Eu não me pronuncio muito nestas questões porque embora treinadores de bancada sejamos quase todos mas futebol não é atletismo ou ténis de mesa.
Não significa ir buscar aquele craque, mesmo que tivéssemos o dinheiro do City por exemplo, que resolve uma situação - pode adaptar-se ou não se adaptar ao esquema de jogo.
Dou um exemplo recente;
O benfica foi buscar aquele Ferreyra e o Castillo - tudo jogadores conhecidos e correu mal. Acabou por correr bem com um Sferovic que estava "desgastado" perante quem o via jogar e com um jogador que estava na B o Félix.
O Jonas quase nem jogou mas o Félix fez quase o mesmo que ele fazia (isto ao lado do citado Sferovic).
Isto para demonstrar que não é fácil acertar com aquisições e se formos então buscar jogadores sem nível, e podia citar alguns nossos mas ñao quero, então o caldo fica cada vez mais entornado.
Indo ao nosso plantel;
Não voltando Casillas temos que arranjar um guarda-redes acima de decente.
Para substituir Militão e Felipe precisamos pelo menos de um que dê garantias. Nestes lugares de guarda-redes e centrais é mais fácil acertar na escolha certa.
Saíndo Telles temos que arranjar um defesa esquerdo que já não digo tão bom como ele mas que faça bem o lugar.
Sai Maxi, e fica um bom salário para pagar, é preciso alguém porque acho Manafá curto e tenho dúvidas se "temos jogador".
Sai Herrera. Aqui o meio campo é ponto fulcral. Mas com SC parece um setor desprezado. Eu se falasse isto com ele diria que não, viria com as dinámicas, que é tudo de dinámicas que o sistema é secundário (em parte é por outro lado não é).
Na frente sai Brahimi e talvez Marega. A frente já não agradava porque a eficácia era fraca em jogos fulcrais e que fazer?! Normalmente neste setor é que para acertar é preciso não comprar por "catálogo" saber muito bem as caraterísticas do jogador e mesmo assim falha-se em todo o lado. Já citei o caso do nosso "vizinho".
Se houvesse massa e viesse por impensável que fosse um Harry Kane (Spurs) depende muito do que o treinador implementa no sistema da equipa.
Tivemos o "anti" SC que foi Lopetegui com o tiki taka e foi um fracasso e não apenas aqui. Deu numa determinada altura no Barcelona mas com 2,3,4 jogadores que acionavam bem o sistema e não apenas Messi - agora é Messi e mais 10 e bem se lixaram contra o Liverpool. Já não é o tiki taka mas também não entendi bem o que é aquilo.
Juventus que acompanhei uma dezena de jogos por via de estar lá o Ronaldo foi um fiasco.
Regresso de Zidane ao Real Madrid até agora um insucesso completo - em vez de melhorar está cada vez pior. Mas esses podem andar 2,3 anos sem ganhar nada que recentemente ganharam muito. NÓS NÃO PODEMOS.
Tarefa difícil para PdC e treinador mas estão lá para saberem o que fazer - principescamente pagos (refiro-me a PdC e restante SAD e não sei o que alguns andam lá a fazer - nem salário mínimo mereciam - e digo isto porque não sei e ninguém sabe o que alguns lá "produzem" - É segredo?! Um clube desportivo, uma SAD não é a CIA.