O logótipo do nosso clube

  • Iniciador de Tópicos ColossalPorto
  • Data de início

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,735
Conquistas
5
Eu sou a favor da mudança do logo, tal como fazem as melhores empresas mundiais ao longo das suas histórias, respeitando, claro, o original. Há sempre maneira de o modificar tornando-o moderno e atual sem desrespeitar a nossa história. Basta ler sobre a evolução do design para se perceber que é normalíssimo haver evolução dos logos. Faz sentido poque o mundo evolui e as suas normas e experiências visuais também.
 

diogogr22

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2018
9,613
14,745
Conquistas
7
Porto
  • André Villas-Boas
  • Hulk
  • Falcao
  • Kelvin
Eu sou a favor da mudança do logo, tal como fazem as melhores empresas mundiais ao longo das suas histórias, respeitando, claro, o original. Há sempre maneira de o modificar tornando-o moderno e atual sem desrespeitar a nossa história. Basta ler sobre a evolução do design para se perceber que é normalíssimo haver evolução dos logos. Faz sentido poque o mundo evolui e as suas normas e experiências visuais também.
Olhando para outros exemplos no mundo do futebol, tenho bastante receio de uma possível mudança de emblema.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,735
Conquistas
5
Olhando para outros exemplos no mundo do futebol, tenho bastante receio de uma possível mudança de emblema.
Teria que haver consulta aos sócios e competência na escolha dos designers. Mas, na minha opinião, é sempre possível melhorar/adaptar o logo aos novos tempos visuais em que vivemos. Não sejamos velhos do Restelo.

Dou-te alguns exemplos de clubes, porque de marcas/empresas famosas há inúmeros por aí:











 
  • Like
Reações: diogogr22

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,885
9,131
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Teria que haver consulta aos sócios e competência na escolha dos designers. Mas, na minha opinião, é sempre possível melhorar/adaptar o logo aos novos tempos visuais em que vivemos. Não sejamos velhos do Restelo.

Dou-te alguns exemplos de clubes, porque de marcas/empresas famosas há inúmeros por aí:











Não acho comparável usar clubes ingleses que são propriedade de conglomerados estrangeiros, ou seja, que não querem saber da história, cultura ou costumes associados aos seus clubes.

O nosso FC Porto é diferente para melhor nesse aspecto. Mesmo a questão da bola de couro, simboliza como se jogava à bola no tempo em que fomos fundados. Por mim não se muda nada.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,735
Conquistas
5
Não acho comparável usar clubes ingleses que são propriedade de conglomerados estrangeiros, ou seja, que não querem saber da história, cultura ou costumes associados aos seus clubes.

O nosso FC Porto é diferente para melhor nesse aspecto. Mesmo a questão da bola de couro, simboliza como se jogava à bola no tempo em que fomos fundados. Por mim não se muda nada.
Não concordo com essa visão, amigo, e nem todos os clubes ingleses são propriedade de conglomerados e quase todos eles têm adeptos que querem saber da sua história. Em termos de design faz todo o sentido e há razões para se ir atualizando a iconografia, os logos, as imagens das coisas, das empresas, dos clubes.
Ser diferente para melhor é manter o mesmo logo arcaico década após década? É isso ser melhor? Humm...discordo em absoluto.

Mudar o logo de um clube, se for bem feito, é um ato que vai registando a própria evolução da história desse clube, bem como relembrando os seus costumes e a sua cultura. Se for bem feito, repito.

Se estas mudanças visuais não se fossem adaptando ao progresso e às mudanças da sociedade ainda hoje víamos as mesmas imagens, logos, cores, etc, que se viam no início do século XIX. Seria estranho, no mínimo. Uma coisa é o revivalismo e o vintage e ter saudades desse tipo de design e admirar essa forma de arte, outra coisa é o aspecto visual dos produtos, marcas, clubes se adaptar à evolução da tecnologia, dos materiais e da sociedade em si.

Mas percebo que a mudança do logo de um clube seja algo que mexa com os corações mais conservadores dos adeptos. Eu acho que não tem que ser assim. O FC Porto não é o só seu logo. É a história, os títulos essa cultura e costumes que referes. No logo actual não consigo ver tudo o que o clube é. E ninguém está a dizer para se retirar o dragão ou meter uma bola oval ou algo do género. :)

Mas são opiniões.
 
Última edição:
  • Like
  • Love
Reações: ncosta e BestDragon

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
90,676
193,283
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Se for uma mudança para melhor, porque não?

Agora se for tipo a Juve que mais parece um clube de fãs do Jorge Jesus mais vale estar quieto
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,786
15,278
Invicta
www.google.com
Se for uma mudança para melhor, porque não?

Agora se for tipo a Juve que mais parece um clube de fãs do Jorge Jesus mais vale estar quieto
Exatamente.

Este tipo de mudanças/alterações são bastante comuns por esse Mundo fora, não só no Mundo do futebol mas também a nível empresarial e são "atualizações" que pretendem acompanhar a evolução das marcas e a forma como se olha para a imagem das mesmas.

Respeitando as normas e estatutos do clube, não vejo porque não.

Isso e ter obviamente a consulta e a aprovação dos sócios.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Ruben1893

BlueWhiteBlue

Arquibancada
28 Abril 2016
324
206
Se se mantivesse 90% ou mais do símbolo actual eu poderia votar a favor, dependendo da proposta claro .. o Dragão poderia mudar de côr p.ex ...
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,885
9,131
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Não concordo com essa visão, amigo, e nem todos os clubes ingleses são propriedade de conglomerados e quase todos eles têm adeptos que querem saber da sua história. Em termos de design faz todo o sentido e há razões para se ir atualizando a iconografia, os logos, as imagens das coisas, das empresas, dos clubes.
Ser diferente para melhor é manter o mesmo logo arcaico década após década? É isso ser melhor? Humm...discordo em absoluto.

Mudar o logo de um clube, se for bem feito, é um ato que vai registando a própria evolução da história desse clube, bem como relembrando os seus costumes e a sua cultura. Se for bem feito, repito.

Se estas mudanças visuais não se fossem adaptando ao progresso e às mudanças da sociedade ainda hoje víamos as mesmas imagens, logos, cores, etc, que se viam no início do século XIX. Seria estranho, no mínimo. Uma coisa é o revivalismo e o vintage e ter saudades desse tipo de design e admirar essa forma de arte, outra coisa é o aspecto visual dos produtos, marcas, clubes se adaptar à evolução da tecnologia, dos materiais e da sociedade em si.

Mas percebo que a mudança do logo de um clube seja algo que mexa com os corações mais conservadores dos adeptos. Eu acho que não tem que ser assim. O FC Porto não é o só seu logo. É a história, os títulos essa cultura e costumes que referes. No logo actual não consigo ver tudo o que o clube é. E ninguém está a dizer para se retirar o dragão ou meter uma bola oval ou algo do género. :)

Mas são opiniões.
Tu chamas logo, eu chamo brasão abençoado. E há uma razão para ele ter esse nome, associada a todo o desenho ou grafia do nosso simbolo. Está lá à vista de todos.

O chamar-lhe arcaico é que se trata de matéria de opinião, eu também posso chegar aqui e dizer que tem valor porque é hipster. A história e adaptação aos tempos modernos constrói-se no dia a dia respeitando os valores já centenários do Clube. E se não é um desenho que representa isso, porquê mudar algo já tão instituído ? O mudar por mudar não trás qualquer benefício, apenas nos retira identidade.
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,422
1,803
Não concordo com essa visão, amigo, e nem todos os clubes ingleses são propriedade de conglomerados e quase todos eles têm adeptos que querem saber da sua história. Em termos de design faz todo o sentido e há razões para se ir atualizando a iconografia, os logos, as imagens das coisas, das empresas, dos clubes.
Ser diferente para melhor é manter o mesmo logo arcaico década após década? É isso ser melhor? Humm...discordo em absoluto.

Mudar o logo de um clube, se for bem feito, é um ato que vai registando a própria evolução da história desse clube, bem como relembrando os seus costumes e a sua cultura. Se for bem feito, repito.

Se estas mudanças visuais não se fossem adaptando ao progresso e às mudanças da sociedade ainda hoje víamos as mesmas imagens, logos, cores, etc, que se viam no início do século XIX. Seria estranho, no mínimo. Uma coisa é o revivalismo e o vintage e ter saudades desse tipo de design e admirar essa forma de arte, outra coisa é o aspecto visual dos produtos, marcas, clubes se adaptar à evolução da tecnologia, dos materiais e da sociedade em si.

Mas percebo que a mudança do logo de um clube seja algo que mexa com os corações mais conservadores dos adeptos. Eu acho que não tem que ser assim. O FC Porto não é o só seu logo. É a história, os títulos essa cultura e costumes que referes. No logo actual não consigo ver tudo o que o clube é. E ninguém está a dizer para se retirar o dragão ou meter uma bola oval ou algo do género. :)

Mas são opiniões.
100% de acordo, mas boa sorte nessa luta...
 
  • Love
Reações: Dexter2020

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,651
16,210
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Não concordo com essa visão, amigo, e nem todos os clubes ingleses são propriedade de conglomerados e quase todos eles têm adeptos que querem saber da sua história. Em termos de design faz todo o sentido e há razões para se ir atualizando a iconografia, os logos, as imagens das coisas, das empresas, dos clubes.
Ser diferente para melhor é manter o mesmo logo arcaico década após década? É isso ser melhor? Humm...discordo em absoluto.

Mudar o logo de um clube, se for bem feito, é um ato que vai registando a própria evolução da história desse clube, bem como relembrando os seus costumes e a sua cultura. Se for bem feito, repito.

Se estas mudanças visuais não se fossem adaptando ao progresso e às mudanças da sociedade ainda hoje víamos as mesmas imagens, logos, cores, etc, que se viam no início do século XIX. Seria estranho, no mínimo. Uma coisa é o revivalismo e o vintage e ter saudades desse tipo de design e admirar essa forma de arte, outra coisa é o aspecto visual dos produtos, marcas, clubes se adaptar à evolução da tecnologia, dos materiais e da sociedade em si.

Mas percebo que a mudança do logo de um clube seja algo que mexa com os corações mais conservadores dos adeptos. Eu acho que não tem que ser assim. O FC Porto não é o só seu logo. É a história, os títulos essa cultura e costumes que referes. No logo actual não consigo ver tudo o que o clube é. E ninguém está a dizer para se retirar o dragão ou meter uma bola oval ou algo do género. :)

Mas são opiniões.
Nao consegues ver tudo o que o clube é? O que seria para ti um bom logo? E o que é que falta "mostrar"?
O logo do FCP por sinal até tem muita coisa. Nao é aquela cena simplista como se vê em muito lado.
Alias, parece que a evoluçao é precisamente tornar o visual mais simples. Para mim, em muitos casos, torna-lo banalissimo.

Olha para a Juventus

Passaram do de esquerda para o de direita:



Se esta merda é evoluir e nao sei quê...

Ja agora, os teus olhos conseguem ver a historia e o que representa/é a Juventus nessa belissima cagada?
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,000
104,619
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não concordo com essa visão, amigo, e nem todos os clubes ingleses são propriedade de conglomerados e quase todos eles têm adeptos que querem saber da sua história. Em termos de design faz todo o sentido e há razões para se ir atualizando a iconografia, os logos, as imagens das coisas, das empresas, dos clubes.
Ser diferente para melhor é manter o mesmo logo arcaico década após década? É isso ser melhor? Humm...discordo em absoluto.

Mudar o logo de um clube, se for bem feito, é um ato que vai registando a própria evolução da história desse clube, bem como relembrando os seus costumes e a sua cultura. Se for bem feito, repito.

Se estas mudanças visuais não se fossem adaptando ao progresso e às mudanças da sociedade ainda hoje víamos as mesmas imagens, logos, cores, etc, que se viam no início do século XIX. Seria estranho, no mínimo. Uma coisa é o revivalismo e o vintage e ter saudades desse tipo de design e admirar essa forma de arte, outra coisa é o aspecto visual dos produtos, marcas, clubes se adaptar à evolução da tecnologia, dos materiais e da sociedade em si.

Mas percebo que a mudança do logo de um clube seja algo que mexa com os corações mais conservadores dos adeptos. Eu acho que não tem que ser assim. O FC Porto não é o só seu logo. É a história, os títulos essa cultura e costumes que referes. No logo actual não consigo ver tudo o que o clube é. E ninguém está a dizer para se retirar o dragão ou meter uma bola oval ou algo do género. :)

Mas são opiniões.
Daquelas mudanças só pequenos retoques ao estilo do Barcelona que teve uma evolução do símbolo sempre próxima ao clássico.

Todos os outros com mudanças radicais e algumas estapafúrdias não.

O Everton foi uma boa mudança também, mas penso que mudou para algo mais próximo do clássico.
 
  • Love
Reações: Dexter2020