Quando se fala em Deco até fico arrepiado. O meu futebolista preferido de sempre. A verdade é que, em termos de magia, duvido que o Mágico já tivesse tanta como o Mora aos 17...
Não vi o prime Futre nem o Madjer por isso só posso falar do Deco e para mim não houve sequer nenhum que se aproximasse do nosso Anderson Luis de Sousa nos últimos 25 anos. Nem sequer ameaçou.
Deco de 2002-2004 era material de Bola de Ouro, que não ganhou por politiquices. O melhor do mundo. Tirando Benfica com o Eusébio e - discutivelmente - o Porto com o Futre, nenhum outro clube português teve o melhor do mundo no ano em que ele foi efetivamente o melhor do mundo.
É por isso para mim sempre difícil fazer comparações. Depois do Deco, houve bons médios mas nenhum com o seu perfil. Tivemos excelentes 8s, a quem faltava sempre qualquer coisa para darem bons 10s, como o Lucho, o Vitinha, o Moutinho. E 10s de topo tivemos ainda menos, porque a própria posição foi desfalecendo com a evolução tática do futebol ao longo dos anos.
Dificilmente o Mora fica cá tempo suficiente para chegar a ser o que o Deco foi para o Porto mas que se faça por protelar ao máximo a saída do miúdo, que vale qualquer bilhete.