Rúben Neves

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,132
23,776
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
sirmister disse:
claro que é, é que não é sequer proximo, não é que isso seja mau, são jogadores diferentes. O Danilo tem uma capacidade fisica e uma velocidade com o qual o Ruben nunca vai conseguir competir.
O Pirlo é melhor que o Casemiro?

É que a comparação está posta nestes moldes.

Sem bola o Rúben é pior e tem de evoluir no momento de transição defensiva onde por falta de velocidade e ainda não ter aprimorado o posicionamento e a agressividade sofre um pouco.

Com bola e na leitura de jogo o Rúben é bem melhor porque tem aquilo que é mais difícil ter no futebol. A capacidade de jogar a 1, 2 toques com total visão e leitura de jogo e capacidade de meter passes verticais dentro do bloco defensivos adversários e fazer com que os artistas tenham tempo para pensar e desequilibrar. São jogadores como o Rúben que fazem acelerar o jogo, ou que dão tempo e espaço aos artistas da frente para decidirem.

Resumindo para mim o tecto do Rúben é superior ao do Danilo, sendo um Danilo um excelente jogador.O que o FS está a fazer na selecção podia o Porto fazer no clube, pondo o Rúben atrás e o Danilo à frente onde com a sua potência física no transporte empurrar a equipa para a frente. Aliás uma tripla Rúben -Danilo-Herrera seria gira de ver a jogar contra as grandes equipas na Champions. Jogando o Herrera à frente nas costas do PL pressionando que nem um maluco a saída de bola, o Rúben tendo o critério de saída e a capacidade de passe e o Danilo a faculdade de ganhar duelos e transportar a bola podiam fazer uma excelente tripla.

Posto isto se fosse ao Rúben faria esta época nos Wolves e nunca saíria para uma equipa com a ideia de jogo do Mourinho. O City ou o Liverpool era um fato que lhe serviria melhor.

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,650
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Treinador de Bancada disse:
O Pirlo é melhor que o Casemiro?

É que a comparação está posta nestes moldes.

Sem bola o Rúben é pior e tem de evoluir no momento de transição defensiva onde por falta de velocidade e ainda não ter aprimorado o posicionamento e a agressividade sofre um pouco.

Com bola e na leitura de jogo o Rúben é bem melhor porque tem aquilo que é mais difícil ter no futebol. A capacidade de jogar a 1, 2 toques com total visão e leitura de jogo e capacidade de meter passes verticais dentro do bloco defensivos adversários e fazer com que os artistas tenham tempo para pensar e desequilibrar. São jogadores como o Rúben que fazem acelerar o jogo, ou que dão tempo e espaço aos artistas da frente para decidirem.

Resumindo para mim o tecto do Rúben é superior ao do Danilo, sendo um Danilo um excelente jogador.O que o FS está a fazer na selecção podia o Porto fazer no clube, pondo o Rúben atrás e o Danilo à frente onde com a sua potência física no transporte empurrar a equipa para a frente. Aliás uma tripla Rúben -Danilo-Herrera seria gira de ver a jogar contra as grandes equipas na Champions. Jogando o Herrera à frente nas costas do PL pressionando que nem um maluco a saída de bola, o Rúben tendo o critério de saída e a capacidade de passe e o Danilo a faculdade de ganhar duelos e transportar a bola podiam fazer uma excelente tripla.

Posto isto se fosse ao Rúben faria esta época nos Wolves e nunca saíria para uma equipa com a ideia de jogo do Mourinho. O City ou o Liverpool era um fato que lhe serviria melhor.
Se reparares o que eu citei era sobre a capacidade defensiva de ambos, e o Danilo é muito melhor a esse nivel, não há comparação possível. 

De resto fazes uma boa comparação e concordo,  mas conceptualmente o Ruben é basicamente um numero 10 que joga como pivot e que deve ter alguem mais a frente que recue para a fazer o trabalho mais sujo como faziam o Ambrosini e o Gattuso  no Milan.

O Danilo pode fazer o trabalho que liberta quem está a frente dele e os laterais, como fez o Costinha e o Fernando no FCP.

No caso particular do FCP actual, não joga verdadeiramente com nenhum, o SC pretende outra coisa mais proxima de 2 box to box.

Por acaso tenho duvidas que o Ruben Neves fosse o jogar que o Guardiola quereria para trinco, claro que para o Guardiola os jogadores não podem apenas destruir, mas ele para aquele lugar tem tido tambem sempre jogadores agressivos, até porque ele liberta os que estão a frente.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,132
23,776
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
sirmister disse:
Se reparares o que eu citei era sobre a capacidade defensiva de ambos, e o Danilo é muito melhor a esse nivel, não há comparação possível. 

De resto fazes uma boa comparação e concordo,  mas conceptualmente o Ruben é basicamente um numero 10 que joga como pivot e que deve ter alguem mais a frente que recue para a fazer o trabalho mais sujo como faziam o Ambrosini e o Gattuso  no Milan.

O Danilo pode fazer o trabalho que liberta quem está a frente dele e os laterais, como fez o Costinha e o Fernando no FCP.

No caso particular do FCP actual, não joga verdadeiramente com nenhum, o SC pretende outra coisa mais proxima de 2 box to box.

Por acaso tenho duvidas que o Ruben Neves fosse o jogar que o Guardiola quereria para trinco, claro que para o Guardiola os jogadores não podem apenas destruir, mas ele para aquele lugar tem tido tambem sempre jogadores agressivos, até porque ele liberta os que estão a frente.
Discordo de ti só numa coisa, o Rúben Neves sem bola é mais agressivo do que o Pirlo era. Basta ver que o Wolverhampton joga com ele e o Moutão no meio campo e o Moutinho não é um jogador do perfil do Gattuso ou do Ambrosini. O problema do Rúben não é tanto a falta de agressividade, é mais a falta de velocidade que se reflecte na incapacidade de segurar as transições dos adversários. Em matéria de mindset e de espírito de luta sem bola o Rúben é mais do que capaz de jogar a 6.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,650
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Treinador de Bancada disse:
Discordo de ti só numa coisa, o Rúben Neves sem bola é mais agressivo do que o Pirlo era. Basta ver que o Wolverhampton joga com ele e o Moutão no meio campo e o Moutinho não é um jogador do perfil do Gattuso ou do Ambrosini. O problema do Rúben não é tanto a falta de agressividade, é mais a falta de velocidade que se reflecte na incapacidade de segurar as transições dos adversários. Em matéria de mindset e de espírito de luta sem bola o Rúben é mais do que capaz de jogar a 6.
O Moutinho não é o animal que era o Gatuso mas o perfil de trabalho é semelhante, e eles jogam com 5 defesas.

O Ruben não tem velocidade nem tem uma grande capacidade de choque.

Mas isto é a tal coisa a equipa tem necessidades, e essas necessidades não tem que ser suprimidas por um determinado jogador podem ser supridas por outros, é sempre uma questão de encaixar as peças.

Pessoalmente e se calhar porque cresci a ver o jogo dessa maneira, gosto de ver uma equipa com um trinco á imagem do Fernando que ficava podiam subir os laterais os medios que ele compensava tudo, depois havia quem construísse.

 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Eu espero ver o Ruben no City em breve. À semelhança do Bernardo, tem tudo para explodir depois de um ou dois anos lá. Pode ser o melhor 6 do mundo. E nota-se bem a maneira como o Fernandinho emperra aquele jogo comparando com os colegas.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Ruben Neves e Dalot deviam ter sido bem protegidos. Era 2 jogadores que só alguém muito distraido não via o valor deles.

Temos mais alguns que só se a SAD tiver distraida não vêm o valor com alguma antecipação.
Vamos a ver o que acontece com o Fabio Silva... estou curioso.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,835
5,971
45
Lisboa
slowboy disse:
Ruben Neves e Dalot deviam ter sido bem protegidos. Era 2 jogadores que só alguém muito distraido não via o valor deles.

Temos mais alguns que só se a SAD tiver distraida não vêm o valor com alguma antecipação.
Vamos a ver o que acontece com o Fabio Silva... estou curioso.
Acho que são duas situações diferentes. Por muito amor ao clube que ambos tivessem, só um deles é que queria ficar o outro nem por isso. Estivemos muito mal no primeiro, mas no segundo nunca tivemos grandes hipóteses.
 

Marco Costa

Superior
30 Maio 2017
43
28
Concordo com a ideia do Slowboy. Vamos ver o que fazem com o Fábio Silva e com o Afonso Sousa. Duas pérolas que não enganam até quem nunca viu futebol. Nem é preciso ser scout. Sobre os Diogos vamos ver qual o plano para eles e de que forma podem entrar na equipa A. Curioso também em saber o que se fará ao Rui Pedro... um talento enorme que vamos desperdiçar por falta de orientação mais "dura". Aguardemos.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,835
5,971
45
Lisboa
Marco Costa disse:
Concordo com a ideia do Slowboy. Vamos ver o que fazem com o Fábio Silva e com o Afonso Sousa. Duas pérolas que não enganam até quem nunca viu futebol. Nem é preciso ser scout. Sobre os Diogos vamos ver qual o plano para eles e de que forma podem entrar na equipa A. Curioso também em saber o que se fará ao Rui Pedro... um talento enorme que vamos desperdiçar por falta de orientação mais "dura". Aguardemos.
Neste momento o Fábio e o Afonso são o dia e a noite, nada a ver em termos de evolução.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,132
23,776
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Afonso nos sub 15 era o craque da equipa. Nos sub 19 sendo de 2º ano nem titular é. Parece-me que estagnou, o qe se agravou com a sua não evolução física. Quanto ao Fábio Silva faz um ano em cada escalão de formação e com 16 anos e 2 meses já é o craque da equipa sub 19. Para o ano deveria fazer estágio com a equipa principal no início de época, pois logo se veria se ficaria na B ou na A. É um potencial jogador de classe mundial, como o era o Dalot e o Rúben Neves. No caso dele ainda deve ser tratado com mais cuidado porque  PL de classe mundial são pagos a preço de ouro. É jogador para no futuro, se tudo correr bem e o clube se proteger contratualmente bater o recorde de vendas de Portugal. Vejo nele potencial para pegar nas botas do CR7 quando este se retirar da selecção.
 

Marco Costa

Superior
30 Maio 2017
43
28
Achas do Fábio isso tudo? Para mim o Dalot foi o melhor jogador dos ultimos anos da formação. Melhor até que o Ruben. Sendo que o Neves teve mais sorte conjuntural em ser chamado aos A muito cedo. Mas agora ainda fiquei mais entusiasmado com o Fábio!
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Acho que são duas situações diferentes. Por muito amor ao clube que ambos tivessem, só um deles é que queria ficar o outro nem por isso. Estivemos muito mal no primeiro, mas no segundo nunca tivemos grandes hipóteses.
Isso é desculpabilizar a incompetência.
Ninguém vai jogar por amor ao clube neste momento, principalmente quando estes putos estão expostos ao rodar de dinheiro que existe na equipa B (existe aí um artigo muito interessante dos 20 e tal brasileiros que contratámos, alguns sem sequer jogar na equipa B). Até eu se fosse bom queria que me pagassem como tal. Não ia ser comido enquanto os outros se enchiam.

Como é que fez jogos na primeira liga sem ter renovado?
Ele nos primeiros jogos de equipa B viu-se logo que era máquina, até nos Juniores dava para ver.

Andaram a dormir, como andam a dormir com outras renovações.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,132
23,776
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Marco Costa disse:
Achas do Fábio isso tudo? Para mim o Dalot foi o melhor jogador dos ultimos anos da formação. Melhor até que o Ruben. Sendo que o Neves teve mais sorte conjuntural em ser chamado aos A muito cedo. Mas agora ainda fiquei mais entusiasmado com o Fábio!
O Fábio tem mantido a média de um golo por jogo (ou perto disso) jogando com jogadores 2 anos mais velhos. E não o faz por estar mais maturado fisicamente, faz por ser um projecto de PL completíssimo. Tem técnica velocidade, sabe jogar de costas, sabe se movimentar, sabe jogar entre linhas. Tem de melhorar um pouco o jogo de cabeça e ganhar um pouco mais de músculo para aguentar os centrais do futebol sénior mais corpulentos. De resto tem todo um arsenal para ser um PL de eleição.

Comparando-o ao Dalot, o Dalot tinha uma vantagem, uma estampa física notável que aliando à sua mentalidade fez com que não se sentisse o salto para o futebol adulto. Acredito que o Fábio sinta um pouco mais esse salto, mas parecendo-me como me parece um jogador que ganhará o cabedal para jogar com os adultos com relativa facilidade, e tendo como te disse um entendimento do jogo notável julgo que temos em mãos um projecto de PL de eleição.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,835
5,971
45
Lisboa
Marco Costa disse:
Achas do Fábio isso tudo? Para mim o Dalot foi o melhor jogador dos ultimos anos da formação. Melhor até que o Ruben. Sendo que o Neves teve mais sorte conjuntural em ser chamado aos A muito cedo. Mas agora ainda fiquei mais entusiasmado com o Fábio!
Ele acha e eu concordo. Comparando com a muita qualidade que temos tido nos PL da formação é o mais completo de todos, talvez mais parecido com o Rui Pedro mas mais rápido, tecnicamente mais evoluído (sendo que o Rui já é muito bom) e principalmente com a cabeça no lugar.
Claro que esta é uma fase crítica para o Fábio, e podem sempre surgir problemas imprevistos na evolução dos jogadores (como foi o caso do Afonso), mas neste momento é um Monstro em potência, só equiparado em Portugal ao Félix.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,835
5,971
45
Lisboa
slowboy disse:
Isso é desculpabilizar a incompetência.
Ninguém vai jogar por amor ao clube neste momento, principalmente quando estes putos estão expostos ao rodar de dinheiro que existe na equipa B (existe aí um artigo muito interessante dos 20 e tal brasileiros que contratámos, alguns sem sequer jogar na equipa B). Até eu se fosse bom queria que me pagassem como tal. Não ia ser comido enquanto os outros se enchiam.

Como é que fez jogos na primeira liga sem ter renovado?
Ele nos primeiros jogos de equipa B viu-se logo que era máquina, até nos Juniores dava para ver.

Andaram a dormir, como andam a dormir com outras renovações.
O Tó Zé tb jogou na equipa A, e concordarás comigo que nunca na vida mereceria um contrato igual aquele que o Dalot nos pedia (não faço ideia qto mas tenho a certeza que foi muito). Isto para dizer que se tivéssemos que renovar e a pagar bem a todos os que se estrearam pela A, já tínhamos ido à falência.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,945
9,151
Vlk disse:
O Tó Zé tb jogou na equipa A, e concordarás comigo que nunca na vida mereceria um contrato igual aquele que o Dalot nos pedia (não faço ideia qto mas tenho a certeza que foi muito). Isto para dizer que se tivéssemos que renovar e a pagar bem a todos os que se estrearam pela A, já tínhamos ido à falência.
O Tozé é um Rui Moreira ou algo assim, bom jogador e tal mas nunca para um Porto longe longe disso.
E o Dalot merecia o contrato que queria, porque pra mim o jogador ganha pela qualidade e mediatismo, e isso é dos que tinha mais no plantel.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,945
9,151
Vlk disse:
Ele acha e eu concordo. Comparando com a muita qualidade que temos tido nos PL da formação é o mais completo de todos, talvez mais parecido com o Rui Pedro mas mais rápido, tecnicamente mais evoluído (sendo que o Rui já é muito bom) e principalmente com a cabeça no lugar.
Claro que esta é uma fase crítica para o Fábio, e podem sempre surgir problemas imprevistos na evolução dos jogadores (como foi o caso do Afonso), mas neste momento é um Monstro em potência, só equiparado em Portugal ao Félix.
Em termos de qualidade concordo sem dúvida, mas se irá ser lançado na equipa A não sei. Agora desde o Rúben Neves e Renato Sanches que não vejo portugueses jovens como eles. Temos de aproveitar melhor a equipa B para evoluir os jogadores que podem atingir a A, não vamos andar com Musas e Djims que sabemos que nunca irão lá chegar...agora é obrigatório jogadores como o Rui Pedro e Romário Baró jogarem porque só esses e o Diogo Queirós conseguem ser de 11 titular se forem bem geridos claro.