Que fique claro uma coisa antes do que vou escrever. Nuno não pode cair. Ou melhor, Nuno não pode cair sozinho.
1) Há mais tempo do que pensamos o nosso grande amor atravessa por uma grave crise. A direção está completamente fora do contexto do panorama nacional. A identidade do norte está cada vez apagada, sem chama. Os sinais são mais que muitos e quem está no leme parece que não quer saber. Parece ser dono da verdade absoluta, e quem diz o contrário não ama o clube, não sente o Porto.
Estes que fds trás fds deslocam-se debaixo de frio e chuva ao Dragão. Que gastam rios de dinheiro para ver o manto sagrado. Estes que partilham rasgos de caracter com uma cidade e um clube. Sim. Esses não são Porto.
O Porto são os que ganham milhões com negócios express. O Porto são os que batem palmas ao debacle do clube. O Porto são os que viajam com tudo pago. O Porto são os que apoiam quem o rouba. Sim. Esses sim são Portistas idóneos, alguns dignos de Dragões de Ouro.
2) Em segundo lugar o debate sobre o estado actual. 'Ai agora vocês falam, quando ganhávamos ninguém falava?!'.
Meus caros, ninguém falava quando o Porto era dono e senhor da sua identidade. Quando o Porto era superior a qualquer interesse pessoal ou familiar.
Querem que continuemos a bater palmas ao que está a acontecer? Querem palmas a jogadores medíocres e treinadores de qualidade duvidosa? Querem palmas aos desplantes do apito semana a trás semana? Querem palmas ao silêncio num período mais ruidoso que nunca?
Desculpem, mas comigo não contem. Continuarei a ir ao Dragão, continuarei a ser Porto, continuarei a apoiar o clube sobre quase tudo. Mas não contem comigo para afundar ainda mais este barco. Este náufrago desculpem.
3) Plantel: Podemos estar aqui a discutir a construção dos planteis dos últimos anos. Que VP teve Hulk, que FOnseca não teve nada, que Lopetegui teve tudo.
O que é certo é que chegados a este ponto, sem chorar o passado, vejo potencial e qualidade no plantel actual. Ninguém queria Depoitres e provavelmente (ainda que é bom jogador) ninguém contrataria Alex Telles com Layun no plantel e com Rafa à merce. Provavelmente já toda a gente percebeu que o Herrera é finito no Porto e deveria ter sido venido. Provavelmente o Brahimi é o melhor jogador do plantel e não joga. Provavelmente o melhor talento da nossa formação em anos, nem sequer é convocado. Provavelmente, quem toca esta guitarra não é que não tenha unhas para ela. Simplesmente não sabe tocar nenhum instrumento.
4) O treinador: entre preferências e gostos, todos dizemos que um ou outro foi o melhor treinador do clube. Que aquele foi o pior ou foi muito mau. Cada um tinha as suas ideias, cada um melhor ou pior bebou da sua fonte.
O que eu nunca tinha visto no meu clube, era alguém sem ideias. Amorfo, com um discurso candidatos aos piores de sempre, incapaz de motivar o mais motivado dos adeptos, quanto mais galvanizar.
Alguém sem uma ideia de jogo (alguém que me diga como joga o Porto). Alguém que não acerta uma substituição. Alguém que fala fala mas não diz nada.
E se o Porto joga assim, para quem andou nisto, sabe que o grande problema é o que Porto treina assim. Não sabe executar de outra maneira.
De amados passam para a bancada, da bancada passam para titulares.
De dar largura com os laterais, inventa-se um 4-4-2 com um extremo, que não sabe se ha-de fazer um movimento interior ou ganhar a linha para cruzar. Uma equipa que só sabe bater bolas.
Mas queremos o quê? Massacrar? Não há milagres. E quando uma equipa do FCPorto tem sérias dificuldades para ganhar aos Copenhagas, Setúbal, Beleneses, Tondela.... está absolutamente tudo dito.
5) Gestão! Que gestão? Pré-época em 4-3-3, e pelo caminho muda-se o sistema. Grande Adrian Lopez, vamos recuperar-te- Ai desculpa, desaparece.
Herrera craque mundial, és o nosso capitão. Chuta uma bola para canto e nunca mais apareças.
Brahimi não serves para nada. Põe os olhos no Varela que está no topo da carreira.
Rúben ainda tens muito que crescer no futebol.
Depoitre sempre soube que eras um craque. O Presidente não te conhecia mas eu sim.
André Silva nunca vais sair. Tens que atacar, defender, correr 90 minutos, construir, vir cá trás cortar o lance na lateral e depois sprintar para finalizar.
Oliver não toques. Bate miúdo. Tu com esse cabedal ganhamos as segundas bolas todas...
Quando um gajo pega num Ferrari (e este anda com a tração desligada há muito tempo) sem nunca ter sequer tirado a carta de condução, o resultado está à vista. E a culpa não é do conductor. Qualquer filho de mãe gostava de dar uma gazada num carrão. A culpa é de quem lhe pôs as chaves na mão.
Quo vadis Porto?