Os problemas que afectam o futebol jovem

F

Francisco Oliveira

Guest
Rafa disse:
Quanto ao Fábio Silva, Francisco, é mesmo uma pérola (dentro dos limites que a idade acarreta)??

Seria uma referencia dos sub-13?, o melhor jogador??
Para o ano seria a "estrela" dos sub.14.

F

Francisco Oliveira

Guest
DeepBlue disse:
Péssimas notícias Francisco.

Ao menos estamos tudo o que é possível para os manter por cá? Há alguém de mangas arregaçadas e olhos abertos?

Principalmente o Fábio, pelo seu enorme potencial, tinha que ficar por cá!!! O irmão não conheço. É um bom central?
O Jorge era o capitão desta geração. É um bom central com boa margem de progressão. Penso que o objectivo deles é principalmente o Fábio.

dragao famalicao

Bancada central
2 Fevereiro 2015
1,798
0
O Fábio foi o melhor marcador do Torneio da Pontinha 2015, alias nesse torneio fiquei impressionado com o Daniel Rodrigues dos lagartos, era bem pescado.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,448
33,829
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Francisco Oliveira disse:
O Jorge era o capitão desta geração. É um bom central com boa margem de progressão. Penso que o objectivo deles é principalmente o Fábio.
Obrigado pela info sobre o central, Francisco. Parece que também prometia.

Acontecimentos tristes destes não matam, mas lá que moem moem! Gostava muito de ter visto o Fábio jogar pelo NGC. Enfim...

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,448
33,829
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Nisto aqui não culpo o nosso Porto porque não podemos dar contratos a jovens de 12 anos. Isso é absurdo.
Para mim é mais que obvio que o que alguns pais querem é dinheiro de imediato. Quem troca o nosso clube por dinheiro não vale a pena cá ficar.

Os exemplos do Leandro Campos é que devem ser destacados.

Está visto que a "a melhor formação do país" anda á pesca no Olival. Por algum motivo será.
Inteiramente de acordo contigo.

Mas ao menos sabes se falamos com o pai para sabermos as condições que lhes ofereceram e se nos interessava igualá-las?

Como teste ao "portismo" de ambos e do papá podíamos oferecer 20% a menos, para ver a reação. Se mesmo assim não quisessem conversa e preferissem os orcs tínhamos a nossa resposta clara como água. Eram "infiltrados" nas nossas escolas. Era desejar-lhes boa viagem e cumprimentos à esposa.

Rafa

Tribuna
31 Agosto 2012
2,614
2,787
Conquistas
1
  • Lucho González
Provavelmente no caso dos irmão Silva, pesou o facto de serem filhos do Jorge Silva, ex-boavista e sobrinhos do Nuno Gomes, sim, esse mesmo...

Nestes casos de jogadores tão jovens estou em sintonia com o Francisco, é "impossível" o Clube antecipar estas movimentações.

Valverde

Bancada central
31 Agosto 2012
1,319
0
O fábio silva é de facto uma perda enorme.
Tenho imensa pena que tenha ido embora, mas como não sei os contornos, não irei opinar. Mas fico furioso com estas notícias, onde jovens de enorme potencial com as nossas cores, nos escapam debaixo do nariz. Já para não falar de "capitães"!

Gostaria era que o nosso clube fosse tão agressivo como outros o são na "pesca da formação".
Ou pelo menos agressivos na manutenção dos que cá estão. Já me faziam feliz se fizessem só esta.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,397
8,906
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
O Benfica agora deu para atacar a nossa formação e ninguém faz nada ? não me digam que o empresário é esse porra tonta que tentou levar o Leandro Campos.

F

Francisco Oliveira

Guest
Madiú, Kakuba fomos lá buscá-los. O que estão a fazer já era de esperar. Já na época passada levaram o sub.16 João Tavares. 

Não creio que vão ficar por aqui. Dois gémeos (sub.13) da equipa Dragon Force B já não fizeram os ultimos jogos da época porque o pai deles não deixou. Obviamente que se suspeita que seja o mesmo clube que esteja por trás dessa decisão mas pode até não ser.

Já agora o Rui Vitória aprecia muito o Cléver (acho que o próprio não sabe). Por isso não fiquem espantados se for para a equipa B deles.

"...o Porto deixou de ser o sonho para muitos jovens..."
"...alguns que vão ficar será por obrigação de contrato..."
Gostava muito de colocar o autor destas frases que ouvi no intervalo do jogo do titulo dos sub.19 em Barcelos mas não devo nem posso porque é uma pessoa conhecida. Pessoa essa várias vezes mencionada aqui no forúm.

O mais caricato disso tudo é que também as disse na SAD porque é muito próximo a AH mas pelos vistos não chegou.

Feup

Tribuna
23 Setembro 2006
3,316
1
Birmingham, 1984
Sim porque o regime aposta muito na formação.. Que o digam nelson oliveira, bernardo, cavaleiro, etc..

Os miúdos que trocam a nossa formação pelo a do regime só têm uma motivação.. Dinheiro que muitos vezes até vai é para os papás...

PedroL

Arquibancada
28 Maio 2015
220
9
O Benfica neste momento é visto como um "clube" mais seguro para os jovens do que o Porto. Na minha opinião, essa ideia é errada mas porque é que essa imagem passa para os jovens? Vejamos :

- As vendas ficticias de Bernardo/Cancelo. Os jovens olham para isto e pensam : " Bem, estes gajos não jogam na equipa A, mas são vendidos a bons clubes". Também quero isso!

- A CS. Há ANOS! que proletam que vamos ter um benfica made in seixal blá blá blá. Ate agora nada. Mas a verdade é que água mole em pedra dura tanto bate...E nos jovens a pedra nunca é tão dura. Portanto, há esta ideia de que é no Benfica que eles vão jogar. Por outro lado, e peço desculpa pela linguagem o "lamber os tomates" da CS a qualquer jovem do Benfica. Passa a ideia de que é no Benfica que os melhores jogadores estão. Ora o Guedes é o Ronaldo, ora o Sanches é isto e aquilo. Bom, eles tem muito talento, indiscutivel. No entanto, para sermos verdadeiros, temos o melhor sub-19( neves ), o melhor sub-17 ( R. Pedro) e o melhor sub-15 a par dos miudos do Sporting Brás e Sousa ( L.Campos). Mas vêm a CS a fazer capas com estes? NÃO!

- Não nos podemos esquecer do falhanço também do nosso clube. A verdade é que não apostamos nos nossos miudos. Eles também não, é verdade, mas nós também não. O Neves é visto como um caso excepcional. É preciso continuidade. Nós também temos obviamente culpas no cartório.

Posto isto vocês pensam : " Mas então porque é que eles vão para lá " . Porque tem melhor imprensa, e porque embora estes argumentos que vocês acabaram de ler não fossem suficientes para vocês a verdade é que em jovens susceptiveis acaba por entrar...e já agora nos papás. E depois...o dinheiro. E aqui entra os papás. Hoje em dia 90% dos pais é querem dinheiro na mesa a partir dos 12 anos.
Não concordo, por exemplo, que se o benfica se chegasse a frente com 1000 euros mês ao F.Silva ( não faço ideia quanto oferece) que se cubra a proposta. É um miudo de 13 anos!! Não se paga 1000 euros a um miudo de 13 anos, por muito bom que aparente ser. Porque a seguir a esse vem os outros. E porque 1000 euross x 20, sao 20 000. X 3 equipas são 60 000. E depois os sub-15 querem ganhar mais...etc etc.

A solução?

- Apostar nos miúdos aos poucos e dentro das capacidades deles. Temos o Neves que pode ser o estandarte desta aposta. Mas é preciso mais 3/4/5 miudos na equipa principal para ser encarado como uma aposta efectiva. Quem? Isso deixo para pessoas mais capazes na avaliação individual. Para mim claramente Gonçalo e Rafa. MAS NÃO PARA TITULARES. Para fazerem parte do plantel, e irem jogando aqui e ali. E além disso : " Tratá-los bem! Apoiá.los, sentir que estão de olho neles, que são observados, que sabem que eles existem. Isto é talvez o mais importante. O feedback dos diretores, dos treinadores, dos jogadores da equipa principal. Gostaria muito por exemplo, que cada jovem a partir dos sub-17/sub-19 tivesse um "mentor" da equipa A e B. Para o apoiar, para falar com ele, para os aproximar do profissionalismo. Penso que resultaria muito bem.
Para mim, é a unica alternativa. Como sempre, não teremos a CS connosco, e não concordo que paguemos balurdios a incógnitas, portanto este é o caminho...

F

Francisco Oliveira

Guest
Não nos devemos preocupar com o que se passa na casa dos outros. È o primeiro erro para não percebemos o que se passa na nossa.

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,492
192
Eu também gostava que fôssemos agressivos nas contratações para a formação, mas para quê se eles chegam a seniores e não jogam?

Para um jovem formado no Porto ser aposta tem que ter um talento do outro mundo, e mesmo assim foi preciso vir um treinador estrangeiro.

Por isso, se não for o novo Messi não vale a pena chatearmo-nos muito com a prospecção na formação porque eles não ver ser rentabilizados. Temos jogadores que estão entre os melhores do mundo de geração sub-21 e sub-20 e que mesmo assim não chega. Só mesmo um Messi.

H

hadeskabir

Guest
para que estar preocupado com a formaçao no FCP ?? o porto nao aposta em ninguem o ruben neves foi um achado .. daqui a 10 anos apostam em outro

PedroL

Arquibancada
28 Maio 2015
220
9
Não nos devemos preocupar com o que se passa na casa dos outros. È o primeiro erro para não percebemos o que se passa na nossa.
Tenho a opinião contrária à tua. Acho que nos devemos preocupar sim. Pode não ser o nosso foco, mas temos de ver o que eles fazem bem, e fazer melhor! Um olho no burro e outro no cigano.

F

Francisco Oliveira

Guest
Alves disse:
Eu também gostava que fôssemos agressivos nas contratações para a formação, mas para quê se eles chegam a seniores e não jogam?

Para um jovem formado no Porto ser aposta tem que ter um talento do outro mundo, e mesmo assim foi preciso vir um treinador estrangeiro.

Por isso, se não for o novo Messi não vale a pena chatearmo-nos muito com a prospecção na formação porque eles não ver ser rentabilizados. Temos jogadores que estão entre os melhores do mundo de geração sub-21 e sub-20 e que mesmo assim não chega. Só mesmo um Messi.
Por isso é que entre olheiros já se trocam mensagens com este teor:
"para quê um relatório? o miúdo não é colombiano."

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,085
8,364
Porto
hadeskabir disse:
para que estar preocupado com a formaçao no FCP ?? o porto nao aposta em ninguem o ruben neves foi um achado .. daqui a 10 anos apostam em outro
O Ruben Neves foi um achado porque o Mikel se lesionou senão a esta hora o Ruben era campeão de sub 19!!!