O melhor basquetebolista de sempre em Portugal

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
32,726
23,106
61
Aveiro
Para mim não há grandes dúvidas:

Português: C. Lisboa

Estrangeiros: Dale Dover ( sim era um espectáculo, mas no Portugal dos anos 70, em terra de cegos...). Depois Jared Miller ( grande jogador e exemplar desportista). A seguir Mário Ellie e Henry Crawford
 
H

hm1893

Guest
Estrangeiro: Jared Miller e o Engelstad (grande triplista)
Português: Paulo Pinto e Nuno Marçal
 

rucaque

Bancada central
21 Maio 2007
2,422
2,792
Conquistas
8
Gondomar
  • Paulinho Santos
  • José Maria Pedroto
  • Rui Filipe
  • João Pinto
Como não vi jogar o Dale Dover, para mim o melhor estrangeiro que passou por Portugal foi o Jared Miller (o equivalente do Lucho no basket - classe pura em todas as intervenções).

O melhor Português foi um nome já muito presente neste tópico, e que não vale a pena repetir novamente, para não conspurcar ainda mais este espaço.

 

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,900
7,702
Porto
Sinceramente, nao acho que esse tal Carlos fosse um grande jogador. Era sim, um tremendo lançador!!!! Mas o jogo de basket é muito mais que lançar ao cesto....
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,335
20,766
Gaia
Dale Dover como estrangeiro

Jarred Miller era mais Portugues que o Carlinhos de lisboa por isso tá feita  a escolha
 

Magic

Arquibancada
9 Março 2012
270
8
Blackadder disse:
Sinceramente, nao acho que esse tal Carlos fosse um grande jogador. Era sim, um tremendo lançador!!!! Mas o jogo de basket é muito mais que lançar ao cesto....
Exactamente o que penso, é o mesmo que considerar o Ray Allen o melhor jogador na NBA

Para mim...
Português: Paulo Pinto, classe pura

Estrangeiro: Jared Miller, jogador completo
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Todos os que viram Dover jogar apontam-no como o melhor de sempre a jogar em Portugal. Era miúdo e pouco me lembro. Dos que vi sem qualquer dúvida:
Estrangeiro - Henry Crawford
Português - custa muito dizer mas foi mesmo o bandalho que dá pelo nome de Carlos Lisboa.

 

Vito77

Bancada central
16 Março 2012
1,179
1,066
O meu voto  para melhor jogador portugês vai para o Paulo Pinto. Estrangeiro dos que vi jogar voto no Jared Miller.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Devenish disse:
> zefil Comentou:

Nunca tivemos grandes jogadores portugueses no nosso campeonao, mas eu votaria no Pedro Miguel pela sua regularidade. Nuna gostei do Carlos lx pois falhava 10 triplos para marcar 1.

---------------------------------------------

Pedro Miguel um dos melhores?! sem te querer ofender dá-me vontade de rir.
Carlos Lisboa deves ter visto a fase final da carreira dele, pela tua idade não podes seguramente ter visto bem os 7,8 anos primeiros da carreira dele.
Eu cheguei a ver ele tentar 12 triplos e marcar 12.
Comparar Pedro Miguel com Carlos Lisboa é um disparate total, um era esforçado mas nada tinha de genial,  o outro...só para quem viu a carreira dele não num ano ou dois mas durante muitos anos era simplesmente genial.
O CL roubou-nos muitos titulos. Não foi por acaso que as equipas para onde ia eram sempre campeãs.  Pedro Miguel era aprendiz ao lado de cl. Melhor que Pedro Miguel e muito há frente - Tó Ferreira.
 
J

jorgcastro

Guest
Português: infelizmente Lx
Estrangeiro: Dale Dover (mas nunca vi, só ouvi), Miller (sim, vi e era fantástico)...o Ellie parece-me evoluiu muito na NBA e do que recordo ninguém diria, pelo que jogou em Portugal, que poderia fazer a a carreira que fez na NBA!
 

mitico

Superior
8 Março 2012
39
0
Porto
Obviamente que só vou falar de jogadores que vi jogar.

Portugueses destaco 3. Rui Santos. O Nuno Marçal, principalmente na época anterior quando saiu para o fuenlabrada. O Paulo Pinto em 99 também esteve em grande, esteve la lista dos melhores jogadores da FIBA. O dia da morte dele no pavilhão do Galitos nunca mais esqueci.

Estrangeiros destaco 2. O Jared Miller. Lembro-me de ir ver o jogo decisivo dos playoffs contra a Oliveirense Caçarola onde ele levou tudo para casa: mvp e melhor marcador.
Outro que destaco e não recordo o nome é o de um base branco norte-americado que jogou na Oliveirense. Muito bom mesmo, só aguentou uma época em Portugal. Era um atirador exímio.
 
F

FilipeL

Guest
Tenho 27 anos... ja vi muito mais basket do que actualmente... xavalo colado na rtp2 nos sabados e domingos á tarde...

Portugues: Paulo Pinto sem duvida para mim... Aquele lançamento em gancho era duma dificuldade tremenda, com grau de eficacia enorme... Dava tudo em campo... o Lx foi grande mas lembro me perfeitamente que em varios jogos o Paulo suplantava-o nas estatisticas...

Estrangeiro: dificil... vi enormes jogadores... adorava ver aquele pequenino em Ovar o Hill que lança todo torto e a bola entrava sempre... q inveja era,.... Jared Miller fantastico
 
H

hm1893

Guest
otilious disse:
O Reggie Geary foi um talento que passou pelo FC Porto, um jogador que já jogou na NBA e pena foi o pouco tempo que esteve no clube e portanto a minha escolha foi para o Miller, apesar do Mario Ellie também ser um candidato e que maneira.

O Ellie foi o único jogador até ao momento a sair da Liga Portuguesa para a NBA, o contrário é que já aconteceu por diversas vezes, ou seja, jogadores que já jogaram na NBA e depois passado uns anos em Portugal, casos do Nate Johnston, Alan Ogg, Corey Benjamin, Jason Sasser, Wayne Englestad entre outros...
O Wayne Englestad era um triplista como não há memória, mas para jogador de basket era muito gordo.
 
K

Kobejordan

Guest
Português: no question about... Paulo Pinto by far!!! O jogador mais completo defesa e ataque e atleticamente coordenado, para além da inteligência que tinha dentro de campo...pena o seu adeus prematuro que tanta saudade deixou...

Estrangeiro: Mário Ellie - um compendio de jogar Basket!! Um exemplo de dedicação profissional e humana a uma causa que era o Basquetebol. Um senhor a ler e interpretar o jogo!!

Menção honrosa ao nosso grande Jared Miller que garantidamente esta num patamar de excelência como o melhor jogador de sempre do nosso clube( na minha opinião), e que após um período inicial (que me recordo perfeitamente) de total desconfiança, justificada alias, pelas actuações discretas e de uma passagem marcada de volta aos EUA, rebentou para uma carreira magnifica!!
 
K

Kobejordan

Guest
otilious disse:
O Reggie Geary foi um talento que passou pelo FC Porto, um jogador que já jogou na NBA e pena foi o pouco tempo que esteve no clube e portanto a minha escolha foi para o Miller, apesar do Mario Ellie também ser um candidato e que maneira.

O Ellie foi o único jogador até ao momento a sair da Liga Portuguesa para a NBA, o contrário é que já aconteceu por diversas vezes, ou seja, jogadores que já jogaram na NBA e depois passado uns anos em Portugal, casos do Nate Johnston, Alan Ogg, Corey Benjamin, Jason Sasser, Wayne Englestad entre outros...
permite-me apenas uma pequena correção...o Mário Ellie quando saiu de Portugal ainda fez uma época na CBA, e apenas na época seguinte é que entrou na NBA.
 
K

Kobejordan

Guest
Já agora um desafio a quem acompanha o Basket do NGC há mais tempo, se porventura se lembram de um pequeno base que jogou apenas uma época ( e só os Playoffs), para substituir o Rui Santos que tinha saído para a Oliveirense...Kenny Williams?? Um verdadeiro show!!!
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,131
49,653
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
hm1893 disse:
O Wayne Englestad era um triplista como não há memória, mas para jogador de basket era muito gordo.
Era pesado, mas tinha muita qualidade e outra coisa...foi fundamental no título do Estrelas da Avenida.

A sua forma de lançar a duas mãos era qualquer coisa...
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,131
49,653
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Kobejordan disse:
Já agora um desafio a quem acompanha o Basket do NGC há mais tempo, se porventura se lembram de um pequeno base que jogou apenas uma época ( e só os Playoffs), para substituir o Rui Santos que tinha saído para a Oliveirense...Kenny Williams?? Um verdadeiro show!!!
Yey do que foste lembrar!!!

Lembro-me perfeitamente! Ele veio em 1998, onde fomos eliminados no PO pelo Estrelas e veio precisamente jogar esses jogos do PO. Era um base com um drible fantástico, assumia o jogo de uma forma impressionante, sendo ainda um excelente lançador.

Até quando ele veio, foi destaque na revista Dragões na altura. Foi pena, ter estado tão pouco tempo.
 

BluenWhite

Arquibancada
9 Março 2012
337
7
Também me recordo desse jogador, já não lembrava do nome. Não foi ele que marcou uns 5 triplos no ultimo minuto de um jogo em que perdiamos por muitos e quase ganhavamos, se não me engano precisamente nos Estrelas? Ele tinha fases em que era completamente inconsciente, entrava tudo o que atirava.