Ricardo Pereira

• Iniciador de Tópicos dragoseiro
  • Data de início

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
sirmister disse:
Bosimgwa até era um trinco, de resto não é excepção, tem sido muitos os extremos que recuam e com sucesso, mais do que laterais de raiz a aparecer.. Miguel (slm), Miguel Mopes, joão pereira, Paulo Ferreira, Eliseu andou a jogar também a lateral....
Excepções aqueles que se tornam jogadores de grande categoria...

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
8Chilavert8 disse:
O Varela tambem nunca teve nada disso(magia ou drible estonteante) e fez uma boa carreira, o Licá é pior avançado que o Ricardo e ninguem o quer colocar a lateral direito.
Ser avançado de ala ou extremo não precisa de mil dribles ou criatividade a rodos(vide Simão, Overmars etc)
Pensar em Ricardo para a lateral com avançados como Licá no plantel e no momento de forma do Varela é um tanto ou quanto hilariante.
Olha que agora és tu que só estás a olhar para o presente e não a pensar no futuro... sim podemos comparar o Ricardo com os extremos que temos e dizer que ele tem lugar de caras como extremo e merecia muito mais oportunidades... sim também podemos dizer que o Ricardo tem condições para fazer uma boa carreira como extremo...mas... e é neste mas que gostava que refletisses...o Ricardo será extremo para ser titular do Porto de caras...será extremo desse nivel?  é que eu acho ( e sublinho a parte do eu) que ele tem tudo para ser um lateral de eleição no futuro...e honestamente prefiro ter um lateral de eleição já por cá no futuro quando o Danilo sair do que um extremo bom agora...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,300
51,540
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
8Chilavert8 disse:
Excepções aqueles que se tornam jogadores de grande categoria...
E quem são os laterais de raiz de grande categoria que por ai aparecem?...

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
sirmister disse:
E quem são os laterais de raiz de grande categoria que por ai aparecem?...
Os grandes laterais sempre foram laterais não foram adaptações.
Daniel Alves, Lahm, Marcelo.
Normalmente a taxa de sucesso é mais elevada quando se faz o inverso(começar como lateral e depois ser medio ala)

6 Novembro 2013
2,951
756
Porto
8Chilavert8 disse:
Normalmente a taxa de sucesso é mais elevada quando se faz o inverso(começar como lateral e depois ser medio ala)
Depende. Tens o Coentrão, por exemplo, que apesar de ter jogado no Carnide para mim é um grande jogador ,um dos melhores laterais esquerdos que aí andam (no real madrid é suplente porque tem o provável melhor lateral esquerdo do mundo ,Marcelo). E ele começou a médio-ala.

Tens também um Senhor Exemplo chamado Bosingwa que começou a extremo  e foi o Lateral que foi.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
dragao_de_ramalde disse:
Depende. Tens o Coentrão, por exemplo, que apesar de ter jogado no Carnide para mim é um grande jogador ,um dos melhores laterais esquerdos que aí andam (no real madrid é suplente porque tem o provável melhor lateral esquerdo do mundo ,Marcelo). E ele começou a médio-ala.

Tens também um Senhor Exemplo chamado Bosingwa que começou a extremo  e foi o Lateral que foi.
Acho que não seguiste a conversa! eu no inicio disse que Bosingwa e Coentrão são as excepcções e não a regra.
Sempre que se fizer uma adaptação é mais fácil que não dê em nada.
O problema é que as pessoas acham que se aconteceu uma vez pode acontecer sempre...
Normalmente em cada 10 sai um coentrão e noutros 10 outro Bosingwa

6 Novembro 2013
2,951
756
Porto
8Chilavert8 disse:
Acho que não seguiste a conversa! eu no inicio disse que Bosingwa e Coentrão são as excepcções e não a regra.
Sempre que se fizer uma adaptação é mais fácil que não dê em nada.
O problema é que as pessoas acham que se aconteceu uma vez pode acontecer sempre...
Normalmente em cada 10 sai um coentrão e noutros 10 outro Bosingwa
Ok desculpa. Ainda assim, acredito que tem potencial para ser esse 1/10.

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,541
5,732
8Chilavert8 disse:
Tirando o Bale, diz-me lá um que tenha começado a lateral e passou para extremo e se tenha tornado num grande extremo...

Atenção que eu até concordo contigo quando dizes que se deve dar uma oportunidade ao Ricardo como extremo, porque penso que ele também tem potencial. Não para ser um Cristiano Ronaldo, mas tem potencial para ser pelo menos um jogador útil do género do Varela. Como lateral também lhe reconheço algum potencial, mas teria de ser muito bem trabalhado...

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
RXavier10 disse:
Tirando o Bale, diz-me lá um que tenha começado a lateral e passou para extremo e se tenha tornado num grande extremo...

Atenção que eu até concordo contigo quando dizes que se deve dar uma oportunidade ao Ricardo como extremo, porque penso que ele também tem potencial. Não para ser um Cristiano Ronaldo, mas tem potencial para ser pelo menos um jogador útil do género do Varela. Como lateral também lhe reconheço algum potencial, mas teria de ser muito bem trabalhado...
Michel Bastos,Cesar (ex internacional brasileiro do Inter e da Lazio),Zé Roberto( ex Leverkusen,Real Madrid, Bayern Munique, Hamburgo), Mancini(ex Roma e Inter), Leonardo(ex PSG e MIlan actual diretor técnico), Serginho(ex Milan)
É preciso mais exemplos?

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,644
30,824
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Curioso que só citas laterais\extremos brasileiros. Todos sabemos o perfil dos laterais brasileiros, são autênticos extremos mascarados, forte componente ofensiva e fracos no processo defensivo. No Brasileirão é cultural, os laterais são autênticos alas, tal como em Inglaterra por exemplo o sistema base ser o 4-4-2. O Ricardo tem duas coisas que os grandes laterais têm. Uma disponibilidade física(entenda-se resistência) acima da média, e parece-me ser um jogador disciplinado com vontade de aprender. Usas o Varela e Licá como comparação, mas como o patamar de exigência do Porto tem de ser mais alto é mais uma razão para recuar no terreno

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Treinador de Bancada disse:
Curioso que só citas laterais\extremos brasileiros. Todos sabemos o perfil dos laterais brasileiros, são autênticos extremos mascarados, forte componente ofensiva e fracos no processo defensivo. No Brasileirão é cultural, os laterais são autênticos alas, tal como em Inglaterra por exemplo o sistema base ser o 4-4-2. O Ricardo tem duas coisas que os grandes laterais têm. Uma disponibilidade física(entenda-se resistência) acima da média, e parece-me ser um jogador disciplinado com vontade de aprender. Usas o Varela e Licá como comparação, mas como o patamar de exigência do Porto tem de ser mais alto é mais uma razão para recuar no terreno
Eu tinha que utilizar outras nacionalidades?Gonzalo Castro Rondon medio extremo do Leverkusen alemão começou como lateral mas agora é medioala extremo(e dos bons)
O Emanuelson quando apareceu no Ajax jogou primeiramente como defesa lateral e passado 2 ou 3 anos subiu para medio ala extremo.
Se fores bem a ver são muito poucos os que passaram de extremos para laterais e melhoraram(curiosamente os portugueses até foram aqueles que tiveram mais sucesso)
Jordi Alba é um dos casos raros.
Mas eu acho que é mais natural haver mais sucesso no processo defesa para médio extremo  do que no processo medio extremo para defesa.
Mudar o "chip"(leia se orientação mental) de defesa para ataque é mais facil do que ataque para defesa!

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,541
5,732
8Chilavert8 disse:
Michel Bastos,Cesar (ex internacional brasileiro do Inter e da Lazio),Zé Roberto( ex Leverkusen,Real Madrid, Bayern Munique, Hamburgo), Mancini(ex Roma e Inter), Leonardo(ex PSG e MIlan actual diretor técnico), Serginho(ex Milan)
É preciso mais exemplos?
Michel Bastos foi um grande extremo?

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
RXavier10 disse:
Michel Bastos foi um grande extremo?
É internacional brasileiro e tem uma carreira interessante.Não é optimo mas é um bom futebolista(seria titular no FCP sem duvidas).Concerteza que alguns foram/são melhores que os outros.
Seja como for aquilo que eu queria dizer é que é mais dificil transformar um extremo num lateral do que lateral num extremo e por causa disso os casos de sucesso são raros  quando se transforma(ou se tenta) um extremo num lateral(lembro me dos 3 casos portugueses e do Alba)
Transformar o Ricardo num lateral pode dar certo mas existe uma alta probabilidade de não funcionar( e de torrarmos a carreira ao jogador)
Eu acho que o Ricardo pode ser um jogador que pelo menos fará uma carreira igual ao do Varela como extremo(muitos dirão que é pouco eu digo que fez uma boa carreira tendo em conta as circunstancias)

S

sinal

Guest
8Chilavert8 disse:
É preciso mais exemplos?
O César e o Michel Bastos!? A sério Chilavert?

Foram bons jogadores, nada mais que isso, colocá-los na mesma frase que o Zé Roberto e Leonardo é um insulto para estes 2 últimos, aliás o Zé Roberto foi um excelente extremo, mas onde ele foi realmente extraordinário foi a médio interior e não a extremo. O Leonardo notabilizou-se a extremo e também a 10.
A tua lista só tem brasileiros, o que quer dizer alguma coisa, fora os Brasileiros só me lembro do Bale e o Sorín, que evoluíram de lateral para extremo. O Zanetti também subiu no terreno com o decorrer da idade, mas não para extremo mas sim para o meio campo.

Tanto é excepção jogadores de classe mundial adaptados de lateral a extremo como o contrário.
Laterais de classe que foram adaptados: Bosingwa, Coentros, Paulo Ferreira, (2 extraordinárias épocas cá), Zambrotta e deixei o melhor para o fim: Cafú, lembras-te dele? Sim esse começou a carreira a...extremo/atacante! Foi o Telé Santana que o converteu em lateral.

Sobre o Ricardo, concordo que deveria ser uma aposta mais regular, é um miúdo que tem algum talento, no entanto penso que já deu sinais que o seu futuro passará pela lateral e não por ser um extremo, aliás no Vitória de Guimarães fez alguns jogos aí e saiu-se muito bem.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
sinal disse:
O César e o Michel Bastos!? A sério Chilavert?

Foram bons jogadores, nada mais que isso, colocá-los na mesma frase que o Zé Roberto e Leonardo é um insulto para estes 2 últimos, aliás o Zé Roberto foi um excelente extremo, mas onde ele foi realmente extraordinário foi a médio interior e não a extremo. O Leonardo notabilizou-se a extremo e também a 10.
A tua lista só tem brasileiros, o que quer dizer alguma coisa, fora os Brasileiros só me lembro do Bale e o Sorín, que evoluíram de lateral para extremo. O Zanetti também subiu no terreno com o decorrer da idade, mas não para extremo mas sim para o meio campo.

Tanto é excepção jogadores de classe mundial adaptados de lateral a extremo como o contrário.
Laterais de classe que foram adaptados: Bosingwa, Coentros, Paulo Ferreira, (2 extraordinárias épocas cá), Zambrotta e deixei o melhor para o fim: Cafú, lembras-te dele? Sim esse começou a carreira a...extremo/atacante! Foi o Telé Santana que o converteu em lateral.

Sobre o Ricardo, concordo que deveria ser uma aposta mais regular, é um miúdo que tem algum talento, no entanto penso que já deu sinais que o seu futuro passará pela lateral e não por ser um extremo, aliás no Vitória de Guimarães fez alguns jogos aí e saiu-se muito bem.
Eu falei no Gonzalo Castro tambem...
Eu aquilo que eu disse é que era mais dificil converter um extremo em lateral do que lateral em extremo(como é obvio) e como tal é natural haver mais casos de sucesso na conversão de lateral para extremo.
Sobre o Cesar e o sobre o Michel Bastos não eram génios mas eram bons jogadores.
Em todos os nomes de extremos convertidos a lateral também existem uns melhores que outros.
Só vos quero lembrar de uma coisa o danilo é originalmente volante pela direita e agora joga a lateral e há clara perda de qualidade.
As conversões só são efectivas quando há ganho claro de qualidade

S

sinal

Guest
8Chilavert8 disse:
Eu falei no Gonzalo Castro tambem...
Eu aquilo que eu disse é que era mais dificil converter um extremo em lateral do que lateral em extremo(como é obvio) e como tal é natural haver mais casos de sucesso na conversão de lateral para extremo.
Sobre o Cesar e o sobre o Michel Bastos não eram génios mas eram bons jogadores.
Em todos os nomes de extremos convertidos a lateral também existem uns melhores que outros.
Só vos quero lembrar de uma coisa o danilo é originalmente volante pela direita e agora joga a lateral e há clara perda de qualidade.
As conversões só são efectivas quando há ganho claro de qualidade
Isso da adaptação ser mais fácil num caso ou noutro, não consigo avaliar, até porque o número de casos deve andar equilibrado.

Estás enganado, a posição original do Danilo é a lateral-direito, foi adaptado a médio-interior no Santos, correu bem e até acho que teria bem mais rendimento nesse lugar, acho que o Danilo no fundo tem características de médio e não de lateral, mas a posição aonde ele se iniciou foi a lateral. Mas a 'adaptação' foi a médio interior, não a extremo, e o que estamos a falar é de adaptações extremo-lateral ou lateral-extremo.

8Chilavert8 disse:
O Cafú e o Zambrotta não foram grandes laterais? Essa tua teoria é uma falácia.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
sinal disse:
Isso da adaptação ser mais fácil num caso ou noutro, não consigo avaliar, até porque o número de casos deve andar equilibrado.

Estás enganado, a posição original do Danilo é a lateral-direito, foi adaptado a médio-interior no Santos, correu bem e até acho que teria bem mais rendimento nesse lugar, acho que o Danilo no fundo tem características de médio e não de lateral, mas a posição aonde ele se iniciou foi a lateral. Mas a 'adaptação' foi a médio interior, não a extremo, e o que estamos a falar é de adaptações extremo-lateral ou lateral-extremo.

O Cafú e o Zambrotta não foram grandes laterais? Essa tua teoria é uma falácia.
Sinal não estou nada enganado o Danilo apareceu no America mineiro em 2009 e fez os ultimos 9 jogos da Serie C a médio, o titular do America MG na lateral direita era um jogador chamado Evanilson(ex Dortumund e internacional Brasileiro).O treinador nunca o viu como o lateral por o considerar lento para a posição e para aproveitar a sua meia distancia
Em 2010 o Danilo jogou o campeonato mineiro todo a medio(tendo inclusivé feito 2 golos que eliminou o atl mineiro) em 2010 o Danilo foi adquirido pelo Santos quando o titular da lateral direita era o Jonathan(actualmente no Inter de Milan)  e depois em 2011 foi um dos jogadores mais importantes na libertadores a jogar a médio.
Se achas que estou a mentir vai aos sites da federação mineira e paulista de futebol e a CBF  tão lá as fichas de jogo para poderes confirmar.

S

sinal

Guest
8Chilavert8 disse:
Sinal não estou nada enganado o Danilo apareceu no America mineiro em 2009 e fez os ultimos 9 jogos da Serie C a médio, o titular do America MG na lateral direita era um jogador chamado Evanilson(ex Dortumund e internacional Brasileiro).O treinador nunca o viu como o lateral por o considerar lento para a posição e para aproveitar a sua meia distancia
Em 2010 o Danilo jogou o campeonato mineiro todo a medio(tendo inclusivé feito 2 golos que eliminou o atl mineiro) em 2010 o Danilo foi adquirido pelo Santos quando o titular da lateral direita era o Jonathan(actualmente no Inter de Milan)  e depois em 2011 foi um dos jogadores mais importantes na libertadores a jogar a médio.
Se achas que estou a mentir vai aos sites da federação mineira e paulista de futebol e a CBF  tão lá as fichas de jogo para poderes confirmar.
Estás enganado sim.

Aqui ficam alguns comentários de algumas pessoas que conhecem muito bem o Danilo.

Ney Franco, seleccionador brasileiro de sub-20 na altura que o Danilo estava na selecção:
"Danilo é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. COMEÇOU A CARREIRA COMO LATERAL, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa. É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo. Danilo foi muito importante na nossa vitória no Sul-Americano e tem qualidade para substituir, no futuro, Dani Alves e Maicon na selecção principal. Pelo menos é essa a convicção dos responsáveis da CBF"

Adilson Barros (Jornalista do Globo)
"EMBORA SEJA LATERAL-DIREITO DE ORIGEM, actua muito bem no meio-campo, como volante de saída. Não é um grande marcador. Quando joga como lateral, costuma ir muito à frente e a equipa precisa de ter uma cobertura para suas subidas. Desperdiça a posse de bola por erros de passe, mas tem melhorado. O estilo de jogo parecido com o do Ramires: tem muita força física, sai de trás com velocidade e chega bem à frente, rematando à baliza. Evoluiu muito neste ano e tem a vantagem de ser versátil, foi um dos melhores"

Carlos Padeiro (Jornalista do UOL) " É UM LATERAL-DIREITO DE ORIGEM, mas no Santos passou a jogar como volante e tornou-se num dos principais jogadores na conquista da Libertadores. Apoia e finaliza muito bem; adaptou-se ao meio-campo. Às vezes fica um pouco desligado em campo e comete erros bobos, mas tem evoluído bastante neste ano. O seu faro ofensivo fica comprovado no número de golos na Libertadores. Marcou quatro, só ficou atrás de Neymar, com seis. Provável titular do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Para a seleção principal, porém, tem dois concorrentes muito fortes, Maicon e Daniel Alves, e terá de esperar."

Aliás, aqui no fórum essa questão já foi discutida no tópico do Danilo, recua umas valentes páginas que tens lá a história do Danilo. O que é certo é que o Danilo começou a lateral-direito, agora se é melhor a médio que a lateral, para mim é, nesse aspecto concordo contigo.

P.S. Por acaso fui ver uma das fichas a da final da série C 2009, e pelo o que percebi, o América MG jogava num sistema de 3 defesas centrais, com 2 laterais ofensivos e o Danilo está lá como lateral, o Evanílson não jogou esse jogo. Eu não te chamei mentiroso, nem o vou fazer, até porque para mim, o Danilo até pode ter começado a lateral, mas é a médio interior (estilo Ramires) que é melhor.