Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Hell Axe

Arquibancada
10 Julho 2017
292
0
Espero sinceramente que se faça isto e que seja um exemplo.
Devia haver protocolos com faculdades e escolas para os nossos meninos e acima de tudo puderem estar de perto dos séniores.
Quando aceitamos o olival devíamos ter pensado nisso.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,116
19,054
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
fgomes disse:
Os nossos principais rivais oferecem melhores condições que nos aos jovens e se não os acompanhamos, em breve perdemos os melhores por falta de infraestrutura.
Sim mas o nosso clube oferece melhores condições aos velhos. Aos sexagenarios, hepta e octa...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,755
74,252
39
AlmadoBoné disse:
Espera sentado.
Infelizmente, é o que me parece. Mas não vou esquecer que foi uma promessa para este mandato e vou cascar FORTE E FEIO enquanto não for cumprida.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,755
74,252
39
O regime está a construir uma cidade desportiva para as modalidades. Neste aspecto, estamos muito atrasados. Seria bom que isso fosse pensado em conjunto com a nova academia.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,853
5,677
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
apocalypto disse:
O regime está a construir uma cidade desportiva para as modalidades. Neste aspecto, estamos muito atrasados. Seria bom que isso fosse pensado em conjunto com a nova academia.
O estado também nos paga?
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,546
385
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Pinto da Costa foi nomeado presidente da SAD até 2019 e eleito presidente do clube até 2020. Estamos em 2018, o que significa que tem 1 ano para cumprir com a sua promessa caso o Centro de Formação seja uma obra da SAD e tem 2 anos para cumprir caso o Centro de Formação seja uma obra do clube.

Obviamente espero que seja uma obra do clube, e que seja um activo do clube e não da SAD. A SAD já levou metade do estádio que pertencia ao clube, é hora de se pensar no clube. Alem disso, sendo destinado á formação e não á equipa profissional, mais sentido faz que seja um activo do Clube.

Ou seja, temos 2 anos para perceber se PC nos mentiu ou não. Pelo menos que mostre algum interesse no tema, que mostre alguma vontade em cumprir a sua promessa.

Antes que alguem venha com a desculpa do estado financeiro do clube, convém referir que 2016 já estávamos mal, logo PC já sabia das dificuldades, há que ser consequente com o que se diz.

Vamos aguardar. O que ninguém duvida é que esta obra é fundamental desportivamente e financeiramente para o futuro do clube. Os rivais já estão na nossa frente, neste aspecto.



 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,755
74,252
39
André Dias disse:
Se nesse futuro espaço, a direção pensar também nas outras modalidades, recupera alguma da minha ternura.
Exacto!

As modalidades e também os escalões de formação das mesmas. Talvez aí surja o voleibol e o futsal.
 

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
apocalypto disse:
Exacto!

As modalidades e também os escalões de formação das mesmas. Talvez aí surja o voleibol e o futsal.
Principalmente para os escalões de formação. Na minha opinião, num país como Portugal, temos de procurar ser os melhores possíveis na Formação em todas as modalidades.
 

anticandeeiros

Tribuna
16 Maio 2017
3,592
2
apocalypto disse:
Exacto!

As modalidades e também os escalões de formação das mesmas. Talvez aí surja o voleibol e o futsal.
Para que queremos Voleibol lol.

Bom ok admito que é um desporto ao qual nao ligo e fruto disso o meu desdem para com essa modalidade mas acho que ha muita gente que gosta de ser "vaidosa" (maneira de falar) e ter tudo so para ficar bem e/ou como os outros.

O Futsal acho que era interessante termos ja que é uma modalidade com muitos praticantes, tambem por ser o que é mais proximo do futebol (o "pao" do povo).

Eu preferia (mas creio que nem para isso ha meios...) que se aumentasse o investimento nas modalidades que ja temos, nomeadamente no Andebol e Basquetebol para tentarmos atingir outro patamar por muito dificil que isso possa parecer. E no Basquetebol temos um treinador confiavel à volta de quem se pode ambicionar crescer ainda mais. Ele ja fez muito mas acredito que com mais meios ainda consegue fazer mais.

No Andebol tambem ha margem para crescer.

No Hoquei acho que mais coisa menos coisa estamos no patamar certo. Ja somos dos melhores da Europa (apesar da put@ da liga europeia escapar sempre...). Enquanto clube mas tambem enquanto pais.

Pode-se é tentar ajustar um pouco caso se veja que algum(s) rival(ais) estejam realmente mais fortes e seja dificil competir.
O que nao é o caso. Apesar de nao sermos os que mais investem ha competencia que chegue para compensar isso.

De qualquer forma ja estou a partir de um principio utopico de que ha meios para aumentar o investimento.

O mais certo é acontecer o contrario.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,299
Lisboa, 1979
Eu, da minha parte, desobrigo o presidente do FC Porto desta promessa eleitoral. Tomo-a, tão só, como mais um deitar de areia aos olhos dos seus associados.


Gostava, no entanto, é que ganhasse vergonha na cara e que, pelo menos, a equipa de juvenis passasse a treinar semanalmente num campo relvado natural. Há clubes em Portugal que nunca foram à Champions e que têm os seus juvenis a treinar em relvado natural.

Bastava-me isso. Já nem me importam os iniciados.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,095
Gaia
Além de já não ter energia e vitalidade para o lugar, vai omitindo e fazendo promessas vãs. O centro de formação !!!???

Já agora dois talentos do Norte, um de Esmoriz outro de Ribeira de Pena, com menos de 12 anos que provocaram guerra entre os 3 grandes, vão para o ..............................  seixal.

Dorme-se muito, eles chegaram e fizeram os negocios, à Pinto da Costa (o antigo).
 

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,275
grandeporto disse:
Além de já não ter energia e vitalidade para o lugar, vai omitindo e fazendo promessas vãs. O centro de formação !!!???

Já agora dois talentos do Norte, um de Esmoriz outro de Ribeira de Pena, com menos de 12 anos que provocaram guerra entre os 3 grandes, vão para o ..............................  seixal.

Dorme-se muito, eles chegaram e fizeram os negocios, à Pinto da Costa (o antigo).
Para o Seixal não irão de certeza. Quanto muito poderão ir para um CFT.
 

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,275
Sobre o assunto do tópico, há 0% de possibilidade do Centro de Formação ser construído ainda neste mandato de Pinto da Costa.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,138
5,009
grandeporto disse:
--------------------------------
Criticar, critico e com fundamento, se fores ver elogiei a vinda do Joao Pedro e do Saydi desde que custem menos de 3,5 ou 4M. O Jorge Fernandes ELOGIEI e até devolvia o Osório para o ter.

Dois ou tres casos não fazem um padrão, arranjaste 1 caso no barça, outro no real outro no scp outro no benfica.

Eu arranjo um caso no Fc do Porto entre 1960 e 2005, quando tivemos Artur Baeta, Feliciano, Costa Soares e vá lá até Luis Gonçalves (há quem diga que aí começou a deriva).

Mas nos ultimos anos arranjam-se dezenas de casos no Porto, entao desde que Joaquim Pinheiro é o responsavel deixamos de ser o que fomos na Formação.

Nos anos 70, 80 e 90 eramos o clube que qualquer atleta queria chegar no Norte  e Centro do País, quiçá no Sul.

Hoje em dia todos os anos sabemos de casos de jovens promessas que aqui no raio de 30 Km são captados pelos orcs e scp, nem é preciso lembrar André Gomes, Diogo Jota, B Fernandes, Joao Mário, Joao Féliz, Nuno Santos. etc. Hooje em dia todos os pais preferem que os filhos estejam numa Academia onde tem tudo concentrado, Escola, treinos, tratamentos, cantina, dormidas, lazer, cinema, clinicas.

Quem sabe e acompanha o futebol jovem sabe muitos casos de crianças portistas que vão jogar para os orcs, em contrapartida temos filhos de ex-jogadores, Autarcas e empresarios, nigerianos, belgas e brasileiros de II categoria a entrar no clube entre os 16 e 19 anos.

Diz quantos casos sucesso houve com a chegada de contingentes nigerianos, brasileiros, mexicanos, belgas?
Quem tem sustentado o clube é algum deles? Não quem está a sustentar o clube são os verdadeiros talentos que TIVERAM MUITAS dificuldades em renovar contratos como André Silva, Ricardo, Dalot, Quierós, R Neves, Paciencia.

O clube tem um Padrão de comportamento ERRADO, isso tem de mudar, nem que mudem as Chefias.

Eu sei que alguns não gostam que diga isto, porque alguns são empresarios e outros trabalham na formação, mas digo aqui o que digo na cara deles.
A melhor resposta que eu tive, foi bastava uma perna do depoitre para ter uma Academia.
Podia ter arranjado mais. Bellerin e Fabregas do Barcelona para o Arsenal. Aqui ainda é pior porque o Barcelona depois acabou por dar milhões pelo regresso do Fabregas. Mata e o Saul que saíram da formação do Real, onde este último joga no rival de Madrid. O Kane foi dispensado do Arsenal e hoje é estrela do seu grande rival. E estes são só alguns casos que me lembrei assim de cabeça.

O Lumor jogou cá nos júniores e hoje está no Sporting, por exemplo. Quem é o Nuno Santos hoje em dia? O André Gomes é um caso semelhante ao do João Félix, acredito. O Jota sim, devíamos ter tentado a sua contratação. Em relação ao Bruno Fernandes, não o conhecia aos 16 anos e acredito que a maioria do fórum esteja na minha situação. O João Mário acho que nem vale a pena comentar. Para além de ter saído muito novo, já li por aqui mais do que uma vez que saiu por motivos familiares.

A mim interessa-me qualidade, não olho a nacionalidades. E sim, o negócio do Djim foi ruinoso e houve outros estrangeiros com pouca qualidade a virem para a nossa formação. Mas também podias ter referido o negócio do Generoso, por exemplo. Lembro-me de o Porto ter contratado um jogador ao Boavista há uns anos, que apesar de ser novo já tinha feito uns jogos pelos séniores, salvo erro. Penso que se chamava Rúben Alves. Falava-se que podia ser um craque e... nem sequer sei onde joga agora.

Isto tudo para dizer que casos como os do João Félix acontecem em todo o lado, não só aqui. Em relação ao caso dos estrangeiros, que não percebo bem o que tinha a ver com esta questão do João, concordo contigo. Fizeram-se alguns negócios ruinosos mas também houveram alguns jogadores com qualidade. Assim como por vezes vamos buscar jovens portugueses a outros clubes e não evoluem o esperado.

E sim, é normal que hoje em dia haja mais gente a jogar num Braga ou num Vitória. Vivem-se outros tempos. O futebol está muito mais evoluído e provavelmente esses clubes conseguem oferecer condições semelhantes às de um grande, sendo que tens sempre mais hipóteses de chegar à equipa principal porque não têm a exigência de um grande.