O melhor basquetebolista de sempre em Portugal

zzz999

Bancada central
22 Junho 2011
1,159
104
Portugues: paulo pinto. Referencia para o rui santos de longe o melhor base que vi jogar no NGC

Estrangeiro: sem duvida o jared mi ler. Mítico, que jogador e q inteligência a jogar! Aguentava incontáveis minutos com 4faltas..... Menção honrosa para wayne engelstad ( nao sabia que tinha chegado a nba)
 
D

DragãoChen

Guest
Estrangeiros de classe: Dale Dover; Jared Miller; Mario Ellie; Rasul Salahudin; Reggie Geary; Jean Jaques; Kevin Nixon; Engelstad; Scott Stweart; Eshimu Evans; Ben Reed; Mike Plowden; Ogirri (do melhor que já vi a marcar de 3 pontos); Jimmy Moore; Fábio Júnior.

Portugueses de Classe: Paulo Pinto, Nuno Marçal; Rui Santos; Sérgio Ramos; Carlos Andrade; Betinho; Sérgio Ramos; Lixboa; Steve Rocha.
 
H

hm1893

Guest
DragãoChen disse:
Estrangeiros de classe: Dale Dover; Jared Miller; Mario Ellie; Rasul Salahudin; Reggie Geary; Jean Jaques; Kevin Nixon; Engelstad; Scott Stweart; Eshimu Evans; Ben Reed; Mike Plowden; Ogirri (do melhor que já vi a marcar de 3 pontos); Jimmy Moore; Fábio Júnior.

Portugueses de Classe: Paulo Pinto, Nuno Marçal; Rui Santos; Sérgio Ramos; Carlos Andrade; Betinho; Sérgio Ramos; Lixboa; Steve Rocha.
Ogirry e Ben Reed nem pensar! O Scott Stweart era bom, mas fica muito abaixo desses nomes.
 

Jared Miller

Bancada central
30 Julho 2007
1,662
453
Português: talvez o Paulo Pinto

Estrangeiro: Jared Miller CLARO! o homem era uma máquina.
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
eu nao acompanho muito o basket mas do que eu ja assisti ca vai
tuga: nuno marçal e andrade
estrangeiro: julian blanks e greg stempin
é obvio que ha jogadores mais antigos que secalhar ate eram melhores que estes mas como tenho 18 anos  so digo daqueles que realmente vi jogar
 
D

davidporto

Guest
Na minha modesta opinião:

Melhor Português: Paulo Pinto, acima do Lisboa. Provavelmente o único jogador português com capacidade de fazer algo de registo numa liga superior. Elegante, eficaz no lançamento de curta e longa distância, bom defensor, faltava maior capacidade atlética. Foi uma perda enorme a todos os níveis.

Estrangeiro: Jared Miller, um jogador sobrio mas um esteio a todos os níveis.

Gostaria ainda de relembrar um poste de eleição que nunca jogou no nosso clube mas que dominava a área pintada: Cedric Glover
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,480
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
De longe Dale Dover e a seguir Cromwell ambos FCP.
Portugueses...é triste escrever o nome não escrevo mas não sou desonesto com o que vi.

PS
O Paulo Pinto era meu amigo particular, largas tardes passamos no Shopping Cidade do Porto nas máquinas quando as havia lá. Poucas vezes falamos de basquetebol a não ser quando o Seixas que morava numa casa contígua à minha estava presente o que só acontecia quando ele voltava ao Porto para visitar a família. Com o Seixas tenho uma história curiosa; era ele puto, aí uns 12 anos ou menos, e levei-o pela 1ª vez às Antas para ver o futebol. Foi o pai dele, da minha idade e benfiquista, que me pediu; leve o meu filho às Antas ele é portista e quer ir. Quando ele já era atleta do FCP deixei de falar muito com ele até porque coincidiu com um período que estava muitas vezes ausente de casa em reportagens no estrangeiro mas soube que saiu do FCP por desinteligências com um director já falecido. Depois nunca mais lhe fiz a pergunta se tinha deixado de ser portista ou não, há perguntas que não se fazem quando um atleta envereda pelo profissionalismo - já lá andei noutra modalidade e sei o que isso é.
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
Devenish disse:
De longe Dale Dover e a seguir Cromwell ambos FCP.
Portugueses...é triste escrever o nome não escrevo mas não sou desonesto com o que vi.

PS
O Paulo Pinto era meu amigo particular, largas tardes passamos no Shopping Cidade do Porto nas máquinas quando as havia lá. Poucas vezes falamos de basquetebol a não ser quando o Seixas que morava numa casa contígua à minha estava presente o que só acontecia quando ele voltava ao Porto para visitar a família. Com o Seixas tenho uma história curiosa; era ele puto, aí uns 12 anos ou menos, e levei-o pela 1ª vez às Antas para ver o futebol. Foi o pai dele, da minha idade e benfiquista, que me pediu; leve o meu filho às Antas ele é portista e quer ir. Quando ele já era atleta do FCP deixei de falar muito com ele até porque coincidiu com um período que estava muitas vezes ausente de casa em reportagens no estrangeiro mas soube que saiu do FCP por desinteligências com um director já falecido. Depois nunca mais lhe fiz a pergunta se tinha deixado de ser portista ou não, há perguntas que não se fazem quando um atleta envereda pelo profissionalismo - já lá andei noutra modalidade e sei o que isso é.
voce é/ exerceu jornalista?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,480
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Início dos anos 80 com Jorge Araújo a treinador. Num célebre jogo em Ovar marcou cerca de 50 pontos, até do meio campo encestava, tive a sorte de ver esse jogo. Esteve cá só um ano creio. O Administrador lembra-se dele e considera-o o melhor estrangeiro que viu jogar em Portugal. Um Durrant e não em miniatura quase ao mesmo nível.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,480
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Agora ao reler é CRAWFORD e não Cromwell, devo estar com saudades do republicanismo inglês, nunca mais volta...
 
K

Kobejordan

Guest
mitico disse:
Obviamente que só vou falar de jogadores que vi jogar.

Portugueses destaco 3. Rui Santos. O Nuno Marçal, principalmente na época anterior quando saiu para o fuenlabrada. O Paulo Pinto em 99 também esteve em grande, esteve la lista dos melhores jogadores da FIBA. O dia da morte dele no pavilhão do Galitos nunca mais esqueci.

Estrangeiros destaco 2. O Jared Miller. Lembro-me de ir ver o jogo decisivo dos playoffs contra a Oliveirense Caçarola onde ele levou tudo para casa: mvp e melhor marcador.
Outro que destaco e não recordo o nome é o de um base branco norte-americado que jogou na Oliveirense. Muito bom mesmo, só aguentou uma época em Portugal. Era um atirador exímio.
O base que falas da Oliveirense era o Trevor Huffman! Foi o responsável da vinda do Stempin para Portugal!
 

DaniloT

Arquibancada
26 Maio 2012
372
50
Na altura do mario ellie a ovarense também tinha um americano muito bom, acho que era o D.J.
Portugês: gostava muito do mário leite
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,702
1,075
DaniloT disse:
Na altura do mario ellie a ovarense também tinha um americano muito bom, acho que era o D.J.
Portugês: gostava muito do mário leite
Sim, era o DJ e ainda tinham o Steve Rocha como naturalizado. O base era o Mário Leite. Limparam o campeonato com uma perna às costas.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,702
1,075
Só por curiosidade, fica aqui um link de 1988 do resumo de um jogo Porto x Ovarense.

Ganhou a ovarense 96 - 94 com o DJ a marcar 39 pontos e o Mario Ellie a marcar 36!!

No fim há uma entrevista a um dirigente do Porto.

FC Porto x Ovarense 1988
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,247
1,672
Porto
Carlos Lisboa - que vi jogar por diversas vezes no pavilhão Américo de Sá, quer pelo 5LB, quer pelo Queluz

Dale Dover - que não vi jogar mas pelo que dizem as pessoas mais velhas, incluindo familiares meus conhecedores do basquetebol
 

v2579m

Bancada central
14 Dezembro 2013
1,764
0
Porto
Para mim de longe.... o Dale Dover. Nunca mais apareceu em Portugal outro como ele. Pena que os mais novos não tenham tido oportunidade de vêr esse grande jogador.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Pratiquei basquetebol na Ovarense e sei que ainda hoje o Mario Ellie continua a ser um símbolo do clube e da cidade que tanto ama a modalidade. D.J. também foi outro grande jogador, mas talvez por ter estado na mesma equipa de Ellie ficou para segundo plano.

Dos que vi jogar, estes foram os que mais gostei:

Portugueses: Paulo Pinto e Nuno Marçal. Paulo Pinto tinha capacidade para ter dado o salto para Espanha, Grécia, Turquia ou Itália, mas infelizmente partiu cedo. Nuno Marçal também viveu anos de excelente forma o que o levou para o Fuenlabrada de principal Liga Espanhola. Depois regressou e teve mais uns anos de bom nível.

Estrangeiros: Jared Miller, Herman Alston (http://kean.prestosports.com/information/hall_of_fame/Alston_Herman - base/extremo, Ovarense), Nate Johnston (http://es.wikipedia.org/wiki/Nate_Johnston - poste, Ovarense). Jared Miller e Nate Johnston recordo que tiveram um grande duelo na final de 1999/2000. Jared Miller dispensa apresentações, foi talvez o norte americano com maior longevidade em qualidade do basquetebol nacional. Nate Johnston passou pela NBA anos antes de ingressar na Ovarense e fez a diferença nessa final de 99/00 em que o Porto era favorito. Depois tambem esteve numa grande equipa da Oliveirense. Herman Alston era um base/extremo que pura e simplesmente decidia jogos e levou a Ovarense as costas até a final de 97/98 conquistada pelos Estrelas da Avenida que tinham um dream team que mais tarde serviu de base para o tri-campeonato da PT Telecom.

Entre 94 (ano em que comecei a praticar mini basket e a seguir jogos) até 2008 o basket em Portugal tinha um nível muito superior ao atual. Depois a crise invadiu o país, os patrocinadores começaram afastar-se e o nível foi baixando...até que atualmente é quase amador, a excepção da equipa do benfica. O passo atrás que o FCP deu, talvez incompreendido na hora por muito gente (inclusive por mim), hoje admito que tenha sido o melhor passo e os resultados estão aí...acredito que futuro do basquetebol português estará com base sólida no FC Porto.