http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
SÉRGIO CONCEIÇÃO: É UM JOGO DIFÍCIL, MAS MAIS UM PARA GANHAR
Treinador do FC Porto falou sobre a deslocação a Braga, relativa à quarta jornada da Liga NOS (domingo, 20h15)
Independentemente do adversário, o discurso ambicioso de Sérgio Conceição não se altera. O treinador do FC Porto não tem dúvidas que o próximo jogo do FC Porto vai ser um teste difícil, mas mais um em que os azuis e brancos vão lutar para serem mais fortes do que o adversário e ganhar. E o técnico fez questão de lembrar o percurso vitorioso frente a bons adversários na pré-temporada para justificar a sua tese: Nós já jogámos contra o Deportivo da Corunha, que não é uma equipa qualquer, fomos jogar a Guimarães e fizemos um jogo fantástico, dito por vós e por mim também, lembrou o técnico antes de recordar a difícil vitória em Tondela para lembrar que neste campeonato nunca se sabe qual vai ser o maior ou o mais exigente teste.
Para Sérgio Conceição, esses testes são diários, nos treinos, e por isso o resultado dos jogos é só um reflexo dessa exigência e ambição, que garante não faltar no grupo que dirige. Na antevisão do jogo com o Braga, abordou ainda a paragem do campeonato e o fecho do mercado, admitindo que não gostava de ver nenhum jogador sair, e considerou excessivo o castigo relâmpago aplicado ao árbitro Jorge Sousa, numa altura em que lembrou que outras decisões vão sendo consecutivamente adiadas.
O teste de Braga
Nós nunca sabemos qual vai ser o jogo que nos vai criar mais dificuldades, o que nos vai criar mais problemas, ou qual é o jogo decisivo. Nós já jogámos contra o Deportivo da Corunha, que não é uma equipa qualquer, fomos jogar a Guimarães e fizemos um jogo fantástico, dito por vós e por mim também. Os nossos testes são diários e são esses que queremos passar todos os dias. Aqui não há pressão de nada. Temos um jogo muito difícil amanhã e, como em todos os outros, vamos dar o melhor de nós e chegar lá para ser mais forte do que o adversário e ganhar. Eu, porque passei por aquele clube, sei que não é fácil, mas estamos cientes das dificuldades, como já demonstrámos nestes jogos do campeonato. Por isso, amanhã não é o primeiro grande teste, porque, repito, de acordo com a nossa exigência e ambição, temos testes diários, e no domingo é só o resumo desse trabalho.
Sobre o jogo em Braga
Penso que há tudo para ser um bom jogo. O FC Porto está num bom momento e o Braga também. Ganhou o último jogo fora e conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Penso que ambas estão bem no que respeita a resultados. No que diz respeito a dinâmica de jogo, já poderá ser diferente.
A paragem do campeonato e o fecho do mercado
O nosso foco é ganhar o jogo de amanhã. Depois disso há uma paragem para os jogos das seleções, onde nós temos muitos jogadores, mas isso é um sinal positivo. Esta paragem coincide com o fecho do mercado e para ser sincero, e penso que não sou o único treinador a manifestá-lo, tenho o desejo que o mercado feche o mais rápido possível. Isto porque muitas vezes muitos assuntos são criados por pessoas que estão junto dos jogadores, que muitas vezes querer usufruir do que poderá ser um negócio
e isso nunca é bom: entra na cabeça dos jogadores e destabiliza-os. Obviamente que eu e o FC Porto não queremos que ninguém saia, porque estamos em plena sintonia, mas quanto a entradas poderá acontecer alguma. E eu espero que assim seja.
A ausência de Soares
O Soares é um jogador importante, como são todos os outros. Ele não esteve nos últimos dois jogos e acabámos por ganhar. Claro que eu queria ter as tais boas dores de cabeça e ter todos disponíveis. Não temos o Soares, mas temos todos os outros para o jogo de amanhã.
O não caso de Hernâni
Não sei se enquanto fiz a viagem do balneário até aqui ele se foi embora, mas penso que não. Não sei absolutamente de nada e, como disse, não quero que ninguém saia.
O reencontro com o Abel
O jogo vai ser o FC Porto contra o SC Braga e não o Sérgio contra o Abel. Conheço-o, porque ele foi para Braga na altura em que eu lá estava e também dei uma opinião positiva sobre ele. Tenho simpatia por ele. A partir daí fez um bom trabalho na equipa B e meritoriamente está na equipa principal. Mas amanhã não vai haver Sérgio contra o Abel ou contra o presidente Salvador. Amanhã é o FC Porto que defronta o SC Braga.
Ricardo e a seleção
Não tenho que discutir as escolhas do selecionador. Sei que o Ricardo aqui está dentro de casa, não está à porta. Na seleção estará perto de entrar e assim o espero, até porque é meu jogador e é um jovem de grande qualidade. O selecionador, inteligente como é e conhecedor de futebol, saberá quando o chamar.
O castigo do árbitro Jorge Sousa
Nós não podemos andar no futebol e fingir que as coisas não acontecem. Não quero dizer que ele esteve certo ou errado, mas o que posso dizer é que isto existe no futebol. Existe por parte dos árbitros, e não é o único, por parte dos jogadores, treinadores e dirigentes. E não vejo ninguém castigado. Para ser sincero só fiquei admirado com o timing desse castigo porque existem outros por resolver que se vão estendendo ao longo das semanas. E não estou aqui tentar fazer um show. Alguns podem aproveitar as conferências para ter um discurso fabuloso, mas estou a dizer o que sinto. Sinceramente não acho que tenha sido nada demais, porque acontece muitas vezes no futebol. Acho que estamos a exagerar. Esta é a linguagem do futebol e vocês, jornalistas, que muitas vezes jogam futebol, sabem que esta linguagem existe no futebol amador e no futebol profissional. Não digo que seja correta, mas que existe, existe.