Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,303
11,540
Havia um contrato de 50 anos de aluguer do Olival. Para um clube como o FC Porto, fundado em 1893, 2052 é já ali… na altura parecia uma infinidade mas já estamos quase a meio do mesmo. E depois?

Para mim há 2 coisas q nunca podem pegar:
1 - investir ao lado do Olival porque fica mais em conta.
2 - ainda falta tanto tempo do contrato do Olival, depois logo se vê.

Vejo aqui 2 erros crassos. Daí ter perguntado pelo Olival. AVB ja falou sobre o termo desse contrato?

Não muda um centímetro o meu sentido de voto nele, mas não fiquei nadinha entusiasmado com a ideia do AVB deste “anexo” ao Olival.

Um clube como o FC Porto, mesmo endividado das unhas dos pés às pontas do cabelo, tem que ter uma academia digna, é um projecto para SEMPRE. Não pode andar com desenrascos.
Da mesma forma que se construiu o Dragão e não andamos com arranjos nas Antas.
 

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
12,805
14,133
Ou seja de um lado de um lado um parecer negativo da CCDRN e necessidade de acordo das infra-estruturas de Portugal. Do outro lado um particular que quer ceder ao clube um contrato promessa de um terreno/projeto que necessita do acordo da APA e com parte do terreno em Reserva agrícola nacional. Quem já teve que lidar com a APA sabe o que está em causa.
Em conclusão infelizmente para o clube e o seu futuro a Academia é uma miragem de ambos os lados…
 
Última edição:

migrib88

Bancada lateral
2 Maio 2016
924
2,320
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
Ou seja de um lado de um lado um parecer negativo da CCDRN e necessidade de acordo das infra-estruturas de Portugal. Do outro lado um particular que quer ceder ao clube um contrato promessa de um terreno/projeto que necessita do acordo da APA e com parte do terreno em RAN…Quem já teve que lidar com a APA sabe o que está em causa.
Em conclusão infelizmente para o clube e o seu futuro a Academia é uma miragem de ambos os lados…
Uma miragem para ambos os lados. Mas só para um dos lados é que é uma miragem que dura há mais de 8 anos.
 

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
252
364
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Daí que eu refira que, se a candidatura do AVb aposta no Olival, a forma que na minha visão é a única exequível é a de inverter a lógica, faz um Centro Novo de Formação, porque mesmo com melhorias em termos do que é necessário para a formação o Olival é insuficiente, e fazendo de raíz tem a possibilidade de colocar o standard qualitativo máximo, e faseadamente melhora-se o Olival para os seniores porque os mesmos têm conseguido trabalhar com qualidade lá sem grandes queixas nem deles nem dos treinadores nem dos sócios.
Era bom que essas questões (assim como aquelas levantadas pelo @Paul Ashworth ) fossem dirigidas directamente ao AVB numa próxima oportunidade.

Os argumentos são pertinentes e seria bom ouvir as ideias do André e contraponto. Também seria bom saber quem na equipa do André será responsável pela formação e quais os princípios que norteiam esta opção pelo olival 2.0 (para além da disponibilidade do terreno).
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
252
364
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
(...)

Um clube como o FC Porto, mesmo endividado das unhas dos pés às pontas do cabelo, tem que ter uma academia digna, é um projecto para SEMPRE. Não pode andar com desenrascos.
Da mesma forma que se construiu o Dragão e não andamos com arranjos nas Antas.
Lembro que são contextos completamente diferentes. Sem o Euro 2004 não existe Dragão (nem, por consequência, Olival).
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,751
106,040
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Era bom que essas questões (assim como aquelas levantadas pelo @Paul Ashworth ) fossem dirigidas directamente ao AVB numa próxima oportunidade.

Os argumentos são pertinentes e seria bom ouvir as ideias do André e contraponto. Também seria bom saber quem na equipa do André será responsável pela formação e quais os princípios que norteiam esta opção pelo olival 2.0 (para além da disponibilidade do terreno).
Olha que hoje estava sentado a pensar nisso e que gostava de falar sobre isso com o próprio.
Sou só um sócio, mas era uma conversa produtiva.
Porque tanto para mim como para o @Paul Ashworth a formação ou melhoria o quanto antes das suas condições para de topo é prioritário em relação ás condições dos seniores.

E porque depois mesmo melhorias progressivas e faseadas no já existente iam ter impacto temporário de redução de espaço e qualidade até estarem concluídas
 
  • Like
Reações: jpgm97 e hugo mocc

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,303
11,540
Lembro que são contextos completamente diferentes. Sem o Euro 2004 não existe Dragão (nem, por consequência, Olival).
Tvz não te recordes mas havia um projecto para renovação das Antas aquando do Euro2004.

Já o projecto do Dragão até começou antes do Euro e independentemente deste.
 
  • Like
Reações: hugo mocc

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
252
364
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Tvz não te recordes mas havia um projecto para renovação das Antas aquando do Euro2004.

Já o projecto do Dragão até começou antes do Euro e independentemente deste.
É possível mas não me lembro, sinceramente, de projectos que não tenham nascido naquele impulso do Euro.

A candidatura portuguesa, que começou a ser preparada ainda nos anos 90, contemplava a construção de 10 estádios sem os quais não teria ganho. E a ideia que tenho é que o estado financiou parte significativa através das câmaras municipais e outros protocolos de fundos europeus.

Fiz uma pesquisa básica online mas a informação na net não abunda. O Dragão custou 125 M Euros, parte do dinheiro foi conseguido através da câmara do Porto e outra parte em financiamento bancário.

O Olival surgiu como uma parceria com a câmara de Gaia pois para construir o Dragão o FC Porto teve de demolir os seus antigos campos de treino.

Isto é o que me lembro.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,825
40,670
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Apresentação dia 2 Abril a partir das 21h.

Plenamente de acordo com as palavras pertinentes e sensatas de André Villas-Boas, pois deveriam ser os sócios a tomar a decisão em urna qual a melhor opção para a futura academia do futebol.