Política, Sociedade, Dinheiro, etc.

Estado
Não está aberto para novas respostas.

semilhas

Arquibancada
3 Agosto 2015
406
218
Os incêndios em Portugal fazem parte do quadro sazonal do país. Por essa europa fora não faltam florestas de coníferas que NÃO ardem todos os verões. Cá no burgo é evidente a falta de planeamento e controlo nos acessos às florestas, a ineficácia e má gestão dos meios de emergência e algum conformismo tanto político como público com a situação. Aliás, dada a relação entre os meios políticos, as empresas de construção civil e os grandes empresários da área (muitos deles com fortuna feita nos anos 80-90, época de subsídios europeus elevados), quase parece propositado a forma como se facilita estas situações para posteriormente acederem a fundos de emergência e constituírem sociedades de construção/recuperação nas quais todos os anos caem Milhões de euros.

No caso particular da Madeira, a inoperância do Governo Regional após passar por uma situação idêntica há 3-4 anos roça a negligência ou gestão danosa, pois os focos iniciais foram proximos de zonas residenciais e de fácil acesso, antes de alastrar para zonas mais montanhosas. A utilização de meios aéreos de combate a incêndio e de água do mar (com potencial de salinização e aluimento do terreno) seria um mal menor no domingo/2a feira, em que a área a intervencionar ers muito menor.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
19,148
7,924
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
So para terem noçao na madeira o fogo podia ter sido extinto ontem.

No norte do país as camaras ativaram planos de emergencia sem o aval do governo para pedir apoio a espanha que deu e os fogos foram rapidamente extintos.

Depois ma gestao de meios e organização, quando puseram militares em certas zonas melhorou logo incrivel, proteçao civil sem saber o que fazer, uma vergonha.

ja agora ha bombeiros a atear fogo, alias muitos fazem para reivindicar mais dinheiro e mostrar que sao precisos. Depois ha empresarios ligados a madeira, construção civil e nao so que metem fogo.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
FCPorto1989 disse:
Ja vai no Centro Comercial? :(

Das imagens que vi há uns tempos (aquando das cheias) isso não é mesmo na baixa do Funchal??
Depende do Centro Comercial. Há diferenças de Centro Comercial para Shopping.

Que eu me lembre a Madeira tem 3 Shoppings: Fórum Madeira, Dolce Vita, e outro que não me recorda o nome :S

Depois tem é centros comerciais (por exemplo ao lado da Igreja de S. Pedro tem um centro comercial), o Anadia, etc.
 

fafe

Tribuna Presidencial
8 Março 2012
6,910
2,658
"Na floresta e nos incêndios nunca percebi duas coisas, a primeira é que algo tão difícil, perigoso e trabalhoso seja feito maioritariamente por voluntários".....

voluntariado que é pago, porque são voluntários só de nome, de resto são pagos como outra qualquer profissão...
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
D10s disse:
O fogo no centro é principalmente num prédio devoluto na rua de São Pedro, mesmo ao lado da Igreja, e mesmo o centro comercial é um mini centro comercial, que ate infelizmente encontra-se acho que sem lojas abertas sequer.. O que tao a tentar evitar é que desça pela Rua do Castanheiro (onde fica uma das entradas da reitoria e vai dar a praça do município) e que desça quer a rua das Pretas que vai dar ao edifício da Adse e depois a um edificio do governo CTT e Banco de Portugal, quer a rua do surdo.

Falamos de uma aerea que tem o Museu natural, reitoria (que era um antigo quartel com alguma historia), zona pouco habitada (um dos novos males do Funchal, um centro cada vez mais devoluto), tem a Igreja de São Pedro e ainda uma escola privada.

Quanto ao planeamento Urbano, o Funchal tecnicamente nem devia ter o tamanho que tem, o aspecto de anfiteatro com 3 grandes ribeiras a cortar-lo torna qualquer ideia de planeamento quase um sonho, sendo ate esta zona das poucas que tem uma organização um pouco em quarteirões. As zonas altas ha muitas areas que se assemelham as favelas do brasil em termos de organização, por isso estas situações tornam-se realmente dramáticas la em cima!
É verdade que o planeamento urbano é o que é. Mas penso que o Governo Regional deveria fazer muito mais por isso.

A zona da Igreja tem a reitoria (tem um café na zona frontal, ao pé dessa entrada, que deduzo que kaput, porque o incêndio deveria ser mesmo atrás amirite?). Tens a Câmara, e tens acima (se muda o vento) também outras coisas. É que dai até a universidade (pese embora não seja uma artéria principal), é um saltinho, e que me lembre tem n zonas descuidadas a nível de casas abandonadas e de vegetação. A zona da Universidade tem também o tecnopolo por exemplo. Lixado se o fogo ameaça ai. Ainda por cima, que eu me lembre, os tanques da UMA ficavam muito perto de vegetação.

Situação lixada ai.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
19,148
7,924
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
É ridículo quando a altri tem mais meios para combater incêndios que o estado
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
fafe disse:
"Na floresta e nos incêndios nunca percebi duas coisas, a primeira é que algo tão difícil, perigoso e trabalhoso seja feito maioritariamente por voluntários".....

voluntariado que é pago, porque são voluntários só de nome, de resto são pagos como outra qualquer profissão...
tu não sabes o que dizes... é uma vergonha isto que tu disseste.. Existem os bombeiros profissionais que ganham como qualquer profissão e existem os Voluntários que como o próprio nome indica vão para lá de livre vontade, alguns ainda menores.. E se recebem uma coisa mínima ( um euro e meio à hora em alturas de incêndio se não estou enganado) , por vezes alguns subsídios é uma coisa mínima que nem para a gasolina que eles gastam dá. E se tu achas isso um pagamento como outra profissão qualquer então vai para lá tu apagar incêndios com frentes de fogo de 40 m de altura por esse valor. 
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
19,148
7,924
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
MiguelDeco disse:
tu não sabes o que dizes... é uma vergonha isto que tu disseste.. Existem os bombeiros profissionais que ganham como qualquer profissão e existem os Voluntários que como o próprio nome indica vão para lá de livre vontade, alguns ainda menores.. E se recebem uma coisa mínima ( um euro e meio à hora em alturas de incêndio se não estou enganado) , por vezes alguns subsídios é uma coisa mínima que nem para a gasolina que eles gastam dá. E se tu achas isso um pagamento como outra profissão qualquer então vai para lá tu apagar incêndios com frentes de fogo de 40 m de altura por esse valor.
MAs nao deviam ser voluntarios, porque estes muitas vezes pioram a situaçao devido a ma formação e organização.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Meus amigos, esta é a minha área de trabalho, e infelizmente sei do que falo.. A nossa gestão florestal passou de uma fase em que tinha algum planeamento para a anarquia total.. Vivemos no reino do eucalipto e isso é fatal.. Primeiro porque mata todas as árvores ao seu redor, segundo porque arde com uma facilidade imensa 3 e como é quase uma peste quando arde existe imensa copa para arder e daí estas frentes incontroláveis de fogo.

2º - Existe neste momento um lei de protecção da floresta, o D.L 124/2006. Perguntem a um engenheiro florestal o que acha deste decreto? Foram consultados os membros da área na execução deste Decreto? É dado cumprimento ao mesmo pelo maior proprietário de terreno em portugal? O Estado? Esse mesmo decreto prevê a posse administrativa dos pinhais em caso de incumprimento.. Quem assegura essa tramitação processual? A GNR não sabe como fazer, os institutos de conservação da natureza são anedotas, e as câmaras não têm meios.. Junto a tudo isto e a incapacidade de localizar-se a maioria dos proprietários destas matas e temos o cocktail perfeito para estas situações todos os anos.. E que interessam a muita gente infelizmente

3 - Seria engraçado tentar entender a implementação urbanística destas casas enfiadas nos meios das florestas e saber se cumprem as normas legais. Porque a maioria não cumpre e o problema começa desde logo por aí. Não respeitam os afastamentos exigidos por lei e depois dá nisto também.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Regod disse:
MAs nao deviam ser voluntarios, porque estes muitas vezes pioram a situaçao devido a ma formação e organização.
Então devia ser quem? Pioram a situação em que sentido? tentam apagar com gasolina? E os donos das casas que andam lá com mangueiras.. esses também deviam ser proibidos? É tudo muito lindo, devia ser tudo profissional mas se acabarem com o voluntariado e queria ver quem ia para lá.. e não é só no caso dos incêndios.. a nível social também, na angariação de alimentos, na prestação de cuidados a crianças e idosos.. também não t~em formação para isso mas são estas pessoas que vão suprimindo as graves lacunas de um país em crise e que parece que as pessoas não conseguem ver isso..

Tivemos um ministro cds que comprou um submarino. mandem o submarino para lá apagar incêndios..
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
19,148
7,924
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
http://portugalglorioso.blogspot.com/2015/05/negocio-dos-incendios-cheira-esturro.html


ai socrates socrates.....


MiguelDeco disse:
Então devia ser quem? Pioram a situação em que sentido? tentam apagar com gasolina? E os donos das casas que andam lá com mangueiras.. esses também deviam ser proibidos? É tudo muito lindo, devia ser tudo profissional mas se acabarem com o voluntariado e queria ver quem ia para lá.. e não é só no caso dos incêndios.. a nível social também, na angariação de alimentos, na prestação de cuidados a crianças e idosos.. também não t~em formação para isso mas são estas pessoas que vão suprimindo as graves lacunas de um país em crise e que parece que as pessoas não conseguem ver isso..

Tivemos um ministro cds que comprou um submarino. mandem o submarino para lá apagar incêndios..
em termos de organizaçao de meios e capacidade. A culpa nao é deles é sim da formação dos mesmos. Os sapadores estao mais preparados para lidar. Nao disse que deviam ser proibidos, mas nao é por arriscarem a vida que automaticamente fazem um bom trabalho. Mas sao os menos culpados nisto tudo, fazem o melhor que sabem.

E culpas esse ministro? Os submarinos e discute-se como foi feita a aquisiçao eram e sao importantes para a marinha e a defesa da zee, se é para criticar critica a compra dos 10 avioes russos para o combate aos incedios, uma vez que só 3 estao operacionais neste momento. Critica o Governo, mais uma vez de esquerda (ps), que voltou atras com uma medida de usar a força aerea para combater fogos.


 

fafe

Tribuna Presidencial
8 Março 2012
6,910
2,658
MiguelDeco disse:
tu não sabes o que dizes... é uma vergonha isto que tu disseste.. Existem os bombeiros profissionais que ganham como qualquer profissão e existem os Voluntários que como o próprio nome indica vão para lá de livre vontade, alguns ainda menores.. E se recebem uma coisa mínima ( um euro e meio à hora em alturas de incêndio se não estou enganado) , por vezes alguns subsídios é uma coisa mínima que nem para a gasolina que eles gastam dá. E se tu achas isso um pagamento como outra profissão qualquer então vai para lá tu apagar incêndios com frentes de fogo de 40 m de altura por esse valor.
ganham quase 2 euros por hora, fazem 24 horas por dia, ao fim do dia ganham 50 euros e são 50 euros limpos sem descontos....claro que quando há incêndios e grandes são mal remunerados...e quando não há incêndios?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Regod disse:
http://portugalglorioso.blogspot.com/2015/05/negocio-dos-incendios-cheira-esturro.html


ai socrates socrates.....

em termos de organizaçao de meios e capacidade. A culpa nao é deles é sim da formação dos mesmos. Os sapadores estao mais preparados para lidar. Nao disse que deviam ser proibidos, mas nao é por arriscarem a vida que automaticamente fazem um bom trabalho. Mas sao os menos culpados nisto tudo, fazem o melhor que sabem.

E culpas esse ministro? Os submarinos e discute-se como foi feita a aquisiçao eram e sao importantes para a marinha e a defesa da zee, se é para criticar critica a compra dos 10 avioes russos para o combate aos incedios, uma vez que só 3 estao operacionais neste momento. Critica o Governo, mais uma vez de esquerda (ps), que voltou atras com uma medida de usar a força aerea para combater fogos.
nota-se a importância do submarino.. tem sido essencial no controlo da natalidade da sardinha, segundo me dizem.. E quem culpou o ministro não fui eu, foi a justiça alemã que condenou tudo e todos nesses negócios. Tudo e todos menos esse Príncipe Arauto do empreendedorismo tuga..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
fafe disse:
ganham quase 2 euros por hora, fazem 24 horas por dia, ao fim do dia ganham 50 euros e são 50 euros limpos sem descontos....claro que quando há incêndios e grandes são mal remunerados...e quando não há incêndios?
tu vais apagar incêndios em agosto por 50 euros, em 24 horas de trabalho seguido? Só te faço essa pergunta..
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
19,148
7,924
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
MiguelDeco disse:
nota-se a importância do submarino.. tem sido essencial no controlo da natalidade da sardinha, segundo me dizem.. E quem culpou o ministro não fui eu, foi a justiça alemã que condenou tudo e todos nesses negócios. Tudo e todos menos esse Príncipe Arauto do empreendedorismo tuga..
por acaso até tem sido importantes na defesa da zee. Eles nao criticaram a compra dos submarinos, criticaram sim a forma como foi comprado que sao coisas diferentes.

ignoraste o resto, porque nao te deve interessar
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,196
26,410
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Regod disse:
por acaso até tem sido importantes na defesa da zee. Eles nao criticaram a compra dos submarinos, criticaram sim a forma como foi comprado que sao coisas diferentes.

ignoraste o resto, porque nao te deve interessar
o resto teve alguém condenado em tribunal? existem provas de ilícitos provados em tribunal?? se sim mostra-me, se não, é mais um dos links que vais colocando aqui de forma avulsa..
 

fafe

Tribuna Presidencial
8 Março 2012
6,910
2,658
MiguelDeco disse:
tu vais apagar incêndios em agosto por 50 euros, em 24 horas de trabalho seguido? Só te faço essa pergunta..
não, mas também "não me queixo" quando chove e não há incêndios durante 4 a 5 semanas(ou +) e ganho 50 euros por dia....
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
MiguelDeco disse:
Meus amigos, esta é a minha área de trabalho, e infelizmente sei do que falo.. A nossa gestão florestal passou de uma fase em que tinha algum planeamento para a anarquia total.. Vivemos no reino do eucalipto e isso é fatal.. Primeiro porque mata todas as árvores ao seu redor, segundo porque arde com uma facilidade imensa 3 e como é quase uma peste quando arde existe imensa copa para arder e daí estas frentes incontroláveis de fogo.

2º - Existe neste momento um lei de protecção da floresta, o D.L 124/2006. Perguntem a um engenheiro florestal o que acha deste decreto? Foram consultados os membros da área na execução deste Decreto? É dado cumprimento ao mesmo pelo maior proprietário de terreno em portugal? O Estado? Esse mesmo decreto prevê a posse administrativa dos pinhais em caso de incumprimento.. Quem assegura essa tramitação processual? A GNR não sabe como fazer, os institutos de conservação da natureza são anedotas, e as câmaras não têm meios.. Junto a tudo isto e a incapacidade de localizar-se a maioria dos proprietários destas matas e temos o cocktail perfeito para estas situações todos os anos.. E que interessam a muita gente infelizmente

3 - Seria engraçado tentar entender a implementação urbanística destas casas enfiadas nos meios das florestas e saber se cumprem as normas legais. Porque a maioria não cumpre e o problema começa desde logo por aí. Não respeitam os afastamentos exigidos por lei e depois dá nisto também.
Tens toda a razão imho
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.