Política nacional

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
sirmister disse:
Em carros de luxo, casas de luxo. Todos aqueles produtos que não são necessidades básicas. E taxar por alto as grandes empresas.

É muito bom ter empresas como a Microsoft, Facebook, Amazon, etc.. mas se for como os EUA onde têm os benefícios fiscais todos não vale a pena porque as desigualdades sociais não vão parar.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,143
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Em carros de luxo, casas de luxo. Todos aqueles produtos que não são necessidades básicas. E taxar por alto as grandes empresas.

É muito bom ter empresas como a Microsoft, Facebook, Amazon, etc.. mas se for como os EUA onde têm os benefícios fiscais todos não vale a pena porque as desigualdades sociais não vão parar.
Mas isso contribui para a obesidade?

 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Philipp disse:
Tem pouco impacto nas contas
80 milhões. É quanto o governo espera ir buscar por ano. É muito dinheiro e tem obviamente impacto nas contas.

Mas é uma boa medida, a ir "buscar" dinheiro, que seja através de impostos indirectos. E obviamente que a última das preocupações do governo quando lançou este imposto é a saúde dos Portugueses. Mas fica sempre bem dizer isso a um governante...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,143
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
80 milhões. É quanto o governo espera ir buscar por ano. É muito dinheiro e tem obviamente impacto nas contas.

Mas é uma boa medida, a ir "buscar" dinheiro, que seja através de impostos indirectos. E obviamente que a última das preocupações do governo quando lançou este imposto é a saúde dos Portugueses. Mas fica sempre bem dizer isso a um governante...
De resto tendo em conta que o estado já vai buscar 23% de iva se quisesse colocar um imposto de maneira ao consumo baixar e se isso realmente se verifica-se o que ia acontecer é que o estado ia perder dinheiro e não ganhar dinheiro com a medida.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,143
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Isto não. Mas pode contribuir para alguma igualdade social.
Certo.

Mas o que eu estava a perguntar é quem é que se preocupa com a saude dos ricos que não vão baixar o consumo dos refrigerantes.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
sirmister disse:
Certo.

Mas o que eu estava a perguntar é quem é que se preocupa com a saude dos ricos que não vão baixar o consumo dos refrigerantes.
Os ricos têm outras possibilidades para conseguirem ter melhores condições de saúde.

Se tu fores rico podes recorrer a hospitais e clínicas privadas bem como ter outras garantias de saúde. Se fores pobre as coisas já não são assim.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,143
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Os ricos têm outras possibilidades para conseguirem ter melhores condições de saúde.

Se tu fores rico podes recorrer a hospitais e clínicas privadas bem como ter outras garantias de saúde. Se fores pobre as coisas já não são assim.
è verdade mas o estado deveria também preocupar-se com o facto de eles beberem refrigerantes que lhes são prejudiciais.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Celta7 disse:
80 milhões. É quanto o governo espera ir buscar por ano. É muito dinheiro e tem obviamente impacto nas contas.

Mas é uma boa medida, a ir "buscar" dinheiro, que seja através de impostos indirectos. E obviamente que a última das preocupações do governo quando lançou este imposto é a saúde dos Portugueses. Mas fica sempre bem dizer isso a um governante...
Também me parece uma justificação inventada à pressão mas não deixa de ter sentido, exactamente o mesmo que os impostos sobre o tabaco.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sirmister disse:
è verdade mas o estado deveria também preocupar-se com o facto de eles beberem refrigerantes que lhes são prejudiciais.
O estado preocupa se claro, porque isso no futuro vai pesar nas contas públicas.

Só o acto deitar uma pessoa numa cama de hospital custa uma fortuna - sim, porque quando vamos às urgências tudo é pago, pelo estado, ou seja por nos, ao hospital.

O estado, além do dinheiro que arrecada neste momento, tem interesse em responsabilizar as pessoas pelos seus comportamentos, devido aos custos que no futuro poderão trazer ao sistema de saúde.

Se eu fumo, ok, é uma escolha minha. Mas se no futuro vier a ter problemas de saúde em função dessa minha escolha, quem paga? Eu, ou todos nós?
A mesma coisa com as bebidas açucaradas.

Neste caso, paga quem bebe. Ou quem fuma. Pois supostamente serão esse que irão sobrecarregar o sistema de saúde.

Agradeçam ao Anthony Giddens, o mentor da terceira via, pela inspiração.




 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,143
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Calabote disse:
O estado preocupa se claro, porque isso no futuro vai pesar nas contas públicas.

Só o acto deitar uma pessoa numa cama de hospital custa uma fortuna - sim, porque quando vamos às urgências tudo é pago, pelo estado, ou seja por nos, ao hospital.

O estado, além do dinheiro que arrecada neste momento, tem interesse em responsabilizar as pessoas pelos seus comportamentos, devido aos custos que no futuro poderão trazer ao sistema de saúde.

Se eu fumo, ok, é uma escolha minha. Mas se no futuro vier a ter problemas de saúde em função dessa minha escolha, quem paga? Eu, ou todos nós?
A mesma coisa com as bebidas açucaradas.

Neste caso, paga quem bebe. Ou quem fuma. Pois supostamente serão esse que irão sobrecarregar o sistema de saúde.

Agradeçam ao Anthony Giddens, o mentor da terceira via, pela inspiração.
Em tese tens toda a razão e possivelmente faria todo o sentido taxar o açúcar mas taxar como deve ser não é só nos refrigerantes, é nas bolachas nas bolas de berlim no pastel de nata e no pacotinho de açúcar.

Assim é só mesmo algo para sacar uns euros para acertar umas contas quaisquer onde faltavam 80M.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sirmister disse:
Em tese tens toda a razão e possivelmente faria todo o sentido taxar o açúcar mas taxar como deve ser não é só nos refrigerantes, é nas bolachas nas bolas de berlim no pastel de nata e no pacotinho de açúcar.

Assim é só mesmo algo para sacar uns euros para acertar umas contas quaisquer onde faltavam 80M.
Claro!
Mas em Portugal todas as boas intenções servem para nos sacar uns trocos, desde a taxa do audiovisual até a taxa do saco de plástico.
Eu pagava era de bom grado para não ter RTP por exemplo.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,177
19,232
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Alguém viu a pequena reportagem na sic sobre o caso marques e o debate q se seguiu na sic Notícias?
Eu não me tenho como um gajo ingénuo em nada mas a profundidade das ligações entre políticos, banca preferêncial, instrumentos do estado, empresas, imobiliárias, escritorios de advogados com o dinheiro a circular por milhentas off.shores é assustador!!!
E é apenas a pontinha do iceberg pq se passam para a loucura de construção mobiliaria, concessoes de autoestradas, concessoes na saúde...nem quero imaginár...juntamos o BCP  e CGD  a BPN e BES e colocamos as empresas monopolistas no tabuleiro com o estado e podemos finalmente perceber melhor como e quem nos enfiou no buraco...
O governante X pode ter quem meteu um prego mais fundo mas outros governos e o poder político TODO ajudou e AJUDA a evitar q se saiba o q se passa!
Estou chateado comigo próprio pelo facto de ter ficado espantado.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
A cidade do Porto foi escolhida como o melhor destino europeu. De realçar que mais de metade dos votos vieram do estrangeiro. Mesmo com toda a manipulação e roubo da capital é fantástico como a cidade do Porto se consegue distinguir desta maneira. A cidade do Porto merecia outro Pais.