Nuno Espírito Santo

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,357
134
Villas disse:
A questão é que foi o único que olhou pro plantel e viu o que realmente tinha...
Ou então não sabe mais - olhando para o seu historial parece ser mesmo isso.

Estou feliz pelos 3 pontos e pela chama ainda estar viva. Que se ganhe o campeonato assim - eu não me importo.

No entanto se jogarmos como ontem frente à Juve, temo que sejamos encavados - para gáudio dos bois...
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,525
25,007
Conquistas
1
Costinha disse:
Ou então não sabe mais - olhando para o seu historial parece ser mesmo isso.

Estou feliz pelos 3 pontos e pela chama ainda estar viva. Que se ganhe o campeonato assim - eu não me importo.

No entanto se jogarmos como ontem frente à Juve, temo que sejamos encavados - para gáudio dos bois...
perder por 3, por 2 ou por 1... é perder...

também acho ridículo exigir uma vitória à Juventus.

Acho que é de uma falta de humildade tremenda, típica de benfiqueiros cegos.

Sendo racional, claro que vamos ser eliminados pela Juventus... tendo em vista que começamos a jogar assim este ano... e que a Juventus é muito mais rica... e não tem Depoitres, nem Varelas na equipa...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
O Nuno tem as limitações que se sabe, mas lá vamos ganhando.

Não vale a pena estar todos os jogos á espera de um futebol que não vai aparecer, eu só espero os 3 pontos e tentar lutar até á última pelo titulo.

Se no final da época chegarmos ao titulo, eu já aqui escrevi o que me parece que pode ser a melhor solução, fazer o mesmo que a dado momento fizemos com o Luis Castro na equipa B, dar-lhe um adjunto que tenhas as bases de treino que ele não tem.

E não chegarmos, ele vai á sua vida.

Por enquanto valorizo a atitude da equipa, ao menos há alguma coisa nesta equipa que me faz lembrar o Porto de sempre, e isso nem sempre foi assim nos últimos anos.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
Villas disse:
Sendo racional, claro que vamos ser eliminados pela Juventus
Creio que também não vale a pena ter grandes ilusões sobre isso, há sempre um pequena probabilidade mas ninguém realisticamente pode exigir ao Nuno e á equipa que passem a eliminatória.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Harvey specter disse:
Ganhamos campeonatos a jogar em 4-3-3 com extremos como Hulk que garantia 30 golos por época e não sei quantas assistências, não temos mais esse tipo de jogadores, mesmo na época do Vitor Pereira ofensivamente jogavamos em 442 muitas vezes o Varela encostava no Jackson com James atras, para jogar em 433 é preciso ter extremos com nivel e com golo, estar dependente de apenas um jogador para marcar como disse é suicida quando ele falha não aparece ninguém. Rui Vitória sempre jogou em 433 chegou a um grande começou a jogar em  442.

Curiosamente as oportunidades criadas nos ultimos 15/20m  descontando com um Vitória já desgastado e com o Jota fresco, as oportunidades são criadas pelo corredor central, Diogo Jota  na minha opinião é o jogador melhor liga com os médios em comparação com André e o Soares.


O resto do que falas do espaço entre sectores estás a falar do Modelo e não de sistema, jogo posicional da equipa é fraco eu concordo mas isso não tem nada haver com o sistema 443 ou 442 tem haver com os movimentos dos jogadores.
Nós ganhamos em 4-3-3 porque tinhamos melhores jogadores, melhor treinador e melhores dirigentes.Há que dize lo.
Neste momento não ganhamos porque os jogadores não tem a qualidade que tinham, o treinador tb não tem a mm capacidade e os dirigentes tão a anos luz.

Como disse acima não é só o 4-3-3 é tudo o resto.

Sobre o 4-3-3 digo que é o sistema que melhor se adequa as caracteristicas da grande maioria dos jogadores e como tal mascara melhor as debilidades da equipa(que são todas a atacar).Obviamente que é possivel jogar bem em 4-4-2 (ou noutro sistema qualquer) se tiveres jogadores adequados.

Aquilo que eu coloco em causa é a certeza que se ganha um campeonato a jogar qualitativamente desta forma durante mais 15 jogos.

Como é que não se está a espera de perder pontos quando o futebol da equipa cada vez se deterioria mais?

 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,776
10,706
portu disse:
@miguel tu consegues adormecer??? Eu chego ao final dos jogos uma pilha de nervos, com o coração nas mãos :)

Mais a sério: tal como já disse antes, se me disserem que assim conseguimos ser campeões, assino de cruz.

Eu também achava que o Fernando Santos estava a fazer um trabalho grotesco e insultei-o quando, depois do jogo com a Áustria, disse que só voltava depois da final e em festa. Quem sabe? Pode ser que o Nuno consiga ganhar assim. Eu jurava que não era possível, mas cá estamos, agarrados à máquina, semana após semana, mas vivinhos da silva.
Como vou a maioria das vezes aos jogos, acabo.por apoiar :)

O nosso futebol é medíocre no processo ofensivo em 70% do jogo. Nesses 70% somos fortíssimos na organização defensiva, na forma como anulamos o adversário e como deixamos o adversário subir no terreno. Depois temos os outros 30% de processo ofensivo, onde tentamos realizar transições rápidas, movimentar mais o ataque e criar situações de golo.

NES tem um equipa que defende bastante bem, melhorou no jogo interior e tem estado bem nas bolas paradas. Com a entrada de Soares, espero que melhore bastante nas antecipações de cruzamentos, pois temos 2 pontas de lança para esse tipo de jogo....

Fortalecer as alas e o meio campo para mim são as chaves onde NES tem que melhorar e muito. No entanto o seu modelo é de momentos e frente ao Estoril, Sporting e Guimarães notou-se como muda os ritmos de jogo. Frente ao Sporting bastou colocar André André e fechar a ala direita com o João Teixeira.

O que crítico é o facto de não segurarmos mais a bola e o facto de abdicarmos tanto de atacar...

Não posso criticar NES, quando vejo Soares, André Silva e Brahimi a defenderem com raça...
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Quando se fala de jogar bem ou mal, ou pelo menos quando eu falo nisso, falo essencialmente em saber o que se está a fazer.

Quando existe consciência e se é coerente na prática, podem esperar-se com mais seriedade resultados consistentes a longo prazo.

Na verdade, este ano temos jogado a maioria das vezes ao calhas...

Ontem pelo menos vi um jogo definido de contra-ataque. Pessoalmente não gosto, mas já é qualquer coisa com principio meio e fim.
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
Não é o treinador ideal, mas agora que leva embalo temos que estar com ele. A próxima jornada pode ser feliz para nós, temos que estar com a equipa. E eu já consigo ver um espírito de equipa a ser criado. A nível táctico é que temos ainda um longo caminho pela frente. Nes tem que assumir mais o jogo, temos que trabalhar na posse, no domínio da bola, na boa circulação, sobretudo a meio campo.
 
P

portu

Guest
mmmkk disse:
Não é o treinador ideal, mas agora que leva embalo temos que estar com ele. A próxima jornada pode ser feliz para nós, temos que estar com a equipa. E eu já consigo ver um espírito de equipa a ser criado. A nível táctico é que temos ainda um longo caminho pela frente. Nes tem que assumir mais o jogo, temos que trabalhar na posse, no domínio da bola, na boa circulação, sobretudo a meio campo.
É isso - temos mesmo.
Uma coisa é indesmentível: Nuno tem o grupo com ele. Mais do que qualquer treinador do Porto desde, pelo menos, Vilas Boas. É preciso ponderar muito bem as coisas antes de mudar, pois um grupo descontente pode facilmente fazer a folha a um novo treinador.
Eu, pelo menos, já me estou a tentar mentalizar que Nuno estará cá para o ano - mesmo que termine em segundo no campeonato.
 

nuno_freitas

Arquibancada
30 Maio 2016
229
0
Villas disse:
A questão é que foi o único que olhou pro plantel e viu o que realmente tinha...
Quando o banco de ontem era Neves, Otavio, Oliver, Corona e Jota acho que não se pode dizer isso...
Nuno joga assim porque é nisto que acredita! A culpa é de quem o contratou achando que isto chegava para o nosso clube...
Dito isto, treinador e jogadores precisam de todo o nosso apoio! é a ganhar jogos assim que se conquistam campeonatos! No fim da época discute-se a continuidade ou não, agora o que mais interessa são os 3 pontos a cada jogo!
 

Dirk

Arquibancada
6 Outubro 2015
177
0
No inicio do ano e até há bem pouco tempo haviam três pontos basilares a ter em conta para analisar o trabalho do treinador.

- cultura do clube; ausência de liderança; desnorte; submissão dos interesses do clube a interesses particulares; incompetência - o Porto não ganha há 4 anos e nos últimos 3 ficou atrás do Sporting em 2.

- plantel; novamente como que construido em cima do joelho, tivemos o Belga que chegou e nem sabiam que não podia jogar com a Roma. Tivemos o Brahimi encostado. O Jota a chegar em cima da hora. O Bolly. A novela Rafa.

- arbitragens; "manto protetor"; eu admito erros, agora toda a gente viu como houve um padrão óbvio de desrespeito e 'roubo' ao Porto. A Taça de Portugal foi-se logo à vida diretamente em resultado disto.

Nesse sentido, eu fui sempre formando a ideia de haver três campeonatos:

- o 'da verdade', aqui o Porto provavelmente estaria uns 3 ou 4 pontos na frente

- o 'normal', tendo em consideração todos os fatores acima mencionados, o Porto deveria estar a uns 8-10, tal como o Sporting

- o 'real', estamos a 1 ponto do Benfica

Eu acho que tendo tudo em consideração (inclusive as deficiências do treinador), é um pequeno milagre chegar a esta fase com 1 ponto de atraso e 'força positiva'. Lembrar que se andou a jogar com uma dupla de Portugueses na frente com 20/21 anos. E quer se goste ou não, é meramente factual, ficar à frente do Sporting é desde logo uma evolução (basta pensar que este ano apanhamos a Roma para entrar na Champions).

Há mérito do treinador em ter conseguido aguentar o barco, perante tudo o que aconteceu, perante a desconfiança geral. O Nuno era mesmo carne para canhão. O homem lá conseguiu manter sempre o mesmo tipo de postura e discurso. Quer ganhe. Quer perca. Sempre o mesmo personagem mecanizado.

Chegados a esta fase, vimos como gente como tem uma defesa em que dos 6 mais atrás, 5 estão render a um nível alto. Conseguiu resgatar o Brahimi, que mesmo continuando algo inconsequente, agora não é um jogador nulo sem a bola. Com a chegada do Soares, fica com muito mais flexibilidade para tomar opções, tem muito mais margem para gerir o André Silva e já não depende de pedir milagres a um puto de 18 anos a partir do banco..

A questão do plantel está eliminada para mim. Com os sinais dados pelo Soares, a recuperação de um par de jogadores, o Nuno tem muito mais condições para ter um futebol mais evoluído.

Honestamente, tenho sérias duvidas que tal aconteça e temo que o padrão recente (Rio Ave, Estoril, Guimarães) se possa ir repetindo. Porque o problema principal (meio campo) existe desde o inicio da época. O jogo com o Sporting para mim é aceitável. O Porto marcou cedo, isso muda o jogo radicalmente e jogar na expetativa, mas com solidez é normal e já feito por muitos bons treinadores.

Agora, jogos com o Estoril e Guimarães (1ª parte) são muito mais questionáveis.

O Porto continua a jogar com uma espécie de rectângulo deserto no meio campo. O meio campo não existe em termos de capacidade de iniciar jogo, dar apoios e fazer circular a bola. O Danilo joga bastante isolado. Mesmo tendo André André/Herrera, não há grande diferença, qualquer um que tire uma imagem do jogo do Porto ontem na primeira parte vê que há um distanciamento inexplicável entre os médios.

O Porto tem falta de um 8 com mais rotação do que os que tem neste momento. É um real problema. O Olíver não tem rendido e não é só culpa do Nuno(o Oliver fez uma má época numa equipa super competitiva em Espanha e na passagem anterior no Porto não foi sempre constante), não tem grande mobilidade e é preciso alguém com mais capacidade de romper e verticalidade. Para este "estilo", também seria necessário o Maxi ter muito mais rotação do que tem nesta fase. Da forma que os jogos foram abordados, é mais do que óbvio que o 0-0 será o resultado mais normal ao intervalo. O Porto nem consegue atacar com qualidade (Herrera e Maxi à direita, really?). Nem defende com grande agressividade. Apenas baixa as linhas. Não há uma pressão alta assinalável.

Pode ser 'estratégia' e pode ainda serem 'dores de crescimento', mas mesmo jogando 'na expetativa', o Porto pode e deve ter muito mais qualidade com bola e na exploração dos espaços. O primeiro passo seria básico - se a ideia é ter a tal disciplina e coesão sem bola, não é necessário ter um médio 'à direita' tão limitado como o Herrera ou André André. O Otávio é capaz de o fazer e dá maior qualidade com bola. O Corona com o Sporting conseguiu manter a disciplina táctica. Parece evidente que se a ideia é ter aquele desenho posicional, o Porto tem jogadores com mais qualidade ofensiva que também conseguem fechar os espaços. Isto é o minimo que se pede, pois quer o AA (não acho que tenha qualidade para o Porto), quer o Herrera não são jogadores bons o suficiente para se pensar que é assim que lá conseguiremos o milagre final.


 

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,315
1,877
Branco disse:
Creio que também não vale a pena ter grandes ilusões sobre isso, há sempre um pequena probabilidade mas ninguém realisticamente pode exigir ao Nuno e á equipa que passem a eliminatória.
Eu por acaso acho que há boas probabilidades de conseguirmos passar e porque?
estamos no nosso melhor periodo da época.... temos o plantel todo operacional e motivado...
e principalmente porque esta equipa tem um coração do tamanho do mundo.....
 

Hermetic

Bancada central
22 Maio 2011
1,644
242
39
Peso da Régua, 1984
Antes de comentar vou dizer que não sei se o Nuno tem capacidade para tal...

Neste momento que vivemos, 3 anos sem ganhar nada, o mais importante é ganhar jogos seja de que forma for é chegar ao fim campeão, não é o momento de se pensar em meter a equipa a jogar de x maneira.

E nisso o Nuno tem tido mérito, mas que a qualidade táctica o Nuno fez os jogadores acreditarem e querem muito ser campeões, a postura do Brahimi mostra isso mesmo, um jogador que no passado pensava mais nele do que na equipa e que hoje em dia é  ao contrári
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,880
6,188
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Dirk disse:
No inicio do ano e até há bem pouco tempo haviam três pontos basilares a ter em conta para analisar o trabalho do treinador.

- cultura do clube; ausência de liderança; desnorte; submissão dos interesses do clube a interesses particulares; incompetência - o Porto não ganha há 4 anos e nos últimos 3 ficou atrás do Sporting em 2.

- plantel; novamente como que construido em cima do joelho, tivemos o Belga que chegou e nem sabiam que não podia jogar com a Roma. Tivemos o Brahimi encostado. O Jota a chegar em cima da hora. O Bolly. A novela Rafa.

- arbitragens; "manto protetor"; eu admito erros, agora toda a gente viu como houve um padrão óbvio de desrespeito e 'roubo' ao Porto. A Taça de Portugal foi-se logo à vida diretamente em resultado disto.

Nesse sentido, eu fui sempre formando a ideia de haver três campeonatos:

- o 'da verdade', aqui o Porto provavelmente estaria uns 3 ou 4 pontos na frente

- o 'normal', tendo em consideração todos os fatores acima mencionados, o Porto deveria estar a uns 8-10, tal como o Sporting

- o 'real', estamos a 1 ponto do Benfica

Eu acho que tendo tudo em consideração (inclusive as deficiências do treinador), é um pequeno milagre chegar a esta fase com 1 ponto de atraso e 'força positiva'. Lembrar que se andou a jogar com uma dupla de Portugueses na frente com 20/21 anos. E quer se goste ou não, é meramente factual, ficar à frente do Sporting é desde logo uma evolução (basta pensar que este ano apanhamos a Roma para entrar na Champions).

Há mérito do treinador em ter conseguido aguentar o barco, perante tudo o que aconteceu, perante a desconfiança geral. O Nuno era mesmo carne para canhão. O homem lá conseguiu manter sempre o mesmo tipo de postura e discurso. Quer ganhe. Quer perca. Sempre o mesmo personagem mecanizado.

Chegados a esta fase, vimos como gente como tem uma defesa em que dos 6 mais atrás, 5 estão render a um nível alto. Conseguiu resgatar o Brahimi, que mesmo continuando algo inconsequente, agora não é um jogador nulo sem a bola. Com a chegada do Soares, fica com muito mais flexibilidade para tomar opções, tem muito mais margem para gerir o André Silva e já não depende de pedir milagres a um puto de 18 anos a partir do banco..

A questão do plantel está eliminada para mim. Com os sinais dados pelo Soares, a recuperação de um par de jogadores, o Nuno tem muito mais condições para ter um futebol mais evoluído.

Honestamente, tenho sérias duvidas que tal aconteça e temo que o padrão recente (Rio Ave, Estoril, Guimarães) se possa ir repetindo. Porque o problema principal (meio campo) existe desde o inicio da época. O jogo com o Sporting para mim é aceitável. O Porto marcou cedo, isso muda o jogo radicalmente e jogar na expetativa, mas com solidez é normal e já feito por muitos bons treinadores.

Agora, jogos com o Estoril e Guimarães (1ª parte) são muito mais questionáveis.

O Porto continua a jogar com uma espécie de rectângulo deserto no meio campo. O meio campo não existe em termos de capacidade de iniciar jogo, dar apoios e fazer circular a bola. O Danilo joga bastante isolado. Mesmo tendo André André/Herrera, não há grande diferença, qualquer um que tire uma imagem do jogo do Porto ontem na primeira parte vê que há um distanciamento inexplicável entre os médios.

O Porto tem falta de um 8 com mais rotação do que os que tem neste momento. É um real problema. O Olíver não tem rendido e não é só culpa do Nuno(o Oliver fez uma má época numa equipa super competitiva em Espanha e na passagem anterior no Porto não foi sempre constante), não tem grande mobilidade e é preciso alguém com mais capacidade de romper e verticalidade. Para este "estilo", também seria necessário o Maxi ter muito mais rotação do que tem nesta fase. Da forma que os jogos foram abordados, é mais do que óbvio que o 0-0 será o resultado mais normal ao intervalo. O Porto nem consegue atacar com qualidade (Herrera e Maxi à direita, really?). Nem defende com grande agressividade. Apenas baixa as linhas. Não há uma pressão alta assinalável.

Pode ser 'estratégia' e pode ainda serem 'dores de crescimento', mas mesmo jogando 'na expetativa', o Porto pode e deve ter muito mais qualidade com bola e na exploração dos espaços. O primeiro passo seria básico - se a ideia é ter a tal disciplina e coesão sem bola, não é necessário ter um médio 'à direita' tão limitado como o Herrera ou André André. O Otávio é capaz de o fazer e dá maior qualidade com bola. O Corona com o Sporting conseguiu manter a disciplina táctica. Parece evidente que se a ideia é ter aquele desenho posicional, o Porto tem jogadores com mais qualidade ofensiva que também conseguem fechar os espaços. Isto é o minimo que se pede, pois quer o AA (não acho que tenha qualidade para o Porto), quer o Herrera não são jogadores bons o suficiente para se pensar que é assim que lá conseguiremos o milagre final.
Para jogar dentro do estilo que quer deve ter a equipa mais trabalhada. Mesmo aí há várias "formas". Desafiante a de tentar enquadrar "leves" criativos de qualidade também em acções mais defensivas importantes sem bola. Em continuidade. Não é para todos. Mas ganharíamos imenso.
 

DanielT

Bancada central
8 Março 2012
1,300
254
44
Amsterdam
A unica coisa positiva que retiro das nossas ultimas exibicoes é o facto de esta talvez ser a tactica adequada para ganhar na Luz.

O problema vai ser ganharmos aos Tondelas desta vida a jogar ao ataque fechadinhos lá atras....