Para quando um centro de Formação no FC Porto?

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
Drago disse:
A formação do Vitória sofre hoje uma concorrência que não tinha há 20 anos.

De qualquer forma, mais vale um Ricardo Pereira que um Vieirinha...
Por acaso o Ricardo foi formado em Alcochete, chegou a Guimarães para os júniores, lembro-me de na altura ficar surpreendido por andar um Ricardinho com tanta qualidade no ataque deles e vi que tinha sido formado lá em baixo..

O Vitória, grande parte do que forma vai buscar em idade de iniciado e juvenil a clubes mais pequenos da zona.. Eu joguei numa equipa onde eles pescaram 4, só 2 deram jogadores, o Paulo Oliveira e o Luís Rocha que joga na Grécia..

Não invalida o trabalho que se faz em Guimarães, mas eles baseiam muito essa parte na prospecção jovem, assim como o Braga, salvo erro, o Neto e o Jordão que estão na Lázio apareceram de repente, se fossem atletas de muitos anos de Braga, já teriam percurso de seleções jovens..
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
Claro que o centro de formação que nós precisamos não é para fazer milagres.. Não vamos pegar num miúdo que não dá uma para a caixa e espremer ali um Bola de Ouro..

Para mim o mais importante é a capacidade e concentrar os jovens num centro controlado de forma a criar uma rotina mais profissional desde os 13 anos.. Infraestruturas capazes de ter vários jovens de fora a morar, custeado pelo clube, com meios para que possam estudar, pelo menos até ao 12º ano com aproveitamento razoável e ter um "emprego" no futebol..

Vários talentos que temos tido na nossa formação, são acusados em alguma fase de terem manias de vedeta e de se perderem fora do campo com reflexo dentro dele, o caso mais recente, Rui Pedro.. Se o clube tiver forma de criar um ambiente em que isso seja evitado, também retira frutos.. Nem todos aceitariam essa vida, mas olhemos para o Ronaldo, foi viver sozinho para uma academia e focou-se no objectivo, acham que o miúdo Cristiano não se deslumbrou ao passar de um canto da Madeira para os holofotes do futebol nacional, internacional e mediatismo fora de campo? Claro, mas se calhar as regras e pouca liberdade para se perder que teve em Alcochete também ajudaram..

Claro que a cabeça tem de acompanhar, Ronaldo - Paim, mas se no meio de tantos que têm vindo, só temos o Chido na equipa A e longe de ser consensual que mereça lá estar, pelo menos a parte de recruta e evolução de quem vem de fora não está a render..

De resto, jovens de qualidade que andam por ligas estrangeiras e na nossa Primeira Liga, formados desde pequenos cá, temos muitos, não acho que seja esse o ponto a atacar com uma reformulação da formação..
 

Dunham

Tribuna
12 Julho 2016
3,143
3,289
Conquistas
9
28
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • André Villas-Boas
Celta7 disse:
E se calhar há 20 anos atrás a formação do Vitória até era melhor do que a actual. Pelo menos conseguiam ir produzindo alguns Vieirinhas para amostra. Agora nem isso.

Idem para a famosa academia de Alcochete. O tempo dos Figos, Peixes, Ronaldos e Quaresmas é tudo anterior à academia. Passaram de melhor formação do País para a 3ª melhor formação apesar da "academia de referência mundial" e deixaram de produzir jogadores de classe mundial.

Muito mais do que investir dinheiro que não se tem em cimento, convém investir em treinadores. É isso que tem feito a diferença no Benfica e é isso que tem atrasado a evolução da formação do Porto.
Sem dúvida!! 
De nada serve ter umas instalações do melhor a nível mundial,  se depois quem comanda aquilo é tudo filhos e enteados.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,300
Lisboa, 1979
killermartins disse:
Por acaso o Ricardo foi formado em Alcochete, chegou a Guimarães para os júniores, lembro-me de na altura ficar surpreendido por andar um Ricardinho com tanta qualidade no ataque deles e vi que tinha sido formado lá em baixo..

O Vitória, grande parte do que forma vai buscar em idade de iniciado e juvenil a clubes mais pequenos da zona.. Eu joguei numa equipa onde eles pescaram 4, só 2 deram jogadores, o Paulo Oliveira e o Luís Rocha que joga na Grécia..

Não invalida o trabalho que se faz em Guimarães, mas eles baseiam muito essa parte na prospecção jovem, assim como o Braga, salvo erro, o Neto e o Jordão que estão na Lázio apareceram de repente, se fossem atletas de muitos anos de Braga, já teriam percurso de seleções jovens..
Meu caro, o facto de o Vitória poder alojar o Ricardo, como muitos outros, foi/é essencial para o seu sucesso. O CT do Vitória não foi pensado para a formação, mas para a equipa principal. Aos poucos, foi crescendo a parte formativa, a tal ponto, que todo os serviços directivos e de administrativos foram passados para o estádio de forma a vagar o edifício contíguo ao CT para habitação e apoio à formação.

É curto, mas é o que havia. Adaptaram até não caberem mais na concha. Hoje, o Vitória tem jogadores açorianos (à cabeça o Dutra Gr da selec sub17), do alentejo e algarve e até de Lisboa. Claro, que continua a ter o peso maior da sua prospecção na sua área geográfica. Vai ser sempre assim. Seja para o Vitória, seja para os calimeros, seja para o FC Porto ou o Barça.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
Drago disse:
Meu caro, o facto de o Vitória poder alojar o Ricardo, como muitos outros, foi/é essencial para o seu sucesso. O CT do Vitória não foi pensado para a formação, mas para a equipa principal. Aos poucos, foi crescendo a parte formativa, a tal ponto, que todo os serviços directivos e de administrativos foram passados para o estádio de forma a vagar o edifício contíguo ao CT para habitação e apoio à formação.

É curto, mas é o que havia. Adaptaram até não caberem mais na concha. Hoje, o Vitória tem jogadores açorianos (à cabeça o Dutra Gr da selec sub17), do alentejo e algarve e até de Lisboa. Claro, que continua a ter o peso maior da sua prospecção na sua área geográfica. Vai ser sempre assim. Seja para o Vitória, seja para os calimeros, seja para o FC Porto ou o Barça.
Claro, daí eu dizer que o nosso objectivo com um centro novo tem de ser com vista a alojar mais miúdos de fora e poder criar um ambiente mais profissional, o Sérgio, por exemplo, estabelece um horário em que o plantel A tem de estar no centro de estágio, 8 horas por dia, se os miúdos olharem para o clube como um sítio onde vão jogar à bola e poder por fotos na net com a camisola, então estamos lixados..

Houve uma altura em que vários atletas vindos das ilhas e de outras zonas do país, chegaram ao Porto para ficar na casa em Costa Cabral, entre eles falou-se de um primo do Ruben Micael, mas julgo que não ficou.. Desses, não posso precisar nomes de todos, mas conheci vários que sendo putos tinham uma vida de vedeta, marretas nos estudos e completamente à deriva quando estavam fora da casa.. É isso que temos de combater, tudo bem que haverá pais que pouco querem saber se os filhos estão em forma na escola e procuram a mina de ouro da bola, mas outros querem uma base para aceitar que eles saiam de casa..

Mas fugi um bocado, claro que o Paulo Oliveira se tinha seguido carreira no Famalicão da altura, teria seguido com o curso de fisioterapia que tem congelado.. Mas o Ricardo se sai dos lagartos e entra numa espiral de clubes secundários lá em baixo, hoje não seria metade.. O que eu quis dizer foi mais ao encontro de que formar putos das escolas com qualidade e ir seleccionando, temos muitos, agora recrutamento estamos áquem do que devíamos, à cabeça o Jota que foi das maiores perdidas dos últimos anos..
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
killermartins disse:
Nem todos aceitariam essa vida, mas olhemos para o Ronaldo, foi viver sozinho para uma academia e focou-se no objectivo, acham que o miúdo Cristiano não se deslumbrou ao passar de um canto da Madeira para os holofotes do futebol nacional, internacional e mediatismo fora de campo? Claro, mas se calhar as regras e pouca liberdade para se perder que teve em Alcochete também ajudaram..

O Ronaldo andou a saltar de residencial em residencial tal como também andou pelo lar do clube. A academia só foi construída em 2002, já ele era um jogador bem acima de média para a idade. Ele é tudo menos um produto de uma academia.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
Celta7 disse:
O Ronaldo andou a saltar de residencial em residencial tal como também andou pelo lar do clube. A academia só foi construída em 2002, já ele era um jogador bem acima de média para a idade. Ele é tudo menos um produto de uma academia.
Tens razão, escrevi aquilo de seguida e nem pensei bem nessas contas.. Ele é produto dele próprio, daí eu falar no Ronaldo - Paím, mas o tempo do lar também acredito que andassem mais em cima deles, pelo menos, o Semedo fala numa entrevista qualquer de regras que eles tinham de cumprir.. Mais próximo o Jovane julgo que chegou em idade de Juvenil..

Mas eu digo isto porque ponho-me no lugar de um pai, o futebol tem carreira curta e as reportagens da nossa casa em Costa Cabral são muito bonitas mas não se fala de quantos chegaram de fora e tiveram sucesso..
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,759
74,274
39
Fcp1998 disse:
Pergunta ao @apocalypto o porque de não ter levantado essa questão na AG. Ah esperem...
Sempre que há um post neste tópico ele comenta a dizer que estamos a ser ultrapassado e que estamos à espera da promessa do presidente, no entanto, nos locais certos já não quis falar
Este tipo de posts é que já não tem nexo nenhum. Vocês, aqui, não têm nada a ver com a vida de ninguém, portanto não façam insinuações sobre os outros users ou a sua vida, nem onde vão ou deixam de ir. Sobre este ponto, não me voltarei a debruçar de tão óbvio que é (ou deveria ser).

Quanto à ag, não te preocupes, sei muito bem o que lá se passou e não é lá que vais mudar nada. Aliás, o status quo continua, e bem presente. Se há ilusões do contrário, rapidamente devem ser abandonadas.

O que interessa aqui, verdadeiramente:

- Na formação fomos ultrapassados, é um facto e há que ter a sabedoria e dignidade de o reconhecer. Só assim se evolui.

- O presidente fez uma promessa. Está documentado num destacável de um reputado jornal. Portanto, deve cumpri-la caso não queira faltar com a palavra e ficar muito mal na fotografia.
 

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
26
Braga
apocalypto disse:
Este tipo de posts é que já não tem nexo nenhum. Vocês, aqui, não têm nada a ver com a vida de ninguém, portanto não façam insinuações sobre os outros users ou a sua vida, nem onde vão ou deixam de ir. Sobre este ponto, não me voltarei a debruçar de tão óbvio que é (ou deveria ser).

Quanto à ag, não te preocupes, sei muito bem o que lá se passou e não é lá que vais mudar nada. Aliás, o status quo continua, e bem presente. Se há ilusões do contrário, rapidamente devem ser abandonadas.

O que interessa aqui, verdadeiramente:

- Na formação fomos ultrapassados, é um facto e há que ter a sabedoria e dignidade de o reconhecer. Só assim se evolui.

- O presidente fez uma promessa. Está documentado num destacável de um reputado jornal. Portanto, deve cumpri-la caso não queira faltar com a palavra e ficar muito mal na fotografia.
É verdade que não tenho nada a ver com a tua vida nem se vais ou não vais às AG, nem quero saber se és ou não sócio do FC Porto. Só não acho correto estares constantemente a atacar a direção com este assunto em específico, sempre a dizer que fomos ultrapassados (com, ou sem razão. Provavelmente com), no entanto na AG que é o local ideal para questionares a direção acerca do Centro de Treinos que foi prometido em campanha eleitoral (estou me nas tintas para o que diz o jornal), não apareces/perguntas.

Não queres ir às AG, epah não vás... só não acho correto criticares sem lá ires e questionares na cara quem prometeu. Só isso :)
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,759
74,274
39
Fcp1998 disse:
É verdade que não tenho nada a ver com a tua vida nem se vais ou não vais às AG, nem quero saber se és ou não sócio do FC Porto. Só não acho correto estares constantemente a atacar a direção com este assunto em específico, sempre a dizer que fomos ultrapassados (com, ou sem razão. Provavelmente com), no entanto na AG que é o local ideal para questionares a direção acerca do Centro de Treinos que foi prometido em campanha eleitoral (estou me nas tintas para o que diz o jornal), não apareces/perguntas.

Não queres ir às AG, epah não vás... só não acho correto criticares sem lá ires e questionares na cara quem prometeu. Só isso :)
Quanto à crítica que me fazes, respeito. Tal como respeito quem defende a direção, por muito que possa discordar.

Neste caso a crítica é particularmente dura porque envolve uma promessa do presidente. E uma promessa anunciada numa entrevista ao JN. Por muito que considere que o presidente já tenha tido melhores dias, a sua palavra, para mim, ainda é importante. Por muito que duvide, quero acreditar que as suas promessas são algo à prova de bala.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,098
Gaia
Celta7 disse:
E se calhar há 20 anos atrás a formação do Vitória até era melhor do que a actual. Pelo menos conseguiam ir produzindo alguns Vieirinhas para amostra. Agora nem isso.

Idem para a famosa academia de Alcochete. O tempo dos Figos, Peixes, Ronaldos e Quaresmas é tudo anterior à academia. Passaram de melhor formação do País para a 3ª melhor formação apesar da "academia de referência mundial" e deixaram de produzir jogadores de classe mundial.

Muito mais do que investir dinheiro que não se tem em cimento, convém investir em treinadores. É isso que tem feito a diferença no Benfica e é isso que tem atrasado a evolução da formação do Porto.
-------------------------------------------

Concordo totalmente, cimento só não chega.

A reforma podia ja ter começado pelos recursos humanos.
Há muito a fazer, em primeiro lugar colocar certo ex jogadores antiquados, desmotivados, cansados e sem qualquer vontade em se atualizarem e adquirirem novas competencias e formaçao.
Depois  contratar jovens técnicos com provas dadas, e há tanta gente por aí a dar cartas e a merecer oportunidades.

Quanto ao CR7, pode não ser produto da Academia, mas foi um produto do Scouting/Prospeção ou melhor do olheiro amador  e os seus olhos tentaculares do senhor Aurélio Pereira.

 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,584
14,428
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
apocalypto disse:
Este tipo de posts é que já não tem nexo nenhum. Vocês, aqui, não têm nada a ver com a vida de ninguém, portanto não façam insinuações sobre os outros users ou a sua vida, nem onde vão ou deixam de ir. Sobre este ponto, não me voltarei a debruçar de tão óbvio que é (ou deveria ser).

Quanto à ag, não te preocupes, sei muito bem o que lá se passou e não é lá que vais mudar nada. Aliás, o status quo continua, e bem presente. Se há ilusões do contrário, rapidamente devem ser abandonadas.

O que interessa aqui, verdadeiramente:

- Na formação fomos ultrapassados, é um facto e há que ter a sabedoria e dignidade de o reconhecer. Só assim se evolui.

- O presidente fez uma promessa. Está documentado num destacável de um reputado jornal. Portanto, deve cumpri-la caso não queira faltar com a palavra e ficar muito mal na fotografia.
Claro que não.. é no forum do Portal dos Dragões.

Já que estas bem informado sobre a AG, o que se falou la sobre este tema?
 

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
26
Braga
Pombal disse:
Claro que não.. é no forum do Portal dos Dragões.

Já que estas bem informado sobre a AG, o que se falou la sobre este tema?
Falou-se sobre o tema? Não sei que não posso ir ainda, mas se não falou, podemos todos culpar o @apocalypto por não ter ido puxar o assunto :D
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
grandeporto disse:
-------------------------------------------

Concordo totalmente, cimento só não chega.

A reforma podia ja ter começado pelos recursos humanos.
Há muito a fazer, em primeiro lugar colocar certo ex jogadores antiquados, desmotivados, cansados e sem qualquer vontade em se atualizarem e adquirirem novas competencias e formaçao.
Depois  contratar jovens técnicos com provas dadas, e há tanta gente por aí a dar cartas e a merecer oportunidades.

Quanto ao CR7, pode não ser produto da Academia, mas foi um produto do Scouting/Prospeção ou melhor do olheiro amador  e os seus olhos tentaculares do senhor Aurélio Pereira.
Mas é isso que eu tenho debatido e penso ser mal interpretado para que gastar milhoes em formaçao se depois nda aproveitamos e quando algum la chega apos um deslize ou outro ja  execramos para isso o que temos ate excede a oferta.
A questão de conceito nestas coisas e como na vida de todos nos,eu vi e assisti à nossa adesão a então CEE e apostamos no betão depois chegamos á conclusão que tinhamos vias extraordinárias que não nos levavam a lugar algum,o conceito é de mentalidade.
Cheguei a falar que apesar de todo o meu portismo e penso nao haverem duvidas se tivesse um filho com jeito para o futebol não o colocaria em nosso clube,não pela estrutura mas porque quase ninguém chega.
Ai apostamos e gastamos milhoes numa Academia digamos com todas as valências e daí,em anos veremos que estamos é a fortalecer nossa concorrencia pois nada aproveitamos.
É complicado este tema e cada um tem sua opiniao mas convenhamos nossos adeptos mesmo sabendo que estamos muito mal financeiramente querem jogadores já quase prontos,ninguém tem paciencia para o insucesso é uma pena mas é a realidade.
Veja-se nosso Diogo Leite,o Diogo Costa ainda pior e por ai vai.Ou mudamos como massa adepta a forma de ver as coisas ou a formação para nos quase nem sentido tem,depois entra o lado pérfido que até pode dar certo da prospeçao e passamos a enriquecer empresários e na maioria das vezes com falsas expectativas,mas isso dá lucro.
Não ha coisa pior que um jovem talentoso chegue a um clube e  saber que muito eventualmente chegará no top e quando chega por ser tão bom quer ir logo embora,seja portista ou não,o dinheiro fala mais alto e sempre falara e nao critico isso.
Depois vemos o Ruben Neves o André Silva fazerem sucesso noutros clubes e alguns ficam irados mas a maioria ninguem dava nada por eles e não serviam para nosso clube,é o que lemos...
 

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,509
3
30
Porto
Um centro de formação moderno com todas as valências para o percurso dos miúdos a nível futebolístico e escolar é bom para atrair talentos e "seduzir" os papás.

Matéria humana de excelência a nível da estrutura técnica é essencial para formar futebolistas de topo.

O centro de formação pode fazer com que ganhemos quantidade de gente a preferir vir para nós, e num poll de jogadores superior é mais provável formar talentos. Contudo, se tivermos treinadores ao nível de um Rui Barros por exemplo, só os predestinados vingam. Com excelentes treinadores e formadores, consegues extrair o melhor de cada jogador mesmo que estes sejam em menor quantidade.

O ideal é consolidar estes dois princípios, tendo um centro de formação de qualidade com uma estrutura técnica de enorme competência. Acho que um não vive sem o outro, mas se for para optar prefiro o cérebro ao cimento
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,759
74,274
39
Pombal disse:
Claro que não.. é no forum do Portal dos Dragões.

Já que estas bem informado sobre a AG, o que se falou la sobre este tema?
Obviamente, fica para mim. Ainda tenho respeito pelas pessoas que me confiam informações.

E reitero, não é lá que vai mudar nada (se lá estiveste, perderias as esperanças que te restam.

Quanto ao fórum do Portal dos Dragões, nunca disse que aqui iríamos mudar alguma coisa, nem é para isso que ele serve. Mas és tu que o está a insinuar, não eu, logo não tenho nada a ver com isso.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Achar que questionar a direção numa AG vai servir para alguma coisa e para que eles se mexam é ser se muito tapadinho.

Por muito que custe ouvir, num aspecto o PdC está para o FC Porto como o Orelhas está para o Benfica: só sai de lá quando lhe apetecer ou quando morrer.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Flanders disse:
Achar que questionar a direção numa AG vai servir para alguma coisa e para que eles se mexam é ser se muito tapadinho.

Por muito que custe ouvir, num aspecto o PdC está para o FC Porto como o Orelhas está para o Benfica: só sai de lá quando lhe apetecer ou quando morrer.
O problema está em achar-se que as AG servem apenas para questionar a direcção. Orçamentos são votados nas AG. Relatório e contas são também votados em AG. Os estatutos do clube são pouco claros nestas matérias mas não variam muito de clube para clube. Há não muitos anos a direcção do SLB esteve para cair quando um dos relatórios (ou se calhar foi o orçamento, não me recordo bem) foi chumbado. Se fosse chumbado uma 2ª vez, passados 15 dias, a direcção caía de acordo com os estatutos.

O mais patético disto tudo é ver adeptos \ sócios a chorar baba e ranho por causa das contas mas são incapazes de lá meter o cu para chumbar o orçamento. Ou para chumbar o relatório quando ele não bate certo com o orçamentado. E depois vêm as constantes desculpas que as AG são isto e são aquilo...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,759
74,274
39
Flanders disse:
Achar que questionar a direção numa AG vai servir para alguma coisa e para que eles se mexam é ser se muito tapadinho.

Por muito que custe ouvir, num aspecto o PdC está para o FC Porto como o Orelhas está para o Benfica: só sai de lá quando lhe apetecer ou quando morrer.
Curto e grosso, é isto. Apenas uma ressalva...não diria que se é tapadinho porque isso é deselegante e isso é coisa que não sou para com outros users. Trocaria pelo "ingénuo".
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Celta7 disse:
O problema está em achar-se que as AG servem apenas para questionar a direcção. Orçamentos são votados nas AG. Relatório e contas são também votados em AG. Os estatutos do clube são pouco claros nestas matérias mas não variam muito de clube para clube. Há não muitos anos a direcção do SLB esteve para cair quando um dos relatórios (ou se calhar foi o orçamento, não me recordo bem) foi chumbado. Se fosse chumbado uma 2ª vez, passados 15 dias, a direcção caía de acordo com os estatutos.

O mais patético disto tudo é ver adeptos \ sócios a chorar baba e ranho por causa das contas mas são incapazes de lá meter o cu para chumbar o orçamento. Ou para chumbar o relatório quando ele não bate certo com o orçamentado. E depois vêm as constantes desculpas que as AG são isto e são aquilo...
Eu isso até concordo. Este ano infelizmente não pude ir porque foi a uma quinta-feira e só estou em casa sexta, sábado e domingo. Se não teria chumbado. Mas também é preciso não ignorar o que são as AG's muitas vezes.