Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
14,062
16,552
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Já estou para escrever neste tópico á uns dias.

Eu acho que temos um treinador mais do que capaz para o F.C.Porto.

Uma das qualidades que mais aprecio nele é a visão de jogo e a capacidade de entender os pontos fortes e os pontos fracos da equipa em todos os momentos da época.

Neste momento temos uma equipa em baixo de forma que foi a casa do rival que supostamente andava a jogar super bem, perder com um ressalto. Olho para a equipa e vejo a defesa muito bem composta, mas vitima da forma de defender lá na frente. Danilo ainda está a dar os primeiros passos, Herrera está tremido e é o nosso motor e o Otávio é o único que escapa ali. Na frente as coisas estão más, Aboubakar e Tiquinho é o que sabemos, Brahimi tem dado tudo mas precisa de limpar a cabeça, Marega é Marega e o Corona anda tão ansioso que corre mais que a bola.
Dois dos problemas(Herrera e Brahimi) são para resolver urgentemente porque um é o nosso motor e o outro é o maior desiquilibrador do Campeonato.

4-3-3/4-4-2 - É complicado jogar-se num 4-4-2 como o nosso quando temos o único jogador que segura essa táctica(Herrera) em baixo de forma. Otávio não tem caracteristicas para isso, Sérgio Oliveira também não.
Jogando em 4-3-3 parece-me o mais adequado neste momento, se for com Otávio para dar largura na ala em alguns momentos de jogo para meter o Marega e o Herrera mais junto do golo.

Mas isto são tudo situações que me parecem mais do que controladas pelo treinador.

Uma crítica, não acho benéfico para a equipa jogar com o Marega a 9.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837
https://www.fcporto.pt/pt

"VAMOS SER UMA EQUIPA MUITO COMPETITIVA ATÉ FINAL"

Sérgio Conceição deixa garantia após o clássico no Estádio da Luz
Sérgio Conceição considera que o empate seria o resultado mais justo no clássico frente ao Benfica (1-0). O treinador admite que a equipa deveria ter feito mais no Estádio da Luz mas garante que este resultado não vai abalar a confiança na luta pelo principal objetivo: a conquista do bicampeonato.

Empate seria o resultado mais justo
“Foi um jogo extremamente competitivo, como esperado. As equipas, conhecendo-se bem, anularam os pontos fortes da outra. Na primeira parte, houve um jogo equilibrado e algumas situações que podíamos ter definido de outra forma, faltando aqui ou acolá alguma ousadia. Na segunda parte, a entrada do Benfica foi forte, houve um pendor mais forte por parte do Benfica. Na parte final do jogo, já antes da expulsão, chegámos com algum perigo à baliza contrária. Depois da expulsão, que faz parte do jogo, criámos várias situações para o empate. Creio que seria o resultado mais justo.”

Equipa competitiva até final
“Somos os campeões nacionais com muito mérito, depois de termos feito um campeonato extraordinário. Vamos lutar muito pelo bicampeonato. Não gostamos de perder. Como disse antes do jogo, isto momentaneamente cria algum impacto, porque estamos habituados a vitórias. Não conseguimos hoje mas o campeonato é longo e vamos ser uma equipa muito competitiva até final. Sabemos que podíamos ter feito mais hoje para conseguir os três pontos.”

Segunda derrota no campeonato
“Não olho para isso com satisfação, claro, mas talvez esta seja a última derrota do campeonato. Conheço bem o grupo que tenho. Neste momento, estamos desiludidos por não ter dado uma resposta de acordo com o que queríamos, mas vamos lutar até ao final. Os meus jogadores são muito sérios no trabalho diário e estou completamente confiante em relação ao futuro. Uma palavra final para o árbitro: num jogo difícil, num ambiente difícil, merece os meus parabéns. Não foi pelo árbitro que perdemos.”

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,841
11,231
no fim vai ser ele a pagar as favas e com o rotulo de " culpado " dos insucessos desportivos .

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,815
31,678
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
A afixar no cacifo do nosso mister...

"Há equipas que provas que podes, ao mesmo tempo, ganhar e dar espetáculo. Há diferentes formas de entender o futebol, mas acho que é possível juntar as duas. Mesmo hoje em dia, em que a condição física dos jogadores é melhor do que nunca, há espaço para o talento e a técnica. Para a procura do belo. E será sempre assim porque o futebol é um jogo que se joga com a cabeça. Podes usar toda a força que quiseres, [mas] existe algo que se chama inteligência futebolística, inteligência de jogo, que será sempre essencial. O físico nunca vai suplantar a inteligência."

Luka Modric

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,595
3,368
Porto
Tudo depende do aproveitamento das caracteristicas dos jogadores que se tem aos dispor.

Se eu tenho por exemplo Soares , Marega e Aboubakar  tenho que "aproveitar" a profundidade  nao é a mesma coisa que ter Falcao ou Jackson.

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
4,529
3,772
Treinador de Bancada disse:
A afixar no cacifo do nosso mister...

"Há equipas que provas que podes, ao mesmo tempo, ganhar e dar espetáculo. Há diferentes formas de entender o futebol, mas acho que é possível juntar as duas. Mesmo hoje em dia, em que a condição física dos jogadores é melhor do que nunca, há espaço para o talento e a técnica. Para a procura do belo. E será sempre assim porque o futebol é um jogo que se joga com a cabeça. Podes usar toda a força que quiseres, [mas] existe algo que se chama inteligência futebolística, inteligência de jogo, que será sempre essencial. O físico nunca vai suplantar a inteligência."

Luka Modric
Se tivéssemos Kroos, Isco, Rakitic, Kovacic, etc., etc., etc., também seria fácil "procurar o belo".

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,466
8,924
Olavo disse:
Se tivéssemos Kroos, Isco, Rakitic, Kovacic, etc., etc., etc., também seria fácil "procurar o belo".
Mas o SC tem tido responsabilidade nas contratações e tem preferido jogadores que se destacam essencialmente pelo fisico. Foca-se muito na intensidade, nos duelos e na procura pela profundidade. É um treinador à imagem de Mourinho. O que interessa é ganhar. Estuda muito bem o adversário e orienta a equipa sempre em função deste. Os fins justificam os meios. Pouca importa a espetacularidade. Aliás, ele próprio tem-no dito, várias vezes - exemplo: "Quem quiser espetáculo que vá ao coliseu".

Gostava imenso que o FCP tivesse uma filosofia de jogo, que fosse fiel aos principios e valores de jogar à Porto e procurar, dentro das possibilidades, jogar sempre dessa forma.

Para além da matriz de jogador que procurou contratar temos o caso do Oliver. É, provavelmente, o jogador com maior "inteligência futebolistica" e recorte técnico e é suplente do Sérgio Oliveira. Não querendo beliscar a ascensão do Sergio Oliveira a verdade é que só em condições muito excepcionais é que o Oliver seria suplente do SO.

Apesar de tudo isso, o SC tem um crédito (quase) infinito. O título da época passada foi um feito. Quase um milagre. Veio na altura certa - acabar com serie do benfica e garantir qualificação para a Champions mais generosa de sempre - quando ninguém dava nada por nós.

Por isso, embora me custe ver o Oliver no banco e o FCP a jogar para o Marega, nunca serei um opositor do SC.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,155
53,285
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
pvieira91 disse:
Mas o SC tem tido responsabilidade nas contratações e tem preferido jogadores que se destacam essencialmente pelo fisico.
O unico jogador foi contratado depois de SC ter chegado (e joga) é o Militão....

27 Maio 2016
3,652
1
29
Faro, Algarve
Gostei de ouvir o SC a dizer ao Óliver "Muito bem"...

Fico contente por isso, o Óliver tem grandes hipóteses de não se sentar na bancada durante os próximos jogos! O "capi" tem de estar em grande forma para brilhar no campeonato italiano, ao lado de Marcano e de, quiçá, Brahimi.

O mais triste é que pagaremos uma pequena fortuna, que neste momento não é assim tão pequena, e o jogador (Brahimi) acabará também por sair a custo 0!  Amaria saber quem realmente fez esse acordo com a Doyen, é só o mais estúpido acordo que já vi no mundo empresarial, relacionado com futebol. Um verdadeiro crime!

Invariavelmente, Herrera acabará por aquecer o banco. Isto porque tem jogado mediocremente, porque será um jogador que pensará primeiro na sua condição física e no risco de lesão ao invés do comprometimento com a equipa!

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,155
53,285
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PDC ao mesmo tempo que dizia que o SC baixou o ordenado para poder vir para o FCP aumentou o seu proprio ordenado e da restante administração.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,558
15,753
sirmister disse:
PDC ao mesmo tempo que dizia que o SC baixou o ordenado para poder vir para o FCP aumentou o seu proprio ordenado e da restante administração.
Foi por isso que veio, se não não conseguia os seus aumentos...

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,595
3,368
Porto
sirmister disse:
Foi bem tolo o SC.
Tinha pela sua competencia , as portas escancaradas em  França ( sem ajuda de empresarios ...) e a atençao já , dos grandes mercados europeus.

Vir para uma Instituiçao, onde adeptos e clube tem grandes ambiçoes mas pouco dinheiro e a Gestao parece já nao ser bem o que era.....

Pelo menos depois de protagonizar uma grandíssima epoca devia ter se "pirado" como um outro.

E pelo que se  lé por aqui, um JJ, um Jardim, um AVB, com os meios disponiveis, certamente traria titulos e talvez até um bom futebol.

Um "paraiso".

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,815
31,678
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Olavo disse:
Com  Corona, Brahimi, Oliver e com contratações que potenciassem nuances no futebol e não mero jogo físico talvez fosse mais fácil procurar o belo.

Nada contra a potência física , é um factor diferenciador, e no Tugão onde as equipas não jogam no campo inteiro, talvez seja o maior de todos. Eu sou contra é por ser tudo preto ou branco, não haver nuances que façam o nosso jogo mais difícl de ler e parar pelo adversário. O  treinador quer pela política de contratações, quer pela gestão do plantel quer a unidimensionalidade no nosso jogo. Sou totalmente contra essa visão de jogo, tal como sou com quem é obcecado pelo tiki taka e é incapaz de bater uma bola longa.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,595
3,368
Porto
Com  Corona, Brahimi, Oliver e com contratações que potenciassem nuances no futebol e não mero jogo físico talvez fosse mais fácil procurar o belo.

Nada contra a potência física , é um factor diferenciador, e no Tugão onde as equipas não jogam no campo inteiro, talvez seja o maior de todos. Eu sou contra é por ser tudo preto ou branco, não haver nuances que façam o nosso jogo mais difícl de ler e parar pelo adversário. O  treinador quer pela política de contratações, quer pela gestão do plantel quer a unidimensionalidade no nosso jogo. Sou totalmente contra essa visão de jogo, tal como sou com quem é obcecado pelo tiki taka e é incapaz de bater uma bola longa.
Os bons treinadores ( e SC também o é) estao fartos de saber isso.

Agora quem tem Aboubakar, Soares e Marega vai jogar como?!...

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,348
9,881
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa

É só ver como a França joga, tanto na potência física do Mbappe como na técnica do Griezman, ou seja, sempre a variar o jogo entre a profundidade de um e a bola no pé do outro, com o apoio de 3 tractores no meio campo.

Basta esta variação para criar a dúvida nas marcações defensivas dos adversários. Aconselho a verem a 2ª parte do França-Alemanha e percebem como facilmente se desmonta uma defesa de classe mundial com esta fórmula.

No FC Porto podíamos muito bem fazer isto com Brahimi Soares e Marega esticados na frente que, salvo as óbvias diferenças de qualidade técnica para os franceses, na teoria oferecem praticamente o mesmo tipo de soluções. Até no meio campo temos jogadores com a capacidade física para fazer o mesmo que o Pogba, Kante e o Matuidi fazem na seleção.

Já ouvi o SC a falar em variar o tipo de jogo para surpreender os adversários que estão melhor preparados para anular o nosso jogo, mas depois só se vê mais do mesmo: Bola no central ou Danilo e depois chutão para o Marega.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,815
31,678
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Almadedragao disse:
É só ver como a França joga, tanto na potência física do Mbappe como na técnica do Griezman, ou seja, sempre a variar o jogo entre a profundidade de um e a bola no pé do outro, com o apoio de 3 tractores no meio campo.

Basta esta variação para criar a dúvida nas marcações defensivas dos adversários. Aconselho a verem a 2ª parte do França-Alemanha e percebem como facilmente se desmonta uma defesa de classe mundial com esta fórmula.

No FC Porto podíamos muito bem fazer isto com Brahimi Soares e Marega esticados na frente que, salvo as óbvias diferenças de qualidade técnica para os franceses, na teoria oferecem praticamente o mesmo tipo de soluções. Até no meio campo temos jogadores com a capacidade física para fazer o mesmo que o Pogba, Kante e o Matuidi fazem na seleção.

Já ouvi o SC a falar em variar o tipo de jogo para surpreender os adversários que estão melhor preparados para anular o nosso jogo, mas depois só se vê mais do mesmo: Bola no central ou Danilo e depois chutão para o Marega.
Isto...

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,595
3,368
Porto
Eu da França (com plantel muito bom) recordo a final do europeu contra um Portugal, vulgarissimo.

Vamos ver o que a França mostra no futuro, mas material e do Bom (para todo os gostos) nao lhe falta.

O curioso é que os Danilos, Herreras, Alex, Oliver, Otavios, Sergio Oliveiras, Marcanos,Maregas, Aboubakar etc ja estavam no plantel do FCP e os tecnicos antecessores ao SC, NAO conseguiram NEM resultados, NEM futebol......

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837
https://www.fcporto.pt/pt

"ENTRAR COM O SÍMBOLO DO FC PORTO NÃO CHEGA PARA GANHAR"

Sérgio Conceição exige respeito pelo Vila Real e máxima responsabilidade na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Sérgio Conceição fez nesta quinta-feira a antevisão do jogo frente ao SC Vila Real, no Complexo Desportivo Monte da Forca. O encontro relativo à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal disputa-se na sexta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1).

Depois da pausa na competição para os compromissos das seleções nacionais, o FC Porto prepara a estreia na edição 2018/19 da Taça de Portugal, no início de um ciclo intenso e exigente.

Paragem interfere com a preparação
“Paragens como esta limitam sempre o que é o trabalho dos jogos. Tivemos muitas ausências. Tenho alguns jogadores que chegaram há pouco ao aeroporto e ainda não estive com eles. Isso interfere e de que maneira com a preparação do jogo. A equipa que vai entrar neste jogo tem a ver exatamente com isso, com os jogadores que tiveram a oportunidade de ter durante a semana um conhecimento mais profundo do que é a estratégia para o jogo.”

Declarações de Pinto da Costa sobre a renovação de Herrera
“Isso acontece em todos os clubes, no ano passado tivemos a mesma coisa com um ou outro jogador. O que o nosso presidente diz é soberano. Em relação ao jogador, falei com ele sobre o jogo, sobre o nosso trabalho diário, e nada sobre o que foi comentado na imprensa. Há sempre um ou outro comentário, mas o nosso foco é o Vila Real. Tudo o que se fala, como já disse, deixámos muito à porta do Olival. Estamos atentos, ouvimos o que se vai dizendo, mas o nosso foco está no trabalho diário.”

O sonho de vencer a Taça de Portugal como treinador
“Temos de estar precavidos para estes jogos, numa competição pela qual tenho muito apreço e muito carinho. Tive a oportunidade de vencer a Taça como jogador pelo FC Porto. Já o disse no ano passado: é um sonho que tenho chegar à final e ganhar a Taça de Portugal como treinador.”

Preparação com o máximo respeito pelo adversário
“Num clube como o FC Porto, todas as competições são para ganhar. Preparámos o jogo com toda a seriedade, com limitações mas com o máximo respeito por um adversário que o merece. Não é por irmos jogar contra jogadores amadores que vamos ter menos respeito. Não há jogos fáceis, todas as equipas trabalham bem. Há uma diferença de qualidade mas por vezes há jogos equilibrados pela motivação da equipa mais pequena.”

Exigência e responsabilidade sempre presentes
“Entrar em campo com o símbolo do FC Porto não chega para ganhar. Do outro lado teremos onze homens que querem com certeza fazer história e eliminar um clube como o FC Porto. Estamos precavidos para isso. Essa exigência motivacional tem de estar presente no jogo e essa responsabilidade de passar a eliminatória também.”

A realização do jogo em Vila Real
“Aqui não é uma vontade dos clubes, é mais uma vontade da Federação, que tem de vistoriar os campos, também de acordo com as transmissões televisivas. Vamos a Vila Real e será uma festa para as pessoas de Vila Real e para os jogadores. Temos de jogar onde foi definido jogar.”

Cedência de receita e ajuda no tratamento do relvado
“Normalmente, nesta eliminatória em que entram os clubes grandes, acontece essa cedência da receita. Quanto a mim, só tive a particularidade de perguntar como estava o relvado e foi-me dito que técnicos nossos iam ajudar no tratamento do relvado para que o espetáculo não seja prejudicado. Foi essa a indicação que tive. Mas mesmo que o relvado não seja o melhor, temos de jogar sobre ele e ganhar, mais nada.”

Sobre a derrota na última jornada da Liga
“Conversei com alguns jogadores no início da semana. Vamos ter a oportunidade de falar melhor depois do jogo com o Lokomotiv e antes do jogo com o Feirense. Por agora temos a Taça de Portugal, depois a Liga dos Campeões, só depois iremos falar sobre o campeonato. O nosso trabalho é estar constantemente à procura da perfeição. Há sempre essa preocupação de melhorar.”

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,155
53,285
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O SC chegou ao FCP e com os jogadores que tinha adaptou um modelo de jogo e foi campeão, este ano basicamente tem os mesmos menos Ricardo e Aboubakar que se lesionou.

É normal que haja sempre adeptos que se fartem de um estilo de jogo, mas isso é uma questão de esperar ate ao final da epoca porque provavelmente trará uma substituição do treinador, e depois é como o VP disse, os adeptos queriam outro tipo de futebol e ele saiu..

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,492
8,007
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Duvida se saberá para aplicar diferente.

A cautela de ir tentando "levemente" meter alguma posse e variabilidade mas sem mostrar muito as lacunas de como (não) saber fazer. Urge conseguir mesclar. Bem feito.

Não parece genuíno ou adquirido, o que demorará sempre mais na tentativa-erro da aplicação em jogo.