A SAD tem culpas no cartório por não ter arranjado um substituto para o Ricardo e um extremo competente para concorrer com Corona. Mas garantiu ao SC que não sairia mais nenhum titular a não ser pela clásula, e cumpriu.
E chegaram Militão, Bazoer, Mbemba e mais dois ou três. Se Marega e Herrera não foram vendidos por uns 50 M, deve ter sido foi porque o SC "exigiu" que eles ficassem.
Portanto, creio que o responsável por este futebolzinho que temos apresentado não pode ser outro senão o SC.
Eu tinha esperanças de que nesta época o SC demonstrasse que era um grande treinador, capaz de pôr e equipa a jogar em diferentes sistemas, em função do adversário e das necessidades do jogo.
Infelizmente, começo a convencer-me de que o SC só tem uma fórmula, que consiste em: 1) pressão alta para recuperar a bola rapidamente, 2) chutão ou lançamento em profundidade e 3) bolas paradas. Se isto não resultar, passar ao Brahimi a ver se ele resolve numa jogada individual. Na maior parte dos jogos, o nosso jogo ofensivo é isto. O meio campo não sabe construir, e o único jogador capaz de pausar o jogo, de virar o flanco do jogo e jogar de cabeça levantada (ou seja, Óliver) fica sistemáticamente no banco, mesmo que já tenha demonstrado que é capaz de trazer coisas novas à equipa.
O problema é que esta fórmula do SC só é eficaz se os jogadores mantiverem ao longo da época uma forma excepcional, se não estourarem físicamente. No ano passado deu para vencer o campeonato, à rasca, e por isso ficaremos sempre infinitamente gratos ao SC, mas é preocupante perceber que o SC, pelos vistos, não consegue passar disto em termos tácticos.
Espero que ele ainda me prove que estou errado, e que em Maio estejamos todos a festejar. Mas a minha confiança já esteve mais alta.