Portistas pelo mundo

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Jpfreitas91 disse:
Acho que essa proximidade do número de adeptos entre nós e os lamps se deve à maior percentagem de adeptos jovens. Até podem ter mais adeptos com alguma distância (li um estudo há uns tempos que dava 4.1M de lamps e 2.9 de Portistas, salvo erro), mas no universo de adeptos com facebook (faixa etária teoricamente mais jovem) essa diferença não se traduz. Daqui a 20 ou 30 anos, acredito que os números estarão mais equilibrados, sendo para isso fulcral que continuemos a ganhar cá dentro e a fazer boas campanhas lá fora.
Mesmo que o facebook tenha uma tendência maior entre o público jovem, não deixa de ser, a meu ver, a maior amostra. A meu ver mais credível que qualquer outra ate agora realizada em Portugal que teve em conta 1.000 ou 2.000 pessoas distribuídas pelo país. É que apesar dessa tendência jovem (já de si um excelente indicativo para nós), existe uma percentagem significativa da população até a faixa dos 50/60 anos que usam conta no Facebook (vejo isso pela amostra de familiares e pessoas amigas dessa faixa etária que fazem uso desta rede social). Mas é óbvio que já exclui bastante a faixa etária a partir dos 65/70 anos. No entanto esta faixa etária mais idosa não deixa de ser um adepto cada vez menos activo, e menos militante, por força da idade. Daqui a 20/30 anos, até acredito sejamos o clube com maior número de adeptos, porque se continuarmos com este ritmo de vitórias dos últimos 20/30 anos, seremos o clube com o palmarés, de longe, mais apetrechado e isso conta e muito. Já o somos, de longe, em relação aos lagartos (o que também se reflecte na nossa ultrapassagem de adeptos em relação a eles), e falta agora, descolar em relação aos lampiões (ultrapassar em número de campeonatos e alargar a vantagem a nível internacional).
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Distribuição de Fãs no Facebook Oficial dos "3 grandes"

Portugal: benfica (1.3M) ; FC PORTO (806 mil) ; sporting (697 mil)

África Lusófona: benfica (278 mil) ; FC PORTO (166 mil) ; sporting (93 mil)
- Angola: benfica (177 mil) ; FC PORTO (91 mil) ; sporting (58 mil)
- Moçambique: benfica (60 mil) ; FC PORTO (50 mil) ; sporting (23 mil)
- Cabo Verde: benfica (37 mil) FC PORTO (25 mil) ; sporting (8 mil)
- Guiné Bissau: benfica (4 mil) ; sporting (4 mil) ; FC PORTO (-)

Países de maior foco de Emigração Portuguesa: benfica (553 mil) ; FC PORTO (532 mil) ; sporting (272 mil)
- França: FC PORTO (140 mil) ; benfica (138 mil) ; sporting (42 mil)
- Brasil: FC PORTO (213 mil) ; benfica (165 mil) ; sporting (134 mil)
- Suíça: benfica (49 mil) ; FC PORTO (30 mil) ; sporting (14 mil)
- EUA: benfica (51 mil) ; FC PORTO (36 mil) ; sporting (22 mil)
- Reino Unido: benfica (42 mil) ; FC PORTO (24 mil) ; sporting (20 mil)
- Canadá: benfica (16mil) ; FC PORTO (7mil) ; sporting (6 mil)
- Venezuela: FC PORTO (14 mil) ; benfica (9 mil) ; sporting (4 mil)
- Espanha: benfica (17mil) ; FC PORTO (16 mil) ; sporting (8 mil)
- Alemanha: benfica (25 mil) ; FC PORTO (23 mil) ; sporting (9 mil)
- Luxemburgo: benfica (18 mil) ; FC PORTO (11 mil) ; sporting (6 mil)
- África do Sul: benfica (5 mil); FC PORTO (4mil) ; sporting (-)
- Bélgica: benfica (12 mil) ; FC PORTO (10 mil) ; sporting (4 mil)
- Holanda: benfica (6 mil) ; FC PORTO (4 mil) ; sporting (3 mil)

Resto do Mundo: FC PORTO (884 mil) ; sporting (516 mil ) ; benfica (435 mil) ;

TOTAL: benfica (2.6M) ; FC PORTO (2.4M) ; sporting (1.6M)

Conclusões:
- O FC Porto é segundo clube com maior número de adeptos em Portugal (25% a 30% da população) com ligeira vantagem sobre o sporting. É natural que se descole do sporting nos próximos anos em aproximação ao benfica, que é exatamente o que já começou a acontecer na África Lusófona.
- Quanto aos países de maior foco de emigração portuguesa, a novidade é o equilíbrio entre FC Porto e benfica, ficando o sporting já algo distante.
- No que respeita ao resto do Mundo (países de pouca ligação a Portugal), é com orgulho que podemos constatar que é o FC Porto que goza de maior prestígio internacional. O número total dá uma clara vantagem ao FC Porto, mas também é o FC Porto quem tem superioridade na esmagadora maioria dos países. O sporting acaba por alcançar o segundo lugar por força do fenómeno egípcio (Shikabala). No entanto, o benfica é a segunda escolha na esmagadora maioria dos casos.

Número de seguidores dos twitter oficiais: FC PORTO (328 mil) ; benfica (325 mil) ; sporting (208 mil)

Fonte: Socialbakers

Tirem as vossas conclusões.......
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Estamos em aproximação aos lampiões em número de fãs no facebook. Há coisa de mês e meio estavamos a cerca de 170 mil e neste momento estamos a 140 mil...e cavamos cada vez mais o fosso em relação aos lagartos que tinhamos uma vantagem de cerca de 850 mil e vamos agora em 900 mil de diferença...

Números exactos:

- FC PORTO - 2.573.531 (cerca de 820 mil em Portugal e 1 milhão 750 mil no estrangeiro)
- benfica - 2.711.823 (cerca de 1 milhão 370 mil em Portugal e 1 milhão 340 mil no estrangeiro)
- sporting - 1.668.597 (cerca de 710 mil em Portugal e 960 mil no estrangeiro)

Conclusão: Somos o clube com maior número de fãs no estrangeiro !  Se dúvidas houvessem, isto prova quem realmente é o clube português de maior prestígio internacional !
 

eternalsunshine

Arquibancada
12 Dezembro 2014
267
13
Sou do Porto mas mudei-me para  a Estónia para estudar. Dos portugueses que conheço e que estudam aqui a grande maioria é portista :) Os estónios (e outros estrangeiros que percebem de futebol) conhecem-nos bem pela conquista da Champions e desconhecem o slm e os calimeros :)
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Um vídeo que pode exclarecer sobre as tendências das camadas mais jovens nas ex colónias. Acredito que só não temos maioria porque os mais velhos ainda exercem muita influência. De qualquer forma é exclarecedor a nossa aproximação aos lampiões e a queda dos lagartos. Os número desta pequena amostra: Portistas - 6, lampiões - 9, lagartos - 0...

https://www.facebook.com/video.php?v=1537008446563898
 
S

SomosPorto96

Guest
É com grande orgulho que digo que sou Lisboeta de gema e Portista desde a nascença! Orgulho-me por poder dizer que sou o sócio de bancada nº 122240 do Futebol Clube do Porto!
 
R

RLC

Guest
Nascido no Porto a viver em Barcelona.

Há um grande desconhecimento do futebol português no geral.
Apesar disso o NGC é de longe o mais conhecido sem comparação. Habitualmente é muito elogiado pela sua gestão. Quando por acaso dá algum jogo na televisão estão sempre a "brincar" sobre quem será dos que estão a jogar que foi comprado por 1M€ e que será vendido por 30M€ e a dizerem, mais a sério, que os clubes espanhois precisam de aprender connosco. Também têm muito respeito ao Presidente Da Costa e há algum tempo (penso que no Verão de 2013) a MARCA publicou 3 reportagens nas páginas centrais sobre o nosso clube.

Os mais velhos associam o Benfica ao Eusébio e ao Coluna e a ligação Eusébio-Di Stefano, Benfica-Real Madrid ajuda-os a serem conhecidos como clube mas com referência ao passado. Por exemplo o porteiro do prédio onde trabalho achava que o Benfica era da cidade do Porto e só o Sporting era de Lisboa, e é assiduo do Camp Nou.

O Sporting é muito pouco conhecido e quando é referido é sempre como Sporting de Lisboa, nunca de Portugal.

Sempre gostei do FCBarcelona e penso no nosso clube como algo de semelhante, sei que alguns portistas também o fazem. Até surgiu um vídeo quando eles e nós ganhamos 5-0 ao Real Madrid e Benfica respectivamente chamado "A mesma luta" e o FCBarcelona foi o convidado de honra na inauguração do Dragão. No entanto na verdade eles não fazem a miníma ideia dessa afinidade.

A comunidade portuguesa parece-me mais benfiquista e sportinguista que portista.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
Tiros contra o autocarro da equipa de Bruno Alves e Raul Meireles

A violência volta a ensombrar o futebol turco. O Fenerbahçe viveu momentos de pânico, com o autocarro em que seguia a equipa de Bruno Alves e Raul Meireles a ser alvejada, a tiro, por, alegadamente, adeptos rivais.

Segundo a imprensa turca, o ataque ocorreu quando a equipa se dirigia para o aeroporto, de onde iria regressar a Istambul, após golear o Rizespor, por 5-1, resultado que valeu a subida provisória ao primeiro lugar.

Um homem armado disparou na direção ao autocarro. O motorista foi atingido pelos estilhaços do vidro e necessitou de receber tratamento hospital. Contudo, não corre perigo de vida.

A comitiva do Fenerbahçe viveu momentos de tensão e só sossegou quando a polícia interveio e cortou o trânsito, escoltando, de seguida, a equipa para o aeroporto.

Fonte: JN.
 
P

Portista1986

Guest
Eu nasci e vivo em lisboa, mais concretamente em cascais. No entanto 90% da minha familia é do Porto e Lamego.

Sou portista graças ao meu pai que é portista e portuense :)

Quando tiver filhos irei incutir o mesmo que o meu pai fez comigo.

Ps: Somos cada vez mais em Lisboa..
 

luismartins

Bancada lateral
17 Agosto 2016
994
1,195
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Olá Malta,

Com autorização do nosso admin, abri este tópico para partilháramos experiências de como é ser portista fora do nosso país.

E quem sabe o pessoal se encontrar para convívios.

Eu moro em Istanbul :)

 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
Eu vivo em Darmstadt, Alemanha.

Tenho a camisola oficial do Darmstadt, com o nome MAREGA estampado!
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
luismartins disse:
Olá Malta,

Com autorização do nosso admin, abri este tópico para partilháramos experiências de como é ser portista fora do nosso país.

E quem sabe o pessoal se encontrar para convívios.

Eu moro em Istanbul :)
Interessante um tuga a viver em Istambul acredito que se contem pelos dedos.Já agora ainda menos comum é o facto de haver um tuga neto por parte materna de um Otomano,ele era de Çorlu,Trácia Oriental.
Já agora vivo no Rio de Janeiro por enquanto,
 

Folace

Superior
8 Abril 2016
15
0
França
Eu sou natural (e vivo) na região de Paris em França.

Participo pouco, mas venho ler o forum diariamente. Falo português mas desenvolver pensamentos mais complexos já é mais difícil para mim.

Tenho memorias de quando andava na secundária) no final dos anos 90, tinha uma camisola do Porto do tempo da Kappa, com o numero 16 do Jardel. Eu era bastante gozado pelos colegas naquele tempo, para eles o FC Porto era tipo um clube do terceiro mundo. Uns anos mais tarde, lembrei-me de gozar com eles quando ganhamos a CL frente ao Monaco.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,518
19,191
Eu vivo em Vila Nova de Gaia mas sou natural de Reguengos.

Grande abraço para a diáspora portista.
 

fljotavik

Arquibancada
2 Setembro 2016
167
126
Folace disse:
Eu sou natural (e vivo) na região de Paris em França.

Participo pouco, mas venho ler o forum diariamente. Falo português mas desenvolver pensamentos mais complexos já é mais difícil para mim.

Tenho memorias de quando andava na secundária) no final dos anos 90, tinha uma camisola do Porto do tempo da Kappa, com o numero 16 do Jardel. Eu era bastante gozado pelos colegas naquele tempo, para eles o FC Porto era tipo um clube do terceiro mundo. Uns anos mais tarde, lembrei-me de gozar com eles quando ganhamos a CL frente ao Monaco.
Ainda assim escreves bem português, melhor do que muita gente que nasceu e vive cá.

Parabéns.
 

Asier

Tribuna
2 Novembro 2014
3,047
2,994
grande topico. un honor ser portista en bilbao. tengo suerte de poder viajar de 2  a 3 veces por epoca a porto. proximo viaje 28 de julio. saludos portistas