Política nacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Depois a malta do norte é que é atrasada...
Não sei qual é a relação. A esquerda sempre teve mais votos nas zonas urbanas e suburbanas do que nas zonas mais rurais e menos desenvolvidas, aqui, em Espanha ou na China.

PS: no nosso caso a excepção é o Alentejo por causa do passado durante o estado novo e da reforma agrária.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,726
65,364
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Não sei qual é a relação. A esquerda sempre teve mais votos nas zonas urbanas e suburbanas do que nas zonas mais rurais e menos desenvolvidas, aqui, em Espanha ou na China.

PS: no nosso caso a excepção é o Alentejo por causa do passado durante o estado novo e da reforma agrária.
Esquerda. Não comunismo. O comunismo sempre apanhou os votos de protesto, zonas mais interiores e etc.

Admira-me mesmo muito, e arrepia-me já agora, um cidade como Lisboa, cosmopolita e uma das capitais europeias, ter 10 % dos cidadãos a votar no partido comunista.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,726
65,364
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Como no ps, no psd, na IL no BE...

Esse anti-comunismo primário é tão bacoco como a própria cdu.
Não meto o ps, psd, cds, il, be e livre no mesmo saco do pcp, chega, pan e pnr. Felizmente.

Votaria em qualquer um dos primeiros sem problemas. Ficava em casa se tivesse que votar nos últimos.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

eljoni

Tribuna Presidencial
7 Julho 2019
14,075
18,805
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
Esquerda. Não comunismo. O comunismo sempre apanhou os votos de protesto, zonas mais interiores e etc.

Admira-me mesmo muito, e arrepia-me já agora, um cidade como Lisboa, cosmopolita e uma das capitais europeias, ter 10 % dos cidadãos a votar no partido comunista.
No Porto tens 7%.
 

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,461
2,688
O livre elegeu 1 presidente a norte (suponho que seja algum que transitou de outro partido), alguém sabe o concelho?
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Esquerda. Não comunismo. O comunismo sempre apanhou os votos de protesto, zonas mais interiores e etc.

Admira-me mesmo muito, e arrepia-me já agora, um cidade como Lisboa, cosmopolita e uma das capitais europeias, ter 10 % dos cidadãos a votar no partido comunista.
A malta comunista convicta(geralmente é malta acima dos 60 anos) costuma votar em massa, se as pessoas não se abstivessem e votassem a sério, a CDU não teria essas percentagens absurdas, principalmente em centros urbanos, aliás estamos a falar de um partido que está em morta lenta.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Esquerda. Não comunismo. O comunismo sempre apanhou os votos de protesto, zonas mais interiores e etc.

Admira-me mesmo muito, e arrepia-me já agora, um cidade como Lisboa, cosmopolita e uma das capitais europeias, ter 10 % dos cidadãos a votar no partido comunista.
A CDU já dominou toda a área metropolitana de Lisboa, sempre teve perto de 10% em Lisboa.

Essa tua ideia daquilo que são os comunistas bate muito pouco com a realidade. Pelo menos na cidade de Lisboa que é a realidade que conheço melhor. Não estamos propriamente a falar das franjas mais atrasadas da sociedade a votar na cdu. Sempre tiveram forte implantação por exempo nos meios culturais, académicos, e nas faixas etárias mais jovens. Sempre houve muitos chamados "intelectuais" ligados ao PCP. Isso foi um bocado quebrado pelo BE mas não deixam de ter alguma relevância.
 
  • Like
Reações: ASCD

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não meto o ps, psd, cds, il, be e livre no mesmo saco do pcp, chega, pan e pnr. Felizmente.

Votaria em qualquer um dos primeiros sem problemas. Ficava em casa se tivesse que votar nos últimos.
Concordo com tudo, menos com BE. O BE de moderado tem muito pouco, eu considero que o BE ainda é mais perigoso que o PCP ou a CDU.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,726
65,364
Conquistas
8
  • Dezembro/20
A CDU já dominou toda a área metropolitana de Lisboa, sempre teve perto de 10% em Lisboa.

Essa tua ideia daquilo que são os comunistas bate muito pouco com a realidade. Pelo menos na cidade de Lisboa que é a realidade que conheço melhor. Não estamos propriamente a falar das franjas mais atrasadas da sociedade a votar na cdu. Sempre tiveram forte implantação por exempo nos meios culturais, académicos, e nas faixas etárias mais jovens. Isso foi um bocado quebrado pelo BE mas não deixam de ter alguma relevância.
Ainda pior... Eu a tentar desculpar e tu vens falar nos jovens comunistas...

Um gajo de 20 e tal anos, com acesso a informação fácil, ser comunista ou facista, epa, algo correu mal na sua formação cívica.
 
  • Like
Reações: Portista Azul

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,769
10,692
Esquerda. Não comunismo. O comunismo sempre apanhou os votos de protesto, zonas mais interiores e etc.

Admira-me mesmo muito, e arrepia-me já agora, um cidade como Lisboa, cosmopolita e uma das capitais europeias, ter 10 % dos cidadãos a votar no partido comunista.
A CDU sempre teve muitos militantes nas cidades que ficam mesmo ao lado de Lisboa. Amadora era uma delas durante 20 anos.... Depois Margem Sul também sempre teve bastantes comunistas.
Conheço bastantes que têm os seus ideais e valores, tal como as outras pessoas. Eu prefiro ler programa a programa e aquele que me agradar é onde voto. Hoje em dias muitos vão pela imagem e tendência de influência da comunicação social.
 
  • Like
Reações: ASCD e Vlk

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,726
65,364
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Concordo com tudo, menos com BE. O BE de moderado tem muito pouco, eu considero que o BE ainda é mais perigoso que o PCP ou a CDU.
Tirando um ou outro dislate, só vejo coisas positivas nas propostas do BE ao nível da habitação, protecção social, igualdade e etc.

E são cada vez mais moderados, o que me agrada de sobremaneira.

P.S. esqueci-me de falar no papel da Marisa Matias no parlamento europeu e em causas como a do estatuto dos cuidadores. Era injusto. Gente como ela faz-me ter uma certa meiguice pelo bloco.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Como de costume, quem realmente perde somos nós. Metade do país está a cagar-se para o seu futuro e a legitimar o seu próprio fado.
 
  • Like
Reações: miguel

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tirando um ou outro dislate, só vejo coisas positivas nas propostas do BE ao nível da habitação, protecção social, igualdade e etc.

E são cada vez mais moderados, o que me agrada de sobremaneira.
Qual política de habitação? Políticas de habitação que visam a prejudicar os proprietários, principalmente os senhorios.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,114
39,779
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A CDU sempre teve muitos militantes nas cidades que ficam mesmo ao lado de Lisboa. Amadora era uma delas durante 20 anos.... Depois Margem Sul também sempre teve bastantes comunistas.
Conheço bastantes que têm os seus ideais e valores, tal como as outras pessoas. Eu prefiro ler programa a programa e aquele que me agradar é onde voto. Hoje em dias muitos vão pela imagem e tendência de influência da comunicação social.
O João Ferreira deve conseguir roubar algum pessoal do BE e malta jovem, é uma nova vaga do pcp.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Ainda pior... Eu a tentar desculpar e tu vens falar nos jovens comunistas...

Um gajo de 20 e tal anos, com acesso a informação fácil, ser comunista ou facista, epa, algo correu mal na sua formação cívica.
Querer uma sociedade onde o Estado é mais interventivo na protecção dos trabalhadores, da educação, saúde e do estado social. Uma ideia básica que não tem propriamente nada de ofensivo.
Não percebo bem qual é o crime mas siga...

PS: neste caso ainda tem menos relevância porque estamos a falar do poder autárquico, menos ligado a radicalismos ideológicos.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,769
10,692
Como de costume, quem realmente perde somos nós. Metade do país está a cagar-se para o seu futuro e a legitimar o seu próprio fado.
Esta é a real questão. Quem cumpriu, votou naquilo que acredita ou pensa que pode acreditar... Agora 50% que não se mexe num momento que influencia a vida de todos é estupidez humana.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
... a ideia do comunismo soviético ou chinês em Portugal é patética... não consta que existam gulags ou ditaduras do proletariado nas muitas autarquias comunistas. E essa é a experiência que os portugueses têm quanto ao PCP, a da sua governação autárquica, não a dos livros de história. Nesse aspecto, é um partido como o PS ou o PSD.

... também não me parece que quem vota no PCP/CDU pretenda viver num regime comunista. Alguns votantes sim, mas... Sabe-se à partida que é um voto de oposição ou de governação autárquica, na melhor das hipóteses.
 
Última edição: