Nuno Espírito Santo

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Marmita disse:
E levem com a SAD o salariado Fernando Saul que parece o Calimero do facebook, sempre a chorar !
Ele, que deve andar por aqui, não deve ter gostado desse post... Que vá mamar para outro local...

Tribuna

Arquibancada
16 Setembro 2016
316
1
Eu só lhe pedia para estar calado, para parar de gozar connosco, li as suas últimas declarações e parece que ainda quer gozar mais.
Deve-se fartar a rir nos telefonemas com o Mendes. De nós.
E é isto. Um circo.

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,286
1,415
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Que fique claro uma coisa antes do que vou escrever. Nuno não pode cair. Ou melhor, Nuno não pode cair sozinho.

1) Há mais tempo do que pensamos o nosso grande amor atravessa por uma grave crise. A direção está completamente fora do contexto do panorama nacional. A identidade do norte está cada vez apagada, sem chama. Os sinais são mais que muitos e quem está no leme parece que não quer saber. Parece ser dono da verdade absoluta, e quem diz o contrário não ama o clube, não sente o Porto.
Estes que fds trás fds deslocam-se debaixo de frio e chuva ao Dragão. Que gastam rios de dinheiro para ver o manto sagrado. Estes que partilham rasgos de caracter com uma cidade e um clube. Sim. Esses não são Porto.
O Porto são os que ganham milhões com negócios express. O Porto são os que batem palmas ao debacle do clube. O Porto são os que viajam com tudo pago. O Porto são os que apoiam quem o rouba. Sim. Esses sim são Portistas idóneos, alguns dignos de Dragões de Ouro.

2) Em segundo lugar o debate sobre o estado actual. 'Ai agora vocês falam, quando ganhávamos ninguém falava?!'.
Meus caros, ninguém falava quando o Porto era dono e senhor da sua identidade. Quando o Porto era superior a qualquer interesse pessoal ou familiar.
Querem que continuemos a bater palmas ao que está a acontecer? Querem palmas a jogadores medíocres e treinadores de qualidade duvidosa? Querem palmas aos desplantes do apito semana a trás semana? Querem palmas ao silêncio num período mais ruidoso que nunca?
Desculpem, mas comigo não contem. Continuarei a ir ao Dragão, continuarei a ser Porto, continuarei a apoiar o clube sobre quase tudo. Mas não contem comigo para afundar ainda mais este barco. Este náufrago desculpem.

3) Plantel: Podemos estar aqui a discutir a construção dos planteis dos últimos anos. Que VP teve Hulk, que FOnseca não teve nada, que Lopetegui teve tudo.

O que é certo é que chegados a este ponto, sem chorar o passado, vejo potencial e qualidade no plantel actual. Ninguém queria Depoitres e provavelmente (ainda que é bom jogador) ninguém contrataria Alex Telles com Layun no plantel e com Rafa à merce. Provavelmente já toda a gente percebeu que o Herrera é finito no Porto e deveria ter sido venido. Provavelmente o Brahimi é o melhor jogador do plantel e não joga. Provavelmente o melhor talento da nossa formação em anos, nem sequer é convocado. Provavelmente, quem toca esta guitarra não é que não tenha unhas para ela. Simplesmente não sabe tocar nenhum instrumento.

4) O treinador: entre preferências e gostos, todos dizemos que um ou outro foi o melhor treinador do clube. Que aquele foi o pior ou foi muito mau. Cada um tinha as suas ideias, cada um melhor ou pior bebou da sua fonte.

O que eu nunca tinha visto no meu clube, era alguém sem ideias. Amorfo, com um discurso candidatos aos piores de sempre, incapaz de motivar o mais motivado dos adeptos, quanto mais galvanizar.
Alguém sem uma ideia de jogo (alguém que me diga como joga o Porto). Alguém que não acerta uma substituição. Alguém que fala fala mas não diz nada.

E se o Porto joga assim, para quem andou nisto, sabe que o grande problema é o que Porto treina assim. Não sabe executar de outra maneira.
De amados passam para a bancada, da bancada passam para titulares.
De dar largura com os laterais, inventa-se um 4-4-2 com um extremo, que não sabe se ha-de fazer um movimento interior ou ganhar a linha para cruzar. Uma equipa que só sabe bater bolas.

Mas queremos o quê? Massacrar? Não há milagres. E quando uma equipa do FCPorto tem sérias dificuldades para ganhar aos Copenhagas, Setúbal, Beleneses, Tondela.... está absolutamente tudo dito.

5) Gestão! Que gestão? Pré-época em 4-3-3, e pelo caminho muda-se o sistema. Grande Adrian Lopez, vamos recuperar-te- Ai desculpa, desaparece.
Herrera craque mundial, és o nosso capitão. Chuta uma bola para canto e nunca mais apareças.
Brahimi não serves para nada. Põe os olhos no Varela que está no topo da carreira.
Rúben ainda tens muito que crescer no futebol.
Depoitre sempre soube que eras um craque. O Presidente não te conhecia mas eu sim.
André Silva nunca vais sair. Tens que atacar, defender, correr 90 minutos, construir, vir cá trás cortar o lance na lateral e depois sprintar para finalizar.
Oliver não toques. Bate miúdo. Tu com esse cabedal ganhamos as segundas bolas todas...

Quando um gajo pega num Ferrari (e este anda com a tração desligada há muito tempo) sem nunca ter sequer tirado a carta de condução, o resultado está à vista. E a culpa não é do conductor. Qualquer filho de mãe gostava de dar uma gazada num carrão. A culpa é de quem lhe pôs as chaves na mão.

Quo vadis Porto?

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Não consigo perceber onde exatamente é que NES vos está a desiludir. Juro que não consigo.

O NES está a ser uma cópia do que foi no Valência e no Rio Ave. Sem tirar nem pôr. Neste prisma até é uma boa notícia: não houve erro de casting. Está a ser exatamente o que sempre foi.

Não é um caso de um Adrián, que fez a diferença no Atlético e no FC Porto é um peso-morto. O NES vai de encontro às expetativas. Pessoalmente, fico satisfeito por ver algo no FC Porto atual que não me pode desiludir.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Branco disse:
.mEm certas coisas faz-me lembrar o Octávio embora não seja tão mau como esse bronco ao ponto de colocar três trincos em campo, no entanto e mesmo colocando o 11 mais ou menos correcto, não me parece ter conhecimentos para dar á equipa uma capacidade de construção de jogo que esteja acima do futebol de uma equipa do meio da tabela.
Octávio; precisamente o que tenho dito desde o primeiro dia.
Infelizmente a única coisa que o Octávio tinha de boa, o NES não tem: o espírito guerreiro.

PS- Aliás, há tempos encontrei numa feira de velharias um livro do Octávio e, entre as suas mirabolanteses dantasias, lá estarão também algumas escabrosas verdades. Não comprei mas dei uma vista de olhos.
Um dos alvos na parte que folheei era precisamente a família Caldeira, ou melhor, as contratações feitas pelos irmãos caldeira a revelia do treinador.
Para quem quiser ler - e acreditar, e os factos recentes ajudam a levantar a descrença (Depoitre. Zé Manuel. Marega e José Sá.) - está lá a descrição do que está a acontecer hoje em dia: o queimar treinadores, as contratações visando outros interesses, o Jorge Mendes, tudo.
E este ciclo, se formos ver bem, é muito parecido a esse, com a diferença de termos encontrado o Mourinho, que não papou nada disto, e de termos atletas como Vitor Baia, Jorge Costa ou Deco.
È

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,476
29,082
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Draconem disse:
Não consigo perceber onde exatamente é que NES vos está a desiludir. Juro que não consigo.

O NES está a ser uma cópia do que foi no Valência e no Rio Ave. Sem tirar nem pôr. Neste prisma até é uma boa notícia: não houve erro de casting. Está a ser exatamente o que sempre foi.

Não é um caso de um Adrián, que fez a diferença no Atlético e no FC Porto é um peso-morto. O NES vai de encontro às expetativas. Pessoalmente, fico satisfeito por ver algo no FC Porto atual que não me pode desiludir.
Isto, eu disse na altura que para vir o NES, mais valia ficar o Peseiro.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Regod disse:
Isto, eu disse na altura que para vir o NES, mais valia ficar o Peseiro.
Eu acho que isso vai de encontro a outro problema do FC Porto: entre dois maus, escolher o menos mau.

Quando é que o clube deixou de considerar o bom e passou a contentar-se em escolher entre o menor de dois males?

Tribuna

Arquibancada
16 Setembro 2016
316
1
O ambiente no balneário a cada dia que passa também deve ser uma coisa linda de se ver.
É isso e os treinos.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Draconem disse:
Eu acho que isso vai de encontro a outro problema do FC Porto: entre dois maus, escolher o menos mau.

Quando é que o clube deixou de considerar o bom e passou a contentar-se em escolher entre o menor de dois males?
A incrível incapacidade de escolher bem. A cada escolha de treinador tem vindo um pior que o anterior... São todos escolhidos a dedo... Até tenho medo de quem será o próximo...
O Mendes terá mais algum treinador amigo que perceba tanto de treinar um clube como eu de plantar batatas...?

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,476
29,082
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Draconem disse:

vai ao encontro que disse, para vir o peseiro mais valia ter mantido o lopetegui até ao final da época.

Em relaçao a tua pergunta, deixamos sair um treinador bicampeao.

Tribuna

Arquibancada
16 Setembro 2016
316
1
FC Porto fora do pódio á 11ª jornada não acontecia à 41 anos.
clap clap.
Somos Porto!
Este é o caminho.
Este é o processo.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,523
9,963
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Draconem disse:

O problema é que chegamos a um ponto de desnorte total dentro da organização do clube. Foram vários anos seguidos a fazer compras e vendas sem qualquer critério e não houve a preocupação em manter uma base estável. A estrutura, tão elogiada anteriormente, colapsou por completo. E isso dificulta o trabalho de qualquer treinador.

Chegamos a um ponto em que já não basta um treinador "bom" ou apenas competente. Em tempos, isso era suficiente. Agora, mais do que isso, precisávamos de um treinador excecional! Um ao nível no Mourinho ou do AVB ou mesmo do Robson. Só que treinadores desse nível não há muitos por aí e ainda menos os que estão disposto a treinar em Portugal... Precisavamos de um treinador que, além de brilhante, tivesse um grande carisma e uma grande capacidade de fazer exigências à direção. Um treinador capaz de reorganizar todo o futebol e apostar num projeto sustentável a médio e longo prazo. Dos últimos, acho que só o Lopetegui o tentou fazer. Mas falhou. Por culpa dele, é certo, mas também porque a direção não ajudou o suficiente (por exemplo, pelo facto de ter desbaratado a equipa titular da primeira para a segunda época, sem ir buscar substitutos à altura). Precisávamos de alguém capaz de dar um murro na mesa e dizer claramente à direção: eu quero fazer isto desta maneira e para isso preciso disto, disto e daquilo. Mas não me parece que a sad tenha interesse em contratar um treinador com esse perfil.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
924
132
Com pena minha, este treinador nao vai ser despedido. A não ser claro que aconteça o descalabro e nao ganhe digamos.... 3 dos proximos 5 jogos. Infelizmente não ha uma alternativa, não vão simplesmente despedi-lo e pagar outra indemnização. Simplesmente admitem a derrota e esperam pelo próximo ano.

E para mal dos nossos pecados, se o sporting ganhar na luz ainda vamos ter esperança como bons portistas que somos.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,523
9,963
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
gow4hs disse:
Com pena minha, este treinador nao vai ser despedido. A não ser claro que aconteça o descalabro e nao ganhe digamos.... 3 dos proximos 5 jogos. Infelizmente não ha uma alternativa, não vão simplesmente despedi-lo e pagar outra indemnização. Simplesmente admitem a derrota e esperam pelo próximo ano.

E para mal dos nossos pecados, se o sporting ganhar na luz ainda vamos ter esperança como bons portistas que somos.
A minha única esperança para esta época é que o Sporting seja campeão e impeça o tetra dos encornados... e que para o ano o JJ venha treinar-nos, para tentar ser campeão nos 3 grandes! Para nós, este ano, acho que o 3º lugar já não será muito mau.

Orgulhoazulebranco

Bancada lateral
12 Maio 2016
723
562
França
Calabote disse:
Octávio; precisamente o que tenho dito desde o primeiro dia.
Infelizmente a única coisa que o Octávio tinha de boa, o NES não tem: o espírito guerreiro.

PS- Aliás, há tempos encontrei numa feira de velharias um livro do Octávio e, entre as suas mirabolanteses dantasias, lá estarão também algumas escabrosas verdades. Não comprei mas dei uma vista de olhos.
Um dos alvos na parte que folheei era precisamente a família Caldeira, ou melhor, as contratações feitas pelos irmãos caldeira a revelia do treinador.
Para quem quiser ler - e acreditar, e os factos recentes ajudam a levantar a descrença (Depoitre. Zé Manuel. Marega e José Sá.) - está lá a descrição do que está a acontecer hoje em dia: o queimar treinadores, as contratações visando outros interesses, o Jorge Mendes, tudo.
E este ciclo, se formos ver bem, é muito parecido a esse, com a diferença de termos encontrado o Mourinho, que não papou nada disto, e de termos atletas como Vitor Baia, Jorge Costa ou Deco.
È
Ja tinha dito isso no outro dia, era preciso um Mourinho para nós por de novo no trilho das vitórias, um gajo que tivesse tomates e que encostasse quem não fosse escolhido por ele e organizar a estrutura de futebol que foi o que ele fez na altura pas o presidente é que ficou com os louros.