Esses 4 anos vão servir para sempre para escudar o SC.
Mas só esses 4. Não interessa falar de mais nenhuns nem do pormenor do escândalo do mails ter rebentado exatamente antes dele entrar nem das repercussões que isso teve ou até do forte desinvestimento do regime nessa época. Ignoremos contextos.
Por isso mesmo eu prefiro esperar para ver o que o tempo nos dirá. Estou muito curioso para ver a carreira futura do SC. Para já não parece suscitar grande interesse fora daqui. Veremos no futuro com o empurrão Mendes.
Não me importa analisar um tempo que não existe mais. O do Porto dominador e mais, muito mais, competente que os adversários internos. Isso acabou. O clube luta hoje para voltar a ganhar, para reequilibrar o jogo de forças no nosso futebol, não para retomar o domínio perdido. Apenas a SAD poderá mostrar-nos se estamos ou não em condições de reassumir uma posição de monopólio de conquistas. Importa-me ver qual é o contexto actual do clube, pois será mais lógico e provável que os próximos acontecimentos se insiram nesse contexto próximo e não num passado mais distante.
A divulgação dos emails foi muito importante, pois permitiu um arranjo temporariamente distinto quanto aos jogos de influência. Isso mostra que o trabalho é mais árduo neste momento, não basta escolher um bom treinador. Torna-se necessário actuar fora das quatro linhas. ... onde se enfiou a liderança? Regressou para onde quer que se havia escondido nos anos que antecederam a divulgação dos emails. Já aconteceram coisas espantosas neste campeonato. A Liga interdita um relvado assim que lá jogamos e perdemos pontos... enfim... e o Benfica é carregado às costas nos Açores. ... nenhum dirigente abriu a boca. É impressionante. Revela que o efeito emails já lá vai e que se mantém a incapacidade para reequilibrar o tabuleiro.
Conceição não precisa de ser escudado, já o é, a própria administração mostra-se satisfeita com o seu trabalho. Não tenho grande interesse quanto ao futuro da sua carreira, tal como não tive acerca de Vítor Pereira. Interessa-me que façam qualquer coisa no Porto, como ambos fizeram. O actual treinador fez o suficiente não para se perpetuar indefinidamente no cargo, mas seguramente para ser respeitado. ... mas é a direcção que tem de dirigir o clube, não são os adeptos. Que escolham alguém melhor ou peçam ao Mendes para cá meter alguém.