Ortografia e Gramática

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Saudações a todos!

Espero que considerem tão pertinente a criação deste tópico como eu.

Após ler milhares de posts, onde por vezes surgem os ocasionais erros ortográficos (algumas vezes por digitação, outras nem por isso), ou gramaticais, há um que me continua a incomodar particularmente  e que leio imensas vezes.

Refere-se ao uso do plural do verbo haver. O plural do verbo haver NÃO EXISTE, salvo quando é utilizado como sinónimo do verbo TER, o que não é comum.

Exemplos de erros que leio com muita frequência:

Espero que este ano hajam muitos reforços de qualidade para a nossa equipa. --> Errado
Espero que este ano haja muitos reforços de qualidade para a nossa equipa. --> Correto

No jogo passado houveram muitos jogadores que se destacaram pela positiva. --> Errado
No jogo passado houve muitos jogadores que se destacaram pela positiva. --> Correto

O plural só pode ser utilizado com este significado

O Orelhas e os seus amigos houveram acesso ilegal a informações de outros clubes.

Espero que não levem a mal o meu post.
Apenas quero contribuir para a melhoria do fórum.

Abraço a todos os dragões
 
E

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Bom dia a todos,

Cá estou eu a chatear de novo.

Nos últimos tempos tem-se assistido a outro flagelo relativo à ortografia utilizada nos vários tópicos.

Trata-se tão somente da utilização correta do binómio "à" ou "há"

Vou tentar ser muito prático para não cair em retórica desnecessária e para que não esqueçam mais como se utilizam e diferenciam estas palavras.

"há" é a conjugação do verbo haver e deve ser empregue nessas condições.
Quando tiverem dúvidas sobre o que utilizar pensem "posso substituir o à/há por existe?" Se puderem substituir então devem utilizar o "há". Caso contrário devem utilizar o "à".

Por exemplo:

À noite eu fui sair com amigos --> se colocarem aqui o "existe" a frase perde o sentido. Logo o "à" está bem empregue

Há noites em que a lua brilha mais --> se colocarem aqui o "existe(m)" a frase mantém o sentido. Logo devem utilizar o "há".

O "à" utilizado para nos referirmos a locais, horários e outros.

Às 18h tenho um encontro.
Eu vou passear à tarde

Se tentarem substituir o "à" pela palavra existe/existem verão que as frases perdem o sentido.

Espero que compreendam e encarem estas linhas como uma forma de melhorar o fórum.

Abraço a todos(as)
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,321
21,350
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Bom dia a todos,

Cá estou eu a chatear de novo.

Nos últimos tempos tem-se assistido a outro flagelo relativo à ortografia utilizada nos vários tópicos.

Trata-se tão somente da utilização correta do binómio "à" ou "há"

Vou tentar ser muito prático para não cair em retórica desnecessária e para que não esqueçam mais como se utilizam e diferenciam estas palavras.

"há" é a conjugação do verbo haver e deve ser empregue nessas condições.
Quando tiverem dúvidas sobre o que utilizar pensem "posso substituir o à/há por existe?" Se puderem substituir então devem utilizar o "há". Caso contrário devem utilizar o "à".

Por exemplo:

À noite eu fui sair com amigos --> se colocarem aqui o "existe" a frase perde o sentido. Logo o "à" está bem empregue

Há noites em que a lua brilha mais --> se colocarem aqui o "existe(m)" a frase mantém o sentido. Logo devem utilizar o "há".

O "à" utilizado para nos referirmos a locais, horários e outros.

Às 18h tenho um encontro.
Eu vou passear à tarde

Se tentarem substituir o "à" pela palavra existe/existem verão que as frases perdem o sentido.

Espero que compreendam e encarem estas linhas como uma forma de melhorar o fórum.

Abraço a todos(as)
Bem explicado.
Para mim já não à dúvidas. Abraço que vou agora há janta.
 

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Sim senhor, à muito tempo que não via um comentário tão pertinente.
Não há regra sem exceção 😁
Editado: se houver paciência, da próxima vez exponho a utilização do à e do há quando se aborda tempo.
No caso que colocas, de facto, existe muito tempo não soa muito bem, mas unicamente porque deixamos de utilizar essa expressão de forma regular. No Brasil ainda se usa muito. Ou ainda o "faz muito tempo".


Quando existe tempo que passou ou vai passar utiliza se o há.
Quando se trata de um momento singular mantém se o à.

Por isso, há muito tempo é a forma correta.

Obrigado pela dica
 
Última edição:

JPedroto87

Tribuna
31 Julho 2020
2,613
3,884
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Não há regra sem exceção
Editado: se houver paciência, da próxima vez exponho a utilização do à e do há quando se aborda tempo.
No caso que colocas, de facto, existe muito tempo não soa muito bem, mas unicamente porque deixamos de utilizar essa expressão de forma regular. No Brasil ainda se usa muito. Ou ainda o "faz muito tempo".


Quando existe tempo que passou ou vai passar utiliza se o há.
Quando se trata de um momento singular mantém se o à.

Por isso, há muito tempo é a forma correta.

Obrigado pela dica
Tens formação em linguística ou é só por prazer? Sempre foi das coisas que mais gostei.

Outra sugestão de tema é os "Hádes" cá vir.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,903
9,331
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Anda por aí uma estranha epidemia de por venturas. Não admira que o Chega surja tão forte nas sondagens.
 
  • Like
Reações: emm84

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Tens formação em linguística ou é só por prazer? Sempre foi das coisas que mais gostei.

Outra sugestão de tema é os "Hádes" cá vir.
Apenas prazer de quem devora livros.

Essa do Deus grego também é muito boa.Mas mais na oralidade talvez.
Aqui no fórum não me recordo de ter visto.
 
  • Like
Reações: Ablon

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,709
5,740
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Excelente iniciativa. Se um dia tiveres tempo, sugeria também que te debruçasses sobre a questão do jogássemos/jogasse-mos... Também é um erro comum.

Outro (menos grave por ser em inglês) é o timing/timming... Timing é o correcto
 
  • Like
Reações: emm84

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu tenho a seguinte dúvida:

Será que se diz "o benfica é merda" ou "o benfica são merda" uma vez que eles representam uma imensa pluralidade de esterco humano.

Obrigado, (sim, obrigado e não obrigada que quem diz são as gajas)
Respeitosamente seu,
Miguel
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Apenas prazer de quem devora livros.

Essa do Deus grego também é muito boa.Mas mais na oralidade talvez.
Aqui no fórum não me recordo de ter visto.
Parabéns pela iniciativa.
Passa pelo tópico da liga espanhola ou da liga inglesa, há uma questão que se relaciona com a utilização do hifen em palavras como p.e. soubesse, que aparece com a grafia "soube-se".
 
Última edição:
  • Like
Reações: Kandinsky e emm84

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,885
9,125
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Bom dia a todos,

Cá estou eu a chatear de novo.

Nos últimos tempos tem-se assistido a outro flagelo relativo à ortografia utilizada nos vários tópicos.

Trata-se tão somente da utilização correta do binómio "à" ou "há"

Vou tentar ser muito prático para não cair em retórica desnecessária e para que não esqueçam mais como se utilizam e diferenciam estas palavras.

"há" é a conjugação do verbo haver e deve ser empregue nessas condições.
Quando tiverem dúvidas sobre o que utilizar pensem "posso substituir o à/há por existe?" Se puderem substituir então devem utilizar o "há". Caso contrário devem utilizar o "à".

Por exemplo:

À noite eu fui sair com amigos --> se colocarem aqui o "existe" a frase perde o sentido. Logo o "à" está bem empregue

Há noites em que a lua brilha mais --> se colocarem aqui o "existe(m)" a frase mantém o sentido. Logo devem utilizar o "há".

O "à" utilizado para nos referirmos a locais, horários e outros.

Às 18h tenho um encontro.
Eu vou passear à tarde

Se tentarem substituir o "à" pela palavra existe/existem verão que as frases perdem o sentido.

Espero que compreendam e encarem estas linhas como uma forma de melhorar o fórum.

Abraço a todos(as)
Não me leves a mal, mas soltei uma valente gargalhada com a parte do "flagelo da ortografia".

De resto, boa sorte com a tua missão embora eu ache que num fórum da net não vale a pena stressar com erros ortográficos.
 
  • Like
Reações: emm84

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,274
5,203
Gostava de saber mais sobre o verbo reflexivo "acreditar-se", já que vejo muitas vezes por aqui o tal "eu não me acredito" 🧐
 
  • Like
Reações: emm84

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Gostava de saber mais sobre o verbo reflexivo "acreditar-se", já que vejo muitas vezes por aqui o tal "eu não me acredito" 🧐
Excelente ponto.
Tens toda a razão. Eu não me acredito não existe no sentido que geralmente lhe é dado. Eu não me acredito significa que não concedo credito a mim mesmo e não "eu não creio" como penso que quem utiliza essa expressão deve querer sugerir.

Quando não acreditamos em algo basta dizer eu não acredito.
 

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
Aproveito este exemplo, que não atinge os membros aqui do fórum, para que compreendam a extensão deste flagelo ortográfico.

"E a dias... " --> A forma correta é "E há dias ... " Trata-se do verbo haver aplicado à passagem do tempo, pois passaram dias desde que foi dito. Não se trata de um único momento no tempo, onde aí sim se aplica o "à", como em "à hora do costume".

Neste caso complementado com uma má conjugação do verbo saber, que no pretérito perfeito é "soubemos" e não "sabemos".
E ainda com um mau uso do plural na primeira frase.

 

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
967
589
De novo eu a preencher este pequeno espaço.

Hoje li uma palavra num dos comentários que também me incomoda bastante.

Prende-se com o famoso verbo --------> "despoletar".

Despoletar, ao contrário do que tenho lido, não significa iniciar uma ação, desencadear, dar sequência a.

Esse significado pertence à palavra espoletar.

Despoletar, quando muito significa o contrário.

Infelizmente, esta palavra está de tal forma generalizada que ameaça preencher a vaga da palavra correta.

Naturalmente que, se pretenderem combater este inimigo comum, deixem de utilizar o termo despoletar, pois está incorreto.

Utilizem o termo correto: espoletar.