Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,814
106,251
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Aqui neste caso AVB devia de fazer uma grande revisão.
Obviamente isto não estará resolvido antes das eleições e ainda bem porque assim evitará que alguma coisa menos clara possa ser realizada.
Mas deverá ser neste projeto que em caso de eleição, o AVb deve pegar.
Se tiver de atrasar mais um pouco para tudo ser feito da forma mais transparente possível, rever certos pontos etc. tudo bem.
Mas este é o único "projeto para a Formação do FC Porto" que de facto irira catapultar a mesma para os níveis devidos, aumentar a atratividade, a capacidade de ser um polo de captação gigante, toda a infra estrutura em si.
É a principal crítica que lhe tenho a fazer, a insistência num projeto para os séniores e que iria deixar a formação no ponto exactamente onde está. E mesmo que fizesse uma ou outra melhoria no Olival seria um remendo.
Seria construir o que já se tem (um polo para as equipas profissionais do FC Porto, com o unico acrescento de mais um pavilhão) e termos duas coisas similares, deixando a formação no outro no mesmo ponto estrutural.
AVB tem de rever isto, se for preciso depois tomar ele conta das redeas da realização da Academia, mas esquecer o CAR, deixar as batalhas de egos do "este é o meu projeto e este é o teu projeto" e realizar o único que realmente significaria a melhoria gigantesca do nível de condições da formação do nosso clube.
E a questão da proximidade é um não assunto, é um conforto, uma comodidade e entre uma comodidade e melhoria só faz sentido escolher a melhoria.
 
Última edição:
  • Like
Reações: cybersoze35

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,308
13,760
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
mas isso eu sei que é verdade. apenas fiz ironia com a data com o imortal ainda a liderar o clube.
Então já agora, sabes quem é o propietário do Centro de Estágio? A Fundação ou a CM Gaia?

Tentei encontrar o contrato na internet ou uma nota mais elaborada mas não consegui.

É que se for a Fundação é a mesma coisa que aquilo ser nosso.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,809
2,814
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Então já agora, sabes quem é o propietário do Centro de Estágio? A Fundação ou a CM Gaia?

Tentei encontrar o contrato na internet ou uma nota mais elaborada mas não consegui.

É que se for a Fundação é a mesma coisa que aquilo ser nosso.
Boas, obrigado pela info dos 50 anos, ou seja até 2052. Já nao me lembrava, fiquei com receio q fossem 30 anos e nesse caso estariam quase a acabar.
Com sorte ainda sou vivo em 2052, @Devenish! Eheh! ;)
Eu acho q este era um daqueles contratos q acho q agora ja nao devem ser legais pq nao tenho visto, em q te comprometias a fazer melhorias a um imovel, neste caso um terreno baldio, e mediante o q lá fizesses ficavas com usufruto do mesmo durante um certo periodo com renda baixa (uma vez q o investimento foi teu). Mas tenho quase a certeza q no final do contrato o terreno e as melhorias (instalaçoes desportivas q construimos lá) passam a ser do dono original, ou seja a C.M. Gaia.
 
  • Like
Reações: Devenish

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,809
2,814
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
AVB tem de rever isto, se for preciso depois tomar ele conta das redeas da realização da Academia, mas esquecer o CAR, deixar as batalhas de egos do "este é o meu projeto e este é o teu projeto" e realizar o único que realmente significaria a melhoria gigantesca do nível de condições da formação do nosso clube.
Mas entao o Olival tem q ser alvo de melhorias, ao q percebi está quase igual desde o principio e convenhamos, a equipa principal é o nosso grande foco, precisam de ter instalaçoes TOP.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,814
106,251
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas entao o Olival tem q ser alvo de melhorias, ao q percebi está quase igual desde o principio e convenhamos, a equipa principal é o nosso grande foco, precisam de ter instalaçoes TOP.
Então afinal precisamos de ter uma Academia top para atrair mais e melhor talento e o potenciar, ou precisamos de melhores condições para a equipa A?

Aqui reside um ponto de discussão.
Porque se é a segunda opção, ela nunca foi abordada em discussão, pelo menos aqui, nos meus muitos anos de fóruns e tertúlias.
Sempre foi "the other way around".
 
  • Like
Reações: jpgm97

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,684
10,503
Vamos ter uma academia que vem desde o Algarve até Monção. Com calma ainda fazemos ligações às ilhas só para verem quem manda nisto tudo.
 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,809
2,814
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Então afinal precisamos de ter uma Academia top para atrair mais e melhor talento e o potenciar, ou precisamos de melhores condições para a equipa A?

Aqui reside um ponto de discussão.
Porque se é a segunda opção, ela nunca foi abordada em discussão, pelo menos aqui, nos meus muitos anos de fóruns e tertúlias.
Sempre foi "the other way around".
Nao foi isso q eu disse. A academia é importantissima, mas convem fazer melhorias no Olival se a equipa principal fica lá. Diria q fazer melhorias é um investimento reduzido comparado com a construçao de novas instalações (Academia ou CAR), e portanto acho q fazem sentido. Nao haver melhorias desde q foi inaugurado dá a ideia q paramos no tempo.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,814
106,251
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Nao foi isso q eu disse. A academia é importantissima, mas convem fazer melhorias no Olival se a equipa principal fica lá. Diria q fazer melhorias é um investimento reduzido comparado com a construçao de novas instalações (Academia ou CAR), e portanto acho q fazem sentido. Nao haver melhorias desde q foi inaugurado dá a ideia q paramos no tempo.
Daí que eu refira que, se a candidatura do AVb aposta no Olival, a forma que na minha visão é a única exequível é a de inverter a lógica, faz um Centro Novo de Formação, porque mesmo com melhorias em termos do que é necessário para a formação o Olival é insuficiente, e fazendo de raíz tem a possibilidade de colocar o standard qualitativo máximo, e faseadamente melhora-se o Olival para os seniores porque os mesmos têm conseguido trabalhar com qualidade lá sem grandes queixas nem deles nem dos treinadores nem dos sócios.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,308
13,760
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Boas, obrigado pela info dos 50 anos, ou seja até 2052. Já nao me lembrava, fiquei com receio q fossem 30 anos e nesse caso estariam quase a acabar.
Com sorte ainda sou vivo em 2052, @Devenish! Eheh! ;)
Eu acho q este era um daqueles contratos q acho q agora ja nao devem ser legais pq nao tenho visto, em q te comprometias a fazer melhorias a um imovel, neste caso um terreno baldio, e mediante o q lá fizesses ficavas com usufruto do mesmo durante um certo periodo com renda baixa (uma vez q o investimento foi teu). Mas tenho quase a certeza q no final do contrato o terreno e as melhorias (instalaçoes desportivas q construimos lá) passam a ser do dono original, ou seja a C.M. Gaia.
Não sei se interpretei bem o teu comentário. A CM Gaia, detentora de 49% da Fundação que contruiu, foi quem pagou o Centro de Estágio.
Os nossos 51% terão a ver certamente com cortar as pernas a quem quer que quisesse romper o contrato... digo eu na minha ignorância.
Na verdade foi um belo negócio esse que fizemos em 99.

Mas o tempo passou, o F.C.Porto precisa de mais.

Mas também o pessoal anda um bocado quente com a gestão dos últimos largos anos. Meter o Braga e o Famalicão nesta conversa é brincar.
 
  • Like
Reações: jpgm97

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,809
2,814
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Não sei se interpretei bem o teu comentário. A CM Gaia, detentora de 49% da Fundação que contruiu, foi quem pagou o Centro de Estágio.
Os nossos 51% terão a ver certamente com cortar as pernas a quem quer que quisesse romper o contrato... digo eu na minha ignorância.
Na verdade foi um belo negócio esse que fizemos em 99.

Mas o tempo passou, o F.C.Porto precisa de mais.

Mas também o pessoal anda um bocado quente com a gestão dos últimos largos anos. Meter o Braga e o Famalicão nesta conversa é brincar.
A Fundaçao vai gerir o Olival até 2052, dp devolve-o à CM Gaia, tenho quase a certeza q me lembro disso, mas nao consigo descobrir em lado nenhum.
 
  • Like
Reações: Um Portista

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,308
13,760
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
A Fundaçao vai gerir o Olival até 2052, dp devolve-o à CM Gaia, tenho quase a certeza q me lembro disso, mas nao consigo descobrir em lado nenhum.
Agora fizeste-me pensar aqui numa coisa.

É quebravel esse tipo de contrato? Imagina nós em 2028 queremos sair do Olival para onde quer que seja. Quem diz que a CM Gaia está interessada a absorver esse encargo/despesa 25 anos antes do previsto? 🤔
 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,809
2,814
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Agora fizeste-me pensar aqui numa coisa.

É quebravel esse tipo de contrato? Imagina nós em 2028 queremos sair do Olival para onde quer que seja. Quem diz que a CM Gaia está interessada a absorver esse encargo/despesa 25 anos antes do previsto? 🤔
Sim, tens razao. Mas diria q esse problema nao se poe, pq a renda acho q é mm mto baixa, 500 eur ou algo assim. Deve ser sempre melhor aproveitarmos estas instalaçoes q saem tao baratas do q tentar sair do contrato.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska