Para quando um centro de Formação no FC Porto?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,722
74,172
39
Quem é o responsável pela formação do nosso clube? Com o Lopetegui veio um Espnahol...

Tem que ser demitido já! Juntamente com os treinadores de sub 15 e sub 19.

A formação tem que ser reestruturada tendo em vista já a nova academia.
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,883
4,492
Um assunto extremamente importante!

É vital construir um centro de formação há altura do clube e das necessidades dos miúdos para poderem evoluir.

O que tenho lido não é famoso.

Vou postar aqui um comentário que li que me pareceu de alguém que sabe do que fala e vê como estamos atrasados em relação aos rivais.

"O que se passa na formação mete dó, vamos ser ultrpassados até pelo Braga, a equipa do Anadia deu nos 3, e nao conseguimos ganhar ao Anadia, que nao tem Dragon Force?

Em Juniores são 6 derrotas, a equipa de juvenis está já quase arrumada.

Os melhores juniores João Félix e iniciado do benfica (Fábio Silva ) eram do Porto.

O pessoal que trabalha na formação anda REVOLTADA em silencio, porque NAO há condiçoes.

O Centro de formação é uma miragem, que até o Braga constroi.

A formaçao está retalhada entre a Constituição, Olival, Bonfim (casa do lar), Pedroso e Progresso.
Não temos centro de estagio, nao temos um hotel, nem maquinas de treino evoluido, falta anos muita coisa, estamos a a nos luz dos encornados e arredores. Levamos 6-1 por que a Dragon Force é para filhos de papas ricos e nao para miudos da rua. É mais um negocio.

Na verdade os miudos que ontem choraram sao os menos culpados."
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,690
4,080
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Vítor Baia
  • Deco
  • Jorge Costa
Vocês são uns exigentes do caneco.

Então o alexandrino até se reformou para ajudar o pai (no mínimo vendeu - ou doou a empresa que tinha) e agora ainda querem que o dinheiro chegue para tudo.

Primeiro a pensão do Alex...
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,964
Hoje vi uma noticia sobre o centro de estágio e formação do Braga. As obras decorrem a bom ritmo e vai ficar muito bom.

Os lagartos nos últimos tempos tem feito melhoramentos na sua Academia, que foi a primeira a ser construida.

Do Seixal nem falo...quem já lá foi, como eu e mais que uma vez, sabe que aquilo não pára de crescer...é top, não vale a pena esconder.

E a nossa? Sr.Presidente, bem sei que os tempos que correm não são fáceis, mas se quer cumprir a promessa temos de andar para a frente. Uma obra como aquela que é preciso fazer não se faz num ano. Não podemos ter os nossos jovens espalhados por 3 ou 4 locais, não podemos perder ou deixar de contratar jovens por não ter onde os albergar.

O Olival deve servir apenas para a equipa A e B e o Vitalis Park para a Dragon Force Porto. Ponto! Falta então um grande centro/academia de formação para todos os outros escalões de futebol, para ver se deixam de vez de treinar em meios-campos ou campos sintéticos reduzidos que depois só complicam a preparação dos treinadores para os jogos, e pior, deixarem de ir para o Pedroso como os sub15 já foram, uma aberração esta medida.

Não sei se era possivel acrescentar infraestruturas (leia-se campos, apoios e residenciais) ao Olival nem como está o tal protocolo com a Câmara da Maia, mas sei que isto tem de se tornar uma realidade para o bem do nosso clube! O futuro tem de estar na formação, mas só com condições é que se consegue evolui-la.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,794
28,652
Conquistas
7
108
Roberto_FCP disse:
Hoje vi uma noticia sobre o centro de estágio e formação do Braga. As obras decorrem a bom ritmo e vai ficar muito bom.

Os lagartos nos últimos tempos tem feito melhoramentos na sua Academia, que foi a primeira a ser construida.

Do Seixal nem falo...quem já lá foi, como eu e mais que uma vez, sabe que aquilo não pára de crescer...é top, não vale a pena esconder.

E a nossa? Sr.Presidente, bem sei que os tempos que correm não são fáceis, mas se quer cumprir a promessa temos de andar para a frente. Uma obra como aquela que é preciso fazer não se faz num ano. Não podemos ter os nossos jovens espalhados por 3 ou 4 locais, não podemos perder ou deixar de contratar jovens por não ter onde os albergar.

O Olival deve servir apenas para a equipa A e B e o Vitalis Park para a Dragon Force Porto. Ponto! Falta então um grande centro/academia de formação para todos os outros escalões de futebol, para ver se deixam de vez de treinar em meios-campos ou campos sintéticos reduzidos que depois só complicam a preparação dos treinadores para os jogos, e pior, deixarem de ir para o Pedroso como os sub15 já foram, uma aberração esta medida.

Não sei se era possivel acrescentar infraestruturas (leia-se campos, apoios e residenciais) ao Olival nem como está o tal protocolo com a Câmara da Maia, mas sei que isto tem de se tornar uma realidade para o bem do nosso clube! O futuro tem de estar na formação, mas só com condições é que se consegue evolui-la.
Era nisso que eu estava a pensar há uns tempos...

Será que é possível aumentar o Olival...?

Eu gostava de ver mesmo tudo centralizado...dos 6 nos à equipa A tudo no mesmo 'espaço'. Não gosto que esteja tudo muito espalhado.
Ainda assim, provavelmente, não será o mais aconselhável..

...mas se o objectivo é mesmo construir um novo centro...então a ideia deve ser como dizes: Olival para a equipa A e B e o centro para os restantes escalões...e aí acho que também poderia incluir a Dragon Force para completar mesmo toda a formação. O Vitalis Park ficava só para "iniciativas" ; captações dos putos mais novos; campos de férias, etc..
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,722
74,172
39
Roberto_FCP disse:
Hoje vi uma noticia sobre o centro de estágio e formação do Braga. As obras decorrem a bom ritmo e vai ficar muito bom.

Os lagartos nos últimos tempos tem feito melhoramentos na sua Academia, que foi a primeira a ser construida.

Do Seixal nem falo...quem já lá foi, como eu e mais que uma vez, sabe que aquilo não pára de crescer...é top, não vale a pena esconder.

E a nossa? Sr.Presidente, bem sei que os tempos que correm não são fáceis, mas se quer cumprir a promessa temos de andar para a frente. Uma obra como aquela que é preciso fazer não se faz num ano. Não podemos ter os nossos jovens espalhados por 3 ou 4 locais, não podemos perder ou deixar de contratar jovens por não ter onde os albergar.

O Olival deve servir apenas para a equipa A e B e o Vitalis Park para a Dragon Force Porto. Ponto! Falta então um grande centro/academia de formação para todos os outros escalões de futebol, para ver se deixam de vez de treinar em meios-campos ou campos sintéticos reduzidos que depois só complicam a preparação dos treinadores para os jogos, e pior, deixarem de ir para o Pedroso como os sub15 já foram, uma aberração esta medida.

Não sei se era possivel acrescentar infraestruturas (leia-se campos, apoios e residenciais) ao Olival nem como está o tal protocolo com a Câmara da Maia, mas sei que isto tem de se tornar uma realidade para o bem do nosso clube! O futuro tem de estar na formação, mas só com condições é que se consegue evolui-la.
Com uma academia própria, o clube abandona o Olival, até porque é alugado.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,748
28,964
apocalypto disse:
Com uma academia própria, o clube abandona o Olival, até porque é alugado.
Não acredito que isso aconteça. Primeiro porque o contrato do Olival é longo e extremamente benéfico para o FCP. Segundo porque acho que a ideia existente é apenas a construção de uma academia para a formação.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,722
74,172
39
Isto sim, enerva-me profundamente.

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Espero que isto ande para a frente e que fique ao nível do regime.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
apocalypto disse:
Isto sim, enerva-me profundamente.

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Espero que isto ande para a frente e que fique ao nível do regime.
Quanto desses 11M não são com dinheiro que te sai do bolso?
 

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,129
1,934
Conquistas
1
  • Novembro/17
apocalypto disse:
Isto sim, enerva-me profundamente.

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Espero que isto ande para a frente e que fique ao nível do regime.
Apo, uma questão sincera, que também me coloco a mim próprio sem encontrar uma resposta: será melhor avançar já para a construção de um centro de formação e centralização ou esperar que chegue uma nova direcção, novos dirigentes, novas ideias etc e que seja essa a criar essas infrastruturas que desejamos que sejam para muitos anos?
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,722
74,172
39
FCPorto1989 disse:
Quanto desses 11M não são com dinheiro que te sai do bolso?
Interessa-me o que o meu clube não está a fazer. É, no mínimo, lamentável, termos o braga à nossa frente nesta questão.
 

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,370
34,062
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Os nossos principais rivais oferecem melhores condições que nos aos jovens e se não os acompanhamos, em breve perdemos os melhores por falta de infraestrutura.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
apocalypto disse:
Interessa-me o que o meu clube não está a fazer. É, no mínimo, lamentável, termos o braga à nossa frente nesta questão.
Claro que me preocupa isso também...mas é preocupante um país inteiro (mesmo não sendo toda a gente desse "clube") ter de pagar megalomanias de um "clube" que está mais que nas lonas a nivel europeu.
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,546
385
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
apocalypto disse:
Isto sim, enerva-me profundamente.

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Espero que isto ande para a frente e que fique ao nível do regime.
O presidente prometeu a sua construção, tem até ao final de seu mandato para inciar a obra, caso contrário fez o que fazem os politicos, prometer coisas e enganar os adeptos.

Vamos esperar.

Quanto á necessidade, é tão obvia que é inaceitavel como ainda não resolvemos isso há varios anos.

Fez-se uma boa obra na constituição, elogiei na altura, mas é curto. Vivemos num pais que adora futebol e cujo nivel é alto. O jogador português em termos de qualidade média é dos melhores do mundo, e nós temos o Norte e quase metade de Portugal no nosso raio de acção e recrutamento directo.

Temos todas as razões e capacidades de sermos uma potencial mundial de formação. Temos de investir. Ainda este ano fizemos 56M com 2 jogadores formados por nós, este deveria ser o nosso futuro. Proveito desportivo e economico com formação.

Politica desportiva deveria ser Formação e contratações criteriosas e de valor, temos de acabar com aquelas contratações que se sabem á partida que nunca se irão impor e que na formação temos igual ou melhor.

Os Sami, Bolat, Angel, Suk, Ricardo Nunes, Ze Manel etc Para contratações destas temos na formação muito melhor.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,794
28,652
Conquistas
7
108
1º que tudo é preciso ter um bom scouting também na formação. Isso é importantíssimo e muitas vezes não é referido.

Usando um exemplo (extremo): O Messi com 12 anos já parecia um extraterrestre a jogar. A La Masia ajudou, certamente, no seu desenvolvimento mas não foi o mais importante. Aí o mérito foi para quem o 'descobriu' e foi buscar à Argentina. E isso também faz parte do trabalho do clube na formação.

É também muito importante ter bons treinadores (de formação) e não apenas por antigos jogadores ao calhas.
Ter uma boa organização, uma 'ideia', saber como se trabalha cada jogador em cada posição, potenciar ao máximo os putos.

Tudo isso é o mais importante. O centro é um extra que tem a sua importância, mas não é o mais importante, ainda assim.

e de qualquer forma o Olival não é nada mau...não seria possível fazer aí uma pequena expansão? mesmo sendo 'alugado'?
---

o que quero dizer com isto é que..mais que um edifício de betão...quero uma ideia para a formação, uma aposta a sério na mesma...e que se dê a importância devida também aos formadores e à 'formula'.

 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,722
74,172
39
juliolopes disse:
O presidente prometeu a sua construção, tem até ao final de seu mandato para inciar a obra, caso contrário fez o que fazem os politicos, prometer coisas e enganar os adeptos.
Tudo dito.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,417
21,087
Gaia
apocalypto disse:
A herança de Antero é neste domínio uma desgraça. Pelo menos o LG é portista e na 1ra chance ja contratou mais jovens em Portugal q AH em 10 anos.

Blashyrkh disse:
Apo, uma questão sincera, que também me coloco a mim próprio sem encontrar uma resposta: será melhor avançar já para a construção de um centro de formação e centralização ou esperar que chegue uma nova direcção, novos dirigentes, novas ideias etc e que seja essa a criar essas infrastruturas que desejamos que sejam para muitos anos?

Enviado do meu LG-H500 através de Tapatalk