As cláusulas nunca são pagas. Outra vez a mesma história. O que é pago é o valor da mesma. Coisas totalmente diferentes. Cláusula paga mesmo só me lembro da do Neymar.
Se não me engano, o Bayern já o fez algumas vezes, por exemplo com o Gotze, quando estava no Borussia. Até levou a que os alemães deixassem de aceitar colocar cláusulas nos seus jogadores. Também o fizerem com o Javier Martinez, no fim do mercado e deixaram o Bilbao desfalcado, sem ir a tempo de contratar em tempo útil, se bem me recordo. Há muitos mais casos, até bem mais recentes, mas é raro, sim.
De qualquer forma, não é assim tão relevante se a cláusula é ativada ou não, porque o negócio faz-se na mesma.
O valor da cláusula acaba por colocar um teto ao valor a que uma possível transferência se possa vir a realizar. Esse valor pode ser até ligeiramente superior ao da cláusula, por questões fiscais e de prazos de pagamento, mas não vai fugir muito disso.
O caso do Chico é um dos que a cláusula baixa é realmente um problema, porque mesmo sendo improvável que seja ativada, implica que nunca iremos fazer muito mais do que 30M com a venda. Com o Mora é parecido, mas menos grave.