Promessas para o futuro do futebol nacional e internacional

P

Pavão

Guest
eu gostava que deitassemos um olhito de vez em quando a China, Japão, Koreia

há jogadores interessantes e os grandes europeus, veja-se MU, BMunique, etc... já começam todos a fazer o mesmo

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,172
109
Matosinhos
Pavão disse:
eu gostava que deitassemos um olhito de vez em quando a China, Japão, Koreia

há jogadores interessantes e os grandes europeus, veja-se MU, BMunique, etc... já começam todos a fazer o mesmo
os dois que referi sao jovens,um deles saíu agora do japao pra belgica.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
7,050
1,841
A entrevista do bébé ao mais futebol tem alguns tiques de vedeta. O bébé neste momento é um projecto de jogador, no manchester nunca jogou e na turquia tb não jogava. Também era bom que não se evidenciasse alguma coisa no Rio Ave

A parte mais interessante da entrevista para min é esta;

Augusto Inácio: «O Porto é do nosso campeonato»
VídeoAugusto Inácio: «O Porto é do nosso campeonato»
«Futuro? Mais preocupados que eu»
Vídeo«Futuro? Mais preocupados que eu»
«Os outros são sempre espetaculares?»
Vídeo«Os outros são sempre espetaculares?»
«Não me atiram areia para os olhos»
Vídeo«Não me atiram areia para os olhos»
Capela tem benefício da dúvida
VídeoCapela tem benefício da dúvida
Vítor Pereira analisa o Moreirense
VídeoVítor Pereira analisa o Moreirense
Maisfutebol
15 notícias »
Entrevista a Bebé: «Falhei no ManUtd porque brinquei demasiado»
Extremo está emprestado ao Rio Ave e analisa ao Maisfutebol a passagem por Old Trafford
Por Pedro Jorge da Cunha2013-04-18 17:00h

O mea culpa chega com a mesma naturalidade, quase ingénua, com que arranca para cima dos adversários. Bebé é assim, um talento riquíssimo em estado bruto, tanto nos relvados como a dar entrevistas.

Esta, exclusiva ao Maisfutebol, permite perceber o falhanço do atacante no Manchester United. Como o próprio reconhece, sair de Portugal com 19 anos, e diretamente para Old Trafford, não é para qualquer um.

O Bebé precisava de dar este passo atrás na carreira, regressando a Portugal?
«Claramente. Acho que saí demasiado cedo do meu país. Nem tinha jogado na I Liga e fui logo para o ManUtd, rodeado de craques e monstros sagrados. Devia ter ficado pelo menos uma temporada no Guimarães».

Como foi o dia em que soube do interesse do Manchester United?
«Foi tudo repentino, inesperado. Estava no treino e o presidente do Vitória chamou-me. Disse-me que tínhamos de ir depressa a casa do empresário Jorge Mendes. Pensei que era para assinar por ele, porque eu não tinha empresário. Quando cheguei lá, o Jorge cumprimentou-me, sorriu e deu-me a notícia: queres ir para o Manchester United? Sim? Então vais. Não acreditei. Pensei que ele estava a gozar comigo, honestamente».

Imagino que os primeiros dias em Manchester tenham sido inesquecíveis.
«É incrível recordar tudo isso. As pessoas do clube ajudaram-me bastante, aprendi muita coisa. A primeira semana foi difícil. Eu estava muito envergonhado e não falava com ninguém. Só queria estar no meu canto, a observar. Ainda me lembro dos dias em que estava na Casa do Gaiato e sonhava em ser um daqueles jogadores».

Quem foram os jogadores que o ajudaram mais?
«O Anderson e o Nani, claro, por falarem português, e o Patrice Evra. Fiquei a viver dois meses em casa do Anderson. Foi ótimo, ele mostrou-me tudo no clube e na cidade. Dizia-me o que eu estava a fazer bem e mal. Agradeço-lhe para sempre essa ajuda».

O que lhe correu mal no Manchester United? Já refletiu sobre isso?
«Os meus colegas mais experientes diziam que eu facilitava nos treinos. É verdade. Pensava: estou aqui, ganho bem, não tenho de me esforçar todos os dias. A culpa foi só minha. Brincava demasiado. Quando tentei ir pelo caminho certo já era tarde. Se pudesse voltar atrás, mudava muita coisa no meu comportamento. Levava o ManUtd na brincadeira e todos os outros levavam tudo muito a sério. Davam-me na cabeça e ficavam tristes comigo, com razão».

Foi por isso que acabou por ser cedido ao Besiktas? O ManUtd queria que aprendesse a ser responsável?
«Sim, queriam que eu mudasse a forma como encarava a profissão. Eu estava de férias e o Jorge Mendes telefonou-me a dizer que eu ia para o Besiktas. Pareceu-me bem porque estavam lá muitos portugueses. Achei que seria difícil ser titular, porque estavam lá o Hugo Almeida e o Simão, mas encaixei rapidamente e arranjei o meu espaço. Estava bem até me lesionar gravemente».

Havia outros portugueses...
«O Quaresma é um grande jogador. É um bocado como eu. Moinas (risos). Se quisesse era um dos melhores do mundo. Podia ter tido outra carreira. Faz magia com a bola. A cabeça é tramada. O Manuel Fernandes é outro igual. Joga muito. Devia estar na seleção, mas também é cabeça dura. Têm tudo, recebem bem e se calhar facilitam. Qualidade têm, são top mundial».

Em 2012 regressou ao United, mas esteve quase sempre nas reservas.
«Fiz uma boa pré-época com o plantel principal e o Ferguson até me elogiou publicamente. Depois nunca me pôs a jogar. Disse-me que eu ia ser uma boa dor de cabeça e afinal não apostou em mim. Amuei, desmotivei-me e caí um pouco. Estou mais feliz agora, no Rio Ave».

Jogar num dos grandes portugueses é um cenário que lhe agrada?
«Gostava de jogar no Sporting, identifico-me com o clube».

O Bebé vai ser um dos melhores jogadores portugueses?
«Quero ser e posso ser. Tenho qualidade para isso».

M

Marcos19

Guest
É uma entrevista interessante e aprende-se sempre algo com esta entrevista nomeadamente a parte da adaptação ao United,era interessante mostrar isso a todos os jovens que praticam futebol.

Como jogador noto valor nele,mas falta limar muitas arestas.

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Um jogador que nas mãos certas pode dar alguma coisa: El Ghanassi.

Actualmente pertence ao Gent da Bélgica. O West Bromwich tem opção até ao Final da Época para ficar com ele, embora o tenha emprestado ao Heerenven em Janeiro.

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,172
109
Matosinhos
a bolha fala no interesse do zborting num jovem peruano que ja foi falado aqui no forum creio que durante o sul americano sub 20,Yordy Reyna-alianza lima-medio,19 anos.

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
15,536
8,909
Toronto
Jogar num dos grandes portugueses é um cenário que lhe agrada?
«Gostava de jogar no Sporting,IDENTIFICO-ME COM O CLUBE».
-------------------------------------------------------------
tambem e loser por isso nao e jogador para o porto

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,172
109
Matosinhos
vamos lá recuperar este topico...

quem anda atento ao campeonato espanhol e nao vê so real e barça que opiniao tem sobre Vicente Iborra de la Fuente médio do levante?

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,172
109
Matosinhos
Carlos Eduardo e Filipe Augusto sao 2 jovens que no meu ver teriam espaço no futuro plantel do ngc.outros 2 jovens ja foram contratados ao guimaraes,Ricardo e Tiago Rodrigues.

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,172
109
Matosinhos
João Lucho \"2\" disse:
Um jogador que nas mãos certas pode dar alguma coisa: El Ghanassi.

Actualmente pertence ao Gent da Bélgica. O West Bromwich tem opção até ao Final da Época para ficar com ele, embora o tenha emprestado ao Heerenven em Janeiro.
concordei contigo e continuo a concordar :)

Yassine El Ghanassy-Gent-Bélgica-1990-07-12-medio esq-2.000.000 €
West Bromwich Albion's Yassine El Ghanassy in action