dos atletas.

2.Melhoria nas bolas paradas, já esteve pior mas ainda pode estar melhor.

3.Mais remates de média distância, embora já tenha visto no último jogo alguma vontade de seguir nesse caminho.

4.Melhor utilização de recursos subaproveitados tais como o JCT.

5.Reforços


Conclusão

A equipa melhorou e em principio o NES deve conseguir chegar ao fim da época, mas se não evoluir dentro daquilo que referi, dificilmente vai conseguir ser campeão, e por enquanto isso ainda parece ser o mais provável.
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,415
4,177
Acho que a sequência Chaves (casa); Paços de Ferreira (fora); Rio Ave (casa); Estoril (fora), Sporting (casa) e Guimarães (fora) vai definir se podemos ou não ser campeões. Se conseguirmos ganhar estes 6 jogos consecutivos, acho que podemos ser campeões. Seria uma série "a la Vitor Pereira". Espero que o nosso Gustavo Santos consiga com os seus desenhos e frases inspiradoras convencer a equipa que têm de deixar a pele em campo e ganhar essa série de jogos. Ganhando-os provavelmente estamos em 1.º lugar quando recebermos o Tondela na jornada 22.
 

Tribuna

Arquibancada
16 Setembro 2016
316
1
Wetl disse:
Acho que a sequência Chaves (casa); Paços de Ferreira (fora); Rio Ave (casa); Estoril (fora), Sporting (casa) e Guimarães (fora) vai definir se podemos ou não ser campeões. Se conseguirmos ganhar estes 6 jogos consecutivos, acho que podemos ser campeões. Seria uma série "a la Vitor Pereira". Espero que o nosso Gustavo Santos consiga com os seus desenhos e frases inspiradoras convencer a equipa que têm de deixar a pele em campo e ganhar essa série de jogos. Ganhando-os provavelmente estamos em 1.º lugar quando recebermos o Tondela na jornada 22.
Eu acho que sabes a resposta à tua questão.
No fundo acho que todos sabemos.

Mas podemos sempre esperar por essa série de jogos para ver como a realidade nos trata.
 

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,166
576
WarriorFCP disse:
Foi o Jorge Jesus que criou o 4-1-3-2? Estamos sempre a aprender coisas novas, se o Jesus tiver a patente registada pode sempre processar o Nuno e sacar umas notas.
Eu não disse nada disso.
Mas lá está, há quem não goste.
 

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,166
576
Wetl disse:
Acho que a sequência Chaves (casa); Paços de Ferreira (fora); Rio Ave (casa); Estoril (fora), Sporting (casa) e Guimarães (fora) vai definir se podemos ou não ser campeões. Se conseguirmos ganhar estes 6 jogos consecutivos, acho que podemos ser campeões. Seria uma série "a la Vitor Pereira". Espero que o nosso Gustavo Santos consiga com os seus desenhos e frases inspiradoras convencer a equipa que têm de deixar a pele em campo e ganhar essa série de jogos. Ganhando-os provavelmente estamos em 1.º lugar quando recebermos o Tondela na jornada 22.
A única coisa que te posso garantir é vamos jogar com um de cada vez, por isso não vale a pena estar a pensar nos 6 adversário de uma só vez. ;)
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Henrique13 disse:
Eu não disse nada disso.
Mas lá está, há quem não goste.
Não é por ti @Henrique13, é que é quase uma ideia generalizada que o sistema do Jorge Jesus é a última coca cola do deserto e criou-se a ideia de que se tinha que jogar à força no sistema em que ele joga. Foca-mo-nos em algo que é completamente secundário, o principal está na qualidade dos treinadores, na dinâmica que imprimem às equipas seja em que sistema for, e fundamentalmente na qualidade e capacidade dos jogadores interpretarem e operacionalizarem as ideias do treinador. O FCPorto de André Villas Boas e Vítor Pereira em 4-3-3 vulgarizava sempre o Benfica de Jorge Jesus.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Miguel Alexandre disse:
Pois Eu discordo com toda a veemencia e acho q mostrou mais uma vez q le muito mal o jogo.
Podia e devia colocar mais um médio, mas num relvado encharcado não da para grande posse tem q manter o adversário com medo do nosso ataque e l q fez foi retirar os q faziam perigo.
Alias ate fazermos o segundo, a segunda parte estava a ser fraca pq a equipa estava sem ligação.

Todos queremos acreditar mas ha coisas q estão à frente do nariz.
Não sei se já reparaste mas entre extremos e avançados só temos 4 jogadores que contam para o totobola, e estavam como é habitual todos em campo (para mim a única excepção seria o Rui Pedro). Se numa situação de jogo aparentemente controlado com 2-0, em casa e a 20 min do fim não os trocas, então daqui a uns 7/8 jogos se tiveres 2 deles em condições já não é mau.

Não sendo apreciador do Nuno aquilo que me parece evidente é que ele tem revelado duas qualidades: aprende com os erros, e não tem vergonha de o demonstrar.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,177
19,232
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Não sei se já reparaste mas entre extremos e avançados só temos 4 jogadores que contam para o totobola, e estavam como é habitual todos em campo (para mim a única excepção seria o Rui Pedro). Se numa situação de jogo aparentemente controlado com 2-0, em casa e a 20 min do fim não os trocas, então daqui a uns 7/8 jogos se tiveres 2 deles em condições já não é mau.

Não sendo apreciador do Nuno aquilo que me parece evidente é que ele tem revelado duas qualidades: aprende com os erros, e não tem vergonha de o demonstrar.
Concordo q revela capacidade para identificar erros e corrigir, não concordo q tenha lido bem...o FCPorto perdeu meio.campo o segundo tempo quase todo e se queria descansar jogadores não se nota...o Brahimi é dos q menos minutos tem, o Jota tem muitos e apesar de estar a jogar muito mal ficou o tempo todo...pq não Rui Pedro e encostar o Jota na ala se o queria manter? Pq nso Layun q sabe jogar na ala e defende?...nao...tirou veneno à equipa e pos um amarfanhado de médio centrais adaptados...
Outro aspecto q me preocupa é qual é o plano B quando Depoitre nem no banco senta
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,152
39,811
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Eu acho que a equipa cresce por 4 factores:

1.Porque começou a fazer pressão alta, agora recupera a bola lá na frente e não oferece tanta iniciativa de jogo ao adversário.

2.Recuperação e formatação do Brahimi a um jogo mais colectivo, aqui há quem critique o Nuno por só ter acontecido agora e ter prescindido do argelino durante demasiado tempo, eu não estou certo se não foi isso que permitiu que isto esteja a acontecer, lembrar que nos 2 anos que o Nuno aqui não esteve, o argelino de forma geral foi uma desilusão apesar de por exemplo a forma de jogar do Loptegui até o favorecer mais.

3.Prescindir definitivamente de tentar viabilizar certos jogadores só porque são activos que a SAD precisa de valorizar, Herrera, Adrian, Depoitre, etc.

4.Salto anímico com a vitória frente ao Braga nos últimos minutos, e sequência de vitórias que está a empolgar os jogadores e a acalmar os adeptos.


Aquilo que ainda falta para um crescimento mais sustentado:

1.Melhor qualidade na circulação de bola no último terço de terreno e mecanização de jogadas tipo que sejam coerentes com as características dos atletas.

2.Melhoria nas bolas paradas, já esteve pior mas ainda pode estar melhor.

3.Mais remates de média distância, embora já tenha visto no último jogo alguma vontade de seguir nesse caminho.

4.Melhor utilização de recursos subaproveitados tais como o JCT.

5.Reforços


Conclusão

A equipa melhorou e em principio o NES deve conseguir chegar ao fim da época, mas se não evoluir dentro daquilo que referi, dificilmente vai conseguir ser campeão, e por enquanto isso ainda parece ser o mais provável.
E faz falta mais um medio ou podemos continuar a jogar neste sistema louco com Brahimi jota andre silva corona e oliver?
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
E faz falta mais um medio ou podemos continuar a jogar neste sistema louco com Brahimi jota andre silva corona e oliver?
A forma de jogar da equipa agora já não é bem aquele 4-3-3, como aqui já referiram parece mais uma imitação da forma de jogar de JJ, um 4-2-2-2 a tender para o 4-1-3-2, além de que o Brahimi que joga mais descaído na ala apesar de ter entrado para o lugar do Otávio, nestes jogo estar a ter um comportamento colectivo até mesmo no momento de recuperação da bola, que naturalmente o torna mais enquadrável no 11 titular.

Como tal, sim, desta forma faz sentido que o tal médio não precise de ser utilizado, pelo menos na maior parte dos jogos, mas dentro da mesma linha de raciocínio convém lembrar porque é que o JJ ficou em 4º do seu grupo e é um cronico underperformer na Champions, porque contra equipas de uma certe intensidade no meio campo, normalmente as suas equipas claudicam.

Mas dentro desta forma de jogar, e também porque passamos a fazer pressão alta, temos mais posse de bola e gerimos o jogo mais perto da área adversária, embora haja risco maior no contra ataque adversário.

No 4-3-3 que nós falávamos antes, não ter lá mais vezes aquele médio mais completo e com um Brahimi pouco comprometido com o colectivo, não era viável jogar daquela forma em todos os jogos, embora em alguns obviamente resultaria e acho que cheguei a salvaguardar isso.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
dragaovianense disse:
Não, não é. É assim que o Porto tenta ultrapassar na 1ª fase de construção, no último terço é muito diferente disso, não generalizem as coisas.
No ultimo terço tens sucessivos cruzamentos para a área ou rasgos individuais do Corona e do Brahimi. Na primeira fase de construção o FC Porto tenta sempre jogar pelas alas ou então aposta no jogo directo para o André Silva.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Como eu disse no topico " tendencias do futebol actual" o FCP abraça claramente a tendencia.
O FCP não tem segunda fase de construção, tem apenas primeira.
A bola 95% é dada nas alas para os mesmos poderem transportar e queimar 30 metros de terreno até se acercarem da area adversaria e depois dai depender da capacidade individual dos mesmos alas.

FCP joga um jogo direto flanqueado e porque não dize lo completamente rudimentar em termos ofensivos.
Não gosto mas se resulta....deixa estar.

A nossa criatividade reside na capacidade individual de 1 ou 2 jogadores e não na dinamica ofensiva